sábado, 5 de outubro de 2019

Jotalhão: HQ "Memória de elefante"

Mostro ma história em que teve o mistério de qual motivo o Jotalhão colocou um laço na sua tromba e não se lembrar da coisa que tinha que lembrar. Foi publicada em 'Gibizinho da Turma da Mata Nº 19' (Ed. Globo, 1992).

Capa de 'Gibizinho da Turma da Mata Nº 19' (Ed. Globo, 1992)

Com 15 páginas no formato gibizinho, começa com o Jotalhão arrasado, que não acredita, é ridículo, é a vergonha dos elefantes. Raposão chega e pergunta o que acontece e Jotalhão responde que colocou um laço na tromba para lembrar alguma coisa e não lembra o que era.


Rita Najura chega e Jotalhão diz que lembrou que era do encontro que teria com ela. Rita fica feliz por ele ter lembrado, mas o encontro será só semana que vem. Em seguida, Jotalhão vê o Tarugo e fala que pensou que ia esquecer. Tarugo fica assustado e entrega o dinheiro que estava devendo ao Jotalhão e ainda diz que memória de elefante é fogo. Na verdade, Jotalhão pensava que era ele quem estava devendo ao Tarugo quando o abordou.


Jotalhão fica irritado por não saber o que o laço quer dizer, o que ele tem que lembrar. Raposão tenta acalmá-lo, falando para esquecer isso e aí Jotalhão fica brabo e envolve a tromba no pescoço do Raposão, que se desculpa foi força de expressão. Jotalhão lembra de algo e joga o Raposão no chão e vai até a toca do se compadre Coelho Caolho, achando que tinha que levar seus afilhados para passear. Raposão diz que Coelho Caolho e as crianças saíram de férias e Jotalhão não se lembrava.


Jotalhão fica desesperado por não se lembrar de nada, fala que está caducando e começa a chorar. Raposão tenta animá-lo, falando que é melhor ir para casa relaxar, vai ver que o que esqueceu não é tão importante assim, talvez não tenha nada para lembrar e que esteja caducando mesmo. Jotalhão olha brabo para ele e Raposão desconversa, falando que foi nada.


Quando chega em casa, Jotalhão pede para Raposão ligar a luz. Ele diz que já ligou e Jotalhão acha que esqueceu de pagar a conta de luz e Raposão o lembra que ele não tem energia elétrica e a luz da caverna é fogueira. Jotalhão finalmente lembra que o laço não era para lembrar alguma coisa, era o cadarço do tênis dele que lavou e colocou na tromba para secar. Raposão fica furioso e coloca um laço gigante na tromba do Jotalhão para ele se lembrar de não esquecer mais nada, terminando assim.


Essa história é bem legal, do nada o Jotalhão esquece por que deixou aquele laço na tromba e sem querer acabou desvendando outros esquecimentos dele em relação a seus amigos, o que não era normal para um elefante, e acabou que era só um cadarço de tênis que havia deixado na tromba para secar.


Engraçado ver que o Jotalhão esqueceu que o Tarugo estava devendo dinheiro para ele, que esqueceu que o seu compadre Coelho Caolho viajou com os filhos e achar que não pagou conta de luz e sequer tinha luz elétrica na sua toca e o Raposão achar que ele estava caducando por casa de tanto esquecimento.


A história brinca com a memória de elefante, já que tem boa capacidade de armazenar informações e que originou a expressão de fulano ter memória de lembrança, que são aqueles que não se esquecem de nada. Com isso, a história fez o oposto, fazendo com que o Jotalhão não se lembre de nada, sendo a vergonha dos elefantes.


Os traços muito bons, bem clássicos dos anosa 90. Na postagem coloquei completa.No gibizinho ela ocupou 15 páginas, mas se fosse em gibi normal e adaptando o formato daria umas 5 páginas mais ou menos se colocassem 8 quadros por página. Não foi a história de abertura, foi a de encerramento desse gibizinho, por isso a capa não aparecendo o Jotalhão e fazendo uma piada bem criativa em cima da história de abertura do Raposão com insônia.


Para saber mais detalhes da série "Gibizinhos", entre AQUI e AQUI.

14 comentários:

  1. Há!Há! Que confusão no final ele não tinha que lembrar de nada,mas antes ele fez a maior confusão.

    ResponderExcluir
  2. HQ maravilhosa com traços maravilhosos! ;)

    ResponderExcluir
  3. Esqueceu de tudo além do que era no laço, imagine se não fosse elefante. Sem dúvida os traços tinham que ter mantido assim, não dá pra entender mudarem tanto

    ResponderExcluir
  4. Eu achava e ainda acho os traços dos gibizinhos feios, porém nessa HQ os traços estão bonitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende de cada desenhista, mas no geral os primeiros gibizinhos os traços eram bons e nos últimos já ficaram mais a desejar.

      Excluir
  5. Os longas e curtas de animação da Turma, não conseguiram me seduzir como os quadrinhos da Turma me seduziram, mas, os comerciais animados da Cica, em sua maioria com o Jotalhão, me deixavam estupefato, na internet se encontra bastante comerciais animados com a Turma da Mônica, principalmente no YouTube, dois comerciais que procurei e não achei são: da Elma Chips, que os salgadinhos vinham com figurinhas da Turma relacionadas ao verão, os personagens apareciam em praias e clubes nas figurinhas e o outro comercial animado era dos tênis da Turma da Mônica, não me lembro a marca, não os acho na rede. Nosso televisor na década de 1980 era preto e branco da marca Philco/Ford (isso mesmo, a Ford fabricante de automóveis teve uma breve parceria com a Philco, tinha as duas logomarcas no aparelho), era a nossa janela pro mundo, não me cansava de ver o Jotalhão naquela TV e quando assistia ele verde, então? Nas casas de parentes e amigos que tinham TVs à cores, eu ficava maravilhado! Acho que o Mauricio de Sousa criou o Raposão para ser o principal de seu núcleo, mas, o Jotalhão fez tanto sucesso na TV com os comerciais da Cica, que ficaram equiparados na Turma da Mata. O nome do núcleo, me parece que surgiu com o gibizinho, nos tempos da Abril, o núcleo era chamado de Raposão ou Jotalhão. Nos comerciais o elefante quase sempre contracenava só com a Mônica, nunca apareceu outro personagem da Turma da Mata nos comerciais, e do Limoeiro, Cebolinha, Cascão e Magali raramente apareciam e quando apareciam, só faziam pontas. A Mônica fez dupla com o Jotalhão, como fez a Simony com o Fofão. Quantas capas do título Mônica o elefante apareceu, raramente aparecia nas capas de outros títulos do Mauricio, com exceção dos almanaques da Turma, além dos da Mônica. Cairia como sopa no mel, se o Mauricio tivesse a sacada de colocar a Magali contracenando com o elefante nos comerciais com a mesma freqüência que usava a Mônica. O extrato de tomate Elefante (popular massa de tomate) originalmente não tinha o Jotalhão e sim um elefante de circo, que aparecia de corpo inteiro erguendo algum objeto com a tromba, em 1969, Mauricio assina contrato com a Companhia Industrial de Conservas Alimentícias e introduz o antropomorfizado elefante ao produto e segundo o próprio cartunista, não foi seu primeiro royalty. Obrigado, Marcos e um abraço a todos que contribuem com este espaço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também prefiro os gibis do que os filmes. As propagandas de TV eram boas. Seria legal Magali junto com Jotalhão em propagandas alimentícias, até mesmo do extrato de tomate. Também acho que a princípio seria o Raposão como o protagonista desse núcleo, tanto que as primeiras histórias eram tudo cm título Raposão e as vezes ele nem aparecia.

      Excluir
    2. Obrigado por ter lido e opinado, Marcos! Provavelmente as partes que eu divago, cê deve ter lido acompanhado de um Alka-Seltzer (conhecido popularmente como Alca Selsa ou Casselsa), nossas análises se aproximam, mas, se houver divergências, também serão salutares! Percebo que tu é um sujeito democrático, tanto é que abriu este espaço!

      Excluir
  6. Respostas
    1. Kkk. Bem estranho mesmo, também não vi, no máximo de roupa.

      Excluir