terça-feira, 30 de junho de 2015

Capas Semelhantes (Parte 10)

Nessa postagem de capas semelhantes, mostro 5 capas, sendo 2 delas do Chico Bento, 1 do Cascão e 2 da Magali. Todas da Editora Globo, com a exceção da primeira do Chico Bento em que a original envolve a época da Editora Abril. 

Chico Bento Nº 16 X Chico Bento Nº 111

Chico caça rã na calada da noite e para sua surpresa encontra uma rã exibida. Visualmente são bem parecidas, mudando o estilo dos seus respectivos traços do Chico bem característicos dos anos 80 e 90 e o tipo de exibição da rã. 

Na versão original, de 'Chico Bento Nº 16', de 1983, a rã estava de óculos escuros e se bronzeando como se estivesse em uma praia, enquanto que na versão nova publicada em 'Chico Bento Nº 111', de 1991, a rã era uma artista, fazendo um show de sapateado. Curioso também comparando as 2 capas, a posição da Lua e da mão que o Chico segura a lanterna e a lança estão em posições invertidas.



Chico Bento Nº 42 X Chico Bento Nº 181

Chico fazendo uma plantação no meio da cidade grande. Foi publicada primeiro em 'Chico Bento Nº 42', de 1988, com o Chico plantando no asfalto da rua, aparece regando a muda e está de sapato. Já na nova versão de 'Chico Bento Nº 181', de 1993, ele plantou na calçada e aparece ajoelhado descalço.



Cascão Nº 95 X Cascão Nº 152

Enquanto Cebolinha dá um nó no Sansão, o Cascão dá um nó na torneira para não sair mais água. Saiu primeiro em 'Cascão Nº 95', de 1990 e teve outra versão publicada em 'Cascão Nº 152', de 1992.

A diferença entre elas é que na 1ª versão, os meninos fizeram a arte e estão saindo de fininho, antes que alguém veja o que eles fizeram, enquanto que na 2ª versão, eles estão praticando a arte e a Mônica viu o Cebolinha dando o nó e está prestes a dar uma surra nele. De curiosidade, a capa de 'Cascão Nº 152', foi criada pela Marina, filha do Mauricio quando ainda era criança, como mostrou a seção "Notícias do Parque", de 'Parque da Mônica Nº 21', de 1994.



Magali Nº 26 X Magali Nº 365

Magali e sua sanfona feita de um supersanduíche. Na versão original, de 'Magali Nº 26', de 1990, a Magali estava em uma festa junina e depois fizeram uma nova versão em 'Magali Nº 365', de 2003, sendo dessa vez tirando a temática de festa junina, colocando a Magali ajudando o Mingau em uma serenata em cima de um muro. Já a semelhança entre elas é que nas duas se passa à noite e a Magali de língua de fora.



Magali Nº 64 X Magali Nº 204

Magali encarnando uma índia americana, com um penacho de bananas. Na versão original, de 'Magali Nº 64', de 1991, a Magali só está com um penacho e umas pinturas no rosto e aparece um índio americano surpreso com ela. Já na 2ª versão, de 'Magali Nº 204', de 1997, além do penacho de bananas e da pintura do rosto, ela aparece de roupa específica de índia americana e acrescentaram outros detalhes, como melancias na faixa do penacho, pirulitos na orelha, além de ela segurar uma lança com coxa de frango, linguiças e cebola. 



Dessas da postagem, na primeira comparação do Chico Bento, gostei mais da versão da 'Nº 111' e as demais capas gostei das primeiras versões de cada. E para constar, as capas de 'Chico Bento Nº 16' da Editora Abril e de 'Magali Nº 365' da Editora Globo foram tiradas da internet porque eu não tenho. Em breve, posto mais capas semelhantes aqui no Blog.

28 comentários:

  1. Puxa, tirando Chico Bento Nº 16 e Magali Nº 365, você tem todos os gibis que mostrou na postagem? Você é um grande colecionador então! Nessa época eles faziam bastante capas repetidas, que sempre rendiam ótimas histórias!
    #MilVezesEditoraGlobo

    ResponderExcluir
  2. Uma coisa: Os almanaques também tem capas semelhantes ou eram só os gibis da globo normais da globos mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, essas não tenho. Obrigado. As capas da Globo eram muito melhores, sem dúvida.

      Tiveram almanaques com capas repetidas, sim. Algumas envolvendo os mesmos personagens, em outros personagens diferentes. Quando der, posto aqui.

      Excluir
  3. Muito interessante a comparação das capas, e ver como as ideias evoluem, dentro de um conceito original. Algumas capas novas, eu gostei. Por exemplo esta do Chico plantando na calçada. Aqui na minha cidade tem calçada ecológica, onde a gente deixa uma parte da calçada para grama e plantas. Isso sim é uma boa ideia. No caso de plantar no asfalto na faixa de rodagem dos carros, soa mais como protesto, numa mensagem subliminar que compara a necessidade de mobilidade social, e o descaso com o verde.

    As outras capas também tem mudanças significativas. A da rã ficou bem claro que a intenção do Chico é caçar a rã com a fisga, na primeira imagem. E na segunda parece que ele foi apenas ver e segurar a rã. Pelo menos foi a impressão que tive.

    As demais capas, estão todas na lógica dos personagens, não vi grandes mudanças conceituais entre uma e outra época. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas capas são interessantes mesmo, legal ver a comparação. Mudam alguns detalhes e ficam boas de qualquer forma.

      Nas capas da rã, pra mim já deu ideia do Chico querer caçar as rãs nas 2. E realmente as da planta na calçada, a 1ª dá ideia maior de protesto. Abraços

      Excluir
  4. Oi, Marcos. Muito legal a postagem, mas vim aqui mesmo falar que gostei bastante da capa do blog. Ficou ótima. Parabéns. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também ia dizer isso, amigo! Ficou muito linda a capa do blog, mas gostaria de saber de qual site a imagem foi retirada. Sem dúvida, foi no próprio site da Turma da Mônica.

      Excluir
    2. Valeu Eugenio. Legal q gostou da postagem e do painel. Essa capa do blog foi tirada do site novo da Turma da Mônica, na parte de crônicas. Realmente uma imagem muito bonita. Abraços

      Excluir
  5. É, algumas voltavam a se repetir em pouco tempo. As do Cascão aí foram só 2 anos de uma para outra. Acho q nesses casos eles sabiam q haviam saído e só quiseram fazer uma releitura. E as capas com mais tempo entre uma e outra, acho q não lembravam q já haviam saído.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Eu adorei a capa do Chibo Bento 16, os traços são excelentes, as árvores bem desenhadas. Eu adoro como a noite era desenhada nos gibis antigos, bem bonita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A noite era muito bem retratada, de fato. Aliás, era tudo mais caprichado antigamente, tinha uma dedicação maior e melhor q era tudo artesanal. Muito bom.

      Excluir
    2. Os gibis e legal mais e velho
      E da mauricio de sousa e da ● edetora
      Globo

      Excluir
    3. As antigas eram melhores, sem dúvida.

      Excluir
  7. Eu tenho as edições 111 e 118 do Chico Bento. As histórias iniciais (Quem Cuida... Tem do 111 e Semana na Praia do 118) são muito boas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal q vc tem essas edições, são muito boas sim. Chico vc deve tá dizendo o nº 181 e não o 118.

      Excluir
    2. Ah, é verdade! Troquei os números das edições rsrsrsrsrsrs. Pena que não dá pra editar os comentários aqui... foi um errinho de digitação, nem tinha prestado atenção.

      Excluir
    3. Quando publica, não dá pra editar. Sem problema, deu pra entender. E a 118 também é uma edição muito boa.

      Excluir
    4. A história de encerramento da nº 111 é muito boa! "Ensina-me tabuada!", em que tem uma parte muito engraçada: o Chico Bento não acerta uma na tabuada, e chega em casa e conta pra mãe que está "apanhando" da tabuada e a mãe dele achou que era uma menina! Hahahaha

      Excluir
    5. ahahah.... a mãe mais burra que o chico. Muito legal essa hq sim.

      Excluir
  8. gostei mais das segundas versões de todas menos a da magali tocando sanfona com um sanduiche

    ResponderExcluir
  9. não sei pq mas fiquei com medo da capa do chico bento 16...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O medo deve ser dos traços do Chico serem diferentes.

      Excluir
  10. O Sanfoneiro do lado da magali na magali n 23 parece o Nho lau

    ResponderExcluir
  11. Detalhe na capa da Magali como índia, é que na última versão ela está inclusive num cenário dos índios dos EUA.

    O"

    ResponderExcluir
  12. O homem que aparece na capa da magali 23 da editora globo se parece muito com nhô lau , sendo que ele é da turma do chico bento .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, bem parecido. Se não era intenção inicial, pelo menos lembrou muito.

      Excluir