domingo, 21 de junho de 2026

Chico Bento: HQ "Ah, minha caminha!"

Dia 21 de junho começa o inverno no Brasil, e mostro uma história em que o Chico tem dificuldade de sair da sua cama quentinha ao acordar em uma manhã fria. Com 6 páginas, foi história de encerramento de 'Chico Bento Nº 119' (Ed. Globo, 1991).

Capa de 'Chico Bento Nº 119' (Ed. Globo, 1991)

Manhã de frio na roça, Dona Cotinha acorda o Chico Bento para ir para escola e ele pede para a mãe ficar mais cinco minutos na cama. Dona Cotinha diz que faz meia hora que ele está falando isso e é para andar logo para não chegar atrasado na escola. Chico pede para deixar faltar e ela diz que se fosse deixar faltar toda vez que estivesse com preguiça, o filho nunca ia para a escola e Chico acha uma boa ideia.

Dona Cotinha manda Chico levantar da cama ou ela vai puxar a coberta. Chico diz que não precisa, já está sentado e a mãe fala que vai pôr o café, se quando voltar e ele não estiver de pé, vai ter. Chico acha que tem que se levantar mesmo, só que vira para o outro lado comentando que tem deixar a cama quentinha e volta a cochilar.

Dona Cotinha pergunta se Chico está de pé e ele se levanta imediatamente. Comenta que só levantar de supetão para criar coragem e sente muito frio. Troca de roupa com sono e imagina a cama chamando pra ele dormir mais um pouquinho, ele diz que não pode porque tem que ir para escola, a cama o puxa pela coberta e ele volta para lá mais cinco minutos e não vai deixá-lo sair de lá. 

Chico diz que a mãe não vai gostar, quando Dona Cotinha aparece, vê o Chico dormindo, fica uma fera, puxa o lençol, fazendo Chico cair da cama. Ela o leva para lavar rosto na bacia d'água para acordar de vez, toma café-da-manhã reforçado, põe casaco, chapéu e pasta e ele vai para a escola porque não quer filho preguiçoso. No caminho, Chico comenta que a sua mãe não entende e se pergunta que será que ela não sabe como é gostosa uma cama quentinha.

Na escola, Chico nem presta atenção na aula, só pensa na cama, também pensa no recreio e na saída da escola já pensa menos. Quando vai roubar goiaba com Zé da Roça o pensamento some e fica sem pensar durante o resto do dia enquanto namora a Rosinha, pular cerca para voltar para casa e na conversa com o pai e amigos deles em volta da fogueira de noite. No final, Dona Cotinha fala que está na hora que ele adora, que é para ir para cama dele quentinha e aí Chico não quer ir, quer ficar mais cinco minutos conversando em frente à fogueira.

História legal em que o Chico Bento fica com preguiça de sair da cama quentinha de manhã cedo com frio demais e a mãe dele quer a todo custo que ele saia. Conseguiu driblá-la por um tempo, mas não teve jeito, teve que sair à força. Com o passar do dia, diminuindo a friagem e fazendo atividades que gosta passa a esquecer da cama, até que de noite não quer voltar para casa para ficar conversando em frente à fogueira com os adultos.

Realmente dá para entender muito bem o Chico e saber como estava sentindo de sair da cama e enfrentar frio de manhã, porém não podia deixar de cumprir seu compromisso na escola por causa da preguiça e do frio, aí Dona Cotinha teve toda razão de tirar o filho da cama à força. Pelo menos ele já estava com roupa trocada após a imaginação da cama falando com ele para voltar para lá, que fez adiantar um pouco, e teve sorte que não precisou tomar banho gelado antes da escola, afinal não têm chuveiro elétrico na casa dele, na verdade não tinha eletricidade no geral, hoje em dia tem. Se bem que só lavar rosto com água gelada em dia de frio já é um tormento.

A piada final foi boa e com ideia do Chico não querer sair da cama de manhã, mas quando não está na cama não quer voltar, quer curtir mais o entretenimento, sempre mais cinco minutos para sair da cama e mais cinco minutos para ir dormir e vai sempre adiando, coisa bem comum também no cotidiano. O clima foi retratado como um dia que é muito frio de manhã, aí esquenta um pouco durante a tarde e esfria de novo à noite, uma coisa bem típica em época de inverno.

O ponto mais alto foi  Chico imaginar cama falando com ele para voltar pra lá, com direito a coberta o puxando até nela e e ele dizer para Dona Cotinha que voltou porque a cama chamou. Foi engraçado também Chico dizer para mãe que boa ideia nunca mais ir para escola, levantar de supetão com medo de apanhar da mãe, Chico cair com puxão forte dela do lençol e querer ficar cordado mais 5 minutos para ficar conversando.

Mostrou o nosso cotidiano de luta de sair da cama em um dia de frio, que dá vontade de ficar o tempo todo mesmo tendo compromisso, eram boas histórias do Chico assim que dava para se identificar e deixava o personagem mais humanizado.  Mesmo passados 35 anos ou mais tempo que for passar, sempre continua atual e ser identificada por todas as idades e não só as crianças, é só substituir o compromisso de acordar cedo para ir trabalhar, faculdade, médico marcado, etc, e adiar a hora de dormir para ficar assistindo série, filme ou ficar mexendo no celular. Incorreta hoje em dia por ter Chico preguiçoso, não querer ir para escola para ficar dormindo, não gostar de estudar, Dona Cotinha ameaçar bater no Chico se não se levantar, Chico namorando Rosinha, ficar conversando com adultos tarde da noite, ter fogueira e palavra proibida "supetão" por ser de difícil entendimento para crianças pequenas.

Traços ficaram muito lindos, seguiu um estilo fofinho dos anos 1990 com contornos bem grossos e tudo feito a mão, dava gosto de ver desenhos assim. O primeiro quadro mostrando a casa do Chico e as galinhas sentindo frio já foi um espetáculo. Dona Cotinha fica diferente com olhos com cílios em vez do formato tradicional de olhos dos personagens, A colorização em tons azuis e cinzas nos pensamentos davam um charme a mais e conseguia distinguir que não foi situação real e não só os quadros em formatos de nuvens diferentes que faziam a distinção do real com sonhos.

12 comentários:

  1. Olá. Boa tarde, Marcos. Eu sou JP, de Salvador-Bahia. Por gentileza, uma pergunta.: você irá comprar, as Edições #04, (Edições #274-Quarta Temporada), das Seis Revistas, da Turminha.:
    Mônica; Cebolinha; Cascão; Magali; Chico Bento, e, Turma da Mônica, e, a Edição #04, (Primeira Temporada), da Revista Milena, por causa, da Copa do Mundo, do ano de 2026, e, por causa, dos bonecos, todos, da Turminha, da Copa do Mundo, do ano, de 2026, ou, não?. Por gentileza, eu quero tirar, uma dúvida.: você irá comprar, a Edição #01, (Segunda Temporada), do Almanaque do Louco, ou, não?. Por gentileza, uma informação.: é verdade, que, terão, as HQS TODAS, das duas Editoras.: Globo, e, PANINI COMICS Brasil, do Personagem Louco, na Edição #01, (Segunda Temporada), do Almanaque do Louco, ou, serão, as HQS TODAS, da Editora PANINI COMICS Brasil, sim?. Eu aguardo respostas. Abraços, e, Boas Festas Juninas, para, você; para, os seus familiares, e, amigos, também!!!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Não vou comprar as edições Nº 4, de jeito nenhum. Não sei quais histórias vão estar na nova série do Almanaque do Louco, acho que vão ser só da Panini como vem sendo maioria dos almanaques. Boas festas juninas pra você e sua família e amigos também. Abraços.

      Excluir
    2. Ok. Muito obrigado, então, amigo!!!. Marcos, por gentileza, uma pergunta.: é verdade, que, as HQS TODAS, da Turminha, das duas Editoras.: Globo, e, PANINI COMICS Brasil, elas estão republicando, nos Almanaques Todos, da Turminha, ou, são somente, as HQS TODAS, da Editora PANINI COMICS Brasil, nos Almanaques Todos, da Turminha, é isto, mesmo?. Eu aguardo respostas. Abraços!!!.

      Excluir
  2. Muito bom essa história do Chico Bento envolvendo cama. Aproveitando a festa junina, bem podia postar uma história ou uma capa da semana envolvendo festa junina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito divertida essa. Vai ter história de festa junina, só aguardar.

      Excluir
  3. É, Chico total relacionável nessa história. Dia frio sair da cama é sempre um desafio, os lençoís nos prendem, tomar banho ou lavar cabelo então... era tortura máxima. E depois no resto do dia, nem sente falta, faz outras coisas, se diverte, anoitece e quer ficar acordado ''só mais um pouco'', ah dormir... por que eu queria dormir mesmo...? Sou eu todinha mesmo. Quem sofria era minha mãe, assim como a mãe do Chico sofre. Um dia nós ainda vamos saber também o que é isso...

    Um tema bem básico, bem genérico para uma história tão curtinha... e ainda assim ótimo. Coisas banais do cotidiano sempre ficam ótimas nos quadrinhos. Nota 8.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo servia de inspiração pra criarem histórias, até coisas do cotidiano, era legal. Tem identificação com leitores, principalmente o desafio de sair da cama ano frio. Realmente torturante lavar rosto de manhã, já lavar mão já é ruim, o rosto pior ainda. E quando de pé querer adiar hora de dormir também muita gente faz isso, identificação total.

      Excluir
  4. Em "Ah, minha caminha!" não tem lobisomem, não tem mula-sem-cabeça, não tem saci, no entanto, o que se passa entre o quadro de abertura até o antepenúltimo da penúltima página, é de arrepiar...
    Hilário foi a Dona Cotinha lavando a cara do Chico. Quando criança, em dias frios, ao me preparar para ir à escola era sempre uma tortura ter de lavar rosto de manhã cedo. Porém, tortura maior é a tal da nostalgia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, foi assustador mesmo não vendo assombração, sofrível e torturante sair da cama no frio e ainda ter que lavar rosto assim que sai da cama. Horrível mesmo água fria no rosto de manhã, pior ainda seria tomar banho, apesar do sofrimento dá nostalgia boa, sim.

      Excluir
  5. Entendo o Chico não é fácil acorda cedo, imagina no frio🥶 um tema bem atual.

    ResponderExcluir
  6. O Chico é praticamente eu em toda época de frio, bem relacionável. E a Dona Cotinha ficou bem bonita com esse batom no rosto e esses olhos bem contornados. Isso funcionou muito, ao contrário de quando tentaram fazer o mesmo com a Dona Morte... Vixe, tenho traumas só de lembrar... De fato, o primeiro quadro da história já é um espetáculo à parte, essas cores, a movimentação dos cenários, as galinhas... Uma perfeição!

    ResponderExcluir
  7. The explanation is quite detailed and easy to follow, especially for those who are new to the world of togel online.

    ResponderExcluir