Mostro uma história em que o Cranicola fica deprimido por não arrumar namorada por não ter um corpo e o Penadinho resolve ajudá-lo. Com 6 páginas, foi publicada em 'Cascão Nº 177' (Ed. Globo, 1993).
![]() |
| Capa de 'Cascão Nº 177' (Ed. Globo, 1993) |
Cranicola está conversando com a fantasma Suzi, que comenta que adora conversar com ele, que as horas passam tão rápido que nem percebe. Cranicola diz que fica sem jeito e que eles têm toda a eternidade para conversarem. Suzi fala que precisa ir porque tem um encontro com o namorado dela.
Cranicola vê Muminho e Zé Vampir com suas namoradas, diz que está tudo mal, péssimo, horrível e começa a chorar. Penadinho aparece e pergunta o motivo da choradeira. Cranicola fala porque ele não tem braços, pernas nem mãos. Penadinho fala que achava que estava conformado e Cranicola que nunca, que reencarna de inveja de outros rapazes poder caminhar ao lado de uma garota, andar de mãos dadas, abraços, etc, e está cansado de ficar assim paradão.
Penadinho tem a solução de levar Cranicola ao castelo do Doutor Franquistóim porque está sempre inventando algo e ele tem que carregar o Cranicola até lá porque não pode ir sozinho. Chegando lá, Penadinho explica a situação do Cranicola e Doutor Franquistóim que está precisando de um cérebro par ao novo filho dele, havia criado o corpo de um Frankenstein só que sem cabeça e coloca o Cranicola como a cabeça faltante.
Assim, Cranicola consegue levantar, pular, dançar. Frank abraça seu novo irmãozinho e Cranicola acha uma emoção que agora é uma pessoa normal. Já no cemitério depois, quer arranjar uma namorada, observa as garotas para escolher bem. Até que no final se apaixona por uma caveira só com cabeça em uma pedra, que nem como ele era.
História legal em que o Cranicola fica deprimido que não arranjava namorada porque não podia sair daquela pedra, Penadinho o carrega até o castelo do Franquistóim, que coloca Cranicola no corpo do Frankenstein que havia criado. Cranicola fica feliz por ter um corpo e se tornar uma pessoa normal e na hora de arrumar namorada, com tantas garotas no cemitério, Cranicola resolveu namorar justamente uma igual a ele.
Realmente é muito ruim apenas ser uma cabeça de crânio em cima de pedra sem poder fazer nada. Com a desilusão amorosa da Suzi, piorou a situação dele. Já que era para namorar uma caveira sem cabeça que nem ele, nem precisaria de corpo, era só ter pedido para o Penadinho carregá-lo pelo cemitério até onde ela estava. Mas dessa vez não se deu mal, conseguiu se locomover e ganhar uma família sendo o novo filho da criação do Doutor Franquistóim, foi só encaixar o Cranicola no corpo pra funcionar.
O recurso do Cranicola de corpo de Frankenstein foi usado só nessa história, depois voltou a ser o crânio em cima de pedra com sempre foi. Engraçado a decepção do Cranicola descobrir que Suzi tinha namorado, dizer "reencarnar de inveja" o oposto de "morrer de inveja", o deslize do Penadinho de chamar o Cranicola para irem juntos ao castelo do Doutor Franquistóin, Cranicola no corpo de Frankenstein. A cara do Penadinho no final foi hilária, tanto trabalho que teve por pouco.
Os monstros às vezes namoravam outros fora da espécie deles, isso quando não se apaixonavam por humanas. Era comum múmia namorar com fantasma, vampiro com múmia, etc. Eles não tinham namoradas fixas, apenas Penadinho e Alminha, e ainda assim Penadinho podia aparecer interessado por outras fantasmas ou monstras. Zé Vampir também chegou a ter uma namorada em mais de uma história como a Nefasta, mas não era fixa, visto que também já namorou outras vampiras e outras fantasmas e monstras.
Cranicola mais uma vez envolvido com seus problemas de não poder se locomover. Antes do Luca, o Cranicola era o representante de pessoas com deficiência e seus problemas de não poder sair do local por ter só uma cabeça. E em muitas ele se dava mal no final, aumentando mais a sua depressão. Incorreta atualmente por chacota com deficientes, Cranicola deprimido por não ter corpo, não andar, não poder se mexer, além de envolver namoro, mesmo sendo de monstros adultos.
Traços ficaram bons, típicos de histórias de miolo dos anos 1990. Pode até considerar que foi uma história grande da Turma do Penadinho em gibi do Cascão porque histórias de secundários em gibis quinzenais de 36 páginas de Cascão e Chico Bento normalmente eram no máximo até 4 páginas e quando precisavam ser mais desenvolvidas colocavam em gibis da Mônica, Cebolinha e Parque da Mônica. Mesmo curtas tinham grandes conteúdos.

.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
É apreciar os gibis antigos, já que os novos temos as incertezas se a turma do Penadinho irá aparecer, gostei da história apesar do Cranicola não ser o meu preferido da turma do Penadinho, gostava mais das histórias do Frank e do Zé Vampir.
ResponderExcluirCom essa incerteza do futuro dos secundários nos gibis, só restam gibis antigos pra ver histórias deles de qualidade. Eu gostava mais das histórias da Dona Morte e Zé Vampir, mas todos desse núcleo são carismáticos têm seus charmes.
ExcluirFicou ótima essa HQ. Hoje em dia dariam um toque de otimismo tipo poliana, porque não seria bom mostrar o personagem em um tom que poderia ser interpretado como sofrimento. Olha. Se for para se publicar historinhas onde a turma do Oenadinho se parece com a turma da Mônica atual, então é bom mesmo que esse povo não ganhe mais histórias. Ultimamente já vinham sendo diferentes as histórias, um pouco mais bobas.
ResponderExcluirAlguém sabe se as revistas voltaram a ser mensais? Vi anunciarem as número 2, ontem, mas dizem que chegarão as bancas dentro dessa quinzena de junho. Pelas contas, deveriam trazer junto as de número 3, mas não falaram nada ainda. Turma da Mônica parece que vem com uma historia do Xaveco, mas pretendo comprar os títulos que adquiri antes, Mônica, Milena e Chico.
Bem legal essa. Sim, Turma do Penadinho anda muito infantil, ficam agindo como crianças. Turma da Mata, idem. Se for descaracterizar assim, melhor não ter novas deles mesmo.
ExcluirAinda são quinzenais, devido aos grandes atrasos, ajustaram de novo agora pra primeira quinzena de junho, porém na data de expediente deve aparecer ainda abril (equivalentes a segunda quinzena de abril). Uma hora vão ter que ajustar expedientes nos gibis com a data real.
Dificilmente o Cranicola vai na onda de alguém, não é do tipo influenciável, ele é muito “cabeça feita”.
ResponderExcluirParente do Frank foi que eu nunca imaginei de Cranicola um dia vir a ser.
Assim que é bom ser cabeça feita, um grande mérito dele. Eu também nunca imaginaria Cranicola como irmão do Frank, vimos que em pelo menos uma história ele foi.
ExcluirAgora Marcos ficou imaginando essa nova geração sem conhecer esses outros núcleos caso parem de colocar eles nos gibis, vai ser uma pena se bem que ultimamente todos os núcleos foram descaracterizados Tina não é mais tão namoradeira, Dona Morte não matava muitos personagens e Rei Leônida não era tão tirano, enfim mesmo assim será uma pena esses núcleos desaparecer só com a Turma do Limoeiro e Vila Abobrinha as histórias vão perder seus encantos com outros núcleos e roteiros diversificados.
ResponderExcluirÉ, todos eles estavam descaracterizados, se sumirem de vez, aí que as novas gerações não vão conhecê-los, só vão conhecer os da Turma do Limoeiro como personagens, seria nada bom. Talvez voltem depois, mas é certo que pelo menos em uns meses vai ser assim só a Turma do Limoeiro nos gibis.
ExcluirO povo de hoje olha as histórias do passado e critica muito. Eles não entendem o espírito da coisa. Aidna mais aquela época em que personagens se transformavam.É um povo chato que fica procurando lógica.
ExcluirA graça das histórias em quadrinhos é essa de não ter lógica, se deixarem tudo certinho e sem absurdos não tem motivo de ler. Povo chato, sem dúvida.
ExcluirAaah!... Agora, sim!! A fim de nos desintoxicar das duas últimas postagens, nada como uma historinha na boa, velha e orgânica vibe do século XX!...
ResponderExcluir"(...)locomover. Antes do Luca, o ☞Cranicola era o representante de pessoas com deficiência☜ e seus problemas de não poder sair do local por ter só uma cabeça. E em(...)"
Que cáustico, hein, Marcos?! Sei que não foi intencional, mas, que soou como tal, ah, isto soou...
Voltamos a programação normal com o que realmente interessa rs. Não foi intencional. Como Cranicola não andava, não se mexia, era como se fosse um deficiente e pior que sofria e se dava mal por isso. Com o Luca amenizaram isso e o deixaram como legítimo cadeirante.
ExcluirMuito bom essa história. Aproveitando que a Copa do Mundo de 2026 começa esse mês, podia publicar uma história do Cascão envolvendo futebol chamado "Bom até de olhos fechados" que foi publicada na Cascão n° 41 (Ed. Globo, 1988).
ResponderExcluirLegal mesmo. Boa pedida essa do Cascão, vou ver se dá pra postá-la até metade de julho, enquanto a Copa estiver em andamento.
ExcluirMarcos Sobre A Saudosa Coleção Histórica da MSP Que Durou do N⁰ 1 Até O 50 E Também A Coleção Histórica do Pelezinho Que Durou 6 Números Me Inspirou A Criar A Coleção Histórica dos Líderes Brasileiros E Rendeu 2732 Volumes E Assim Como A Coleção Histórica da Turma Cada Encadernado Estamparia Um Personagem Diferente E Uma Cor Diferente E Vou Dar Exemplo dos 12 Primeiros E dos 12 Últimos Volumes
ResponderExcluirPrimeiros Volumes 📔
Vol 1 : Nun Oceano Primordial
Vol 2 : Deus Javé do Éden
Vol 3 : Jesus Cristo de Nazaré
Vol 4 : Rei Daniel I
Vol 5 : Rei Davi I
Vol 6 : Enoque Patriarca
Vol 7 : Profeta Absalão
Vol 8 : Profeta Adonias
Vol 9 : Ansião Quileabe
Vol 10 : Rei Salomão I
Vol 11 : Conselheiro Jeremias
Vol 12 : Sansão de Israel
Últimos Volumes 📔
Vol 2721 : Ivan Casado Ortiz
Vol 2722 : Rodrigo Quércia
Vol 2723 : Marechal Castelo Branco
Vol 2724 : Visconde do Limoeiro
Vol 2725 : Marcolino Moco de Chuité
Vol 2726 : Tony Garcia
Vol 2727 : Cassiano Caron
Vol 2728 : Senador Rubens Paiva
Vol 2729 : Olinda Conti
Vol 2730 : David Húngaro
Vol 2731 : José Álvares Maciel
Vol 2732 : Marcos Rondon
Legal! Sem dúvida grandes líderes.
ExcluirA reação do Penadinho quando a namorada que o Cranicola arranjou ao ganhar um corpo era um crânio feminino sem corpo foi a melhor parte.
ResponderExcluirPois é, Warrior of Light. Depois de se sentir realizado pela plena capacidade de locomoção, no campo dos flertes e das paqueras, e, por que também não dizer no campo do namoro, Cranicola voltou à estaca zero, por isto, a ©️🅰️®️🅰️-dℹ️-🆒 do fantasma se justifica. Sem falar que a piada de desfecho passa uma mensagem que é a ☞mais pura verdade☜, pois consiste em ☞semelhantes que se atraem☜ - "opostos se atraem" foi um tipo de balela altamente romantizada no decorrer do século passado e que a lógica fez cair por terra.
ExcluirTambém achei engraçada a cara do Penadinho, tipo tanto trabalho por nada. para o Cranicola foi isso de semelhantes que se atraem , já podia colocar uma pedra ao lado e sair do corpo pra namorarem melhor.
ExcluirA primeira página é 100% "It's over pro Cranibeta!! Totalmente MOGGADO pelo fantasma chad! Brvtal! Só resta a auto-reencarnação!"
ResponderExcluirBem igual mesmo, ficou legal.
ExcluirNada a ver com o assunto do post, mas eu li alguns outros posts seus em que vc compara a historinha original com a versão politicamente correta e sem sal das republicações recentes e fiquei impressionado com a implicância que eles têm com as mães da turma usarem aventais. Como são tolos, pois a dona de casa é uma das funções mais nobres que existem. Cuidar da casa é um exercício diário das Virtudes. Absolutamente nada de errado uma mulher ser "dona de casa" (ou "do lar" como se preenchia em alguns formulários), mas por alguma razão eles acham que isso é vergonhoso. Ora, mil vezes melhor uma mulher cuidar da casa e, principalmente, dos seus filhos e ser 100% presente na vida deles do que passar 8 ou mais horas por dia servindo a uma empresa que a trata na melhor das hipóteses com indiferença e na pior como um estorvo (afinal todos nós somos apenas "números", "custos ambulantes", "um mal necessário", na mente da maior parte dos empresários, especialmente dos grandes).
ResponderExcluirEnfim, nada a ver implicarem com as mães da turma usando avental. Mais um não-problema que inventaram, como tantos outros.
Implicam com tudo, realmente vejo nada de mais mulheres como donas-de-casa, um trabalho tão digno que problematizam à toa. Acho que é por causa dos movimentos femininos, que têm causas de que mulheres donas-de-casa são empregadas, que o ideal é trabalhar fora e receber salário, essas coisas. As mães até podem aparecer de avental, só que fazendo alguma atividade na cozinha, mas coisa bem rara acontecer, todas agora têm trabalho fora ou de home-office.
ExcluirPela ótica do radicalismo feminista, aventais em mulheres representam submissão, são um produto do "☞patriarcado opressor☜, cujo foco é subjugar e inferiorizar o gênero feminino". MSP só abraçou pautas de merda e, com isso, destruiu tudo que havia de genuíno em seu universo lúdico... Muito brega todas as mães da turminha do Bairro do Limoeiro trabalharem fora por conta de uma imposição ideológica tosca como essa que, "empoderam" as mulheres, masculinizando-as e, esse movimento é tão nefasto que, outro objetivo maldito é a emasculação dos homens.
ExcluirFoi bem isso, radicalismo feminista, acharem que é machismo que só os homens podem trabalhar fora e que mulher tem que ficar cuidando da casa. MSP acatou querendo versão de mães modernas com o mundo atual. Elas até podem fazer tarefas domésticas de vez em quando, mas o foco é o trabalho fora assim como fazem os homens.
Excluir