terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Livros "As Melhores Piadas" / "As Grandes Piadas"


Postagem "Nº 800" do Blog. Os livros de tirinhas  "As Melhores Piadas" e "As Grandes Piadas" circularam nas bancas entre 1985 a 1988, foram um grande sucesso e nessa postagem mostro como foram essas coleções.

A coleção "As Melhores Piadas" foi lançada em julho de 1985. Foram livros em formato de bolso "pocket" reunindo tirinhas da Turma da Mônica que saíram em jornais de todo o Brasil. Esse título já tinha sido usado antes em livros de tiras da Editora Abril entre 1974 a 1978, sendo que tinham um formato horizontal (bem semelhante aos mais recentes "As Tiras Clássicas da Turma da Mônica" da Panini ente 2007 a 2011), e nos anos 80 fizeram uma 2ª série com esse título com um formato diferente. Esses dos anos 70 eu não tenho.

Inicialmente "As Melhores Piadas" seriam edições especiais mensais de 6 edições, que iriam circular entre julho e dezembro de 1985. Seriam da Mônica, Cebolinha, Cascão, Chico Bento, Bidu e Penadinho. Tiveram ao mesmo tempo edições desse formato da Disney. Com o sucesso, a MSP resolveu prolongar a série se tornando um título fixo mensal a partir de 1986. Foram 18 edições até dezembro de 1986 com tiras maravilhosas, abordando as principais características dos personagens e sem sobra do politicamente correto.

Tirinha tirada de "As Melhores Piadas do Penadinho Nº 6" (1985)

Cada volume teve capa cartonada plastificada e miolo em papel jornal, formato lombada 10,5 X 17,5 cm, 84 páginas, uma tira por página, totalizando cerca de 75 tiras por edição. As tiras eram originais dos anos 70 e 80, entre 1977 a 1984, em preto e branco exatamente como de jornais, sem ordem cronológica, sendo organizadas na vertical, disponibilizadas com arte em quadrinhos deslocados para direita e esquerda para não ficar espaços em brancos em cada página.

Cada edição era estampada por um personagem diferente, até porque a intenção inicial era pra ter um livrinho para cada personagem diferente, aí depois foram repetindo os títulos entre eles. Nem todas as edições da Mônica, Cebolinha e Cascão eram somente do personagem em destaque, tipo, em pocket da Mônica podia ter tiras do Cebolinha, do Cascão, entre outros, mas a grande maioria era do personagem em destaque. Já os pockets de secundários como Bidu, Chico Bento, Penadinho, etc, aí eram só tiras deles mesmo em seus respectivos números.

Tirinha tirada de "As Melhores Piadas do Cebolinha Nº 15" (1986)

As capas eram formadas por tiras, um grande diferencial, já comprava lendo uma tirinha na banca. Algumas com texto e outras sem texto de acordo com cada edição. Único exemplar que não teve capa formada por tira foi a "Melhores Piadas Nº 7" de Roque Sambeiro, em janeiro de 1986, que preferiram colocar os personagens caracterizados como os personagens da novela "Roque Santeiro". Embora as capas eram plastificadas, as edições entre "Nº 7" a "Nº 10" não foram plastificadas, mas depois retornaram ao estilo tradicional.

As tiras tinham de 1 a 5 quadrinhos, de acordo com cada piada, sendo  a maioria eram 3 quadrinhos cada tira. Muitas das tiras dos livros dos personagens da Turma da Mônica e do Chico Bento foram aproveitadas depois republicadas nos primeiros anos dos gibis da Editora Globo, principalmente as de 3 quadrinhos e foram coloridas para saírem nos gibis. Ficaram muitos anos mostrando as tiras desses pockets nos gibis. Já os do Bidu e Penadinho não saíram em gibis convencionais e, portanto, são todas mais raras.

Capas "As Melhores Piadas Nº 1 ao Nº 9" (1985/1986)

Além os de Bidu e Penadinho, os mais diferentes foram os "Nº 7" e "Nº 10", de Roque Sambeiro e da Tina, respectivamente. Em Roque Sambeiro foi parodiando piadas sobre novela Roque Santeiro, um grande sucesso da Rede Globo de Televisão em 1985, que a MSP resolveu entrar na onda e colocar os personagens caracterizados como os da novela e ainda mostravam piadas sobre televisão. Enquanto as outras edições eram compilações de tiras de jornais, nesse foram tirinhas inéditas especialmente para aquela edição.

O da Tina mostravam piadas sobre comportamentos dos jovens, eram tiras dos anos 70, logo depois da transição da Tina hippie. Com isso, os personagens não tinham uma característica definida e procuraram colocar os costumes que os jovens daquela época tinham. Esses, então, eu considero os mais raros da coleção até hoje, até por não ter tido volumes desses nos pockets da Editora L&PM.

Capas "As Melhores Piadas Nº 10 ao Nº 18" (1986)
Quando a MSP mudou para a Editora Globo em 1987, o título mudou para "As Grandes Piadas", já que o título "As Melhores Piadas" era da Editora Abril e a MSP não podia ficar com esse nome na Globo, ainda mais que em 1987 ainda circulavam "As Melhores Piadas" com os personagens da Disney pela Editora Abril.

Com isso, "As Grandes Piadas" da Editora Globo foi lançada nas bancas a partir de março de 1987 e ficou circulando mensalmente até a edição "Nº 20", em novembro de 1988. Seguiu o mesmo estilo,  mesmos formato e números de páginas dos exemplares da Editora Abril. Até o "Nº 12" um personagem diferente tinha destaque de título próprio na capa. Foram praticamente os mesmos da Editora Abril, de novidade foram Magali (na edição "Nº 5") e Pelezinho (na edição "Nº 7") que não tiveram títulos próprios na Editora Abril. Já Tina não teve um novo número na Globo. Assim, eu considero Magali e Pelezinho os mais raros da Globo.

Capas "As Grandes Piadas Nº 1 ao Nº 9" (1987)
A partir da edição "Nº 13", de abril de 1988, colocaram o título apenas "As Grandes Piadas da Turma da Mônica" ao invés de ser um só personagem. Então, as tiras tiveram mais abrangência de vários personagens e não só de um, até Anjinho teve mais presença de tiras solo. Na verdade, as tiras sempre foram com a turma toda, mas sendo um pocket do Cebolinha, por exemplo, tinham mais tiras com ele no total, e passando a ser Turma da Mônica foi mais equilibrado as quantidades de tiras de cada personagem por edição.

Também após a edição "Nº 13", passaram a  ter primeira metade de tiras com a Turma da Mônica e a outra metade outras turmas de secundários como anunciados na capa mensagem de "participação especial de Fulano". Foi uma forma para que personagens como Penadinho, Bidu e Chico Bento não deixassem de ter suas tiras publicadas com a mudança de título para "Turma da Mônica".

Nas edições "Nº 19" e "Nº 20", de outubro e novembro de 1988, respectivamente, passaram a colocar nas capas um desenho de personagem como mágico ao lado da tira, como se tivessem apresentando as tiras. Assim na "Nº 19" foi a Mônica apresentando a tira e na "Nº 20" foi o Cebolinha. Se tivesse continuado a coleção, provavelmente colocariam outros personagens nas capas, mas acabou a coleção sendo cancelada de repente na "Nº 20".

Capas "As Melhores Piadas Nº 10 ao Nº 18" (1988)
Sem dúvida esses livros foram uma excelente coleção, para quem gosta de ver tirinhas com leitura rápida é um prato cheio. Hoje em dia até perde um pouco de valor por conta dos pockets da Editora L&PM e de terem sido republicadas nos primeiros gibis da Editora Globo, mas muitas delas não saíram nesses pockets da L&PM e as tirinhas de 1 ou 2 quadros também não saíram nos gibis da Editora Globo, assim como as tiras do Bidu e do Penadinho, aí já seriam material inédito. 

Acho que podiam ter feito também pockets com tirinhas do Anjinho, Os Sousa e Nico Demo. Se você por encontrar algum volume desses, não pense duas vezes para comprar, vale a pena. Hoje eu só não tenho "As Grandes Piadas Nº 19" e "Nº 20" da Editora Globo. As imagens da postagens são da minha coleção pessoal. Devo ainda fazer algumas postagens aqui no Blog em breve mostrando com mais detalhes como foram algumas edições, pelo menos as das mais raras.

33 comentários:

  1. Sabe uma coisa que eu amava nos almanaque de 2012 até 2015 mesmo ele alterando as histórias pra caramba era a publicação das histórias da Editora Globo de 1987 até o final da vida da Rosana Munhoz ou seja o auge da TM agora eles voltando ao que faziam com os almanaques de 2007 até 2011 que é republicar histórias dos anos 2000 até 2006 (por enquanto nos almanaques convencionais não soltaram história da Panimi, por enquanto.), eu acho que eles só fizeram isso pra não ter que ficar redesenhado por uma cena "politicamente incorreta" só pode. Marcos será que vai ter uma pequena comemoração a 50 anos de gibis interruptos em 2020, a MSP já anunciou algo? Cara você sabe de qual número é uma história de um Almanaque temático Cebolinha-planos infalíveis de 2016/2017 que é Os Sabões ela é daquelas histórias engraçadas do começo até o fim por que ela tem muito cara de anos 1990 da TM tem falas engraçadissimas "vocês pensam que iam me molhar, a verdade é que sou muito sabão", "quem nasce no lio é peixe", "quem nasce no Mato Grosso é capim", "quem descobriu o Brasil, fugiu", "quem descobriu o Brasil fui eu" entre outras, você sabe se teve uma alteração na hora que o Cascão conta um refrão de uma marca publicitária que a MSP foi muito amiga que é a Cica até os anos 90 tem uma hora que o Cascão fala "purê Ciça, meu amor" e eu queria saber se no original ele falava Cica? abraços, companheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os almanaques estavam muito bons quando estavam republicando de novo as histórias de 1987 em diante e anos 90. Agora além se ser só dos últimos anos da Globo, muitas delas já foram republicadas na Panini, muito repeteco. Eles estavam colocando mais ou menos na cronologia, aí pelo visto as que não republicadas de novo é porque são extremamente incorreta para eles.

      Não sei dizer se Mônica de maio vai ter edição especial de 50 anos de gibi da Mônica ou ter algum exemplar especial em homenagem á data de 50 anos de gibis interruptos. Acho que se tiver vai ser algo bem simples.

      História Os Sabões é hilária, adoro essa história. É de cebolinha Nº 61 de 1992. não to lembrando agora, mas acho que era Purê Cica, mas em paródia à música "Adocica" do Beto Barbosa. Só confirmando depois. E foi republicada de novo na Panini foi no Almanaque Temático Nº 39 - Cebolinha Invenções de 2016.

      Excluir
  2. Detes eu tenho apenas 3 da editora Abril: O 2 do Cebolinha, o 6 do Penadinho e a 8 da Mônica. Realmente é um material que vale a pena. Tirinhas muito divertidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, muito divertidas, foram bem caprichadas as seleções de tiras, tudo a ver com os personagens. Se encontrar outros, compre a vontade, não vai se arrepender.

      Excluir
  3. Legal ótima postagem..serve de guia a quem querer colecionar essas edições! :p

    Só tenho o n°14 na coleção...mas bem acabadinho..rsrs :D

    E parabéns a postagem n°800 na blog...grande abraço parceiro! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, ficou bem detalhada a postagem, bem informativo pra saber como foram essas edições. Não faltando páginas já ta valendo, mesmo detonado de conservação.

      Valeu por ter gostado do post e dos parabéns dos 800 posts. Abraço.

      Excluir
  4. Essa tira das piranhas é tensa para o universo infantil!
    Vi algo parecido num desenho animado que não é infantil,Os Simpsons,num dos episódios especiais de terror.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo. As tiras do Penadinho foram bem macabras nesses livros, muitas pegavam pesado pra universo infantil, mas ninguém ligava na época, foram divertidas do mesmo jeito.

      Excluir
    2. Pode crer, eu gosto do humor negro das tiras do Penadinho, mas essa foi punk. Só faltou o sangue, praticamente.

      Excluir
    3. Bastante humor negro. Até corpo de mortos caídos tinham nessa tiras do Penadinho, bem sinistro.

      Excluir
    4. falando nisso, teve uma história do Papa Capim envolvendo esta temática no início dos anos 2000. Sempre que alguém atravessava um rio as piranhas comiam e só sobrava o esqueleto, no final elas não comem o Papa Capim porque não gostam de Carne Vermelha. Além disso, teve o crossover com a dona morte.

      Excluir
    5. Essa eu não li mas ouvi falar. Deve ser boa.

      Excluir
  5. Excelente coleção sem dúvida. Os da L&PM também são bons, muitos botam em ordem cronológica e tiveram boas raridades também. Algumas tiras aparecem tanto nesses quanto nos L&PM.

    ResponderExcluir
  6. Eu lembro desse da Tina, e uma coisa interessante a notar é que naquela época o Zecão ainda não existia, então um dos motes das tirinhas do núcleo dela era a Pipa arrastando asa pro Rolo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, nos anos 70 o Zecão não existia, aí Pipa dava em cima do Rolo, as vezes Tina dava em cima dele, fora o humor pastelão ente os 3. Foi bem diferente essa transição dos traços dos anos 70.

      Excluir
  7. Esses livros de piadas da Editora Abril foram um dos primeiros materiais da Turma que comecei a ler na creche que eu estudava em 1986. Eu só começaria a comprar as revistas em 1987, mas nunca comprei um livro destes de melhores piadas. Os livros da Editora Globo eu nem nunca tinha visto, só me lembro dos da Editora Abril. Bela coleção que tem, Marcos, se eu achar esses livros por ai, é bem provável que eu compre. Tente depois postar o conteúdo de alguns destes livros, caso seja possível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Ricardo. Comigo quando eu comecei a colecionar em novembro de 1988 estava nas bancas a última da edição da Globo aí nunca soube como era a distribuição, se era, normal como os gibis convencionais, ou setorizado ou exemplares limitados. Talvez tenha sido setorizado, por isso você nunca viu as da Globo nas bancas. Pelo menos as Nº 19 e Nº 20 eu poderia ter tido, mas também não vi nas bancas na época. Vou postar alguns livros ao longo do ano pelo menos alguns mais raros.

      Excluir
  8. A propósito, Marcos você tem notícias do Marcelo Sanches, tá bem sumido. Ele postava de duas a três vezes por semana no blog dele "capas Turma da Mônica ", mas, desde agosto do ano passado ele não postou mais nada. Além disso, nem aqui no seu blog ele comentou mais nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele sumiu mesmo,por coincidência a edição Nº 13 da Globo eu comprei com ele. Talvez esteja ocupado sem tempo pra postar. Vamos aguardar.

      Excluir
    2. Temático foram mais anos 2000 e só algumas dos anos 90 e ainda assim maioria dessas de 1997 em diante. Podia ser melhor. Vou aguardar a sua crítica lá no seu blog.

      Excluir
    3. Bom que você gostou. Uma ou outra ainda se salvam hoje em dia. Vou ver o post quando tiver no ar.

      Excluir
  9. Bom dia!

    Passando aqui para deixar meus agradecimentos. Amo o blog! Por favor, nunca pare rs.

    Outra coisa, gostaria de saber se vc sabe o nome ou o gibi que foi publicada uma historinha que o Chico Bento sai a noite no meio da chuva atrás do Zé Lelé, mas no final, não era o Zé Lelé, e sim, alguém parecido, e o Zé Lelé está na casa dele quando ele volta. Li essa história quando criança, mas não acho mais ela.
    Sabe que história é?

    Muito obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Continue acessando o Blog a vontade. Essa história do Chico é muito engraçada. Lembro dela, se chama "Um dia chuvoso", de Chico Bento Nº 137 - Globo, 1992.

      Excluir
    2. É essa mesmo!! Muito obrigada pela ajuda!! Eu tenho muitas historinhas que eu não sei o nome, mas sei a história rs.

      Excluir
    3. Por nome é mais difícil saber mesmo, vejo mais em sites como Gia dos Quadrinhos. Disponha

      Excluir
  10. eu tinha mas os meus amigos pegaram e era muito legal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São muito bons sem dúvida. Por isso que não é bom emprestar, deixa lerem com você ao lado.

      Excluir
  11. A tira da Dona Morte me fez lembrar que raramente minha mãe dava bola pros meus gibis, quando dava, tudo corria bem se ela não visse a Dona Morte ou o Capeta, se percebesse que tinha essas figuras ela desistia de ler ou de continuar olhando, superstição era o departamento dela, como tais crenças nos deixam alienados! Eu sempre fui rebelde, as figuras mitológicas obscuras me fascinavam e me aterrorizavam, que coisa dúbia! Que sensações enriquecedoras! Passei a década de 1980 inteira só ouvindo falar de O Exorcista, e como se falava desse filme! A gente era uma família pobre que até ventilador era luxo, videocassete e microondas adquirimos na gestão Itamar Franco, a frustração de não conhecer a Regan Teresa MacNeil e a entidade Pazuzu era tamanha, doía! Em 1992 ou 91, no Corujão da TV Globo, finalmente consegui assistir o maldito e era com a primeira dublagem (considero melhor que a segunda), foi um misto de pavor e fascinação demasiado chique! Sempre gostei do gênero, Freddy Krueger, Hellraiser, Poltergeist e muitos outros, só que nada que eu conhecia chegava aos pés daquilo, até então! Quanto à Dona Morte, acho genial o Mauricio não ter tido pudor de criá-la, e suas histórias com diabinhos e diabões atuando com Anjinho, Chico Bento, Turma da Mata, Penadinho e o povo do Limoeiro, a maioria são excelentes! No tempo em que a MSP primava pela qualidade e o politicamente correto não existia na prática, acredito que muitos pais religiosos (de visão tacanha) cerceavam a Turma da Mônica veladamente e muitos abertamente devido à utilização de figuras como o Ceifador Sinistro e o Satanás nas HQs, ainda bem que eu não passei por isso, meus pais evitavam só pra eles, não esquentavam comigo e meus irmãos quanto a esse tema, ufa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, o Mauricio não tinha pudor de criar personagens como Dona Morte e Diabos. Tinha de tudo. Hoje infelizmente Diabos não aparecem mais nas histórias e quando aparece é coisa bem bobinha. Dona Morte não é mais aquela de antes, está bem mais amena, quase não mata mais ninguém, aparece só por aparecer.

      Excluir
  12. Puxa kkk tô voltando a colecionar turma da mônica e recem fui saber dessa série.
    Deixa eu de entendi.
    A editora abril lançou as tirinhas com vok 1 ao 10 e a globo 1 ao 20? ....

    E tmb tem pela lepm? Vale coçecionar por ela? Tem censura ou algo do tipo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Editora Abril lançou até a n° 18 e a Globo até a n°20. Os da L&PM também são bons, tem muitas raridades também. Os com a Turma da Mônica tem chance de encontrar as mesmas tirinhas nesses livros, os outros são mais raros ainda.

      Excluir