domingo, 3 de novembro de 2013

Capa da Semana: Cascão N° 79

As capas antigas das revistas da Turma da Mônica sempre foram um show à parte, principalmente as que tinham piadas nela. Afinal, você comprava e já estava lendo uma tirinha. Fora que tinham capricho e toda uma arte envolvida.

Pensando nessas capas marcantes e antológicas, vou passar a toda semana colocar uma capa de destaque, sem preocupação do conteúdo da revista ou falar de história específica dela. Porém, nada impede também de futuramente falar sobre alguma história específica das capas de destaque em outra postagem.

Mostrarei apenas a capa e quando necessário algum comentário sobre a piada. E darei prioridade as capas engraçadas que são as melhores, o que não impede também colocar capas com alguma imagem bonita ou referência a história de abertura. 

A capa dessa semana é de 'Cascão nº 79' (Ed. Globo, Janeiro/ 1990).


21 comentários:

  1. Antigamente a Mônica usava a força pros meninos fazerem o que ela queria, às vezes ela era igual à dona Florinda, mesmo que tenham esbarrado nela sem querer, já levantava a mão.
    Era engraçado e nem por isso eu saía batendo nas pessoas com meus bichos de pelúcia. u_u

    ResponderExcluir
  2. Ensinar ética e valores às crianças não é o mesmo que arruinar tudo e transformar as histórias em coisas rasas e tapa-buraco.
    Li uma vez na CHTM, nos Arquivos do Mauricio, que quando algo muito impossível acontece na história, prefere-se justificar como sonho ou bruxaria. *facepalm*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "quando algo muito impossível acontece na história, prefere-se justificar como sonho ou bruxaria"

      Sim, Ana o Maurício tá destruindo a turma, tá tirando toda a essência do q já foi. É tudo quadrinhos, todos os absurdos são válidos. Não tem essa de deixar tudo certo e explicado. Falta do q fazer.

      Excluir
    2. Criança não é burra, sabe muito bem distinguir fantasia de realidade. E sempre é bom entrar no mundo da fantasia de vez em quando.

      Excluir
  3. Capa inteligente e engraçada. Mas hj, como dizem os Arquivos do Maurício, "nem pensar".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kleiton, capas inteligentes e engraçadas é o q não faltavam. Era uma melhor q a outra e, infelizmente, nunca mais feitas pelo estúdio por causa do politicamente correto.

      Excluir
  4. Eu tenha essa... gostei da nova ideia de colocar uma capa por semana... é uma boa maneira de registrar teu acervo.
    Dá até dó do Cebolinha, se esbaldando de chorar... dois bebezões, sendo que o pobre Cascão tem que "chorar a seco" pra honrar seu pavor de água...kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Nanda... as imagens q coloco são da minha coleção, aí ao mesmo tempo mostro os gibis que eu tenho.

      Essa capa é engraçada mesmo, Cascão chorar sem lágrimas kkkk

      Excluir
  5. Boa capa...nunca tinha visto...boas piadinhas as capas antigas dos gibis da turma tinha...hoje em dia acabou...até parece que as piadas já se esgotaram,rsrs! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Capas assim eram excelentes... mas até q vc apontou algo certo, q as piadas se esgotaram, visto q às vezes encontrávamos capas semelhantes, principalmente nas revistas dos anos 2000. Fica a dúvida de se esgotaram mesmo ou se a criatividade dos roteiristas acabou.

      Excluir
  6. Boa iniciativa a sua! Capa muito criativa mesmo! Mas hoje em dia, essa criatividade desapareceu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Heri, eles não tem mais criatividade. Tudo é vazio. Q bom q gostou da postagem.

      Excluir
  7. Adorei essa Capa... Gosto de coisas inteligentes onde vc não descobre oq aconteceu logo de cara, tem q prestar atenção pra saber e se dar conta da "piadinha".
    Não vou negar q assim como no seriado Chaves a Mônica as vezes bate por bater, ou melhor, fazem isso para que vire piada. Isso me incomoda as vezes como o fato de só encher linguiça. Não é nem pelo fato do politicamente correto mas sim por falta de conteúdo de história.
    Tem Historinhas em q não acontece nada, apenas conversas e insultos e "batidas". Isso eu ñ curto.
    Mas gostei da Capa. Parabéns pelo Blog , virei fã e entro todos os dias pra ver se tem postagem nova rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, eu tbm gosto de capas inteligentes e q tem q pensar para entender. Muito bom.

      Legal q tá gostando do blog... enquanto não posto pode ir acompanhando as postagens antigas aos poucos.

      Excluir
  8. Fabiano, é sempre bom variar. Mostrar as capas com piadas não deixa de ser uma tirinha. E essas capas assim eram excelentes. Gosto tbm de falar das hqs dos gibis.

    Sobre esse gibi é muito bom e engraçado, tem até hq com bandido... se vc conseguir achar algum dia até em sebo mesmo não vai se arrepender. Abraços

    ResponderExcluir
  9. Marcos, como essa foi a primeira capa da série "Capa da Semana", já começou muito bem. 1 ano já se passou, e começou muito bem a série com o pé direito.

    Meu comentário é: Eu até que tive dó do Cebolinha chorando, já o Cascão chorando, não tive dó dele. Pelo contrário, ri abeça dele, afinal, lágrimas são feitas de água, e o Cascão não gosta de água. Por isso que ele chorando é bem melhor do Cebolinha.

    E quando a você, Marcos? Você também achou mais engraçado o Cascão chorando sem lágrimas do que o Cebolinha? Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Marcos, como é o nome de uma história, em que um homem e uma mulher (se não me engano), aparecem na casa do Cascão, dizendo que ele tinha sido trocado na maternidade e aí trazem, o que seria o verdadeiro filho dos que "eram" os pais do Cascão. Só li as primeiras páginas na biblioteca da minha cidade, depois nunca mais achei o gibi. Você poderia me dizer, caso sabe, o nome dessa história e a edição em que ela publicada? Obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge, essa história se chama "Bebês trocados" e saiu em Cascão nº 260 de 1996. É legal essa, descobre-se que foi um plano do Capitão Feio.

      A capa do gibi é essa aqui:

      http://arquivosturmadamonica.blogspot.com.br/2014/12/cascao-hq-sooo-no-ano-que-vem.html

      Excluir
    2. Muito obrigado pela resposta e pela solução da dúvida, abraços!! :)

      Excluir