quinta-feira, 4 de julho de 2019

Histórias semelhantes 7: Cascão tirando coisas do bolso

Nessa postagem, mostro 2 histórias semelhantes em que o Cascão tirou várias coisas do bolso para dar algo de comer para Magali. A versão original saiu em 'Cascão Nº 77' (Ed. Globo, 1989) e a segunda versão saiu em 'Cascão Nº 122' (Ed. Globo, 1991).

Capas: 'Cascão Nº 77' (Ed. Globo, 1989) e 'Cascão Nº 122' (Ed. Globo, 1991)

Na versão de 1989, com o título "No bolso", Cascão e Magali estão juntos, quando a barriga da Magali começa a roncar de fome e pergunta se tem o Cascão tem alguma coisa para comer. Ele diz que acha que tem e põe a mão no bolsa e pega um estilingue. Aí ele sai pegando as coisas do bolso, sai carrinho velho, espelho quebrado, pneu velho, telefone de lata, tabuleiro de dama, lagartixa de estimação, bola furada, até que encontra meio biscoito no bolso. Magali fica com nojo de tanta porcaria que tinha junto com o biscoito no bolso e sai correndo, enquanto Cascão reclama que teve tanto trabalho para achar e para ela não querer mais.

HQ "No Bolso" ('Cascão Nº 77'  - Ed. Globo, 1989)

Já na versão de 1991, com o título "A oferta", Cascão encontra por acaso a Magali na rua e oferece algo para ela comer como um presente e começa a procurar no bolso dele. Ele tira do bolso um ioiô, bolinha de gude, rã de estimação, estilingue, caminhãozinho, lenço, até que encontra uma bolacha e pergunta se ela está servida. Magali sai correndo de nojo com tanta porcaria misturada com a bolacha e Cascão se espanta que foi a primeira vez que viu a a Magali recusar comida.

HQ "A oferta" ('Cascão Nº 122' - Ed. Globo, 1991)

Comparando as 2 histórias, vimos que elas começam diferentes e depois ficam iguais e com o mesmo final. Uma começa com eles juntos na rua e o motivo do Cascão procurar o biscoito no bolso foi porque a Magali estava com fome, com barriga roncando enquanto que na segunda ele ofereceu o biscoito e foi procurar no bolso após encontrá-la por acaso na rua. Ao procurar as coisas, nas 2 foram 8 objetos no total, sendo que os objetos foram diferentes entre uma e outra, único exatamente igual foi estilingue e no final em 1989 foi oferecido meio biscoito enquanto que em 1991 foi biscoito inteiro, com nomenclatura de "bolacha" no lugar, dando um ar mais paulista, já que eles moram em São Paulo. Os traços até que ficaram parecidos de uma para outra, muito bons, por sinal, e ambas tiveram 2 páginas.

Gostei mais da primeira versão. Apesar do roteiro igual, das duas terem absurdo de caber tanta coisa em um bolso pequeno como aquele, essa de 1989 teve mais absurdos ainda, bem ao extremo, de caber um espelho quebrado, um pneu e um tabuleiro de damas em um simples bolso, aí ficou mais engraçada ainda. Não seriam publicadas hoje por conta desses absurdos e da ideia do Cascão oferecer para Magali um biscoito contaminado de tanta sujeira.

Comparação do final das histórias de 1989 e 1991

O motivo de criarem histórias iguais em pouco tempo não se sabe ao certo, provavelmente esqueceram que já existia uma e resolveram criar sem querer. Curioso que essa de 1991 foi história de encerramento e teve referência que era uma história da Magali. Provavelmente estava programada em sair em um gibi da Magali, mas como a história de abertura de 'Cascão Nº 122' foi bem longa para um padrão de gibi quinzenal, com mais de 20 páginas, o resto do gibi teve histórias curtas e acredito que colocaram essa às pressas para fechar o gibi. Em breve posto mais histórias semelhantes aqui no Blog.

18 comentários:

  1. Gostei. Só conhecia a primeira versão de um almanaque que tenho desde a infância. Sobre HQs semelhantes, tem as HQs com mesmo roteiro, falas, mas com desenhos ou traços diferentes. Recentemente achei uma do Horácio.a propósito, tenho umas imagens interessante, manda seu e-mail pra eu te mandar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tiveram algumas que mudaram só os desenhos e as falas foram praticamente as mesmas, até já postei uma do Cebolinha aqui. Pode mandar pelo Facebook mesmo ou então manda seu e-mail.

      Excluir
  2. Eu só conheço uma que ele vira tubarão, pelo menos não lembro de outra. Se eu encontrar eu posto.

    ResponderExcluir
  3. Essa primeira história eu já conhecia, tenho esta edição original do Cascao. Estranho fazerem histórias tão parecidas, dá impressão de falta de criatividade. Não vejo muito sentido em fazerem isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, principalmente em tão pouco tempo entre uma e outra. Se ainda fosse mais longe uma da outra poderia dizer que esqueceram que foi criada antes. Provavelmente queriam dar uma nova versão, apesar que nessas as diferenças foram bem mínimas no início.

      Excluir
  4. Ah sim, mas acho que não são tão parecidas assim, só o fato do cascão pensar que é tubarão. Vou conferir melhor, qualquer coisa posto essas aqui.

    ResponderExcluir
  5. já aconteceu de ter mais de duas histórias semelhantes? Tipo, 3, 4 ou mais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já vi umas com 3 histórias bem parecidas e outras umas 4, mas ai com mais variações.

      Excluir
    2. você pretende um dia falar de 3 ou mais histórias semelhantes neste quadro?

      Excluir
    3. Talvez. Eu encontrando posso postar. Tipo a primeira postagem que foi do telefone ocupado, tem uma terceira versão e só fui lembrar disso bem depois que criei a postagem, aí quem sabe volto a falar dessa.

      Excluir
  6. deve ser do Paulo Back, todas as histórias dele seguem os mesmos "templates"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Paulo Back ainda não era da MSP, parece que ele entrou a partir de 1994. Essas seriam só Rubão, Robson Lacerda ou Rosana, que eram os roteiristas da época. Aí pode ser uma de cada roteirista ou quem sabe as 2 de um mesmo roteirista, vai saber.

      Excluir
  7. Na primeira é biscoito e na segunda é bolacha, a segunda perdeu ponto por estar errada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso de biscoito e bolacha, vai mais de região. Paulistas gostam de chamar de bolacha. Eu prefiro falar biscoito.

      Excluir