domingo, 12 de janeiro de 2020

Tirinha Nº 67: Cascão

Uma tirinha bem legal com o Cascão esta caminhando e o "Homem-Aranho" acaba comendo as suas moscas de estimação que estavam em volta da  sua cabeça. Era comum super-heróis contracenarem com os personagens, normalmente tinham nomes parodiados e cores de uniformes diferentes, mas até que dessa vez as cores ficaram iguais ao Homem-Aranha original. 

Tirinha publicada originalmente em 'Cascão Nº 33' (Ed. Globo, 1988).


13 comentários:

  1. uma idéia boa para postagem são os super heróis parodiados, seria legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é bom mesmo, mas seriam só algumas aparições já que sempre estavam presentes nos gibis. Quando der, eu faço.

      Excluir
  2. Então o Chovinista não era seu único bicho de estimação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre que as moscas apareciam por conta do mal cheiro do Cascão, ele tratava como estimação, até nomes as moscas tinham. Hoje em dia elas estão aposentadas dos gibis.

      Excluir
  3. Hoje, seria uma tira considerada escatológica.

    Curioso isso de personagens como o Aranha nos gibis do MSP, que sempre foi severo quanto a direitos autorais. Hoje, eles fazem tudo legalmente. Mas, nessa época, duvido que se preocupassem com direitos autorais.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se preocupavam, colocavam como bem entendiam, aí muitas vezes tinham os uniformes das mesmas cores. Os nomes é que sempre parodiavam, mas quando não apareciam nome eram como se fossem mesmo os super-heróis originais. Aqui foi um exemplo que ficaram bem parecidos, com cores e tudo

      https://2.bp.blogspot.com/-7i6-el8TbUI/XBG2jva4ZBI/AAAAAAAA0jg/I7osfpwZh9gX2Oj0zZqtR8kSYXniyNxfACLcBGAs/s1600/CB_166_HQ_DC.jpg

      Excluir
  4. Essa é boa o Homem Aranha comendo as moscas do Cascão,era muito legal as histórinhas da turminha que tinham super heróis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gostava ver os personagens contracenando com os super-heróis e até mesmo eles sendo os próprios heróis.

      Excluir
  5. Você tem alguma intenção de publicar a história em quadrinhos da revista 154 da Globo Monica, onde a calcinha de Monica fica presa em um banco de parque com cola? Não consegui encontrar nenhuma varredura desse quadrinho. Entendo se você não o possui e / ou não consegue encontrá-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não tenho esse gibi, aí não dá pra postar. Quem sabe encontre em sebo ou vendendo na internet como Mercado Livre

      Excluir
  6. A tira postada está do jeito que considero correto, sem a palavra "fim", e é um fenômeno dos títulos de histórias em quadrinhos, muitas apareciam com fim e muitas apareciam sem a palavra. Colocar fim no último quadrinho é o mesmo que perguntar se você entendeu, é de uma burrice!! Colocar esta palavra nas HQs é totalmente funcional, obedece a um critério. As tiras são piadas em quadrinhos, não são histórias, não é funcional colocar esta palavra no quadrinho final, fere o conceito do subentendido, as pessoas sabem que a tira não continua na próxima página, sinalizar que a piada acabou é o FIM da picada! Os tablóides eu concordo que tenham a palavra no quadrinho final, apesar da semelhança com as tiras, os tablóides são historinhas de uma página só. Nos gibis de piadas que eu tive, o critério era respeitado, só via e ainda vejo esse tipo de aberração nos gibis de HQs nas tiras de final de edição. O que indica que a tira terminou é o último quadro, escrever a palavra "fim" é subestimar a inteligência dos leitores e também deprecia o seguimento. A ausência desta palavra estimula os leitores a pensarem, principalmente quando são crianças. Marcos, vou colocar um FIM neste comentário, valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, nas tiras não devam colocar FIM. Não tem necessidade. Isso começou em 1990 e continua até hoje.

      Excluir