quarta-feira, 24 de junho de 2015

Bidu e Bugu: HQ "Imitações Juninas"

Mostro uma história simples com o Bidu sendo perturbado pelo Bugu quando ele quis fazer suas famosas imitações em homenagem às festas juninas. Ela tem 4 páginas e foi publicada em 'Cascão Nº 64' (Ed. Globo, 1989).

Capa de 'Cascão Nº 64' (Ed. Globo, 1989)

Bugu aparece de repente, vestido de caipira, enquanto o Bidu estava conversando com a Dona Pedra. Bugu, com sotaque caipira, fala que estava ali perto e veio para "tirar um dedo de prosa" com o Bidu, que não quer prosear. Então, Bugu diz que preparou umas imitações em homenagem às festas juninas e Bidu o expulsa, falando que é para mostrar as imitações par ao Chico Bento que quem sabe ele arrume um espaço ao Bugu na história dele.


Bidu tenta voltar a conversar com a Dona Pedra, quando o Bugu aparece de novo com sua imitação de sanfoneiro e surge uma quadrilha para dançar. Bidu grita que não quer quadrilha na história dele e expulsa todo mundo. Logo em seguida, Bugu aparece pedindo desculpas, oferecendo um quentão ao Bugu para não ficar brabo com ele. Bidu aceita porque gosta de quentão, mas quando toma solta fogo da boca dele. É que o Bugu havia colocado muita pimenta no quentão. Bidu fica furioso e expulsa o Bugu de novo, xingando muito e falando que não se coloca pimenta no quentão.


Bugu aparece de novo,querendo mostrar a sua imitação de balão. Mas a tocha cai e o fogo acaba queimando a história toda. No final, com eles queimados pelo incêndio, Bidu corre atrás do Bugu para dar uma surra nele, falando muito palavrão e que ele arruinou a história dele, e o Bugu dando desculpa que não dá ter uma festa de São João sem uma fogueirinha.


É uma história padrão, própria de miolo, mostrando um típico cotidiano do Bugu atentando o Bidu para conseguir um espaço na sua história, sendo com um pano de fundo festa junina. Como é história de miolo e em um gibi quinzenal, tinha que ser tudo bem objetivo, direto ao ponto. E essas que são as melhores. Dessa vez o Bugu não foi chutado no final, com o Bidu querendo dar uma surra nele pelo estrago que fez na história dele.

Engraçado ver o Bidu falando que era o Bugu procurar o Chico Bento, que lá teria mais chance de arrumar um espaço. E os palavrões sempre dão uma graça a mais. Na postagem a coloquei completa. Eu gosto de histórias do Bugu perturbando o Bidu para conseguir um espaço na história dele. O Bidu tem essa implicância com medo do público gostar mais do Bugu do que dele e tomar o seu lugar nas histórias.


Os traços muito bons, como sempre na época. Achei o  máximo a última página com o fogo ao fundo, representando o papel da página incendiando.  É impublicável atualmente por mostrar quentão, que é bebida alcoólica, e, principalmente o balão que é proibido hoje e ainda mais que incendiou a história do Bidu, deixando os 2 queimados. Uma pena porque dá para tirar lição vendo que o balão queimou tudo, mostra o quanto é perigoso e não se deve soltar.

19 comentários:

  1. HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Muito boa a história, Marcos!!! Eu adorei a história, mesmo eu nunca ter lido antes. Aliás, eu nem conhecia essa história! Muito bom!

    E olha, você não sabe o quanto que eu adoro o Bugu! Simplesmente eu adoro ele, ele é muito engraçado! E pode até ser estranho, mas o Bugu sempre me lembra o Louco. Talvez porque, assim como o Louco enche o saco do Cebolinha, o Bugu sempre enche o saco do Bidu. É que, desde criança, eu sempre imaginei que o Bugu seria o cachorro do Louco. E se você concorda comigo, diga pra mim: Você não acha o Bugu a versão canina do Louco?

    Agora, sobre a história da postagem, eu gostei bastante! Realmente, tem toda a cara e o clima perfeito de festa junina. Só que esse final, em que os dois acabam se queimando... Que final incorreto, Marcos, QUE FINAL INCORRETO!!!!!

    E você falou muito bem bonito! Essa história é realmente impublicável, por causa desse final catastrófico!! Pô, não é que é verdade que soltar balão de festa junina é muito perigoso, e pode acabar em tragédia e morte? Ainda bem que nos quadrinhos, os personagens só se queimam ou se machucam, assim como desenhos antigos, tipo Tom e Jerry, Pernalonga, Pica-Pau, Papa-Léguas, etc...

    E eu nem sabia que quentão é uma bebida alcoólica. Quando criança, eu achava que quentão era uma espécie de bebida quente, que nem chocolate quente, só por causa do nome. É, você pode até acreditar, mas eu era uma criança bem bobinha. Será que você poderia me dizer como se faz um quentão?

    Nós já sabemos que essa história é totalmente incorreta pros dias de hoje. É tão incorreta, que eu nem sei se ela foi republicada, mas eu acho que nunca foi republicada. Pelo menos, eu nem procurei informações sobre a republicação da história no Guia dos Quadrinhos, por exemplo. Lá só diz o gibi original em que ela foi publicada originalmente. Será que você sabe ou não sabe se essa história foi republicada?

    Pra terminar, é claro que eu não posso esquecer de falar de que, se o pessoal do politicamente correto visse o final dessa HQ, com certeza, eles iriam tomar um baita susto, de tão polêmico que ele é. E que susto seria esse!!! Por isso mesmo que eu sempre digo: Politicamente incorreto era mil vezes melhor que o politicamente correto!

    E então? O que você achou do meu comentário? Você concordaria em tudo que eu citei?

    Á propósito, essa edição do Cascão começa com a misteriosa HQ No Programa do Bolhinha. Digo que é misteriosa, porque eu nunca li essa história, mas pelo nome, eu acredito que é assim: O Cascão é convidado para ir ao vivo no programa do Clube do Bolinha, que era um programa bem famoso na época. Mas logo de cara, vejo que o nome do Bolinha foi parodiado. Eu acredito que, nessa época, o pessoal da MSP só parodiava alguns nomes de gente famosa, enquanto os outros famosos eles deixavam o nome original.

    E só pra te lembrar, o Bolinha dessa história não tem nada a ver com o Bolinha da Luluzinha. O Bolinha dessa história, e do programa, era o tal Édson Cabariti. Conhece esse cara?

    Como essa HQ do Bidu e Bugu é dessa edição, claro que eu não preciso te perguntar se você conhece essa história, porque tá tão na cara que você conhece. Eu só quero que você confirma se o enredo dessa história foi esse mesmo que eu falei, mas se não for, não se esqueça de corrigir algumas partes que eu errei.

    Também gostaria de saber se essa história de abertura já foi republicada ou se nunca foi, mas eu chuto que nunca foi republicada. Afinal, como vou saber se uma determinada história foi republicada, se eu nem sequer tinha lido ela antes?

    Enfim, falei muita coisa, mas espero que você responde as perguntas que eu citei nesse comentário.

    E se Deus quiser, quero você fale de mais HQs do Bugu, pois ele merece ser bem querido, que nem o Bidu. E já que o assunto é o Bugu, quero que você também fale de mais HQs do Louco em breve aqui no blog. E olha que eu espero se você acha que o Bugu e o Louco são a mesma pessoa!

    Abraços e tenha um bom dia pra você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Bugu perturba muito o Bidu, mas não considero uma versão canina do Louco. Acho q apenas perturba. De fato, é impublicável e a hq tem um estilo igual aos desenhos do Pica-Pau e Looney Toones, com eles queimados, o Bugu aparecendo toda hora do nada, sacaneando vilão, q nesse caso é o Bidu, etc. Não sei como faz quentão, mas sei q pelo certo tem álcool.

      Essa hq do "No programa do Bolhinha", teve uma leve inspiração ao apresentador Bolinha. Mas só o nome lembra pq na hq o apresentador infantil Bolhinha ficava com uma bolha na cabeça, igual ao Astronauta, pq tinha alergia a crianças e era a única forma de ficar junto com as crianças sem espirrar. Cascão é convidado pra passar um dia com o apresentador, que passa sufoco com ele por causa da alergia a crianças. Eu conhecia o apresentador Bolinha.

      Não sei se essa hq do Bidu foi republicada, mas a do Bolhinha foi no Almanaque do Cascão Nº 55, de 2000. Pode deixar q mostrarei outras hqs com o Louco e Bugu.

      Um bom dia pra vc. Abraços

      Excluir
  2. Olá,Marcos.Muito legal e engraçada essa história!E realmente é muito incorreta,os personagens se queimando no final é como o Daniel falou,bem Tom e Jerry,Looney Tunes,Pica Pau,etc.Essa bebida"quentão" quando eu li,não imaginei o que seria,até você dizer que era bebida alcoólica,na verdade isso é super normal nas festas juninas,aliás,o politicamente correto diz que bebida alcoólica e cigarros são politicamente incorretos,mas acha que as pessoas vão ser influenciadas à fazer isso?Não.Com tantos programas que dizem "Não às drogas" acho que eles não fazer isso.E se quem fumou ou bebeu,ele que se ferrou.Agora vou falar outras coisas. Os palavrões,na verdade,os únicos que sabem é quem desenhou,mas eu tenho uma técnica pra saber quais são os palavrões,veja quantos desenhos tem,agora associe ao numero de sílabas,e voalá.Era só isso que eu tinha à falar e adeus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, a hq toda lembra muito o estilo dos Loney Toones não só por causa de eles queimados, mas tbm do Bugu aparecendo toda hora do nada, sacaneando vilão, q nesse caso é o Bidu, etc.

      Bobagem proibir hqs assim hj em dia, podiam colocar q dá pra aprender com os erros. Nessa dá pra ver q soltar balão é perigoso porque eles ficaram queimados no final.

      Quanto aos palavrões bem interessante, nunca associei isso. Eu sabia q os símbolos juntos formavam uma só palavra e não eram vários palavrões, mas eu colocava qualquer um que encaixava melhor. Vou reparar melhor nisso.

      Excluir
  3. Ei,Marcos.Que tal em Julho,você falar sobre algumas HQs de férias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! E a HQ Todos de Férias, de Cascão # 232, de 1995, seria um bom exemplo. O que acha?

      Excluir
    2. Se der, eu mosto alguma de férias.

      De fato, a HQ Todos de Férias seria uma boa opção.

      Excluir
  4. Kkkkkk....muito legal essa queimando a página da HQ!! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, né, Xande? Nessa época, a criatividade da MSP era bárbara! E bem melhor do que hoje.

      Só faltou falar uma coisa: Você tem Cascão # 64 na sua coleção? Ou não tem?

      Abraços!!!

      Excluir
    2. Esse final foi ótimo. Excelente metalinguagem. O Bidu sofria com o Bugu rsrs.

      Excluir
    3. Não tenho essa na coleção não Dani!(xande não...xan tá?)! xD

      Excluir
  5. Muito boa essa hq mesmo. Eu adorava o Bugu perturbando o Bidu. Eu nem reparei q o Bugu tem aparecido pouco, depois q vc falou realmente quase não aparece. Uma pena pq ele é um ótimo personagem.

    Valeu por ter gostado. De nada. Abraços

    ResponderExcluir
  6. Adorei a história! Márcio Araújo também fazia belos roteiros, fazendo misto com seus personagens e os do Mauricio.

    Outra coisa, pra mim tudo bem comprar almanaques e revistas originais com mesmas histórias, sendo que terá mais informação (menos os Especiais de Natal)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre é bom evitar material repetido, mas uma ou outra igual não tem problema nenhum. Já entre escolher originais e almanaques, prefiro originais pq nos almanaques da Panini podem ter alterações inconvenientes. E os especiais de natal já perderam a graça pq sempre republicam as mesmas hqs.

      O Marcio fazia hqs legais sim, mas essa aí do Bidu não é dele. Ele não fazia mais roteiros naquela época. Deve ser do Rubão ou Robson Lacerda.

      Excluir
  7. Olá,Marcos.Eu sei que essa é a postagem errada pra falar isso,mas,vou falar mesmo assim.Sabe aqueles traços da história do Bidu gibi do Cebolinha"primeira série"100?Sabe o que eles me lembram?UM DESENHO ANIMADO!Por quê?por causa da cara do Bidu,por isso.E falando em traço,no meu blog,eu desenho um tal de "Pac Fall",e por que diabos os traços são tão ruins?!Porque estou fazendo o mesmo erro dos traços TM atual...TRAÇOS DIGITALIZADOS!Exato,mas...não é tipo as imagens pré-feitas,mas sim,eu uso o Paint(sim,o Paint)aumento o tamanho no máximo,pois,quando tá no tamanho normal,e desenha,fica...uma bosta.Aí,eu pego a ferramenta lápis e faço,não sei se vc sabe o que é,pois,eu sou MUITO mais novo,uma pixel art,até ficar pronto um quadro.Mas,desculpa encher o teu saco e adeus

    ResponderExcluir
  8. Marcos, obrigada pelo comentário há há um hábito leve quando estou assistindo o jogo você e os amigos são demais Lindo mesmo. Beijo, marcos, tchau

    ResponderExcluir
  9. Outra coisa impublicável, são os palavrões ditos pelo Bidu, que são bem repetidos nessa história.

    ResponderExcluir