Nessa tirinha, Cascão vê que um atleta ia fazer salto para cair em uma tina d'água e Cascão afasta a tina do lugar que estava achando que estava fazendo uma boa ação para ele não se molhar, mas que na verdade, o atleta ia morrer se esborrachando no chão com a atitude dele. Muito engraçado.
Cascão agiu como o Nico Demo, que seguia o estilo de que fazia o tipo de bom coração, com a intenção de sempre querer ajudar os outros, mas acabava atrapalhando em vez de ajudar, e, de quebra, ainda deu força para Dona Morte para levar a vítima. Como o Cascão não gosta de banho, pensa que todo mundo não deve tomar banho também, mostrando também seu lado egoísta, era muito bom quando ele agia assim.
Tirinha publicada em 'Cascão Nº 102' (Ed. Abril, 1986).
Boa ação? Bem, o que vale é a intenção. E quem falou que não existe "espírito de porco bem-intencionado"? Bom, não é o Durango Kid, mas, o agente promotor da piada é outro que, "só existe no gibi"...
ResponderExcluirO que vale é a intenção, foi uma boa ação torta, pelo menos o homem morre sem se molhar como o Cascão queria.
ExcluirO sujeito deve ser circense ou, um louco. Se morreu se estatelando no gramado, Cascão, funestamente, substituiu Dona Morte... Prefiro crer que sobreviveu, todo quebrado, obviamente...
ExcluirO homem devia está fazendo um ensaio para uma apresentação de circo ou salto ornamental. Fica na imaginação da gente se ele morreu ou ficou todo quebrado já que ficou em aberto, mas de qualquer maneira ele se deu mal por causa do Cascão pensando que estava fazendo boa ação, isso é fato.
ExcluirConhece, Marcos, promessa do Cascão, lá de 1977, de que tomaria banho se o Corinthians quebrasse o jejum? Até então, havia mais de vinte anos que o clube não conquistava títulos relevantes.
ExcluirNão sei se publicaram em revistinhas daquele ano. Saiu na Folha e talvez em outros jornais da época.
Conheço essas tiras, não foram republicadas depois em revistas, ficaram restritas só ao jornal mesmo.
ExcluirNaquele ano o Corinthians saiu do jejum. Suponho que Cascão não cumpriu a promessa, do contrário, essa seria primeira vez que mexeriam na condição de invicto e, você, obviamente, pelo tempo de blogue, teria feito postagem a respeito há uns sete ou oito anos atrás ou, até um pouco mais. Afinal, este espaço já conta com doze anos (no ar) de existência.
ExcluirMauricio de Sousa seria corintiano? Como permitiu que Cascão prometesse um feito dessa magnitude, imagino que seja.
Ficou explicado que o Cascão não cumpriu promessa no final daquela série de tiras, eu citei sobre essas tiras na postagem de que Cascão perdeu a invencibilidade do banho, apesar de fato ele não ter tomado banho na ocasião, citei por causa da expectativa que tinham. O Mauricio é São-Paulino, torce para o São Paulo.
ExcluirImpublicável nos dias atuais. E eu pergunto? por que? o lúdico deixou de existir? Será que as pessoas mudaram tanto que não sabem discernir que isso é apenas uma "piada"? Desenhos legais e Maurício da velha guarda. Editora abril traz boas recordações. Abraços!
ResponderExcluirCompletamente impublicável, não só pelo perigo do atleta se esborrachar no chão como também mostrar um Cascão egoísta e achando que água não é coisa boa. Difícil imaginar essa gente ter mudando tanto, implicando com qualquer coisa, sem ficar só olhando o bom da piada. Devem achar que traumatiza, que as crianças vão copiar as coisas erradas e aí implicam. Essa época da Editora Abril era boa, sem frescuras, as piadas eram o que prevaleciam.
ExcluirSabe por que, caro Roniere? Antigamente não havia uma massa expressiva de adultos histéricos, frívolos e acríticos. Por piores que fossem aqueles tempos, prevaleciam o senso de humor e a razoabilidade e, isso sim, era normal, era salutar. Dos adultos de hoje em dia, boa parte é consideravelmente burra. Esse nível absurdo de censura só prejudica as crianças, não as proteje de coisa alguma.
ExcluirVerdade Zózimo, o problema está nos adultos de hoje em dia, pior que passa pra isso pras crianças e elas crescem assim, por isso a tendência é piorar com o passar dos anos. Em vez de proteger, estão atrapalhando os filhos, isso sim.
ExcluirPois é, Marcos. Pela via dos quadrinhos estão privando leitores mirins de uma parada essencial: a comédia. Humor é a vertente artística que nos diverte e nos faz pensar, conecta o (T)tico no (T)teco, estimula o raciocínio. Sem esse componente básico nessa fase primordial da vida ou introduzido de modo escasso nos primeiros sete, oito anos de idade do indivíduo, tendência é, em certa medida, retardar o discernimento do mesmo para com determinadas questões elementares, ou seja, censura em excesso compromete o desenvolvimento do intelecto pueril, pois gera lacunas, culminando em descompasso. Mas, claro, quem está falando através deste comentário não é profissional no assunto, é só um... (Z)zé (N)ninguém...
ExcluirExatamente. Tudo ajudava as crianças interpretarem, seja por diálogos ou pelos desenhos. As capas com gags mesmo era excelentes pra interpretarem piadas através dos desenhos e tirando esse humor privam capacidade de interpretar, deixando mais burras. Sem dúvida uma proteção que não vale a pena a longo prazo.
ExcluirConcordo, Marcos e Zózimo. Essas baboseiras estão deixando os adultos sem senso crítico e prejudicando ainda mais os bons costumes. Estamos vivendo em uma sociedade cínica.
ExcluirSim, Roniere. E ainda acho pior que implicam com coisas em quadrinhos, mas coisas muito piores aceitam, tipo deixarem crianças assistirem novelas e programas policiais na TV ou mexerem no celular, etc. Isso deixa sociedade mais cínica ainda.
ExcluirCascão, Cascão... você chama isso de boa ação? Bom que você não existe. Qualquer dia pode ser culpado de homicídio culposo (brincadeira...)
ResponderExcluirCascão, Cascão... você chama isso de boa ação?(até rimou...) Bom que você não existe. Qualquer dia pode ser culpado de homicídio culposo (brincadeira...)
ResponderExcluirSó para o Cascão que isso é uma boa ação. Se o homem morrer, pode ser culpado por homicídio culposo com certeza, cometeria crime com isso.
ExcluirExcelente tira, esse humor eu amava nas revistas antigas da Turma da Mônica, tira essa q lembra as do Nico Demo. Uma pergunta só por curiosidade, você gosta de alguma história da fase Panini ? Seja da primeira fase ou as q vieram depois. Eu particularmente gostava da primeira série principalmente entre os 60 primeiros números.
ResponderExcluirFaz falta humor assim nos gibis. Uma ou outra da Panini podem ser boas, embora não terem mesma magia até anos 1990, principalmente em relação a traços. Não lembro agora uma história que realmente foi muito boa, sendo mais chance as da primeira série até Nº 60 serem melhores.
Excluir