sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Turma da Mônica Nº 40 - Ed. Panini - 2018


Nas bancas a revista 'Turma da Mônica Nº 40' da Editora Panini com a estreia da "Liga dos Pets", liderada pelo Bidu e com outros bichos da turminha. Nessa postagem mostro uma resenha desse gibi.

Lançada em agosto de 2018, custando R$ 5,00, com formato canoa e 68 páginas e com 7 histórias no total, incluindo a tirinha final, 'Turma da Mônica Nº 40' marca a estreia da "Liga dos Pets" nos gibis. Liderada por Bidu e com Floquinho, Chovinista, Mingau e Monicão como integrantes, os bichos de estimação do Franjinha, Cebolinha, Cascão, Magali e Mônica, respectivamente. Prometem ser uma espécie de "Vingadores" para ajudarem os seus donos em perigo, sendo acionados pela Dona Pedra com um botão de alarme dentro dela ns missões que têm que cumprir.

Cada um com habilidades especiais como Floquinho sendo o mestre dos disfarces e responsável pelos equipamentos, Chovinista mestre em Porco Fu e faxina extrema, Mingau com agilidade, visão noturna e garras de "vovoverine" e o Monicão simplesmente por estar lá. Agora parece sair série de histórias com essa "Liga dos Pets" de vez em quando nos gibis. Isso teve até destaque no site Omelete, que mostra notícias de histórias em quadrinhos e cultura pop, o que se torna então algo importante.

A MSP gosta de reunir um grupo de personagens para formar uma equipe. Já fizeram a S.U.J.O.C.A. (Sociedade Unida da Junta Opositora Contra o Cascão e Amiguinhos), formada por Capitão Feio, Doutor Olimpo, as gêmeas Cremilda e Clotilde, Doutor Spam e Cúmulus, os vilões que querem da r banho no Cascão. E agora resolveram fazer algo semelhante com a "Liga dos Pets" reunindo os bichos da Turma da Mônica como heróis.

Frontispício da edição

Na história com 20 páginas no total e escrita por João Xavier, o Capitão Feio finalmente consegue vencer e capturar a Turma da Mônica e ele leva a turma até o seu esconderijo no esgoto. Bidu acaba vendo tudo escondido e aciona o alarme com a Dona Pedra e chama a "Liga dos Pets para cumprir a missão de salvar os seus donos do Capitão Feio. 

Apesar de serem bichos e estarem interagindo entre si, apenas Bidu e Mingau é que tem falas na história. Chovinista, Floquinho e Monicão não falam, seguindo o estilo que nas suas histórias não costumam falar. Já na frente do Capitão Feio ninguém falou. Tudo indica que em futuras histórias com eles, será incorporada á equipe o Ximbuca, o cachorro do Xaveco, de acordo como deu para entender no final. Bugu teve uma participação rápida e legal que ele foi chutado pelo Bidu dessa vez, coisa rara atualmente.

Trecho da HQ "A Liga dos Pets"

O que achei interessante foi Capitão Feio contracenar a maior parte do tempo com outros personagens sem ser Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali, embora eles apareçam na história e os bichos são deles e pertencem ao núcleo da Turma da Mônica. Fugiu um pouco da mesmice, mas ainda assim seria legal que tivesse histórias do Capitão Feio contracenando com outros núcleos de personagens para fugir da mesmice.

Por exemplo, podia ter história do Capitão Feio invadindo o sítio do Chico Bento para poluir tudo lá, ou então poluir a selva da Turma da Mata ou do Papa-Capim, ou quem sabe ele querer conquistar outro planeta e o Astronauta ter que enfrentá-lo para impedir, entre outros, e tudo sem presença dos personagens da Turma da Mônica. Fica sempre as mesmas histórias, isso quando Capitão Feio não aparece junto com a S.U.J.O.C.A. e fica cansativo assim.

Trecho da HQ "A Liga dos Pets"

Outra coisa diferente é que nesse título "Turma da Mônica" não apareceu dessa vez um dos personagens da Turma da Mônica. Em todas as capas sempre aparecem Mônica, Cebolinha, Cascão ou Magali, com foco das histórias com eles, principalmente Mônica, e dessa vez ficou diferente. Sempre achei que essa revista "Turma da Mônica" deveria ter histórias de abertura também de outros personagens secundários e não só da Turma da Mônica. Podiam ter histórias de abertura com Tina, Penadinho, Papa-Capim, Piteco, etc, e sem presença da Turma da Mônica como crossover, mas insistem colocar foco só com eles e, no máximo, com foco com alguns amigos deles como Franjinha, Anjinho, Marina, Xaveco, etc.

Trecho da HQ "A Liga dos Pets"

Já o resto do gibi seguiu o normal para os padrões atuais que vem acontecendo, com mais foco com os personagens da Turma da Mônica mesmo. Histórias com secundários foram só 2 com a Turma da Mata e a tirinha final com Zé Vampir e Cranicola. Os traços feios praticamente no gibi todo, os melhores desenhos foram da segunda história da Turma da Mata com arte-final de Kazuo Yamassaki, que é o único que faz os desenhos ficarem bons ultimamente. Os traços da história de abertura aceitável também. 

De destaque, a história "A aprendiz de Mônica" em que o Cebolinha, que estranha a Maria Cebolinha com a roupa da Mônica e o armário também só com roupas da Mônica e fica pensando várias coisas a respeito como ele ter influenciado a irmã a ficar igual à Mônica e também a história "Repitam isso em casa, crianças!" com Franjinha ensinando para o Cebolinha como faz um submarino com uma garrafa pet cheia de água, tampa de caneta emassa de modelar. A segunda história da Turma da Mata, "Os animais", também educativa mostrando o que fazemos animais da floresta.

Trecho da HQ "Repitam isso em casa, crianças!"

E a história de encerramento foi "Celebridades", bem longa com 16 paginas em que Cebolinha cria um "Instagrão" (Instagran), revela para o Cascão que eles são personagens de histórias em quadrinhos e pretende fazer um plano infalível contra a Mônica trazendo o Rúbio Reiter do mundo real para o mundo dos quadrinhos com o lápis mágico da Marina para dar lição na Mônica. Só que o Rúbio leva muito a sério achando que os personagens ensinam coisa errada para as crianças por causa das suas personalidades e pretende destruir a Turma da Mônica por causa disso.  Os traços dessa história horrorosos, por sinal, tudo sem vida, o que desanima nos  gibis novos vendo isso.

Trecho da HQ "Celebridades"

Como pode ver um gibi normal para os padrões atuais, nada muito diferente do que vem acontecendo, procurando dar mais ênfase a ensinar coisas didáticas e dar bom exemplo. O diferencial mesmo foi a história de abertura com a "Liga dos Pets" que vão se reunir outras vezes para cumprirem missões e foi o que me incentivou a comprar. Apesar de não ter nada de mais, foi mais por ser a estreia deles e do Capitão Feio não contracenar o tempo todo com os 4 personagens principais. E até que não foi ruim a ideia de reunir os bichos da turma em uma história, fica sendo diferente.  Já os demais gibis de agosto de 2018 não vi nada de mais e não comprei. Fica a dica. 

30 comentários:

  1. Apesar de gostarmos mais das edições antigas e deste blog focar mais nos gibis da Editora Abril e Globo, acho interessante mostrar aqui de vez em quando, as novidades dos gibis atuais. Realmente sai da mesmice a criação da Liga dos Pets, achei bem legal. Os traços ficaram sem aquelas expressões exageradas , que tem sido comum nos gibis atuais. Nesta história os personagens foram bem desenhados. O roteiro também parece ter sido bem feito. Eu não li esse gibi, mas tenho acompanhado os gibis atuais porque assinei para meu filho e tenho visto até coisas legais, mas também tenho algumas críticas. Além do excesso de politicamente correto, o que tem mais me incomodado é realmente os traços exagerados que insistem em colocar em algumas histórias, totalmente desnecessário e descaracteriza o personagem. No gibi da Mônica de agosto por exemplo, a história do Penadinho " O coiso " traz expressões do personagem horríveis, de muito mal gosto. Eu não entendo o sentido disso. Não sei como os estúdios do Maurício de Souza tem recebido as críticas, mas tô querendo escrever para lá para reclamar disso. Histórias com estas expressões horríveis tira até a vontade da gente ler....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que como eu não compro gibis novos, aí por isso quase não tem posts falando deles. Quando eu comprar falo sim. De fato, o que desanima mais atualmente são esses desenhos horrorosos, são tudo digitais, sem contar essas caretas e expressões exageradas como vc falou. E o excesso do politicamente correto estraga também. essa edição teve muita coisa didática.

      Excluir
    2. os traços exagerados são culpa do Emerson Abreu

      Excluir
    3. Concordo, a panini tem algumas histórias que em raros momentos acertam rs vale a pena postar tbm.

      Excluir
    4. Uma ou outra vale a pena, aí achando especial a gente posta.

      Excluir
  2. Verdade. Esta história ficou bem desenhada, sem aquelas expressões exageradas horríveis que tem sido comum nas histórias atuais.

    ResponderExcluir
  3. É muito raro comprar mesmo, essa gostei do tema e aí acabei comprando, foi exceção. Até que os traços dessa de abertura não foram ruins, mas em outras do gibi foram ruins, principalmente a de encerramento.

    ResponderExcluir
  4. Estranho a Carminha frufru na capa e o Monicão parecendo um coelho esquisito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse título costumam colocar imagem de algum secundário ao lado do logotipo, por isso teve a Carminha FruFru nessa edição. O Monicão eles desenham esquisito mesmo ultimamente.

      Excluir
  5. eu não gostei dos olhos do Monicão neste gibi, pra mim foram os piores, o Nônicão quando estreou nos anos 90 era mais bonito. Essa idéia do capitão feio contracenando com outros personagens, como o astronauta, por exemplo, eu gostei. Fico imaginando ele contracenando com a turma do penadinho, ia ser épico ele querendo usar os poderes deles de monstros para dominar o mundo. Aquele crossover dele com o Chico Bento no início da fase Globo pra mim é um clássico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gostava mais dos desenhos do Monicão no início. Pois é, seria bem interessante crossover do Capitão Feio com outros personagens de outros núcleos. Dava pra render boas histórias, mas ficam sempre na mesmice. Seria interessante Capitão Feio com a Turma do Penadinho. Aquela dele com o Chico foi muito boa.

      Excluir
  6. o curioso é que eu já vi o Floquinho falando numa história do Bidu, acho que foi em Cascão 222.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes ele falava nos gibis antigos. Desses aí, só Chovinista e Monicão que não vi.

      Excluir
  7. Eu ainda compro alguns gibis atuais mas desse da turma da Mônica não me dá nenhuma vontade de comprar por a maioria as vezes ser 100 digital,dos gibis que comprei recentemente foi Chico Bento 40 "é raluim na roça só" cebolinha 38 "o gênio" Monica 38 " boca aberta" e Magali 39 " férias em Bariloche" gostei dos traços dessas histórias de abertura e o roteiro foi bem legal recomendo muito se possível ter alguns desses gibis :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou raro comprar gibis novos, vi esses nas bancas na época e não tinha gostado quando folheei, apesar que até que os desenhos não tavam ruins nessas histórias.

      Excluir
  8. O monicão antigo era lindo... do jeito que é desenhado hoje é só mais uma das coisas que infelizmente a MSP estragou...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, ele era muito bonito nas primeiras histórias, agora esculacharam demais. Aqui como ele era quando estreou nos gibis, bem diferente de hoje.

      http://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2014/03/monica-hq-presente-de-aniversario-atrasado.html

      Excluir
  9. Não acho injusto eles colocarem só os personagens principais como História de abertura, porque atualmente nos gibis mensais a Mônica só fica com a Magali e dá coelhada o Cebolinha e no Cascão, O Cebolinha só fica bolando planos infalíveis e interagindo com o Cascão e com sua própia família, O Cascão só foge da Chuva, da S.U.J.O.C.A e interage com o Chovinista e com seus pais, e só as vezes fala com o Cebolinha, a Magali só tem histórias que envolvem comida e o Mingau, já o Chico Bento nunca mais falou com a Turma, e só tem histórias com a Escola, a Rosinha e o Primo Zeca.
    Turma da Mônica é a unica revista em que eles bricam juntos como uma TURMA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda assim se tivesse secundários na história de abertura ficaria mais diferente.

      Excluir
  10. Comprei esse gibi tem umas duas semanas já... E no primeiro dia só li a primeira hq... As restantes deu preguiça de ler... Fui lendo aos poucos... Só falta a história CELEBRIDADES, traços tão feios e hq muito looonga que dá mais preguiça de ler... Outra coisa que tá me chamando bastante atenção é que eles quase não tão fazendo olho arregalado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os traços dessa história Celebridades ficaram péssimos, o pior da edição. Embora tem menos olhos arregalados, mas acaba tendo de vez em quando.

      Excluir
  11. Por falar em pets,acho que a Tina também teve um cachorro,não teve?
    Lembro de ter lido uma hq em que a Marina desenha os pets da turminha e ela citou esse cachorro da Tina,só que eu esqueci o nome

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De oficial mesmo a Tina teve foi um papagaio chamado Palestrino.

      Excluir
    2. Pesquisei sobre esse cachorro,o nome dele era Gargarejo,e foi criado na década de 1970.

      Excluir
    3. Ah sim. Teve esse Gargarejo e o Porcãozinho, mas que nunca apareceram nos gibis, só em tabloides do Jornal Folha de São Paulo. Até citei sobre ele aqui:

      http://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2015/09/a-evolucao-da-tina-e-sua-turma-parte-1.html

      Excluir
  12. Respostas
    1. Sim, em Cascão Nº 47 de 2019 :)

      Excluir
    2. Inclusive nessa mesma revista Cascão aparece escovando os dentes kkkk quando vi fiz a pergunta "que merda é essa?" Kkkk e na mesma história diz que o Drácula suga o sangue com canudinho que não polui o meio ambiente kkkk

      Excluir
    3. Não sabia. Estão cada vez mais estragando com o Cascão, uma pena ver completamente descaracterizado.

      Excluir
    4. Sim eu quero pode me passar seu zap

      Excluir