domingo, 17 de novembro de 2013

Capa da Semana: Cebolinha nº 23

Em Novembro de 1988, eu começava a colecionar de verdade gibis. Antes disso, comprava alguns, que nunca paravam comigo e sempre perdia. Em homenagem aos 25 anos colecionando, a capa da semana é uma do Cebolinha, o primeiro dele que realmente começou minha coleção, assim como os demais gibis daquele mês.

Curiosamente, o Seu Juca aparece pela primeira vez em uma capa do Cebolinha, sendo raras vezes que ele apareceu. Depois dessa, Seu Juca ainda apareceu na capa de 'Cebolinha nº 30' (Junho/ 1989) e em algumas da 'Revista Parque da Mônica', já nos anos 2000.

Então, a capa dessa semana é de 'Cebolinha nº 23' (Ed. Globo, Novembro/ 1988).


25 comentários:

  1. Kkk...super criativas as capinhas com piadas do cabelo do Cebolinha(a edição de novembro deste ano mesmo está até divertida)! :p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é muito legal, sim. E te garanto q essa revista de 1988 é muito superior do q a deste mês, sem comparação.

      Excluir
  2. Será mesmo o Seu Juca ou só ficou parecido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser q a intenção do desenhista q fez a capa nem seja o seu Juca, mas q ficou parecido, ficou. Eu considero q é pq ele sempre teve profissões diferentes. Em cada história ele era alguma coisa.

      Excluir
  3. Kleiton, parece que é mesmo o Seu Juca rsrs... Achei muito engraçada a Capa. É a prova do que as vezes o simples pode ser bem mais engraçado do que coisas complexas de se entender.
    E Marcos, mais uma vez, parabéns pela sua coleção e poder compartilhá-la conosco.
    Um abraço a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm considero q é o Seu Juca. Com certeza o simples é q costuma ser o melhor.

      Obrigado pelo elogio. Abraços

      Excluir
    2. O simples quase sempre é mesmo mais engraçado. É difícil fazer graça sobre coisas complexas! :-)
      Enfim, concordo.
      Abraços

      Excluir
    3. Isso aí Kleiton, é por aí mesmo. Abraços

      Excluir
  4. 25 anos colecionando! Uau! Longa vida à sua coleção e amei a capa! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Capa maravilhosa mesmo Natália.Obrigado pelo elogio da coleção. Bjs

      Excluir
  5. Gostei da capa, não lembrava dela. Aliás, também estou em dúvida se esse é mesmo o Seu Juca...Aquelas "bolas" na frengte do seu cabelo nem estão aí. Aliás, aproveitando o momento, sabe me dizer em que ano esse personagem estreia na turma, Marcos? Já li que foi em 82, mas penso que foi depois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, tem uns detalhes no cabelo q fica na dúvida, mas tbm ele ela desenhado diferente, de acordo com o desenhista e até teve hqs com cabelo encaracolado assim como tá na capa. Se não é, fica sendo rsrs.

      A estreia do seu Juca foi em Mônica nº 65 (Ed. Abril, 1975) q eu não tenho, e ele tinha visual completamente diferente, era loiro, como vi por acaso em Mônica nº 72 (Ed. Abril, 1976).

      Em 1977, ele já tinha o visual definido q a gente conhece, mudando só um pouco o cabelo de acordo com o desenhista.

      Excluir
    2. Muito obrigado pela resposta. Vc é mesmo um enciclopédia humana da turma hein..Sabe tudo!! E verdade, se não é o Seu Juca fica sendo rs

      Excluir
    3. Eu pesquisei no site do Paulo Back q mostra as capas... e a imagem da hq achei por acaso vendo o Mercado Livre quando estavam vendendo. Valeu!

      Excluir
  6. Parabéns pelos 25 anos nos quadrinhos colecionando a Turminha! Essa capa é muito legal.

    ResponderExcluir
  7. Capa engraçada, hehehe! Bem lembrado seu Juca, hein...
    Parabéns pelos 25 anos de colecionador :)
    Um abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nanda, tbm adoro essa capa, bem engraçada, sim. Obrigado pelo elogio da coleção.

      Excluir
  8. Nossa, Marcos! Eu nem pensava que o doutor que estava com o Cebolinha na capa era o Seu Juca. É ele mesmo ou é imitação? Aliás, nessa edição, tem uma história clássica e marcante chamada "Ceboloque Bolmes", com a participação da Mônica. Nessa história, um detetive todo arrebentado pede para que ele e a Mônica resolvam um caso misterioso de desaparecimento. Eu não lembro da história inteira, mas lembro que os vilões usavam um tipo de capa, e também lembro que a história foi republicada no Almanaque do Cebolinha # 67 (Ed. Globo, 2002) e em Clássicos do Cinema Turma da Mônica # 31 - Histórias de Detetives (Ed. Panini, 2012). Queria tanto que você falasse desta história, e também de outras histórias de detetives da turma, como The Penado da Turma do Penadinho (MN # 232, Ed. Globo, 2005), Detetive na Roça com Chico Bento (CHB # 117, Ed. Globo, 1991), Bidu-Traça O Detetive (não sei qual gibi que foi republicado essa HQ), Cascão O Cherloque (CC # 45, Ed. Globo, 1988) e Cascão Holmes Ataca Novamente (CC # 75, Ed. Abril, 1985). Todas elas são muito boas e a maioria é tudo história de início. E claro, me fala se o cara nessa capa com o Cebolinha é mesmo o Seu Juca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel, eu tbm acho q é o seu Juca na capa, em cada história tinha profissão diferente, aí acho q é ele, fora os traços bem parecidos, Como eu digo, se não for, fica sendo rsrs.

      Sobre essas hqs só não conheço a hq do Bidu. Quando der, falo de algumas delas aos poucos.

      Excluir
  9. graças a esse blog estou recentemente começando a colecionar as revistas da turma (de preferencia do cebolinha) da globo, inclusive achei a cebolinha 112 ed.globo e percebi que naquela época as histórias eram muito superiores (dando destaque a ''de peruca'' e ''os guardas de transito'' que foram ótimas) espero que eu continue colecionando e vc continue postando nesse blog!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As hqs naquela época eram infinitamente superiores às atuais, sem comparação. Colecione os da Globo sim, e os da Abril se encontrar tbm, q não vai se arrepender. Valeu pelo elogio, minha intenção é continuar escrevendo, sim. Abraços

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  10. Marcos, acho que não era pra ser os Seu Juca, Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a intenção não era para ser o Seu Juca, mas ficou bem parecido.

      Excluir