segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Capa da Semana: Mônica Nº 189

Uma capa bem criativa e incorreta com o salto da Mônica em um trampolim, mostrando todo o trajeto que fez desde prestes a saltar do trampolim até sair da piscina ostentando que foi um salto perfeito, só que não viu que perdeu a parte de baixo do biquíni ao cair na piscina, ficando de bunda de fora. 

A capa dessa semana é de 'Mônica Nº 189' (Ed. Abril, Janeiro/ 1986).

34 comentários:

  1. É simplesmente engraçado e fofo,tanto quanto o antigo logo da Coppertone.
    Não havia a paranoia de hoje!

    A propósito, é nesta edição que há a HQ em que ela perde o biquíni na água da praia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tinha paranoia mesmo, ninguém via maldade, achavam tudo natural como devia ser. Nessa edição é uma que a Mônica e Cebolinha ficam presos em uma ilha. A edição que a Mônica perde biquíni na praia foi de Mônica Nº 13 Ed. Globo, 1988.

      Excluir
  2. Uma capa com a Mônica assim hoje renderia repercussão do pessoal que implica com isso, mas acham que crianças vendo homens e mulheres nus é arte, que beijo gay em quadrinhos é adequado para crianças e adolescentes. Não aguento essa hiprocrisia e essas idéias distorcidas, é uma vergonha o que estamos presenciando. Quanto a revista, excelentes traços, gosto muito dessa fase de 85/86.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito hipocrisia mesmo, implicam com qualquer bobagem. A maldade é nos olhos que veem, as crianças nem vão notar na bunda da Mônica, muito menos achar que era sensual. Gente chata. Essa fase essa era ótima, traços, roteiros e tudo sem frescura.

      Excluir
  3. Eu gostei da arte. ótimos traços, mas eu confesso que eu não curto muito balões de fala nas capas, acho que não combinam com isso, gosto quando a arte não precisa disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos dois.Sempre estranhei balões de fala nas capas também.
      Um dos ingredientes da graça nas capas é a ausência de fala,ou de sua representação pelos balões(quando alguém está falando,de boca aberta,mas não se sabe o que fala).
      Os gestos eram suficientes para passar a mensagem.

      Excluir
    2. exatamente, eram imagens autoexplicativas, os balões tiram um pouco da graça.

      Excluir
    3. Eu também prefiro sem balões. Muitas vezes colocavam balões porque a piada ficava sem entender só com figura. Balões nas capas aconteciam mais nos gibis da Editora Abril, nos a Globo foram poucos, mas tiveram alguns também.

      Excluir
    4. Então essas piadas não eram boas,Marcos.Não para capas.
      Tiras de quadrinho único de piadas com fala,para mim,só se for as do Amigo da Onça,que aliás,não figuravam na capa da revista em que ele aparecia,a "O Cruzeiro".E algumas tiras dele simplesmente não tinham fala.
      Capa com fala,só vale essa:http://2.bp.blogspot.com/-gMYPNgdG6FI/UeSNVDZZqfI/AAAAAAAAYVo/6atj3Cq_Bso/s1600/amigo-da-onça.jpg
      A imagem foi tirada desta página:http://gibibox.blogspot.com/2013/07/o-amigo-da-onca.html

      Excluir
    5. As piadas sem balões nas capas ficavam melhores mesmo

      Excluir
    6. É muito questão de interpretação. Estamos falando de histórias em quadrinhos. Nada mais natural que aparições de balões de fala em algumas capas. Aliás, prática muito comum em gibis de super-heróis.
      A capa do Cascão lavando as mãos, por exemplo. Não haveria como veiculá-la sem o balão de fala... e isso de forma alguma faz dela uma capa ruim. O tabu quebrado já é explicado por ele ali, mesmo.

      O"

      Excluir
    7. Quando a piada não dá pra entender sem balões, acho válido. No máximo não fazer capas que precisem de balões para as piadas serem entendidas. Pra mim, tanto faz embora sem precisar de balões acho melhores.

      Quanto a essa capa do Cascão é horrorosa, não por ter balão, e, sim, por ele estar lavando as mãos. Uma das piores capas de todos os tempos.

      Excluir
  4. Falam de "pedofilia" como se essas crianças não estivessem acompanhadas de seus pais a lhes proteger!
    Criança pequena,incapaz,estando desacompanhada na rua,com ou sem roupa,estará sujeita a ser abordada por maus-elementos!

    ResponderExcluir
  5. O último ano da Abril foi maravilhoso, excelente fase. Bobeira desse povo implicar com criança pelada, achar pedofilia, não faz sentido nenhum. Infelizmente o mundo tá assim hoje, antes nem ligavam.

    ResponderExcluir
  6. Pedofilia não é doença,não é distúrbio.
    Pedofilia é SAFADEZA.O sujeito se autoestimula a explorar pedofilia,zoofilia,necrofilia e afins porque quer! É um tipo de gente que não quer se regular,como assaltantes,traficantes,estupradores,vândalos,etc.,é tudo SAFADO!O problema não é mental, é MORAL!

    ResponderExcluir
  7. Não só pedofololia como teriam que aqueles que achariam indecente, imoral mostrar uma menina com bunda de fora em um gibi infantil.

    ResponderExcluir
  8. eu tenho esse gibi mas não tem capa e nem a tira final

    ResponderExcluir
  9. Pelo menos vale a leitura, quem sabe um da consegue o gibi completo.

    ResponderExcluir
  10. Marcos, li seus comentários com Fabiano Caldeira e Julio Cesar e concordo plenamente, os personagens crianças muitas vezes apareceram nus sem nenhuma insinuação e ninguém implicava, a MSP sempre foi criteriosa com relação ao nudismo, o que eu acho que talvez tenham excedido foi na questão dos corpos femininos adultos, às vezes com baixíssima freqüência apareciam seios nus com ou sem mamilos, porém, nunca de forma indecente. A sensualidade é um atributo totalmente positivo, jamais pode ser confundida com indecência ou imoralidade, não há como negar a sensualidade da Tina por exemplo, até a Pipa consegue ser sensual, as mães da Mônica, Cascão, Franjinha, Dudu e Magali também são sensuais, a bruxa Viviane, a professora Marocas, a Xabéu que ainda é adolescente, são todas sensuais, até a Lucinda que não é humana têm este atributo. O Mauricio sempre foi um homem de princípios, sempre zelou pela família brasileira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A intenção nunca foi deixar algo indecente, no máximo sensual nos casos dos personagens adultos. Só que para o povo do politicamente correto vê maldade em tudo aí acham errado até mostrar crianças peladas, adultos sensuais piorou.

      Excluir
  11. Com certeza é uma idiotice quem vê maldade nessa capa. Só nunca entendi porque que das meninas só mostram a bundinha e dos meninos mostram também o piu piu, porque será?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Culpa da sociedade em geral. Mas hoje implicam também com os meninos e ninguém pode aparecer pelado. Agora até Papa-Capim está de roupa nos gibis. Absurdo.

      Excluir
  12. Um pouco atrasado mas vá lá: tenho a impressão que essa capa foi relançada.. digo isso pq por volta de 1988/89 minha mãe chegou em casa e me trouxe esse gibi.. E o gibi estava "novinho em folha", além da capa ser um pouquinho diferente; a cor do biquini, o amarelo do fundo da capa era bem mais clarinho e a fala no balão tbm era um pouco diferente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não lembro dessa ter sido relançada, as capas da Mônica de 1988/89 eram mais desenhos bonitos com ela viajando. E almanaques também não foram. Caso eu lembre eu falo aqui.

      Excluir
    2. É, pode ser que eu esteja equivocado.. mas pelos meus cálculos tenho certeza que essa edição me chegou às mãos entre 88 e 89, mas pode ser que quando minha querida mãe o tenha comprado nessa época(88/89) era essa mesma edição porém já fora de circulação, ou seja, foi vendido como "usado"..

      Excluir
    3. Quem sabe ela comprou essa em sebo, em 88/ 89 era tranquilo encontrar revistas da Editora Abril vem sebos. Tinha lugares que até tinham bancas ou camelôs na rua vendendo gibis usados. Consegui alguns assim na época.

      Excluir
  13. sempre via a calcinha da dentuça ops,mônica aparecendo nos quadrinhos quando criança e adolescente e nem ligava ,pois adorava ver os meninos apanhar tentando zoar com ela,essa geração atual é cheia de mimimi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, nunca levei na maldade, só via a piada, os outros que problematizam tudo.

      Excluir
  14. Pessoal,essa capa bateu o Recorde de a mais odiada e mal falada pelos cheirosos chorões do Facebook,tudo levando na maldade e falando mal do Maurício de Souza 😞, depois dessa vou pegar um DeLorean e volta para 1980 onde a turma da mônica estava melhor na editora globo e abril,onde não existia mimimi e frescura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa dá o que falar com o povo do politicamente correto, implicam com cada bobagem e eles só têm ódio das histórias antigas.

      Excluir
  15. Se bobear a Mônica vai perder sua maior característica que é bater nos meninos quando provocada pelos meninos por causa dessa lacração idiota 😡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por incrível que pareça ela já perdeu essa característica. Se é provocada, a Mônica não bate nos meninos ou no máximo termina história correndo atrás deles sem mostrar batendo. E nas raras vezes que eles apanham, não aparecem com olhos roxos ou surrados, colocam só uma estrelinha de dor e olhe lá. Tudo pra não estimular violência, não pode mais ter violência nos gibis. E os meninos também quase não a provocam, não xingam, sem planos infalíveis pra não ter bullying, aí contribui também de ela não bater neles.

      Excluir
  16. sim estragaram a turma da monica raiz anos 80 e90 ,mauricio nâo tem culpa e sim ter sofrido a pressâo da sociedade da lacrçâo que acham que estâo protegndo suas crianças achando fazer um mundo feliz e seguro, MAS È ILUSÂO ,e eles estâo se prejudicando pensando assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza. Cederam para atender o gosto da maioria da sociedade atual, mas não quer dizer que isso vai ser melhor pra eles, o tempo vai mostrar que estão errados.

      Excluir