terça-feira, 1 de julho de 2025

Chico Bento: HQ "Igualzinho a mim"

Mostro uma história em que o Chico Bento pede um sósia para o poço dos desejos para fazer as obrigações no lugar dele enquanto se diverte. Com 7 páginas, foi história de abertura publicada em 'Chico Bento Nº 90' (Ed. Globo, 1990).

Capa de 'Chico Bento Nº 90' (Ed. Globo, 1990)

Chico Bento vai para escola, só que segue outro caminho, pega a vara de pescar que tinha deixado lá e vai direto para o ribeirão, deixando o material escolar onde estava a vara, dizendo que não vai estudar e espera que a mãe não descubra seu plano porque se descobrir vai levar uma sova grande e bom seria ter um irmão gêmeo, que iria estudar no lugar dele.

Nhô Lau aparece para pescar, Chico se esconde atrás da moita para ele não descobrir que estava lá e descobre que ali tem um poço dos desejos. Assim, ele deseja que apareça outro Chico que nem ele e aparece, igualzinho a ele, sem tirar nem por, e manda seu sósia ir para escola no lugar dele.

Chico comemora que agora vai fazer tudo que quiser e resolve roubar goiaba. Surge a Rosinha comentando que cruzou com ele no caminho da escola e que é para ele lhe dar outro beijo igual como deu agora há pouco. Por causa da cara que ele fez, Rosinha pergunta se ele não lembra mais, se perdeu a vergonha e Chico manda largá-lo, chamando de assanhada.

Depois, Chico fala que quando o Sósia voltar da escola, vai ver uma coisa e encontra a Professora Marocas falando com o Sósia que ele tirou dez na prova e que está orgulhosa dele. Chico, furioso, fala que pega o peste em casa. Lá, a mãe, Dona Cotinha, gosta que o Sósia já terminou o dever de casa, oferece doce de mamão e que depois pode brincar à vontade. O Sósia diz que quer ajudá-la e Dona Cotinha acha que ele é uma doçura.

Chico comenta que o poço não devia caprichar tanto, quando surge o Zé Lelé falando que veio pegar o porquinho que deu para ele na escola. Chico acha que agora o sósia passou da conta, encontra com ele e fala que vai pegar o dinheiro de volta com o poço. O Sósia diz que não vai mesmo, que queria um Chico igual e que ele é até melhor. Chico fala que ele não é original, o Sósia diz que todos o preferem. 

O Sósia corre atrás do Chico, que chega e entra no poço, pega a moeda e o Sósia some. Chico promete que nunca mais faltar na escola e que vai ser mais bonzinho com os pais e seus amigos. No final, descobrimos que o Sósia era o anjo da guarda do Chico saindo do poço dos desejos e diz que missão cumprida e que pode voltar para casa.

História legal em que o Chico Bento pede um sósia para o poço de desejos para se divertir enquanto o sósia faz as obrigações dele. Como não queria estudar, manda o sósia pra escola enquanto ele vai pescar e roubar goiaba, só que não contava que o sósia era melhor em tudo, dando orgulho para a mãe, para o Zé Lelé e até para Rosinha, deixando Chico furioso. Quando ele pega a moeda que havia jogado no poço, o sósia some, Chico se arrepende prometendo ser um bom menino e descobrimos que era tudo um plano do anjo da guarda para dar lição no Chico.

O sósia era melhor que o Chico em tudo, exemplar em casa, na escola, com a namorada e com os amigos. Eram iguais na aparência, só que na personalidade o sósia era o oposto do Chico. Não é à toa que o Chico não gostou vendo que tinham orgulho fazendo as coisas certas. O plano do anjo da guarda foi para dar lição no Chico de não matar aula, não ser levado e ser mais prestativo com os pais e amigos e deu certo, pelo menos nessa história já que logo depois Chico voltou a ser o menino arteiro que sempre foi.

Foi engraçado ver o Chico furioso com o sósia, seja tirando dez na escola, estudioso em casa e ajudar mãe e dar porquinho para o Zé Lelé, sendo o mais hilário foi a Rosinha assanhada com o beijão que o Sósia deu nela, Chico sempre foi tímido e do nada deu beijão nela. Rosinha não estudava com o Chico, só quando o roteiro pedia.

Anjos da guarda de personagens costumavam ser a cara deles. Embora na Turma do Bairro do Limoeiro o Anjinho era o anjo da guarda oficial de todos eles, mas ás vezes era retratado que cada um tinha seu próprio anjo da guarda, variava de roteiro.  Eram boas as histórias com sósias, todos os personagens já tiveram seus sósias, podiam até criar Almanaque Temático só com histórias com sósias, se resolvessem ousar e não insistirem sempre nos mesmos temas batidos. 

Gostava também de histórias de poços dos desejos, hoje em dia até ainda tem, mas com algumas adaptações, costumam colocar uma placa bem grande explicando que precisa jogar moeda para realizar desejo, como se não explicar, as crianças de hoje não sabem o que se trata o que era poço de desejos, e às vezes colocam que é uma fonte d'água dos desejos, não apenas um poço perdido no bairro sem utilidade para uso. Boa parte da fantasia é perdida assim com tudo explicadinho e mudarem para uma fonte.

É incorreta atualmente por Chico matar aula para pescar com tudo planejado, ideia que levar surra da mãe (personagens não podem mais apanhar dos pais), Chico querer briga com o Sósia, namorar Rosinha e ela assanhada pelo beijo que o Sósia deu nela, que na verdade era um anjo dando beijo nela, além de Dona Cotinha aparecer de avental dando ideia de dona-de-casa e as palavras "peste" e "roubar" são proibidas hoje, falam agora que eles pegam goiaba. Os traços ficaram bons do estilo consagrado dos personagens. E teve erro nariz da Rosinha em formato "^" no último quadro da página 5 do gibi.