terça-feira, 30 de julho de 2019

HQ "Mônica de óculos"

Em julho de 1989 era lançada a história "Mônica de óculos" em que ela precisou usar óculos, dando muita confusão. Com 8 páginas, foi história de abertura de 'Mônica Nº 31' (Ed. Globo, 1989).

Capa de 'Mônica Nº 31' (Ed. Globo, 1989)

Começa com a Mônica em um oftalmologista com sua mãe, Dona Luísa, e o médico pergunta qual é o problema da Mônica. Dona Luísa responde que acha que é nenhum, que ela tem 6 anos e achou bom fazer uma consulta. Doutor K. Ótico diz que fez bem porque se tiver algum problema na vista será mais fácil tratar agora.


Mônica vai até à sala de consulta e o Doutor K. Ótico manda ler as letras expostas. Ela vai lendo uma a uma naturalmente, inclusive as de baixo que eram bem pequenas. Quando acaba, o doutor diz que ela errou todas e acha incrível que ainda esteja inteira andando por aí com uma visão tão fraca. Ele avisa a Dona Luísa que a Mônica precisa de óculos urgentemente, tem grau altíssimo de miopia e improvisa um óculos provisório que ele tinha disponível até ficar pronto o que ia fazer.


Na rua, a caminho de casa, Mônica fica tonta e triste por estar usando óculos. Dona Luísa anima, dizendo que muita gente usa óculos e dão até um certo charme. Mônica fica curiosa e vai correndo até o quarto vê-la de óculos. Só que, por causa da tontura e não enxergar direito, acaba esbarrando no sofá da sala. No quarto, ela vê no espelho e acha horrível aquele óculos redondo e fundo de garrafa. A mãe diz que depois elas vão procurar um óculos que combine com o rosto dela e fala para descansar na cama enquanto vai preparar um lanchinho.


Magali aparece na janela e pensa que era outra pessoa. Mônica diz que era ela própria, mas chama a Magali de Cebolinha. Magali pergunta por que usar óculos e Mônica diz que o médico que mandou, mas não queria usar. Magali diz que óculos hoje em dia é chique e dá um charme e Mônica que reclama que nela não e, antes de completar que além de baixinha e dentuça será chamada d eoutra coisa, Cebolinha e Cascão aparecem e a chamam de quatro-olhos. Cebolinha ainda fala se é a Mônica ou o Coelho Caolho e o Cascão fala que está parecendo o Tarugo.


Isso foi demais para a Mônica e ela pula a janela para bater nos meninos. Só que ela estava de óculos, e, assim, ela cai da janela, tropeça em uma pedra, tromba em uma árvore, que chega a partir um pouco por causa da sua força e confunde, achando que 2 pedras gigantes são os meninos e ao dar o soco bate na pedra, machucando feio suas mãos enquanto os meninos só dão risada, e falam que nem precisa mais derrotar a Mônica, os óculos já fizeram isso por eles.


Cebolinha e Cascão xingam a Mônica de dentuça, baixinha e quatro-olhos para a Mônica se machucar nas pedras e quando ela vai lançar a mão, Doutor K. Ótico aparece, sendo que agora de óculos, e tira o óculos dela antes que se machuque. Ele explica que descobriu que sofre de hipermetropia, não enxerga bem de perto, e conta que a Mônica leu as letras direito no cartaz do consultório, ele que não conseguiu ler, e, assim, ela tem uma visão ótima e não precisa de óculos.

Mônica comemora, está enxergando bem e ao ver os meninos, diz que está enxergando bem até demais e bate muito neles. No final, Xaveco conta a novidade para o Franjinha que Cebolinha e Cascão precisaram usar óculos. Franjinha pergunta se eles têm miopia e Xaveco diz que eles têm é olho roxo, mostrando Cebolinha e Cascão de óculos escuros para tamparem os olhos roxos da surra violenta que a Mônica deu neles.


Essa história é muito legal, mostra o sufoco da Mônica usar óculos sem precisar, desde sintomas de tonturas ao usar óculos pela primeira e sem grau apropriado até o lado estético de aparentar mais feia com ele. 

Tiveram várias situações divertidas, muito bom os meninos se aproveitando para zoar a Mônica e fazendo ela se machucar. Engraçado os meninos falando que a Mônica estava parecida com o Coelho Caolho e Tarugo, para entender essa piada é preciso saber do universo do Mauricio de Sousa para saber quem eram eles e curioso, então, que a turminha conhece os outros personagens fora do núcleo deles. 


É impublicável atualmente por conta do bullying dos meninos com alguém usando óculos, fora a Mônica se machucar por conta disso. Eles foram muito malvados com a Mônica. Por outro lado, dá para aprender muita coisa sobre cotidiano de quem usa óculos, riscos de usar um óculos de grau inapropriado, entender o que é miopia e hipermetropia. Ou seja, dá para aprender muito mesmo com coisas erradas.


Os traços ficaram excelentes da fase consagrada dos personagens, dava gosto de ver desenhos assim. Legal colocarem o nome do médico de Doutor K. Ótico, eles eram bem criativos em colocar nomes em personagens secundários. E na época os personagens tinham 6 anos e depois mudaram para 7 anos eles poderem entrar na escola nos gibis. Então, uma história muito boa que vale a pena relembrar há exatos 30 anos.

20 comentários:

  1. História muito engraçada! Bem legal os meninos compararem a Mônica aos personagens da Turma da Mata. Que época, eram só histórias divertidas, criativas, traços e desenhos lindos. História realmente impublicável hoje, certamente colocariam os meninos elogiando a Mônica de óculos, mostrando solidariedade a amiga e nada de surras ou desentendimentos. Hoje as historinhas viraram contos de fadas, onde tudo é belo e perfeito. Ou seja, bem diferente do mundo lá fora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa essa, vale a pena. Com certeza hoje em dia não ia ter os conflitos, só ia mostrar o lado bom de usar óculos. Infelizmente eles criam histórias num mundo do faz-de-conta, só com coisas boas, sem traumatizar, fica cansativo.

      Excluir
  2. Há!Há! Ainda bem que foi um engano a Mônica usar óculos assim os meninos não a fazem de boba.

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho esse Gibi. Eu achei ele quase inteiro no lixo há alguns anos, faltando apenas a capa. kkkkkkkkkkkkk Nele tem várias histórias boas, a de encerramento também é boa. Também tem uma história com o Rubão e a Mariazinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, teve uma do Rubão e Mariazinha, uma das últimas lançadas deles. Esse gibi todo é muito bom.

      Excluir
  4. Muito divertida,sem dúvida. O que achou de Laços, o filme?

    ResponderExcluir
  5. Kkkkkk.... dez essa HQ... tb uso óculos!! :D

    Lembrei de outra HQ: Mônica de aparelho... só não lembro em qual edição saiu rsrs :p

    E fico feliz que tenha usado o novo painel... fiz com muito carinho para o blog e ficou lindão aqui! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O painel ficou legal, valeu por ter feito. :D

      Adoro essa história da Mônica, a do aparelho nos dentes também é excelente, saiu em Mônica Nº 57 de 1991.

      Excluir
  6. Bom que gostou. Vou ver a postagem quando colocar.

    ResponderExcluir
  7. Falando em bullying,termo desconhecido dos brasileiros na época,numa outra HQ,ela o sofre por usar aparelho nos dentes.Os tempos mudaram,e hoje em dia,aparelho nos dentes deixou de ser vergonha e virou moda,e por isso há quem use sem necessidade.
    Recentemente foi lançado um aparelho transparente e invisível,feito em impressora 3D personalizado para cada arcada dentária.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, antes o pessoal zoava quem usava aparelhos, hoje agem normal. Essa história da Mônica de aparelho é muito legal, saiu em Mônica Nº 57 de 1991.

      Excluir
    2. Antigamente era bullying com tudo!Até com ruivos e canhotos,que eram vistos até como "demoníacos".Hoje,felizmente,todo e qualquer tipo de ataque às pessoas "diferentes" é questionado e combatido.

      Excluir
    3. Pois é, nesse ponto foi bom.

      Excluir
  8. E eis que,depois de um breve tempo ausente,deparo-me com uma nova imagem da TM nesta página!Ficou ótimo.
    60 anos da TM? https://twitter.com/TurmadaMonica/status/1156874032723189760/photo/1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Completou 60 anos esse mês. Isso foi comemorado nos gibis Nº 51 agora de julho. Fiz várias postagens sobre esses gibis, além de comentar sobre os 60 anos da MSP nessas postagens e também na capa do gibizinho do Bidu.

      Excluir
  9. Doutor K. Ótico?Numa HQ da Tina,um doido ficava perguntando "o telefone da cachorrinha",com a qual Tina passeava,e ela achava que era uma cantada a ela,por se tratar de uma gíria de galanteador.No final,mostrou-se que ele realmente queria saber era da cachorra mesmo,pois era um veterinário,o Doutor K.NIL!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles gostavam de fazer trocadilhos, principalmente com secundários que exerciam profissões, eram muito criativos e engraçados com esses nomes. Lembro dessa história da Tina, muito boa.

      Excluir