segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Propagandas anunciando gibis (Parte 6)

Nessa postagem, vou mostrar várias propagandas fixas anunciando os gibis em circulação em um só anúncio, tudo de uma forma genérica. 

Em 1990, começaram a circular as propagandas "Quadrinhos só da Globo". Mostravam as revistas que estavam circulando nas bancas no momento, mostrando as capas e ao lado uma imagem do personagem em questão. Essas imagens, normalmente, eram retiradas da própria revista de destaque.

O curioso é que às vezes coincidia do mesmo gibi que o leitor estar lendo, estar sendo anunciado na propaganda, como, por exemplo, nessa abaixo em que a propaganda mostra o próprio gibi 'Chico Bento nº 87', de onde foi tirada:

Propaganda tirada de 'Chico Bento nº 87' (Ed. Globo, 1990)

Dá para notar que essa propaganda era mais da Editora Globo do que da MSP, já que quase sempre mostravam os gibis de outros personagens não ligados a MSP. Só para constar, os gibis anunciados nela, todos de Maio/ 1990, são: 'Mônica nº 41', 'Magali nº 24', 'Chico Bento nº 87', 'Turma do Arrepio nº 8', 'Gasparzinho nº 32' e 'Xuxa nº 17'.

Eram mostradas em 2 páginas, como essa acima, ou em apenas 1 página, como essa que mostro abaixo, já de 1991: 

Propaganda tirada de 'Magali nº 41' (Ed. Globo, 1991)

Repare também que 'Magali nº 41' está sendo anunciado na própria revista. Em relação a 'Chico Bento nº 104', a cor da capa na realidade é branca, mas colocaram cinza na propaganda para destacar do fundo branco. Nela, também está anunciando 'Cebolinha nº 49'. Essas propagandas ficaram circulando até em Maio/1991.

Nessa época, eu comprava de tudo, mas colecionava mesmo os da Turma da Mônica, além de Menino Maluquinho, Os Trapalhões e Chaves. Dava preferência a estes, só que quando apareciam as imagens das capas das outras revistas, eu queria comprar essas anunciadas. Então, foi uma boa estratégia da editora.

Em 1993, colocaram a propaganda "Infância com quadrinhos é outra história!". Em apenas uma frase com imagens das histórias dos gibis da época no fundo, mostra como é bom ler gibis na infância e a sua importância na formação das crianças:

Propaganda tirada de 'Almanacão de Férias nº 13' (Ed. Globo, 1993)

Em 1994, essa propaganda abaixo circulava nos gibis, informando que as revistas da Turma eram as mais lidas do Brasil e, com isso, convidando a continuar comprar os gibis de qualidade dos personagens que estão ilustrados no final:

Propaganda tirada de 'Almanaque do Cebolinha nº 25' (Ed. Globo, 1994)

Ainda em 1994, era mostrada a "Vai procurar sua turma!", falando para os leitores irem a banca comprarem os gibis divertidos da turma. As ilustrações dela são tiradas de histórias dos gibis da época, principalmente da "Revista Parque da Mônica". Circulou até em 1995.

Propaganda tirada de 'Magali nº 137' (Ed. Globo, 1994)

Em 1995, mostraram anúncios com uma pergunta e em destaque e mostrando como era bom ler um gibi da Turma da Mônica. Coisas do tipo: se você está triste, leia um gibi que vai ficar de bem com a vida; se não deu gargalhada hoje, a turma vai conseguir fazer você rir. Ou seja, com as revistas da turma você fica de bom humor sempre. A seguir as 3 propagandas desse estilo:

Propaganda tirada de 'Magali nº 163' (Ed. Globo, 1995)

Propaganda tirada de 'Chico Bento nº 228' (Ed. Globo, 1995)

Propaganda tirada de 'Chico Bento nº 245' (Ed. Globo, 1996)

Curiosamente, todas as imagens que ilustram essas 3 propagandas foram tiradas de várias histórias de 'Mônica nº 100' (Ed. Globo, 1995). Circularam até em 1996.

A partir de 1996, as capas passaram a ser os destaques e ilustraram de vez as propagandas. Essa abaixo, que começou a circular em 1996, mostrava as capas e convidava o leitor a comprar os outros títulos, além da revista que foi comprada. Foi ilustrada com capas das revistas de 1996: 'Magali nº 83', 'Mônica nº 114', 'Cebolinha nº 114', 'Cascão nº 247' e 'Chico Bento nº 247'.

Propaganda tirada de 'Chico Bento nº 259' (Ed. Globo, 1996)

Em 1997, fizeram uma versão contrária à propaganda "Infância com quadrinhos é outra história". Nessa, mostra como a vida se torna chata e séria para criança que não lê gibis. Bem bacana. Todas ilustradas com capas das revistas de 1996: 'Mônica nº 115', 'Cebolinha nº 115', 'Magali nº 87', 'Cascão nº 249' e 'Chico Bento nº 248'.

Propaganda tirada de 'Chico Bento nº 265' (Ed. Globo, 1997)

Para finalizar a postagem, ainda em 1997, anunciaram essa muito legal, associando as características dos personagens com as crianças reais, provando que ninguém é igual e todos tem diferenças. 

Todas sendo ilustradas com capas das revistas de 1997, sendo que muitas dessas capas se encaixou direitinho com o texto de cada personagem. Caiu como uma luva a capa do Cebolinha falando que ele é um moleque "inteligente", além da Magali, que só pensa em comida. Porém, acho que podiam ter escolhido uma capa melhor para ilustrar o texto do Cascão:

Propaganda tirada de 'Chico Bento nº 281' (Ed. Globo, 1997)

É bom lembrar que o termo "moleque" não é mais usado nos gibis atualmente porque é pejorativo, quase um xingamento. Só pra constar, as capas que ilustram essa propaganda são das revistas de 1997: 'Mônica nº 129', 'Magali nº 215', 'Cebolinha nº 129', 'Chico Bento nº 277' e 'Cascão nº 279'. 

20 comentários:

  1. Espetaculares essa chamadas e propagandas...adora...que pena que hoje não tem mais! :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Xandro... as chamadas eram espetaculares. Pena mesmo não ter mais. Abraços

      Excluir
  2. ME DEU SAUDADE DE PODER VER MAIS DE OUTRAS REVISTAS ANUNCIADAS, COMO A TURMA DO ARREPIO QUE É UM MARCO E FOI ABOLIDA. ALGUÉM SABE ONDE POSSO LER OU ENCONTRAR MAIS DA TURMA DO ARREPIO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, as propagandas eram muito legais, sim. Eu tbm gostava da Turma do Arrepio, porém não colecionava, comprava só algumas.

      Não sei um site específico q fale sobre a Turma do Arrepio, talvez alguns do tipo lembranças dos anos 80 e 90 fale com alguma coisa breve. Se alguém souber, pode avisar.

      Excluir
  3. Marcos, espero q vc continue postando matérias sobre propagandas, pq se essa for a última, vai ser tão triste...
    Aliás, pq vc não faz uma matéria sobre a evolução gráfica das revistas TM (capas, papel,)? Ah, e outra sobre os melhores brindes também.

    E sobre a bienal: eu vou na terça-feira, 12.
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa ainda não é a última da série de propagandas de gibis, mas quando acabar vou procurar postar outros tipos de propagandas, logicamente as relacionadas a turma.

      Ainda pretendo fazer matérias com promoções e brindes. Sobre a evolução gráfica vamos ver se vai dar pra fazer. Tomara q vc consiga muita coisa boa na Bienal. Abraços

      Excluir
  4. "Nessa época, eu comprava de tudo,"
    --- Quem comprava mais era meu irmão. Eu gostava de praticamente todos os tíitulos da Globo, em especial Turma do Arrepio e Os Trapalhões. Ainda penso que a série Graphic Trapa merece ser reunida em encadernado numa bela edição. Aquilo valia ouro!

    "informando que as revistas da Turma eram as mais lidas do Brasil"
    --- E, salvo engano, ainda não. Mas acho difícil que por muito tempo. O que salva o MSP é que se publica MUITA coisa. Aí, de pouco em pouco, com vários nichos de leitores, acabam ganhando em número.

    "as capas passaram a ser os destaques e ilustraram de vez as propagandas"
    --- As capas era uma obra de arte à parte, sempre com um cartum inteligente, com raras exceções a isso.

    Ótima postagem nostálgica.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante q as revistas Os Trapalhões e Turma do Arrepio eram do mesmo artista, o Cesar Sandoval, só q publicadas em editoras diferentes. Os Trapalhões na Ed. Abrile Turma do Arrepio na Ed. Globo. Vai entender....

      Também acho q a graphic Trapa poderia ser relançada em formato livro. Só q acho q sem chances.

      Sobre as revistas da MSP ser as mais lidas, em 94 acredito q sim por causa da crise dos quadrinhos de 93, tudo foi cancelado e só ficou praticamente TM e Disney no mercado. Atualmente, ainda vendem bem, porém quantidade menor do q antigamente. Acho q ano a ano as vendem caem um pouco.

      Sobre as capas, concordo completamente... eram excelentes e dava para formar uma propaganda só com elas.

      Q bom q gostou da postagem. Abraços

      Excluir
    2. Sobre o Sandoval, eu pensei ele tinha "remodelado" sozinho Os Trapalhões para aquele versão mais "baby", que fez mais sucesso. Mas descobri com um autor da Abril, depois, que ele só fez os esboços iniciais de acordo com o trabalho indicativo de toda uma equipe.
      Tb acho difícil a reedição das graphics. Coisa de burros, pois venderia muito.

      Excluir
    3. Legal saber Kleiton, pensava q ele criava os roteiros de Os Trapalhões e a arte tbm; Com certeza a Graphics ia vender muito.

      Excluir
  5. Tu conseguiu reunir várias propagandas marcantes da época... como tenho meus gibis, lembrei de todas... muito bom!!
    Algumas realmente serviam de incentivo para a gente querer comprar novos gibis... bom, essa era a ideia, né...kkkkkkkk
    Tenho algumas que separei também, mas o jeito que tu apresenta é muito legal, com boas observações e bastante informação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Nanda, a intenção deles era essa mesma de incentivar... e conseguiam rsrs.

      É, eu gosto de colocar observações e comentários sobre elas, dentre do possível. Legal q vc gostou.

      Excluir
  6. Marcos, por mim nas próximas partes, você podia falar das propagandas de merchandising da Turma da Mônica, das fitas VHS da turma e também propagandas do desenho no Cartoon Network. As propagandas da Turma da Mônica no Cartoon Network, pra mim, são as melhores. Lembro de três propagandas que mostram Johnny Bravo, Dexter e Samurai Jack todos apanhados pelo Sansão. E logo no final de 2004, surgiram propagandas de crossovers da turma com os personagens do CN, como Bidu com Muriel e Eustácio de Coragem, o Cão Covarde, Mônica dormindo ao lado das Meninas Superpoderosas e Mônica com A Turma do Bairro. Muito boas essas propagandas. Se você conhece as propagandas citadas, fale dessas propagandas um dia, tá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel, não conheço essas propagandas. Não lembro memso. Se eu encontrar, talvez eu mostre.

      Excluir
  7. estas 5 da última foto eu nunca e li e tenho muita vontade de ler. Ate agora não encontrei nenhuma delas nos sebos, e sempre presto atenção para ver se eu encontro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São bacanas, principalmente a do cebolinha. Tomara q vc consiga encontrar em breve.

      Excluir
    2. valeu marcos. Eu já vi muitas propagandas delas, principalmente na época em que os gibis com as propagandas eram lançados. Agora na penúltima e antepenúltima fotos eu tenho a do Cebolinha mostrada em ambas.

      Excluir
  8. como assim moleque é um xingamento na msp? já vi varias historias da mônica e do cebolinha com a mônica dizendo ''Seu Moleque!''

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se nas histórias novas ela o chama de moleque. Nas antigas era bem comum.

      Excluir