sábado, 23 de agosto de 2025

Chico Bento: HQ "Rosinha, a herdeira"

Em agosto de 1995, há exatos 30 anos era publicada a história "Rosinha, a herdeira" em que a família dela ganha herança de um tio que havia falecido e o pai da Rosinha passa a não querer que a filha namore com o Chico Bento porque era pobre. Com 13 páginas, foi publicada em 'Chico Bento Nº 223' (Ed. Globo, 1995).

Capa de 'Chico Bento Nº 223' (Ed. Globo, 1995)

O pai da Rosinha, Seu Antunes, recebe telefonema que o Tio Ernesto morreu, fica triste, mas abre sorriso quando descobre que o tio deixou tudo que tinha para ele e sua família e diz que amanhã eles vão até lá. O vendedor da venda dá os pêsames para Seu Antunes e entrega um papel. Seu Antunes pensa que era um bilhete, mas era a conta para pagar, afinal já que ficaram ricos, não vai mais vender fiado e Antunes nota que todos vão tirar casquinha.

Dona Rosália pergunta por que ricos e Antunes conta que Tio Ernesto tinha muitas fazendas, cabeças de gado, investimentos e tudo ficou com eles e conta para a Rosinha que virou herdeira. Aparece o Chico Bento, aflito que soube que o tio da Rosinha morreu, sente muito, Rosinha diz que não eram muito chegados, ele morava em Piraquacetuba do Norte. Chico abraça a Rosinha e Antunes cobra que intimidade era aquela. Rosinha fala que Chico é namorado dela, Antunes olha Chico da cabeça aos pés e diz para a filha que ele era namorado, não é mais, agora que é herdeira, precisa de namorado melhor.

Depois, Chico diz ao Zé Lelé que aconteceu uma desgraça, a Rosinha e ele não são mais namorados. Zé Lelé tenta correr para ver se ela ainda está livre, Chico diz que ainda se gostam, mas o pai dela não quer namoro só porque ela é herdeira, o tio da Rosinha morreu e ela herdou riqueza e o pai dela acha que ele é pobre para namorar com a Rosinha. Zé Lelé diz que como Chico sabe se ele não é herdeiro também e Chico vai perguntar para os pais, que falam que são só herdeiros de dívidas. Chico diz que isso não vai impedir de namorar a Rosinha e vai falar com o pai dela de novo e Zé Lelé diz que se conseguir nada, que avise aos amigos.

Na casa da Rosinha, chora que perdeu o tio e o namorado. Seu Antunes fala que é para o bem dela, merece um namorado melhor, mais bem-nascido. Rosinha quer o Chico e Antunes diz que logo vai ter outros pretendentes batendo a porta, quando tem batida na porta. Era o Pedro Afonso, filho do fazendeiro dizendo que o pai o mandou lá para lhe dar os pêsames e também para conhecer a linda e herdeira filha. Rosinha fala que já conheceu e manda o menino ir embora.

Em seguida, vem outro menino, o Carlos Henrique. Chico está a caminho da casa da Rosinha e vê uma fila enorme de garotos ricos pretendentes de novo namorado para a Rosinha e Chico desiste. Dentro da casa, aparece o Genesinho, filho do Coronel, Rosinha fica furiosa, diz que ele chega e ela vai embora e foge pela janela, caindo em cima da barriga do Chico e os dois fogem juntos. Antunes pergunta pela Rosinha ao Genesinho, que diz que fugiu pela janela.  

Antunes encontra um bilhete, que fugiu para se encontrar com o Chico, não quer mais herança e pode ficar para o pai e para a mãe. Os pais vão atrás da Rosinha e Antunes consegue laçar o Chico, impedindo a fuga. Rosinha avisa ao pai que não vai desistir do chico, Antunes fala que a riqueza subiu a cabeça, aceita que ela namore o Chico, o importante é ser bom, honesto e trabalhador porque dinheiro eles já têm de sobra, porém eles têm que se arrumar, vão partir hoje para prestar as últimas homenagens ao tio e receber a herança.

Dois dias depois, Chico está preocupado que agora que estão ricos, está com medo do pai da Rosinha mudar de ideia e nunca mais voltarem para lá. Rosinha volta, diz que o pai não podia subir a cabeça de novo com a herança, veio sentado em cima dela, o Tio Ernesto fez uns maus investimentos no fim da vida e só sobrou um burrico como herança. Chico e Rosinha dão uma volta no burrico e no final Antunes fica pensando na herança linda que os netos dele vai ter.

História legal em que a família da Rosinha recebe herança do tio que morreu e o pai dela não quer que a Rosinha namore com o Chico porque era pobre e queria que a filha namore com meninos ricos da região. Forma fila de pretendentes, mas Rosinha queria o Chico e foge de casa para ficar com ele. Antunes descobre, impede a fuga e deixa a filha namorar com Chico. Depois recebe a herança e viu que tudo que o Tio Ernesto tinha era um burrico, tirando a chance de ficar rico.

Seu Antunes foi todo errado com a ganância da herança subir sua cabeça, não só se preocupar com o dinheiro da herança, dizer que estava triste com a morte do tio, porém mais feliz porque ia receber os bens do tio, como também impedir a filha de namorar o Chico Bento e empurrar um menino rico para namorar com ela. Teve seu castigo merecido de receber só um burrico de herança e se convenceu que o Chico era o melhor namorado para a filha, mesmo não sendo rico. Notícia se espalhou rápido como normal em cidades pequenas, Chico quase perdeu sua namorada, ainda bem que a Rosinha não queria um rico, sendo o Genesinho a gota d'água para resolver fugir de casa, dessa vez ela não cedeu aos encantos dele.

Foi engraçada do início ao fim com destaques dos pais da Rosinha chorarem e depois abrirem sorriso quando descobrem que herdaram tudo que Tio Ernesto tinha, inclusive o vendedor, Seu Antunes pensar mais na herança do que na morte do parente, vendedor não vender mais fiado e Seu Antunes achar que cobrar dívida agora é tirar casquinha da riqueza deles, Rosinha e Zé Lelé não saber o que é herdeira, Zé Lelé correr atrás da Rosinha quando soube que terminou com o Chico, confundir herdeira com time de futebol, dizer que na cabeça dele passa vento e só pensa de vez em quando para não gastar o cérebro, os pais do Chico dizerem que são só herdeiros de dívidas, os meninos ricos na porta formando fila para namorarem Rosinha, Antunes laçar o Chico e a decepção de receberem só um burrico como herança.

Sobre o Chico dizer que eles são os mais ricos da família e Zé Lelé responder que é uma família de pés-rapados, se Zé Lelé é primo do Chico, é pobre também como ele, mas parece que nessa história eles não foram tratados como parentes, só como amigos. E leva a crer que a família do Zeca da cidade é mais rica que do Chico, a não ser que os pais do Chico consideraram que a riqueza não é de bens materiais e, sim riqueza de comportamento humano.

Como Seu Antunes não tinha telefone em casa, tinha que ir a venda para atender, deixava  número de telefone da venda com familiares e quando precisassem ligavam para lá, coisa bem comum na roça e em época que nem todos tinham telefone em casa. Impressionante tantos meninos ricos morando em Vila Abobrinha, local bem pequeno e pobre. O vendedor da venda lembrou o Nhô Lau, mas não era ele, apesar que o Nhô Lau ter venda na Vila Abobrinha. O pai da Rosinha se chama Seu Rodrigues atualmente, na época não tinha nome definido, aí nessa se chamou Seu Antunes.

Na época estavam com mais histórias de abertura com protagonismo maior da Rosinha e sempre eram boas. É incorreta atualmente por envolver namoro de crianças, querendo até fugir de casa para não se separarem, a falsidade e ganância do Seu Antunes por causa da herança, se preocupar mais com o dinheiro da herança do que com o tio que morreu, diz que está triste com a morte, mas muito feliz com os bens que ia receber, Dona Rosália aparecer de avental além de palavras e expressões de duplo sentido proibidas como "desgraça", "tirar casquinha", "pés-rapados", "subir a cabeça", etc, e algumas palavras diferentes do caipirês da Turma do Chico Bento como "mió" que colocam agora "mior".

Traços ficaram bons com personagens com bochechas mais arredondadas, típicos dos anos 1990. Tiveram erros da cortina sem contorno e desenhos de flores no 3º quadro da página 8 do gibi, Dona Rosália com boca sem lábios em alguns quadro e como ela apareceu de avental só no 1º quadro da página 9 do gibi, pode ser considerado erro também.  A história foi interrompida por propagandas em papel tipo capa fina entre as páginas 10 e 11, dessa vez com as propagandas do chocolate Turma da Mônica da "Nestlé" e de "Cenas Impossíveis" do Cascão. Muito bom relembrar essa história há exatos 30 anos.

3 comentários:

  1. Existe alguma dos anos 1980 em que o pai da Rosinha se opõe ao namoro deles ou isto tem origem na década seguinte? Parece que já li algo do tipo em trama publicada pela Editora Abril.

    ResponderExcluir
  2. Marcos, você chegou a ver "Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa"? É um bom filme? O que me assusta é: os três roteiristas (um deles também o diretor...) são da trupe da Revista Quase/TV Quase (daqui, de Vitória [Espírito Santo] mesmo...), e essa turma aí não tem uma boa reputação, não! Está ligado?

    ResponderExcluir
  3. Final bonito. E o Zé Lelé foi sem-vergonha ao se animar quando pensou que o Chico e a Rosinha tinham terminado um como outro. Pra isso, ele não é uma anta.🤪

    ResponderExcluir