terça-feira, 12 de agosto de 2025

Capa da Semana: Mônica Nº 170

Nessa capa, Mônica fica braba pela pintura de xingamento de Mônica dentuça, vai tomar satisfação para o Cebolinha, que nega que foi ele quem pintou, se fazendo de anjinho mas as manchas de tinta no rosto denuncia que foi ele. Mônica dessa vez não vai cair na lábia dele, é surra na certa.

Era legal quando Cebolinha e os meninos faziam caricaturas e desaforos da Mônica nos muros, era essência deles, hoje não tem mais e rabiscam em muros colando cartazes. Não ficou explícito onde o Cebolinha pintou o xingamento, se foi em um muro alto, parede ou até mesmo no fundo da revista, ficando na imaginação de cada um. Teve um erro da meia do Cebolinha ser pintado de marrom como o sapato, devia ser meia branca, erro típico que acontecia na época. 

Capa da semana é de 'Mônica Nº 170' (Ed. Abril, Junho/ 1984).

26 comentários:

  1. Marcos, por que diferentes histórias da Turma da Mônica têm o mesmo título?

    Isso é um erro? Ou é algo proposital?

    A história de "Monstros da Noite", com Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e Do Contra... fui atrás dela, e encontrei uma homônima, com Mônica e Dudu! Pode isso aí no caso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser porque os roteiristas não sabem ou não lembram que já tiveram histórias com mesmo título, ou então o título se encaixa perfeitamente com o roteiro que não dá pra trocar mesmo já tendo outra história com aquele nome.

      Excluir
    2. São milhares de histórias da Turma da Mônica ao longo das décadas, não deve ter mais título que não já tenha sido usado.

      Excluir
    3. Sim, Rodrigo. Ultimamente devem ter muitos títulos repetidos, não tem mais criatividade pra títulos novos, já foram usados de tudo que possa imaginar nesses anos todos.

      Excluir
  2. Excelente a capa em si!

    Mas eles têm de ficar bem mais atentos aos erros também... como essa da meia! Não tem revisor(a) de conteúdo no estúdio, não?

    Ah, sim: foi ideia do Mauricio? Ou da Panini todas as capas terem a ver diretamente com suas histórias de abertura? Bem melhor assim... com certeza! Está ligado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Capa bem legal. Erros aconteciam bastante, mesmo com revisor. Em capas até era menos, mas nas histórias erravam bastante tanto cores quanto desenhos e até textos como esquecerem do Cebolinha falar com dislalia. Capas com referência a histórias parece que foi em conjunto entre Mauricio e a Panini, com mais chance de ideia partir do Mauricio já que as últimas da Globo já tinham capas com referências a histórias. Eu já acho melhor capas com gags e piadinhas das antigas.

      Excluir
  3. Cebolinha, dessa você não escapa. Não tem como não ter sido você a ter insultado a Mônica. kkkkk. Gostei dos desenhos. Bela capa. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem caprichada essa. Não adianta ele negar, a prova está na cara, falta só apanhar.

      Excluir
  4. Arte na arte - fazendo arte na arte de capa...
    Como não foi flagrado praticando vandalismo, posto que se lambuza por pintar o sete, foi pego com as calças na mão, com a boca na botija. E se a gag consiste na desfaçatez do "artista" em negar autoria do delito, poderia ter saído em capa de alguma edição dele.
    Conheci a ilustração pelas embalagens da Labra®. Só muito, muito, muito tempo depois descobri que, antes dos lápis, a mesma estampara capa de gibi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cebolinha negou a autoria, mas foi flagrado, nem adianta discutir com a Mônica. É um tipo de capa que daria pra sair tanto em gibi da Mônica quanto do Cebolinha, como capas de gibis dele eram mais com referência a histórias de abertura, então deixaram com a Mônica. Eu também vi primeiro a ilustração estampada na Labra, depois que descobri que teve capa de gibi. Situação de capas aproveitadas pra ilustrar produtos comerciais.

      Excluir
    2. Talvez Mônica o viu pintando o desaforo, aí, configura pleno flagrante. No entanto, como Cebolinha paga de sonso, sugere que ela não viu e, lógico, por mais que negue, os pincéis, as tintas e, principalmente a lambança, o denunciam.

      Marcos, é nesta edição que há o Franjinha se achando o máximo por causa de uma menina que o elogia? Tenho dúvida entre essa e outra em que se dá mal abordando garotas, e já não lembro se tenta paquerá-las ou se não havia tal intenção e passou por consecutivos mal-entendidos. Tem história do Franjinha em Mônica nº170 (Ed.Abril)?

      Excluir
    3. Tudo indica que foi essa cena que você descreveu. Mas não adiantou ser sonso, as tintas nele provam que foi ele. Nessa edição tem história do Franjinha abordando só uma garota se dando mal, mas o tema central é que ele acha um dinheiro na rua e dar um mal jeito na coluna ao abaixar pra pegar o dinheiro e no início, ao convidar a menina que estava pendurando roupa no varal para irem ao cinema com coluna baixa, ela dá um tapa no Franjinha pensando que ele queria ver a calcinha dela. Depois tem outros problemas que passa por causa da coluna.

      Excluir
    4. Exato! Apesar de ter esquecido desses detalhes cruciais, achar dinheiro no chão e emperrar coluna ao abaixar para pegar, e de me equivocar por pensar que fosse pautada em frustradas tentativas de paquera(s) ou de ser hostilizado por meninas que o interpretassem dessa maneira e que não seria sua real intenção para com elas, o que não me fugiu à mente foi que apanha de uma garota, essa aí, que coloca roupas no varal e creio que foi esse mal-entendido que me fez distorcer o roteiro, aventando possibilidades que não ocorrem na trama. Grato pela refrescada de memória, Marcos!
      Então, por conta deste esclarecimento, a do Franjinha com ego inflado deve ser de 1983. Bom, é só uma vaga suspeita, pois pode ser do mesmo ano dessa da coluna travada ou até do ano conseguinte.

      Excluir
    5. É, nesta o Franjinha apanha dela pelo mal-entendido. Não lembro de outra história com ele com tentativas frustradas de paquerar várias garotas, se teve, foi da época da Abril e pode ser de período próximo a essa história.

      Excluir
  5. Uh,, lembro bem dessa! As bancas de jornais eram mais simples e os gibis ficavam bem na frente, uma fila de gibis coloridos de tudo quanto é título. Queria esse padrão de volta nos dias de hoje. Era mágico!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, era muito bonito ver bancas assim cheias de gibis, infelizmente tempos que não voltam mais.

      Excluir
  6. Eu não sei, mas acho que eles nem rabiscam mais, nem em muros, nem em lugar nenhum. Se ainda fazem, deve ser coisas fofas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade eles não xingam mais a Mônica, aí muito menos em muros. Porém, se mostram rabiscando em muros por outro motivo, sempre em um cartaz e nos almanaques sempre alteram as cenas colocando cartazes onde não tinham nas originais.

      Excluir
  7. Oh, Cebolinha... você não podia ser mais cara-de-pau. Mônica, não perdoa não. Desce-lhe o cacete!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza muita cara-de-pau, não vai ter perdão da Mônica, ele vai receber a surra que merece.

      Excluir
  8. Nossa, se eles não xingam mais a Mônica e nem fazem o
    Plano infalível.... qual é o "motor" das histórias? Nem digo as de abertura, mas as do miolo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vi mais eles xingando e raramente tem plano infalível agora. O "motor" são histórias bobas voltadas pra criancinhas e que atendam cartilha educativa, apenas isso.

      Excluir
    2. Pois é, não tem motor. Essa turma da Mônica de agora não tem nada a ver com a que conhecemos. Pior é que nas redes sociais o público está adorando. Espero que também estejam consumindo, pelo menos isso.

      Excluir
    3. Fabiano, os gibis estão sendo feitos para o público de hoje, por isso povo das redes sociais aplaude. Só que não necessariamente eles compram os gibis, leem o que postam na internet e nas redes sociais que eles acessam, daí as vendas baixo do esperado que eles queriam e precisando relançar gibis nas bancas depois de 6 meses pra diminuírem estoques.

      Excluir
  9. Sdds das histórias dos veteranos antigos da Turma da Mônica como Franjinha, Titi, Anjinho, Huberto, Do Contra agora é só Milena Tati Binho aff.... os outros ficaram de escanteio até a Denise e o Xaveco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os veteranos fazendo coisas incorretas eram show de bola. Hoje até esses veteranos estão fracos, descaracterizados e bem bobinhos. Então, o roteiro sem politicamente correto que prevalece para personagens serem bons.

      Excluir