A Milena ganhou sua própria revista lançada nas bancas em maio de 2026 pela Editora Panini. Já tinha comentando um pouco na postagem de edições "Nº 1" da quarta série e nessa postagem mostro um review mais detalhado sobre como foi essa revista.
Milena foi criada em 2017 e surgiu nos gibis em 2019 para ter representatividade negra até por ter poucos personagens negros na Turma da Mônica e dar inclusão. Não demorou para ser alçada como personagem protagonista junto com Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali. Desde 2019 aumentando cada vez mais o espaço dela nas histórias em geral, passou a ter grande destaque na revista 'Turma da Mônica' com quase todas as histórias de abertura sendo dela, até que agora ela consegue sua própria revista.
Alguns dizem que Milena é a primeira a ganhar revista depois de 37 anos, após lançamento de Magali em 1989. Eles consideram personagem principal que ganhou revista neste período já que não podemos descartar lançamentos de outros personagens como Ronaldinho Gaúcho, Neymar Jr. e Tina. Mesmo sendo títulos cancelados, a MSP teve seus outros gibis de personagens lançados após 1989. Isso sem contar títulos variados como Gibizinhos, Parque da Mônica, almanaques de secundários, etc.
Quando foi criada, Milena não tinha uma personalidade definida, ficava como uma menina que gostava de animais e de Ciências, bem perfeitinha, tudo bem genérico e sem a ver com personagem em quadrinhos, e agora com a sua revista a definiram como uma menina inteligente, observadora, curiosa, pergunta tudo, investigativa, detetive pronta para desvendar mistérios, imediatista, hiperativa, com defeito de ser bagunceira. Com o tempo, podem ter histórias dela com Franjinha, ajudando nas invenções dele por gostar de Ciências e tecnologias e ter participação da Estrelinha Mágica por ser observadora, olhar estrelas. Enfim, querem mostrar Milena representando uma autêntica criança da geração Alpha, ser uma representante da infância atual, para criança olhar e se identificar com ela.
A personagem agora está com traços mais simplificados para facilitar as crianças que querem desenhar a personagem e também para ter um padrão maior com os outros personagens. Quando foi criada ela tinha um macacão bordado laranja, lacinho de fita no cabelo e tênis mais elaborado, semelhante aos tênis que outros personagens usam, e desde 2025 ela passou a ter macacão verde, que ainda tinha as costuras e botões, e fita no cabelo e agora em 2026 simplificaram, tirando as costuras e botões do macacão, tiraram o lacinho de fita no cabelo, passando a ter uma presilha no lugar e tênis mais simples.
![]() |
| Evolução da Milena |
Falando sobre a revista da 'Milena Nº 1' (totalmente criada pela nova administração "MSP Estúdios" da família Takeda, sem intervenção do Mauricio de Sousa, que se aposentou), chegou nas bancas aqui dia 25 de maio de 2026, com uma distribuição atrasada porque é original da primeira quinzena de abril de 2026. A Panini tem atrasado bastante desde as "Nº 90" da 3ª série, de outubro de 2025.
Assim como as outras revistas da "MSP Estúdios", tem periodicidade quinzenal (ou bimensal) com formato canoa, 52 páginas cada, com capa em papel couché e miolo com papel jornal, 1 página de sessão de mensagens das crianças e intermináveis 8 páginas de passatempos, custando R$ 8,90 cada. São 35 páginas destinadas a leitura de histórias tirando capa, contracapa, as seções de mensagens, passatempos e propagandas.
Capa tem uma faixa colorida rosa no alto separando da ilustração principal com o logotipo e todas as informações de Nº , editora, selos, logo da "MSP Estúdios", não informam títulos das histórias nas capas, tudo isso não para atrapalhar a ilustração. O logotipo da Milena foi modificado para um estilo mais minimalista, ela já tinha um logotipo fixo com representações da sua roupa, com laço de fita e costuras do macacão, mas como todos os logotipos mudaram tirando as personalidades dos personagens, o da Milena aconteceu o mesmo.
![]() |
| Logotipos antigo e novo da Milena |
Ilustração de capa não foi com alusão à história de abertura como os outros porque é uma revista "Nº 1" de verdade e gostam de colocar uma ilustração da personagem em edições "Nº 1", mas certamente a partir da "Nº 2" terá alusão à história de abertura assim como as demais revistas. Nessa capa, foi Milena tirando selfie com os amigos, representando a geração atual de gostar de tirar selfies com celular.
Na contracapa tem o título, sinopses e frames da história de abertura e ilustração da Milena com colorização diferente como foram com os outros personagens nessa 4ª série. E consta também preço, código de barras, QR code e selos variados nas contracapas para deixar as capas menos poluídas e valorizar os desenhos.
Não teve um frontispício ao abrir a revista apresentando o lançamento da revista, já abre com história na página 3 e tem propaganda do livro "Paródias da MSP da "Woniquinha" na página 2, onde também poderiam ter colocado frontispício. Deveria ter página de apresentação por ser uma verdadeira "Nº 1". A sessão de mensagens e os passatempos têm o rosto da Milena ao lado. Passatempos com mais ilustrações da Milena e da família, mas tem de outros personagens principais. Ao invés da seção dizer só "Passatempos", agora as revistas mostram "Passatempos do personagem" e, com isso, nessa revista passou a se chamar "Passatempos da Milena".
Sobre traços das histórias, diminuíram o estilo "png" estáticos copia e cola escancarados e colocaram no lugar traços variados e com movimentos, sendo que estes novos muito ruins e caricatos também sendo feitos por computador, o copia e cola continua, tem momentos que estão com mesma posição de corpo só mudando posição de cabeça, por exemplo, só que está menos perceptível.
A revista tem 10 histórias, incluindo a tirinha. Sobre conteúdos de histórias, agora padronizaram uma história de abertura obrigatoriamente com 3 faixas de quadros com até 17 páginas e as demais de miolo curtas de 1 a 3 páginas. Não fica bom essa padronização em tudo e histórias curtas parecendo vídeos de TikTok. Nos créditos de roteiristas, desenhistas, etc, não estão mais dando créditos a letristas e de arte-final só em algumas, dando lugar a design, quem idealizou o layout novo dos traços dos personagens no computador.
Não tiveram histórias da Milena contracenando com só com os irmãos Binho e Sol e gata Mostarda, certamente nas próximas dições vão ter. Não tem histórias de secundários de outros núcleos, como Tina, Penadinho, Piteco, etc. Histórias com secundários foram com Denise e Marina, sendo que a única que a Milena não apareceu foi na de 1 página da Marina. Se fosse época da Globo que tinham personagens fixos e com estilo a ver com personagem do título da revista, os secundários fixos da Milena bem que poderiam ser Astronauta e Bidu por ela gostar de Ciências e de animais.
A história de abertura foi "O mistério no quarto de dormir", escrita por Edson Itaborahy, com 15 páginas disposta em 3 faixas de quadros. Na trama é revelado que Milena tem um quarto bagunçado e não encontra o seu laço de fita de cabelo onde tinha anotado alguma coisa que esqueceu e ela investiga quem foi que levou sua fita.
Roteiro bobinho e mostrando a característica de Milena detetive, tudo forçado, dava para ser melhor. Agora pior foram os traços tenebrosos demais, caricatos, expressões exageradas, sem estilo mauriciano, definitivamente não ficaram bons. Se tivessem sido feitos a mão poderia ter ficado melhor, digital assim não fica natural. Esse quadro aí com a Magali chega a ser constrangedor e agonizante.
Tem uma clara inspiração a traços do desenhista José Marcio Nicolosi da segunda metade dos anos 1970, só que bem piorado, misturado com o estilo dos anos 2000 e sendo digitais sem serem feitos a mão não chegam nem aos pés do Nicolosi. Não adianta imitar, nunca fica igual.
No terceiro quadro dessa página, a Mônica ficou um horror, nada lembra estilo do Mauricio. Esses novos desenhistas quiseram deixar personagens caricatos, leitor pode rir dos desenhos, mas não do roteiro em si, que teve graça em nada. Valeu mais por Mônica ter batido no cebolinha e tentar bater na Milena.
Em seguida, vem uma história de 2 páginas sem título, escrita por Giulia Ebohon, também mostrando esse lado investigativo da Milena, dessa vez procurando a lancheira da Magali que perdeu. Traços lamentáveis nessa, contornos tenebrosos, fica complicado de gostar disso.
Esse quadro uma coisa terrível, acho muito avacalhação com o Mauricio permitirem isso, tosco demais.
Em "Quase lá", de 3 páginas e escrita por Maria Clara Portela, Milena dorme na sala e sonha que está querendo abrir uma caixa e sempre acorda quando está prestes de abrir a caixa e vê que acordou na cama do quarto dela e volta para sala para sonhar de novo o que estava sonhando. Mais uma vez Milena envolvida com mistério, querendo decifrar o que tinha na caixa do sonho e porque parava no quarto toda vez que acordava. Com desenhos digitais, a mesma imagem da Milena dormindo no sofá no primeiro quadro da primeira página foi utilizada no penúltimo quadro da segunda página.
Depois dos passatempos vem história da Denise, "A pacificadora", de 3 páginas, escrita pelo Emerson Abreu. Na trama, Denise tenta pacificar os amigos que estavam reclamando que não foram convidados para a festa de aniversário da Carminha Frufru. Ficou como um complemento da história de abertura que saiu na revista da 'Magali Nº 1', até poderia ter saído na revista dela, mas como teve participação da Milena resolveram colocar nessa revista. Chama atenção dos traços completamente horrorosos, caricatos demais, parecendo que colocaram direto dos rascunhos do roteiro para a revista, só colorindo. Na última página com mais caretas exageradas conseguiu ficar ainda pior. Bem deprimentes.
Em "Leitura dinâmica", de 3 páginas e escrita por Maria Del Mar Valenzuela, Milena fica curiosa com Jeremias lendo um livro e quer saber como era o final e ela lê de uma forma dinâmica, super rápida. Mostra a característica da Milena ser típica criança da geração Alpha, de não perder tempo com as coisas, ser imediatista e hiperativa, No momento que ela lê, aparecem setas com fontes digitais, mostrando como estava sendo a leitura dinâmica, que achei desnecessário.
Depois vem 2 histórias de 1 página, uma escrita Por Raí Guimarães, com Marina jogando futebol com os meninos, foi a única que a Milena não apareceu, nem como participação, considerada história de secundários, e a outra foi da Milena com Cebolinha, escrita pelo Emerson, querendo que ela ajude no dever de casa da escola fazendo uma pergunta pra ela porque é inteligente e a pergunta não era bem um dever de casa.
A revista termina com a história "Espelho, espelho meu!" , de 5 páginas e escrita por Eliana Alves Cruz, com a Milena conversando com espelho da Bruxa da Branca de Neve, no caso ela imaginou conversando com espelho após ler livro da "Branca de Neve e os Sete Anões" e ser interrompida pela mãe Sílvia que teria que se arrumar para ir para uma festa com a família. Bem fraquinha e com mensagem de representatividade negra no final. Única de miolo com mais de 3 páginas da edição, desenhos melhores nessa, mas percebe que é digital pelo espelho com mesma expressem todos os quadros.
Vale destacar também que tiveram vários roteiristas novos inclusive alguns que são negros e não roteirizaram nas outras revistas que devem ser exclusivos para fazer as histórias da Milena e para dar um representatividade negra melhor. E nas propagandas aproveitaram para colocar produtos licenciados da Milena, como boneca, meias ,colônia e produtos de cabelo da personagem, que não foram anunciados nas outras revistas.
No expediente final de todas as revistas tem a numeração da 4ª série junto com a numeração real do título, como da Milena é a Nº 1 de verdade, repetiram o "001", o primeiro representa o Nº da editora e o segundo, a numeração real, confirmando que é primeiríssima edição.
Então, achei uma revista fraca, adaptada para a geração atual, padronizada cheia de histórias curtas uma atrás da outra, traços digitais feios e caricatos sem a ver com estilo do Mauricio. Tentaram dar personalidade à Milena, prevaleceu histórias de Milena como detetive, desvendando mistérios de objetos desaparecidos, que deve ser o foco principal dela agora, mas também devem explorar que é menina autêntica da geração Alpha, que gosta de animais e de Ciências, com o tempo devem ajustar com o que vai dar certo e ter uma noção melhor da verdadeira personalidade dela, que já devia estar definida no mínimo desde que resolveram que ela se tornasse protagonista. Não vou colecionar, comprei essa só por ser a edição "Nº 1" e dificilmente compre outra, a não ser que encaixe em situação de edição especial e olhe lá.





.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)

As histórias atuais estão variando entre roteiros fracos e péssimos. Essa segunda história da revista é muito ruim. A história simplismente "acaba do nada", com um final sem graça e sem inspiração. As outras, como falei, não estão muito melhores. As vezes a história pode ter uma premissa que parece até interessante, mas um desenvolvimento péssimo, como a história do espelho. Enfim, atualmente são pouquissimas histórias produzidas pela MSP que acho realmente boas. Parece até que por ser uma revista infantil eles fazem de qualquer jeito, como se criança aceitasse qualquer coisa.
ResponderExcluirNotei isso também, do nada essa acaba e sem sentido. Com essa mania de histórias curtas e corridas, aí fazem de qualquer jeito. Deve ser isso de acharem que criança não liga, mas não é bem assim. E muitas histórias poderiam ficar melhores a partir das premissas se tivessem mais páginas.
ExcluirPior que acho que até com mais páginas as histórias não seriam tão melhores assim não, Marcos, visto que ja andavam capengas nos primeiros números da série anterior. Na minha opinião nada mais vem sendo de qualidade ali, desde histórias curtas, histórias longas, tirinhas. Por falar em tirinha, você viu a do gibi do Chico Bento dessa nova série? Deve ter sido escrita por I. A., só pode, de tão sem criatividade.
ExcluirÉ, não mudaria em qualidade se fossem mais longas, há anos estão assim fracas, só não seriam tão corridas com mais páginas. Vi a do Chico, também me dá essa impressão, falta muita criatividade hoje em dia, fazem de qualquer jeito , parece só como obrigação pra ter gibis em banca.
ExcluirMarcos, falando agora de algo que não tem nada haver com a postagem. Queria saber se você conhece dois personagens do Mauricio chamados Fogaça e Caiçarinha. Descobri tiras deles recentementes. Ambos tinham tirinhas próprias e foram publicados por volta de 1966 e 1969. Hoje são claramente super obscuros, mais esquecidos do que Boa Bola ou Os Souza.
ResponderExcluirNunca ouvi falar deles, pesquisei aqui só vi esse Fogaça, mas já adaptado aos traços atuais. Esses aí são mais obscuros que os Dez Ajustados.
ExcluirGosto de vez ou outra pesquisar sobre os trabalhos do Mauricio e desenterar esses personagens obscuros. Se você ou mais alguém aqui tiver interesse em ver. Basta perquisar no Google o nome do personagem (Caiçarinha, Fogaça) no TIRAS IN MEMORY. Foi nesse blogue que encontrei algumas. Lá também tem Palestrino e Niquinho.
ExcluirBem interessante esse blog. Pelo nome Caiçarinha, já dava ideia de algo rural, como já tinha o Chico Bento não fazia sentido ter, no máximo que o incluísse nas tiras do Chico. O Fogaça pelo que entendi por feita em parceria com o Mauricio, mas não foi idealizado por ele e nem vi grande coisa nele e o seu amigo alto nem foi revelado nome, esse conseguiu ser mais engraçado.
ExcluirAo que parece o Mauricio fazia essas parcerias, produzindo ou só distribuindo quadrinhos de terceiro. Tem uma entrevista dele no Blogue e ele fala um pouco sobre. O nome do amigo do Fogaça era Miúdo. Vi em outras tiras que achei.
ExcluirEra bem isso de parcerias de distribuição e quadrinhos e esses do Fogaça foi um deles. Um nome bem irônico de Miúdo por ele ser grande e gordo e o Fogaça que era pequeno, gostei. Realmente fiquei sabendo deles agora e têm muitos no limbo que a gente nem conhece.
ExcluirMeu Deus, esse estilo é ultra-bizarro. É até um desrespeito com o Mauricio essas cenas com traços distorcidos.
ResponderExcluirCompleta falta de respeito com o Mauricio, ainda mais agora que ele não está dando mais nem palpites nas histórias. Que mudasse, mas pelo menos ter uma essência do estilo dele. Magali ali toda deformada, não dá pra gostar disso.
Excluireu não acho não: pra mim, os traços tão mais soltos e parecendo as hqs antigamentes (fora que sou de 2010, mas vi umas historinhas antigas aqui) bem... na minha visão, os traços estão mais soltos e com pouco png, quano digo pouco, É POUCO!
ExcluirWilliamGM12, questão de gosto, até podem estar mais soltos, mas são em png e nada lembram as histórias antigas, só se pareciam se fossem feitos a mão de fato.
ExcluirEm vista de como deixaram os traços da série encerrada há pouco, é inegável que houve algum progresso e, não estou elogiando, estou constatando o óbvio em termos de comparação com o visual anterior que, por sinal, ainda se mantém e, talvez, nem saia de linha no decorrer da série vigente. Ademais, reafirmo: Milena nº1, assim como as outras edições que inauguraram a série atual, quero nem de graça.
ResponderExcluirSeria interessante, ou melhor, digo até que seria deveras positivo para a titular caloura se, encrespasse com a Mônica e, apanhasse. Mas, creio que isso não irá acontecer. Milena surgiu na condição de intocável, inserida no universo da TM com objetivo único: ser constantemente exaltada e aclamada.
Digamos que alguns traços menos piores do que vinha sendo, outros bem piores, sendo os menos piores nem se compara quando eram feitos a mão. Milena é a nova protegida, até mais fácil chamar Turma da Milena, não vai acontecer grandes coisas com ela. Realmente foi gibi fraco, dinheiro gasto fora, porém já era de se esperar que fosse assim antes de comprar.
ExcluirMarcos, super concordo com a padronização engessada e histórias curtas demais, a MSP entende que o consumo atual requer atenção fragmentada e infelizmente traduziu isso nas produções, o que é uma pena, pois o divertido de se ler quadrinhos é acompanhar os personagens em todo tipo de trama mirabolante e criativa, hoje tudo soa muito didático. Mas se me permitir uma crítica na sua análise, cobrar fidelidade absoluta ao traço dos anos 1970-1990 é uma visão viciada. O Estúdio sempre inovou seus desenhos e sempre permitiu que os ilustradores tivessem liberdade no pincel, eu vejo muita expressividade e muita personalidade, um capricho mesmo, na arte, não acho que cabe esse olhar tão saudosista. A MSP tem o direito de se modernizar, mudar formatos e linguagem para a geração atual, e tá tudo bem, até porque eles querem vender e esse tipo de conteúdo que estão entregando é consumível pras crianças.
ResponderExcluirSim, eles têm que atender o gosto do público alvo que são as crianças atuais, se elas de fato gostam assim não tem o que fazer. Só acho que traços já são consagrados e acredito que elas gostam como sempre foi, e se mudarem, que não sejam tão radicais. Roteiros que não vejo problema mudarem só pra estilo assim curto, desde que de fato as crianças prefiram assim, mas poderiam misturar histórias longas com curtas, até pra elas lerem um pouco mais.
ExcluirÉ, bem... finalmente aconteceu. Nossa ''rainha ideológica militante'' finalmente ganhou o título próprio e ascendeu oficialmente como principal, após tantos ''protestos e pedidos de fãs'', tantos anos de ''luta e merecimento''. Agora temos nossa quinta protagonista. Bem, eu prefiro mais como ''uma coadjuvante de luxo que acompanha os protagonistas'', um termo melhor para mim. Veja bem, para mim sempre será Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali. O quarteto clássico que a gente conhece, o próprio quarteto fantástico. Milena é meramente uma penetra, uma abelhuda, não tem histórico, não tem consagração, não teve luta pelo espaço ganho (que a própria Magali teve que ter). Recebeu tudo de bandeja. Mas só nos resta aceitar a atualidade.
ResponderExcluirPelo menos tiveram o bom senso de perceberem que aquele design dela era muito poluído e desajustado, nada a ver com o resto da turma e simplificaram bastante, mais condizente com uma personagem da MSP. Bem mais bonita e agradável aos olhos agora. Menos mal isso.
E também espero que pelo menos diminuam a participação dela em outros gibis, ela já o espaço próprio agora, não precisa roubar holofotes de outros personagens em seus próprios títulos (especialmente pare de roubar o lugar da pobre Magali na turma!)
Pois bem, quanto a edição em si... é razoável para o que podemos esperar de MSP hoje em dia, bem nos padrões atuais. Admito que tava esperando uma história de comemoração pela ascenção da Milena, o Mauricío divulgando o gibi dela, um evento no gibi, como fizeram quando Magali ganhou revista em 1989. Mas não, foi só uma história de abertura que poderia sair em qualquer edição. Mas tá bom, beleza até. Tentarem dar uma personalidade a Milena é um passo a frente, reconheço o esforço deles por isso. Porém, ainda está muito aquém... ser detetive? É, pode funcionar, mas acho que ficaria enjoativo rápido, era melhor quando qualquer personagem podia ser. Ser bagunceira ou desorganizada? Muito parecida com o Cascão, cujo quarto já era uma zona em várias histórias. Ser assistente do Franjinha? Bom, antes de mais nada, desde quando o Franjinha precisa de um assistente? Seria mais interessante se ela fosse uma concorrente/rival dele, o que poderia levar a uma dinâmica competitiva. Como assistente, eu acho que ela só roubaria a cena do Franjinha, fariam ela ser mais competente do que ele e ter a maioria das idéias.
Mas quanto as próprias histórias... eeh, até passáveis. A do quarto dela foi bobinha, sem graça, mas não chegou a ser horrível ou intragável (tirando esses... ''traços''). Ponto pela Mônica bater no Cebolinha e ainda tentar bater na Milena também, algo assim eu não esperava e aumentou a nota de -3 para -2. Espero que mantenham isso (mas já deve ter gente nas redes sociais reclamando de Mônica querer bater em menina e principalmente negra. Não duvido de nada). As demais, também nada demais. São bobas, são esquecíveis, são sem sal, mas pelo menos não ficam nos enchendo com liçõeszinhas de moral forçadas, ensinamentos genéricos para crianças e os personagens não agem como modelos perfeitos ou débeis mentais, deixaram eles um pouco mais ''livres'' aqui. A do ''Quase Lá'' até tinha potencial, uma idéiazinha interessante, se fosse em outra década seria melhor-desenvolvida e mais engraçada. A do ''Espelho, Espelho Meu''... até vale a idéia, mas já tiveram outras assim melhores. Esses novos roteiristas da Milena... sei não, vão precisar se esforçarem para fazer as histórias se destacarem. Espero que mais e novas pessoas consigam dar um up no gibi e na MSP como um todo.
(Mais uma vez, comentário ficou muito longo, então seguindo...)
ExcluirTraços inacreditavelmente horrorosos, mas já desabafei cansativamente sobre isso na postagem anterior, então nem vou tocar muito nisso aqui. Espero que ainda melhorem esses traços, tentar dar movimento e deixar menos estáticos é uma mudança positiva, mas deviam tentar deixar mais fiel ao ''Mauriciano''. Ou pelo menos, menos extravagante. De qualquer forma bem ruim e espero que ainda voltem atrás nisso. É uma esperança remota, quase improvável, mas ainda assim... é a última que morre.
E... é isso. Não tenho mais nada a comentar hoje. Só uma coisa: e a tirinha final? Não teve?
Pois bem, parabéns Milena. Você conseguiu, se tornou a personagem a ganhar gibi na MSP em menos tempo de todos e a ser por apoio e demanda dos próprios criadores ao invés dos fãs mesmo (coitado do Xaveco, que está há décadas como personagem, lutando pelo próprio gibi, tem muito mais popularidade e apoio pelos fãs, agora tem que ver uma menina sem personalidade nenhuma que não está nem a 10 anos na turma ascender antes dele. Que tapa na cara dele, hein?). Espero que seus fãs sejam felizes e a MSP não se arrependa devido a queda de lucros e vendas baixas. Espero que realmente valha a pena.
É, Milena ganhou revista graças à ideologia, o jeito é aceitar. Até que o visual simplificado melhorou, não diferencia tanto dos outros personagens. Não sei se vai diminuir presença da Milena nos outros gibis, visto que na Mônica a de encerramento teve uma presença da Milena no lugar que seria da Magali e no gibi Turma da Mônica teve 2 histórias de miolo dela.
ExcluirO gibi seguiu o padrão atual, pelo que vi ela ser detetive vai ser uma característica principal e as outras como bagunceira e assistente do Franjinha seriam pra variar, de qualquer maneira muito aquém para personagem em quadrinhos protagonista e com o tempo fica repetitivo histórias assim, principalmente as de detetive. Não duvido de gente reclamar de Mônica querer bater em menina negra e depois parem com isso e aconteça nada de mal com a Milena. A "Quase lá" achei a menos pior e encaixando como história de miolo, sem dúvida em décadas passadas ficaria mais desenvolvida. Novos roteiristas terão mesmo que se esforçar e muito pra ficar uma personagem digna de história em quadrinhos.
Traços se não fossem tão radicais e forçados dariam pra aceitar, podem ser que ajustem com o tempo, mas pelo menos nessas edições Nº 1 em geral não deu pra agradar. Teve tirinha final sim, tipo um complemento da história de abertura, mostrando Milena bagunceira no quarto procurando um livro com a Mônica, nada de mais. Xaveco que deve estar irado por sido passado pra trás pela Milena. Se MSP conseguir vender satisfatoriamente já está no lucro, vai ter um público fiel que vai comprar sempre, acredito que primeiras edições o gibi dela pode vender mais por ser novidade, depois que cair na mesmice, passe a vender igual aos outros.
"(...)conseguiu, se tornou a personagem a ganhar gibi na MSP em menos tempo de todos e a(...)"
ExcluirNa verdade, Isabella, menos tempo para alcançar titularidade, Milena ocupa o segundo lugar. Não sei o mês, mas, sua primeira aparição foi num evento em 2017, não foi?
Mônica estreou em (M)março de 1963 e sua primeira edição chegou às bancas em (M)maio de 1970. Conseguiu o feito com sete anos e dois meses de atuação em tiras publicadas nos jornais.
Enfim, para chegar lá, a trajetória da guria mais absurdamente inconsistente da MSP durou, mais ou menos, oito anos e meio. Milena é vice.
Abaixo, Matheus Diniz citou o título Bidu e, incluindo ele, Milena fica em terceiro lugar nessa de menos tempo para chegar à condição de titular. Porém, dado que Bidu não vingou, Milena continua como vice.
ExcluirÉ verdade Zózimo, eu tinha esquecido da Mônica. Obrigado pela correção.
ExcluirZózimo, a Milena surgiu primeiro em evento em 2017, mas não sei qual mês exato, depois passou a aparecer como participações em tiras na internet, mas para o grande público de gibis a primeira aparição foi na capa de uma nova série do Almanacão de Férias Nº 1, de junho de 2018. Então, considero pelo menos essas tiras de internet, que pode ter tido alguma em 2017, como primeira aparição dela. Independente, foi pouco tempo desde quando surgiu pra ser protagonista e ganhar gibi próprio. E lembrando que Bidu era o personagem protagonista do Mauricio e só tinha esse núcleo criado em 1960, aí mais natural que fosse o primeiro a ter gibi quando Mauricio resolveu entrar no ramo.
ExcluirO que eu vou falar agora talvez seja exagero, mas... já pensou se daqui a um tempo eles comecem a redesenhar histórias dos anos 80/90/2000 para inserir e encaixar a Milena? Tipo, porque agora que ela é oficialmente principal, crianças daqui a 10 ou 15 anos podem estranhar histórias antigas e perguntar "onde está Milena? Por que não tinha ela nessa época? Por que ela não foi criada junto com os outros protagonistas?" Crianças do futuro podem não querer ler as histórias mais antigas por não ter uma dos protagonistas que eles cresceram com e achar que devia ser sempre quinteto (que elas conhecem desde sempre) ao invés de quarteto. Aí é a MSP pode cismar de redesenhar ou fazer remakes de histórias clássicas para inserir a Milena como se ela sempre tivesse sido da turma e fosse sempre um quinteto. Já pensou o absurdo?
ExcluirNão sei, pode não ter nada a ver... mas não duvido totalmente que um dia possam fazer algo assim (cada ano a MSP se supera com uma coisa nova e a militancia só cresce mais).
Isabella, até seriam capazes de fazer isso, mas acredito que a tendência é não republicarem mais histórias da Abril e da Globo até por já serem antigas. Ultimamente republicam mais histórias da Panini, algumas vezes da Globo e não republicam mais as da Abril. Em alguns já republicaram histórias com a Milena, que são consideradas recentes. Acho que só não estão republicando tanto histórias com ela por causa de criação de um possível (inevitável, termo mais correto) Almanaque da Milena, que podem lançar ainda este ano ou então podem esperar um tempo, tipo os almanaques chegarem pelo menos as Nº 50 pra reiniciarem tudo e incluir Almanaque da Milena com numeração igual aos outros. Atualmente esse série de almanaque está na Nº 32.
ExcluirReformulando, Mônica ocupa terceira posição e Milena fica em quarto, porque, seria injusto deixar de fora o Pelezinho. Primeira aparição foi em (O)outubro de 1976 e primeira edição chegou às bancas em (A)agosto de 1977, e Bidu não deixa a primeira posição por conta disso, visto que estreou em (J)julho de 1959 e sua revista de nº1 data de (M)março de 1960.
ExcluirProblema é que, ao incluir Pelezinho, inevitavelmente lembrei "dos nada a ver com Turma da Mônica" que atendem por Neymar Jr. e por Ronaldinho Gaúcho. Confesso meu zero interesse em pesquisar quando se deu primeira aparição de cada um e relacioná-las com datas dos lançamentos de seus respectivos títulos. Milena é 100% "paiosa", 100% desinteressante, mas, ao menos, consigo assimilá-la como um ente da TM, ao passo que não consigo fazer o mesmo com esses dois personagens e seus núcleos. Porém, lembro que saiu até no Jornal Nacional Mauricio de Sousa e Ronaldo Gaúcho firmando contrato e, cercado de repórteres, o atleta afirmou: "Agora faço parte da Turma da Mônica!".
O Pelezinho surgiu das tiras de jornais e depois que teve o título de gibis, aí pode levá-lo também nessa conta. Ronaldinho Gaúcho assinou contrato com o Mauricio em fevereiro de 2006 e teve estreia de gibi em maio de 2006, ou seja, assim que assinou contrato começaram a produzir seu gibi e não teve tiras próprias nem na internet. O Neymar já tinha avisos que viraria personagem em 2012, mas o contrato se firmou só em 2013 e teve seu gibi lançado em maio de 2013. Mas a Milena é a única deles cria da MSP, os futebolistas são baseados em jogadores reais.
ExcluirA questão é que quando olho para o núcleo do Pelezinho, vejo Turma da Mônica em cada um daqueles personagens, já quando olho para os demais núcleos futebolísticos, não faço a mesma associação, e não é proposital, não é porque eu quero enxergá-los desassociados da TM, é um tipo de percepção que se dá involuntariamente, automaticamente, ou seja, é a leitura que meu subconsciente faz em relação a esses dois personagens e seus respectivos núcleos. O máximo que associo são como sendo produtos da MSP.
Excluirassim, a militancia é derivada de ''militar'', e o politicamente correto existia muito antes da milena, no tempo da união soviética, ou seja, a personagem não é tipo uma ''rainha ideológica militante''. ela foi criada só pra acolher as crianças negras de hoje, dessa geração entendeu? ''eu prefiro mais como ''uma coadjuvante de luxo que acompanha os protagonistas'', um termo melhor para mim. Veja bem, para mim sempre será Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali. O quarteto clássico que a gente conhece, o próprio quarteto fantástico. Milena é meramente uma penetra, uma abelhuda, não tem histórico, não tem consagração, não teve luta pelo espaço ganho (que a própria Magali teve que ter). Recebeu tudo de bandeja. Mas só nos resta aceitar a atualidade.'' ela pode até ter recebido de bandeja, mas que ela não é penetra não é, ela é uma personagem que estava inclusa no projeto de 2007, onde uma familia da bahia iria se mudar pro limoeiro, mas a origem baiana foi descartada, agora se referir que é abelhuda, ooo se ela é. ela é curiosa em tudo, ciência, esporte, animal, bagunça, TUDO! agora se for no sentido de fofoca, ai é a denise: e como você mesmo disse: ''não tem histórico, não tem consagração''. ainda não tem historico, mas ja ta sendo construido, diziam que ela se mudou do bairro das pitangueiras pro limoeiro, ai dizem que ela morou no limoeiro desde que nasceu, ou seja, ainda ta sendo construido, o histórico dela ta sendo construida, assim como os defeitos e a personalidade fixa, mas consagração, quem tem é nada mais nada menos que o anjinho, porque consagração é uma palavra religiosa, oque não tem nada haver com a personagem. ''tantos ''protestos e pedidos de fãs'', tantos anos de ''luta e merecimento''. Agora temos nossa quinta protagonista'' e teve protesto e pedidos dos fãs, e meu ela merece, a milena lutou ali, arrumou confusão e... bem se tornou uma das vitimas das coelhadas alem do cebolinha, até porque ou fala sem pensar ou arruma confusão, mas sem querer. é sem querer, diferente do cebolinha que faz de propósito, e agora esse gibi vai ajudar a milena se desenvolver melhor e ter oque a galera pede. ''Traços inacreditavelmente horrorosos, mas já desabafei cansativamente sobre isso na postagem anterior, então nem vou tocar muito nisso aqui. Espero que ainda melhorem esses traços, tentar dar movimento e deixar menos estáticos é uma mudança positiva'' eu não acho ruim, e sim acho bom, apesar de eu ser de 2010, eu tambem odiava os png, ai a msp foi lá e deu liberdade pros artistas, por isso fica essa ''aberração'' ai os traços ficam mais soltos, e parece que estão se movimentando mesmo. e assim como o matheus diniz disse: ''Milena é a única protagonista a já nascer como protagonista'' até porque ja tava planejado pelo Maurício de Sousa. o tanto que ele disse uma frase interessante ''Não poderia simplesmente ser desenhada e publicada sem um protagonismo acentuado. Já se fazia necessária há tempos.'' "Eu já havia criado personagens negros sem pensar em diferenças. Porque, pra mim, desde criança nunca houve isso. Com essas historinhas vamos demonstrar essa relação da nova família com a turminha, com graça e amor. E espero que os adultos leiam também" e é isso ai... agora em relação as historias, eu posso rir, pq sou de 2010, como ja falei aqui, eu não acho a milena forçada, oque pra mim, se depender da gravidade, configura racismo estrutural e cultural e preconceito.
Excluirposso ta falando besteira, mas é a minha opinião. ''Pois bem, parabéns Milena. Você conseguiu, se tornou a personagem a ganhar gibi na MSP em menos tempo de todos e a ser por apoio e demanda dos próprios criadores ao invés dos fãs mesmo (coitado do Xaveco, que está há décadas como personagem, lutando pelo próprio gibi, tem muito mais popularidade e apoio pelos fãs, agora tem que ver uma menina sem personalidade nenhuma que não está nem a 10 anos na turma ascender antes dele. Que tapa na cara dele, hein?). Espero que seus fãs sejam felizes e a MSP não se arrependa devido a queda de lucros e vendas baixas. Espero que realmente valha a pena.'' oooo se valeu irmão, valeu muito, foi o mais vendido do que as outras linhas, la no site da panini a edição ta esgotada, enquanto o chico bento, a mônica, o cebolinha, magali, cascão e a turma da mônica ainda ta disponivel, é... oque aconteceu com a magali em 1989, aconteceu com a milena, e isso eu previa desde que anunciaram. agora sobre os fans, não era só muitos que odeiam, mas muito amam a milena tambem, ou seja: metade ama, metade odeia, oque pra mim deveriam amar, mas é a vida né? enfim, teve um video de uma menina, que é fofura extrema, ela disse pra personagem ''eu to muito feliz de ter uma cor igual a sua'' e o povo dizendo que é representatividade forçada, minha mãe e meu pai diziam que na época deles, não existiam representatividade. oque a menina dizia deixou o meu coração quentinho https://www.instagram.com/p/DYqB9elPd_F/ pode olhar se quiser, ta ai ó, teve abraço, foi tão fofo ver isso enfim. ''(especialmente pare de roubar o lugar da pobre Magali na turma!)'' a magali ta no lugar dela, e a milena no dela, e inclusive, mesmo com a milena, a linha da magali continuou lançando, então assim, na minha visão, a milena não roubou o lugar de ninguem, ela somou, assim como a tábata, a mônica é a primeira protagonista (e lider), o cebolinha é o segundo, magali a terceira o cascão o quarto, e a milena é a quinta, então assim, ainda continua sendo o classico quarteto, mas com um a mais, que é a milena, se tem de uma coisa que eu sei é, sempre foi quatro, e vai ser quatro! vai ser quatro e vai ser 5! porque teve historinhas que milena nem se quer apareceu, e o exemplo disso, é a historinha ''A Outra'' que virou até episodio de animação
ExcluirZózimo, o Pelezinho fica parecendo legítimo da Turma da Mônica porque foi de uma época que não tina politicamente correto e as histórias tinham total liberdade, seguiam o estilo dos gibis da Mônica e do Cebolinha até então. Já os outros dois pegou o politicamente correto, mais limitações.
ExcluirWilliamGM12, foi inclusa já no intuito de ser protagonista. Gibi da Milena se esgotou no site pela novidade e também teria que ver se a tiragem não foi menor em relação aos outros. Tem que esperar essa fase de novidade pra ver se continua esgotando sempre no site. Acrescenta como uma 5ª protagonista, mas tem momentos que ela tira vez de alguém quando precisam de 4 personagens em alguma história e colocam Milena, tirando um deles. E tem sido mais a Magali, nessas Nº 1 mesmo a história de encerramento da Mônica colocaram Milena no lugar da Magali que naturalmente seria dela. Traços não deixam de ser png, só mais soltos. Como você nasceu em 2010 e foi acostumado com as histórias atuais, aí mais natural gostar como deixaram, gibis estão voltados pra agradar a geração atual, não os mais velhos, e isso eles não estão errados.
Excluirmas sabe oque eu acho marcos? alem de gostar dos atuais, tambem gosto dos antigos, e sou contra o politicamente correto na questão comportamental no desenho, se for na realidade ai ja é outra coisa, no desenho tem que ter muita criatividade pra fazer rir, os trapalhões mesmo, aquilo ali é pura resenha, hoje em dia? cade aquilo? não tem, mas em questão da milena, isso não tem nada haver
ExcluirWilliamGM12, com a Milena isso se aplica, é toda certinha, perfetinha, não tem nada de legítima personagem, hoje completamente sem carisma. Pode até mudar ao longo da série, mas até o momento é do estilo que o povo do politicamente correto adora. Se você gosta dela, só comprar os gibis, eu é que não vou comprar, fica opção pra quem gosta.
Excluirolha eu sei, ela é certinha, perfeitinha, mas isso tem um motivo real. ela tem varias personalidades, VARIAS! quando digo varias, É VARIAS! resumindo, a msp desde esse tempo tava ouvindo a galera, que amar animais virou até piada bixo, ai pronto, ai a msp disse ''olha, vamo colocar ela pra ser competitiva'' ai aplicaram um defeito, ai depois eles falaram ''nah, ainda ta ruim, vamo colocar ela pra falar sem pensar'' ai rolou essa cena ai, da milena fugindo da mônica. posso ta falando besteira denovo, mas a milena virou o cebolinha 2.0 kkkkkkkkkkkkk! enfim, ai aplicaram um roteiro que... a milena falaria sem pensar varias vezes, ai a denise (a fofoqueira que o brasil ama), que racho o bico por conta das girias de ''que bafão'', ''eu não sabia que ter torta de climão eu heim'' e etc, gosta muito, e a historinha fixa da denise, ja diz a personalidade dela, ela gosta de treta, briga, pancadaria, quando tem, A DENISE VAI ATRAS, OQUE NA MINHA SINCERA OPINIÃO, DEIXA AS HISTORIAS MAIS ENGRAÇADAS KKKKKKK. enfim, retornando a milena, ai eles aplicaram esse defeito nela, mas ainda não tava bom, ai eles disseram ''olha, o franjinha fica na parte de ciencia tecnológica, e a milena de ciencia fisica e biológica'' ai aplicaram mais uma personalidade pra milena, que é amar ciencias, mas ainda não tava ruim, ai eles falaram ''olha, já que tem a copa do mundo feminina, vamo botar a milena pra jogar bola, futebol, ai ela faz drible, defende, que num sei oque num sei oque lá'' ai aplicaram mais uma personalidade, amar futebol, mais ainda não tava bom, ai eles falaram ''não perai, vamo colocar a milena pra ser uma detetive'' E TA AI. ai eles ''vamo botar ela pra fazer bagunça'', como essa ai do quarto: resumindo, é tipo a denise (que teve visual diferente, personalidade até chegar onde chegou). e oque ta acontecendo com a milena, aconteceu com a denise! e esse é o fato
Excluirpor isso que a milena é perfeitinha, ela ta em desenvolvimento!
ExcluirSim, ela está em desenvolvimento, pode ser que com o tempo melhore. Porém, ela já devia ter característica própria, única e marcante, desde que foi criada, se já tinham intenção de ela ser protagonista, era para ter personalidade desde sempre e não jogá-la nas histórias e construir personalidade depois, essa é a bronca.
Excluiré, mas agora vou ter que compartilhar uma situação, que não desejo que ninguem passe, teve um cara lá, que disse que a milena é ''forçada'' e etc etc, e fui defender, AI DO NADA!!! do nada ele diz a seguinte frase que ninguem deve repetir! ''você ta gritando comigo, logo isso configura homofobia pois você esta sendo mal educado com um bissexual'' quem conhece os artigos 339, 340 e etc, sabe do que to falando. MEU EU NÃO CONHEÇO O CARA E ELE DIZ ISSO PRA CIMA DE MIM!! FUI ACUSADO INJUSTAMENTE POR CONTA DESSA CONFUSÃO!! e eu previa isso, que quando tem alguem pra defender a milena, vai dar confusão. mas não entre eu e ele, quem quer entender melhor, assiste esses 3 videos: https://www.youtube.com/watch?v=fPskKOjA_HU&t=1297s https://www.youtube.com/watch?v=B-esC2Okl4o https://www.youtube.com/watch?v=21udD2B316k ai a treta escalou de tamanho, eu nunca, nunca acusaria alguem injustamente diferente dele, foi um ABSURDO ISSO!
ExcluirNa verdade, Isabella, Milena seria a segunda que ganhou um gibi em menos tempo após a criação, isso se a gente considerar o Bidu que surgiu em 1959 e ganhou uma revista de curta duração em 1960.
ResponderExcluirUma coisa que você falou e que é interessante é que de fato a Magali, e não só ela, mas também Cebolinha, Cascão e a própria Mônica ganharam o pisto de protagonistas porque conquistaram o público. Ambos nasceram como coadjuvantes e "trabalharam duro" para chegar onde estão hoje. Milena é a única protagonista a já nascer como protagonista. Ela não precisou do apelo do público pra isso.
E dizem que gente branca é privilegiada... Não me levem a mal aqui.
ExcluirIsso é fato, Milena foi criada e planejada para ser protagonista- e não de um modo natural. Se dessem para ela uma personalidade forte desde o começo e deixassem que o público fosse aos poucos se acostumando e simpatizante com ela, como aconteceu com todos os outros, não seria problema nenhum. Mas a Milena foi lançada e simplesmente forçada e empurrada para o público, com a MSP tentando ao máximo vender essa personagem como "chegou a dona da porra toda, olhem que diva! Fabulosa! Não gostam, estão é com inveja. De qualquer forma, só nossa opinião importa."
A MSP não criou a Milena contando que ela se torna-se popular e ganhasse o apoio dos fãs e conquistar uma revista, não. Foi simplesmente tipo "Milena vai ser protagonista porque NÓS queremos e isso basta. Foda-se se o público não quiser ou nunca pediu".
Milena foi criada única e simplismente para ter uma protagonista negra. E eu não digo que isso não é importante, é sim, mas pecaram no fato de não pensar em algo mais pra ela além de sua etnia. Estão tentando agora desenvolver uma personalidade, mas ela carece dos traços exagerados tanto fisicamente tanto de petsonalidade que os outros protagonistas possuem. Convenhamos que Milena é uma simples garota normal e Mônica, Cebolinha, Cãscão e Magali não teem nada de normal kkkk e aí que está a graça neles. Milena de fato se encaixaria mais como personagem coadjuvante. Ela possui a mesma vibe dos "personagens inclusivos " como Dorinha e André.
ExcluirMilena foi criada pra ter protagonista negra, é fato, mas que pensassem em dar característica desde que foi criada. Cascão e Magali eram secundários e sempre tiveram características próprias e revistas deles depois foram consequência do carisma com suas características. Ela sendo assim não tem carisma independente de ser branca ou negra, Marina também não tem carisma. Eu soube disso que inicialmente seria uma família baiana e ligada à música, desistiram porque não ia emplacar. A parte de música permaneceu com a irmã da Milena, a Sol, porém nem é explorado porque estão focando histórias com personagens crianças. Eles podiam ter colocado uma personagem como a Sol na Turma da Tina e deixar apenas o Binho como irmão da Milena.
ExcluirPegaram a personalidade de alguns personagens e jogaram nessa Milena, e fizeram de maneira porca, essa questão do detetive me vem muito o Anjinho e até mesmo o Jeremias que geralmente protagonizavam histórias deste tipo. Lembro de cabeça a história o julgamento do bode bufa onde o Anjinho banca o detetive para saber oq aconteceu com o Sansão. Tem uma dele também tentando descobrir de onde vinha um barulho estranho no bairro do limoeiro Personagem na minha visão desnecessária, sem graça e sem sal.
ResponderExcluirAntes qualquer personagem podia ser detetive, aí agora devem padronizar sendo a Magali. Além do Jeremias, antigamente também tiveram histórias do Cascão encarnando o Sherloque "Cascão Holmes", também teve Cebolinha como detetive "Mc Cebola", e foram em várias histórias com eles assim. Tá sendo o mesmo como a criação da Marina, antes qualquer um podia ser desenhista e depois, só Marina que passou ser a desenhista e artista fixa da turma.
ExcluirMarina detém monopólio dos desenhos e das pinturas por aquarelas e Milena detém monopólio das investigações... Palha, muito, muito "paia", mesmo! Isso que dá ☞fabricar personagens☜ e artificialmente destacá-los em posições das quais não foram qualificados, ou seja, inevitavelmente, ficam ☞altamente dependentes de muletas☜ e, o mais cruel, é que ainda limitam os que naturalmente desembolam, os verdadeiramente gabaritados, que são, óbvio, os que se fizeram pela validação do público - personagens orgânicos, genuínos.
ExcluirMinha opinião sobre a Milena é que já que queriam dar mais representatividade porque não manter o Jeremias com as características que ele já possuía, já era um personagem marcante, colocava ele para contracenar mais histórias com a turma da Mônica, trazia de volta a turma do bermudão, não só isso, eu mantinha o Papa Capim com as características originais dele, mas fizeram uma personagem para agradar a militância, uma personagem sem alma e para isso mataram muitos personagens jogando eles no lixo, de novo o Jeremias nem parece mais aquele personagem de ante.
ExcluirSe realmente o intuito fosse dar representatividade mesmo pq jogaram o Papa Capim no limbo ? Sabe não dá pra entender, eu particularmente não era muito fã do Papa Capim, mas das histórias da turma do bermudão, das histórias do Franjinha e do Bidu que tinham o Jeremias, o Titi e o Manezinho eu gostava. As histórias em que o Jeremias ia atrás da Aninha e deixava o titilouco, as participações dele nos planos infeliveis, histórias onde ele contava histórias do seu avô para o cascão e até algumas histórias o de ele aconselhava a Monica muito característico dos anos 80 e final de 90, já dava destaque ao personagem. Hj mataram esse Jeremias e colocaram uma personagem muito .al construída e nítido para lacrar.
ExcluirDe tudo de deletério que veio pela onda do (E)efeito Milena, o pior mesmo foi o que se abateu sobre Jeremias, aquilo sim, foi um baita efeito colateral. Seu look hipergenérico é de embrulhar o estômago, uma fusão de hip-hop com skatista junto a um comportamento, aparentemente, pautado na afetação.
ExcluirJeremias teve seu auge nos 1980 e, não somente por sua memorável parceria com Titi, mas, também, pelas marcantes atuações nas companhias dos titulares. Junto ao Cascão, à Mônica e, ao Cebolinha, se destacou por inúmeras vezes. 1982 foi o ponto de partida daquela excelente fase. Sem contar que Jeremias não dependia de outros para que fosse notado, pois sua versão genuína é dona de um grande carisma - característica que, Milena, por sua inata artificialidade, jamais irá obter.
Parece que queriam uma menina negra protagonista porque aí já conseguiria de uma vez representatividades negra e feminina. Aí como não tinha menina negra precisaram criar a Milena. O Jeremias agora está seguindo esse caminho com grande destaque nas histórias que não tinha antes, deve protagonizar mais vezes o título Turma da Mônica, aparecendo mais em campanhas publicitárias junto com os outros 5 e grande chance de ele ter gibi próprio na 5ª série e a turma virar sexteto. Problema que Jeremias assim está muito infantil, agindo como criança de 7 anos como os outros e ele é mais velho.
ExcluirPapa-Capim teria a representatividade indígena, problema que acham errado índios primitivos porque não existe mais e seria chacota com indígenas, aí mudaram o estilo com papa-Capim de roupa e em tribo moderna. Não deu certo, roteiristas nem tiveram criatividade pra criar história em tribo moderna e foi par ao limbo de vez em 2023. Desde então não apareceu mais nos gibis.
É dose personagens fabricados como Marina como pintora oficial, coisa que qualquer personagem poderia ter essa função. Até o Xaveco protagonizou história como pintor e ainda conseguiu ser melhor que ela.
você pode digitalizar e postar Andar sem sapato é perigoso
ResponderExcluirde Mônica n 158 de abril
Essa dá sim, quando der posto aqui.
Excluirok
ExcluirAté que faz sentido não ter um frontispício. Qual seria o texto? "Oi, sou a Milena..." e só. A personagem é tão forçada e mal desenvolvida que não tem nem o que colocar.
ResponderExcluirNão tenho conhecimento para afirmar, mas a impressão é que essa nova direção não tem ideia de como gerir a empresa, manter os personagens. Isso é comum acontecer em qualquer empresa, quando os fundadores se aposentam, não é sempre que os administradores que venham depois consigam manter a qualidade. Mas "MSP Estúdios" está se esforçando para ser ruim.
Enfim, felizmente podemos viver com os gibis antigos que compramos em sebos, e com as boas histórias que o Marcos sempre posta por aqui.
Recentemente li Chico Bento nº 137 (Editora Globo, abril de 1992) e a primeira história "Dia Chuvoso" é um deleite. Quem tiver a oportunidade, leia. É um ótimo colírio para combater a péssima qualidade que vimos nesse últimos dias.
Tem razão, como é tudo forçado na Milena, o frontispício também não seria bom, melhor mesmo não terem colocado. A gestão nova parece que quer dar foco a audiovisual, desenhos animados, percebem que as crianças se interessam mais pelo audiovisual que leitura, não é á toa que estão com histórias priorizando mais movimentos para que se pareçam com frames de desenhos animados.
ExcluirEssa história de abertura de Chico 137 foi um primor, desenhos espetaculares, roteiro excelente, tempo que tinham capricho em criar histórias e era um outro nível. Essa vale a pena muito a pena.
Realmente, histórias de 2005 ou 2004 para trás são um verdadeiro deleite, um colírio para os olhos cansados dos anos 2020...
ExcluirÉ, essas sim tinham qualidade em tudo, realmente valem a pena.
Excluir''A personagem é tão forçada e mal desenvolvida que não tem nem o que colocar.'' pra mim não é não. agora sobre "Oi, sou a Milena..." ela tem. mas surgiu após o lançamento, tenho até texto ''será que o céu é pintado de azul todos os dias antes da gente acordar? ou as cores só aparecem quando abrimos a janela? ah... oi! eu sou a Milena, Sempre com os olhos bem abertos, pronta pra fazer a proxima pergunta. mas isso vocês ja sabem, né? a gente se conhece há um tempo e eu sei que muita gente se encontrou em mim isso me deixa tão feliz! tenho vivido coisas incriveis ao lado dos meus amigos e ainda tenho muito pra mostrar muitas coisas pra descobrir... muitas historias pra contar! é que eu não consigo ficar parada, sabe? hihi minha cabeça vive cheia de perguntas! para algumas pessoas, o rastro da minha curiosidade pode parecer uma... bagunça. minha mãe diz que sou bagunceira... a mônica, o cebolinha, o cascão, a magali... ta, ta bom... todo mundo fala isso! Aff!... mas é que as vezes, a gente mistura as coisas e chega em resultados incriveis!! é assim que eu vejo a minha vida: uma mistura de momentos ao lado de pessoas especiais... eu ainda não sei se o céu é pintado todos os dias... oque eu sei é que o mundo fica mais colorido quando ocupamos o nosso lugar nele. e o meu lugar sempre foi aqui, com a turminha.'' pode até parecer que foi iá, mas você vai ver um video, ai depois você vai me dizer se eu usei a iá pra pegar ou não. https://www.youtube.com/watch?v=yjMKXRQth9U
ExcluirSe não me engano, um dos primeiros números da revista da Magali bateu a revista da Mônica em vendas, e por conta disso a MSP desenhou a piada que vemos na capa de Magali nº 6 (julho de 1989).
ResponderExcluirCom tanta qualidade, a revista da Milena também, com toda a certeza, conseguirá esse feito. Isto é, se durar até lá...
Sim, foi da Magali que teve esse feito na Nº 4 e fizeram a piada da capa na Nº 6. Pode ser que Milena consiga por ser novidade, além dos que puxam saco que certamente vão comprar, mas seria por pouco tempo. Infelizmente por ser uma atual personagem protagonista e criada para a representatividade negra esse título da Milena não vai ser cancelado mesmo se tiver poucas vendas. Só aconteceria se um dia resolverem acabar com todos os títulos da MSP por falta de vendas e interesse do público e deixassem à venda só um, que aí acho que seria da Mônica que iriam manter.
ExcluirSe caso Milena, em uma ou duas edições, bater Mônica no que tange vendagem, sinceridade, nada que venha surpreender, pois as edições de todos os títulos da TM clássica estão sofríveis há um bom tempo. O título Magali, esse sim, fez um grande feito ao bater Mônica em determinado mês do ano de 1989, porque, são de primeiríssima qualidade todas as edições da MSP daquela época.
ExcluirVerdade, Zózimo, os gibis andam tão inexpressivos, qualquer história podia ser protagonizada por qualquer personagem que não faria diferença, aí pessoal compra mais por conta de personagem preferido. Se Milena conseguir feito de venda maior seria apenas pela novidade, não teria o mesmo impacto que foi com a Magali, que poderiam ter comprado também pelo fator de qualidade de histórias dela da época, que por sinal foram muito bons os primeiros números dela.
ExcluirPor incrível que pareça eu gostei dos traços da história de abertura e de algumas histórias. Acho que pelo menos nos 10 primeiros números eles vão dar traços bons e histórias legalzinhas pra milena, visto que pra mim, nas capas de n⁰2 ela tá entre as 3 melhores. Eles tirando o título da frente fica estranho na divulgação das capas, visto que no traço do titi ficou bem estranho e queria saber do porquê, 🤭. Sobre os traços, ainda prefiro esses de abertura do que os da época da segunda série dos gibis em 2015, aqueles ali não dá.
ResponderExcluirPodem ser melhores que traços de 2015, mas não como traços de 2007 pra trás. Realmente o Titi ficou muito estranho naquela capa do Cebolinha Nº 2, se não fosse pela camisa, eu nem reconheceria. Vai ver que na história apareça assim também, se tiver mesmo estilo de traços da capa.
ExcluirTudo exagerado não fica bom até concordo com traços e roteiros diferentes mais nada sem perder a essência da Turma, Outro ponto chato são esses montes de história curtas, Como vc mesmo escreveu Marcos melhor seria intercalar entre histórias curtas e longas enfim se não tiver mais secundários de outros núcleos não compro mais nenhum gibi novo,só antigos.
ResponderExcluirO problema foi esse de tirar essência da Turma da Mônica, ficou tudo forçado, não dá. Pior que teve gente que gostou, tem gosto pra tudo. Ideal seria isso de intercalar entre histórias curtas e longas, só curtas fica estranho. E espero que voltem com os secundários logo, só personagens crianças do Limoeiro perde a graça e até variedade de histórias.
ExcluirAs caretas seguem estilo de animes...tem histórias boas com.elas em 2007..a história de abertura passa...As curtas deveriam ser grandes no lugar de passatempo...O almanacao de férias é pra quem quer passatempo
ExcluirMiguel, nunca gostei dessas caretas, que deixassem exclusivamente para animes deles. Pior que ninguém faz os passatempos, aí fica o desperdício de ter histórias mais longas tanto na abertura quanto nas de miolo.
ExcluirSinceramente, eu nunca achei que a Milena merecia uma revista própria. Sempre achei uma personagem meramente fraca e que só vejo ela como "a filha da veterinária". Se tivessem colocado personalidades mais fortes e de mais reconhecimento, ficaria muito melhor, mas eu particularmente vejo nenhuma razão pra lançarem uma revista de uma personagem que não tem muito o que falar. A capa está bem bonita, mas os traços são ainda de vomitar, como eu já disse anteriormente. Não valeu a pena, não. Até minhas animações 3D feitas no Blender são mais bonitas que isso.
ResponderExcluirSem carisma, não mereceria mesmo. Esses traços decadentes desanimam mais ainda, não foi um bom gibi.
Excluirpra mim ela merece
ExcluirAcho as artes muito 8 e 80, algumas ate são legais, lembram a estetica das antiga, mas muitas outras aquela vergonha alheia, muita criança fica até com receio de ver as historinhas, precisam não deixar tudo exagerado para enfim temos alguma evolução.
ResponderExcluirSobre a Milena, que pena que o Jeremias não ganhou sua propria revista, se é pra ter representatividade deviam ter dado preferência a ele e criar um universo proprio dele igual com o Chico Bento, enfim dela não falo mais, cansei e é uma luta perdida.
Um equilíbrio e não tirar a essência seria o ideal. Se fossem feitos a mão os desenhos ficariam melhores. Perda de tempo reclamar, já fizeram escolha deles, quem sabe o Jeremias ganhe gibi na 5ª série, de qualquer forma anda bem descaracterizado e infantil comparado como era.
Excluire olha que o jeremias ta ganhando destaque por conta da milena. e ele tambem esta muito a ponto de ganhar o seu primeiro gibi DESDE QUE CHEGOU COMO SECUNDARIO!!!!
ExcluirWilliamGM12, do jeito que está indo, está tudo encaminhando para Jeremias ganhar gibi na 5ª série. Pena tão descaracterizado que virou outro personagem.
Excluirpra mim o jeremias continua o de sempre, só mudou a roupa
ExcluirLê as antigas e verá as diferenças dele.
Excluirnanananão, eu sei, a roupa mudou, mas o cabelo, o boné continuam do mesmo jeito, boné vermelho de sempre, só a roupa e o tênis, eu tambem estranhei no começo, mas até que gostei, mas eu tambem prefiro o visual antigo
ExcluirEu digo da personalidade dele, infantil demais, se comportando como criança de 7 anos ou menos e ele é mais velho. Teve até uma com ele brincando com Binho e Dudu, nada a ver, completamente descaracterizado.
Excluiroloco! isso é loucura tanto no pessoal quanto no profissional, eu lembrei de uma cena dele dizendo ''CHEGA DE SPOOOOILEEERS!!!'' la no episódio novo do DK. isso ai é exemplo?
ExcluirO estilo de traço dessa historinha do quarto não tem nada a ver com a Turma da Mônica... putz...
ResponderExcluirNada a ver mesmo, completamente descaracterizado, acho falta de respeito com o Mauricio que não opina mais lá.
ExcluirSou minoria aqui já que eu até gosto da Milena, a Turma da Mônica já foi criticada muitas vezes pela falta de diversidade no elenco principal, então uma hora ou outra, isso iria ter que acontecer, mas a maneira que a personagem foi introduzida não foi uma das melhores.
ResponderExcluirTipo assim, a Milena foi inicialmente apresentada no desfile do projeto donas da rua em 2017 e só foi oficialmente introduzida nos gibis em 2019 e só após a pandemia que os roteiristas passaram a tentar dar mais personalidade a ela! Eu sei que muitos dizem que os personagens secundários demoraram para ser desenvolvidos tbm, eu até concordaria se a Milena não tivesse sido inserida na turma já como uma das protagonistas, por mais que o gibi da Milena deu mais desenvolvimento de personagem para ela, acredito que seja tarde demais pois boa parte dos leitores desenvolveram uma forte antipatia pela personagem, principalmente os leitores que cresceram com os gibis da Abril e da Globo(o que não é o meu caso já que acompanhei mais os da Panini, mas enfim.)
O que poderia era a Milena ser criada já com personalidade definida e sendo desenvolvida desde então e aí depois de uns 10 anos, lá pra 2029 ou mais e já como personagem protagonista consolidada, ter seu gibi. Como introduziram a personagem do nada sem personalidade, já definido que seria protagonista e ter personalidade sendo desenvolvida só depois que ganhou gibi, teve antipatia de boa parte do público e isso não vai mudar. As crianças que começaram a ler desde 2019 pode ser que tenha mais afinidade com ela, já os outros não estão acostumados e não vão gostar dela.
Excluir