quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Personagens Esquecidos 4: Garotão


Garotão foi um personagem antigo que aparecia muito nas tiras de jornais do Cebolinha dos anos 60 e que foi abandonado pela MSP. A postagem, então, será sobre ele.

Criado em 1962 nas tiras de jornais, Garotão era um amigo gigante do Cebolinha, maior do que a altura das nuvens. Por causa do seu tamanho, todos os seus brinquedos e objetos eram gigantescos e eram feitas várias piadas sobre isso, como quando ele trouxe o Corcovado e também o Mar Mediterrâneo para São Paulo, seus pulos causavam terremotos, entre outros absurdos. 

Primeira tirinha do Garotão em 1962, tirada de "As Tiras Clássicas da Turma da Mônica" volume 1 (2007)

Na época das tiras, nunca aparecia seu corpo, muito menos a sua cabeça. Com isso, o público nunca soube como ele era, só imaginava. Em 1962, o jornal "Folha de São Paulo, onde eram publicadas suas tiras, convidou os leitores enviarem sugestões sobre como seria o Garotão, e a melhor ideia seria aproveitada nas tiras para finalmente aparecer o rosto do personagem, mas nunca apareceu mesmo assim. Também não ficava muito claro a sua idade porque ora tinha atitudes de crianças, ora atitudes mais adultas. Eu considero que ele tinha por volta de uns 12 anos, diante das piadas. 

Tirinha tirada de "As Tiras Clássicas da Turma da Mônica" volume 5 (2009)

Nas tiras, não era só o Cebolinha que o via, todos da turminha o conhecia. O Zé Luiz tinha medo dele porque não achava normal alguém daquele tamanho. Às vezes o o Cebolinha se comunicava com ele através do Anjinho, a Mônica tinha dificuldade em bater nele porque o coelhinho não chegava tão alto, etc. Até com o "Fantasminha" (atual Penadinho) o Garotão aprontava.

Nas tiras, ele apareceu com frequência entre 1962 a 1966. Deu um tempo e voltou a aparecer em 1968, só que a partir daí com menos frequência do que antes, até ser abandonado de vez por volta de 1972.

Última tirinha do Garotão em 1972, tirada de "As Tiras Clássicas da Turma da Mônica" volume 7 (2011)

Em suas raras aparições nos gibis, o Garotão era considerado um amigo imaginário do Cebolinha, até provarem o contrário. E nos gibis apareciam as pernas dele e a voz, ou seja, a gente sabia o que ele estava falando, coisas que não aconteciam nas tiras.

Nos gibis, o Garotão apareceu na história "O maior amigo do Cebolinha", de 'Mônica # 9' (Ed. Abril, 1971), ainda quando tinham tiras de jornais com ele. Nessa história de 4 páginas, Cascão, com ciúmes, vai tomar satisfação do Cebolinha sobre boatos que ele tem um grande amigo. Cebolinha confirma, mas não no sentido de "melhor amigo" e, sim, um amigo maior que o a altura das nuvens. 

Trecho da HQ "O Maior amigo do Cebolinha" (1971)

O Anjinho age como "anjo-correio" trazendo as mensagens entre eles e Cebolinha mostra ao Cascão um satélite artificial que ganhou do Garotão, mas mesmo assim o Cascão não acredita que exista. Então, o Cebolinha manda ele sair dos pés do Garotão, terminando a história. 

Trecho da HQ "O Maior amigo do Cebolinha" (1971)

Legal nessa história no título dizendo "Maurício (finge que) apresenta...", já que quem acompanhava as tiras de jornais (mais os paulistas) já conhecia o Garotão.  As imagens dessa história, eu tirei de "Maurício 30 Anos" (1990), quando foi republicada.

Então, após essa história de Mônica # 9 e na tirinha de 1972, Garotão ficou no limbo do esquecimento. Porém, depois de muitos anos sumido, voltou a aparecer na história "A volta do amigão do Cebolinha",  que fechou o gibi  'Cebolinha # 47' (Ed. Globo, 1990).

Trecho da HQ "A volta do amigão do Cebolinha" (1990)

Nela, Garotão é chamado sempre de Amigão. Na trama de 7 páginas, Cebolinha recebe uma carta que o seu amigão estava voltando dos Estados Unidos e iria visitá-lo, causando ciúmes do Cascão, que sempre o considerou como seu maior amigo. Quando o Garotão chega, causa espanto na Mônica e no Cascão enciumado, que chegam a desmaiar por causa do seu tamanho. 

Trecho da HQ "A volta do amigão do Cebolinha" (1990)

Quando voltam a si, eles conversam, Cascão pergunta como ele conseguiu ficar daquele tamanho, e tem até a surpresa do Garotão se achar baixinho e que sua mãe se preocupa por ser tão pequeno. Após, Cebolinha convida para ir a casa dele, que fala que prefere conversar no lado de fora. Daí, Mônica e Cascão os deixam conversando, até que chega a hora do Garotão partir, já que ele estava só de passagem dando uma volta ao mundo e ainda queria ir a China às 5 horas.

Mônica e Cascão perguntam ao Cebolinha se está bem e no final Cascão faz as pazes porque entendeu que o maior era o tamanho. Aí o cebolinha brinca que o seu melhor amigo é o Floquinho e o Cascão fica furioso.

Trecho da HQ "A volta do amigão do Cebolinha" (1990)

Após essa aparição de 1990, Garotão só retornaria na história "Um amigão no aniversário", de 'Cebolinha # 22' (Ed. Panini, 2008). Com o sucesso das "As Tiras Clássicas da Turma da Mônica", o estúdio lembrou dele e fizeram uma história em homenagem a ele, sendo que na realidade, só apareceu no final.

Trecho da HQ "Um amigão no aniversário" (2008)

Nessa história de 18 páginas, Cebolinha só convida os meninos para o seu aniversário e, de surpresa, aparece o Garotão, que sacaneia os meninos fazendo vesti-los com roupas constrangedoras, dançarem juntos, com que contem as fofocas e segredos entre eles, brincarem de roda e de casinha, entre outros.

Trecho da HQ "Um amigão no aniversário" (2008)

Só que é revelado que era um plano das meninas e que o Garotão na verdade eram elas dentro de uma invenção do Franjinha, para sacaneá-los por não terem convidado para o aniversário do Cebolinha. Porém, no final, o Garotão aparece com o Anjinho para entregar um presente para o Cebolinha e não encontra ninguém em casa, e a partir daí, não apareceu mais. 

Trecho da HQ "Um amigão no aniversário" (2008)

Aliás,  ficou estranho nela, a Mônica também correndo dos meninos. Podiam até ficar furiosos, mas não a ponto dela correndo deles. E essa história marcou também com o Humberto falando quando trocava de roupa, outro erro grotesco da edição.

Essas foram histórias em que o Garotão foi centro das atenções, mas ele apareceu ou foi citado em outras ocasiões. Um pouco antes da história "Um amigão no aniversário", ele havia aparecido na história "O Arrependiz", uma paródia ao programa de TV "O Aprendiz" da Record, de Cebolinha # 229 (Ed. Globo, 2005), só no quadrinho final, junto com outros personagens esquecidos dos anos 60 para dar graça na história. Apareceu também na história "Mistério Cinquentão", de Mônica # 50 (Ed. Panini, 2011) e foi citado em 2013 na "Graphics MSP - Turma da Mônica Laços" e na história "O coelhinho amarelo", de  Mônica # 81.

Assim como os outros personagens do limbo, Garotão foi esquecido pelas circunstâncias de que novos personagens iam surgindo, e acabou desaparecendo. Ele até volta de vez em quando, não para ficar, apenas como forma de homenagem. 

Termino com algumas capas que tem as tiras e histórias citadas na postagem, sendo que em "As Tiras Clássicas turma da Mônica" ele apareceu nos volumes 1, 2, 5, 6 e 7.

Capas: Mônica nº 9 (1971), Cebolinha nº 47 (1990), Cebolinha nº 22 (2008), Maurício 30 Anos (1990) e "As Tiras Clássicas da Turma da Mônica (vol. 1 ao 7 "

18 comentários:

  1. Marcos,

    "Nas tiras, não era só o Cebolinha que o via, todos da turminha o conhecia."
    -- Mas era até legal quando pensávamos que tudo não passava da imaginação dele, de certa forma. Faltou citar a Graphic MSP Laços, quando o Cebolinha tenta convencer os amigos de que, há muito tempo, no Limoeiro, havia um garoto gigante.

    Essa história "Um amigão no aniversário", mesmo com algumas falhas, parece bem interessante! Sempre é bom dar fôlego a personagens colocados no limbo.

    Bom recordar essas figuras sumidas.

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E também tem a citação em Mônica #81, em que Cebolinha diz à Mônica que trouxe o Garotão para participar da Noite da Turma Blássica. Mas eu amei o post.

      Abs.

      Excluir
    2. Kleiton, realmente como amigo imaginário do Cebolinha fica melhor, q nem como acontece com o Louco, mas como desde o início todos conheciam o garotão, a essência é essa mesma.

      "Um amigão no aniversário" tiveram falhas grotescas, mas até q é boa, sim. Gostei dela.

      Na Graphic MSP foi só uma citação como vc falou, vou alterar o texto então.

      Abraços

      Excluir
    3. Maurício apenas citação, sem aparecer. Legal q gostou da postagem. Abraços

      Excluir
  2. Marcos, após essa do aniversário, o Garotão apareceu novamente: na Mônica #50, em um quadrinho. Adorei o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado, Marcelo. Foi presença tão apagada q até esqueci dessa. Valeu pelo elogio.

      Excluir
  3. Adorei, eu só tinha visto ele em uma História.
    Desculpe usar este post para fazer um comentário sobre um problema pessoal Marcos.
    Quero que todos leiam e pense 1 ou 10 vezes antes de assinar as revistas da TM e TMJ.
    Hoje, já depois de ter recebido as Edições da TM com atraso no dia 18, quase no final do mês. É um absurdo vc ficar vendo as edições nas bancas, com vontade de Ler e ter q esperar até quase o fim do mês pra chegar na sua casa, fui reclamar ligando para Panini e a Mulher que me atendeu disse que é normal. Fui reclamar pq não tinha recebido a edição da TMJ e ela disse q ia reenviar para o meu endereço mas a do mês de Out. Pois a do mês de Nov eles nem tem previsão ainda de quando vão enviar. E pasmem, não existe uma forma de vc reclamar, ela já deixou claro que não adianta reclamar "senhor" é um problema de Lojistica. Ou seja, quando todas as lojas e bancas forem abastecidas, oq sobra vai pro assinante. Quando deveria ser o contrário. O assinante deveria ter prioridade quando saísse as Edições das Gráficas. Mas o que é mais revoltante é não poder reclamar. Mas vou ter que reclamar com o Procon.
    Desculpem o desabafo, mas fica como exemplo do que a Panini esta fazendo com seus "preciosos" Assinantes. Entrem no site para assinar, vcs vão ver o quão chamativo e lindo é o site e as facilidades de pagamento, para depois te tratarem como um Lixo.
    Pronto falei!
    Obrigado pelo espaço Marcos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já fui assinante de TM e TMJ, e sempre recebia ambos depois do dia 18. E olha que eu moro num estado vizinho a SP.

      Excluir
    2. Legal q vc gostou, Rafael. Fiquei curioso de qual hq dele vc leu.

      Sobre o seu problema de assinatura, não tem problema, pode falar o q quiser. E fica como dica para o pessoal não assinar. Tá certo q tem certo desconto do q se comprar na banca, mas não receber a encomenda em dia, desanima.

      Pra quem é assinante, o certo é receber antes de chegar nas bancas, e parece q isso a Panini não cumpre. Lamentável. Eu nunca assinei gibis, nem quando colecionava. Tive sorte.

      Excluir
    3. Marcos o Gibi que eu li foi o Cabolinha nº47, inclusive foi quando ainda era bem novo. Lembro que fiquei com essa revistinha por muitos anos. Depois ela foi junto em várias remessas de trocas em Bancas. Infelizmente.
      É... eu assinei justamente para ter uma comodidade e pensando que teria prioridade, mas não é bem assim.
      Vamos ver como vai ficar.
      Obrigado pelo carinho. Adoro o Blog!

      Excluir
    4. Q pena q vc perdeu o Cebolinha 47. Quanto a assinatura, ideal é não renovar.

      Valeu pelo elogio. Abraços

      Excluir
  4. Você foi buscar no fundo do baú. Adorei a quantidade e clareza das informações. E eu lembro do Amigão do Cebolinha (justamente nessa edição em que Mônica e Cascão desmaiavam ao vê-lo). Só que, pelo sapato que ele usa, eu pensava que ele tinha a mesma aparência do Cebolinha..rs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão Suzi, o sapato dele ficou igual ao do Cebolinha. Legal quando não mostravam rosto, q o leitor imaginava como era, gostava disso.

      Q bom q gostou da postagem.

      Excluir
  5. Ele aparece não sei se em Cebolinha 16 e 19 da Abril, jogando cara ou coroa com o Cebolinha. Esqueceu de colocar. Ótimo post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Ichidaisy, vou verificar qual edição certa e depois coloco a informação. Q bom q gostou do post.

      Excluir
  6. Olá, Marcos! Olha, eu gostei muito da postagem, hein? Pra falar a verdade, eu nunca fui chegado a conhecer o Garotão. Só conhecia ele nas participações dele em HQs especiais (a maioria da década de 2000) e na HQ de abertura de Cebolinha # 22, de 2008. Mas não se preocupe, porque você disse tudo perfeito sobre ele.

    O que eu vim falar mesmo é da HQ A Volta do Amigão do Cebolinha, de CB # 47. Na verdade, vim falar uma curiosidade.

    Você sabia que essa HQ já foi republicada? É simples: Eu fui passear recentemente no sebo perto de casa, e lá, eu procurei o Almanaque do Cebolinha # 45, de 1998, que foi o almanaque que republicou essa história. O problema é que eu estou com pouco dinheiro pra comprar os gibis de lá. Por isso, teremos que torcer pra que ninguém leve esse almanaque antes de eu voltar pra comprá-lo.

    Mas se você tiver esse almanaque na sua coleção, então você, provavelmente, já sabia que essa HQ já foi republicada, não é?

    Então, era só isso mesmo que eu ia dizer. Quando der, eu tentarei procurar todos os gibis dessa postagem pra minha coleção.

    E antes de terminar, fique torcendo pra que não levem muitos dos gibis lá no sebo, antes de eu voltar lá pra comprar, além de me desejar boa sorte na procura do almanaque e dos gibis, beleza?

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu tenho esse Almanaque do Cebolinha # 45, aí já sabia q havia sido republicada. Acho q vc tinha q ir a sebo só quando tiver dinheiro pra não correr o risco de encontrar algo legal e não poder levar e ainda correr risco de alguém levar depois. Tomara q vc consiga esse almanaque quando voltar lá e boa sorte na procura da soutras revistas. Abraços

      Excluir