quarta-feira, 10 de setembro de 2025

Capa da Semana: Chico Bento Nº 65

Uma capa bonita em que o Chico cuida de uma árvore que ele plantou para quando ela crescer ele poder brincar de balanço nela e passarinhos felizes com o plantio de uma nova árvore. Tem também uma reflexão de com tanto desmatamento, não existem árvores na região e para poder brincar de balanço é preciso plantar sua própria árvore. O chato é esperar esse tempo todo para ela crescer e só assim poder brincar.

A capa dessa semana é de 'Chico Bento Nº 65' (Ed. Globo, Julho/ 1989).

8 comentários:

  1. "Paciência é uma virtude". Frase que conheço desde a época que não sabia o seu significado e passei ter uma noção bem superficial do que isto representa depois que assisti 'Karatê Kid - A Hora da Verdade', pela primeira vez, lá para os meus seis de idade. E, "quem espera, sempre... balança"(?!)... Já o regador, cheio d'água, ou melhor, regar, o ato em si, se traduz em perseverança... Overdose de expectativa. Aliás, vai gostar de esperar assim, lá na Tong... digo, lá na... Vila Abobrinha, sô!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chico muito paciente, sem dúvida. Uma hora a árvore cresce totalmente nem que precise brincar de balanço só quando estiver adolescente. Pelo menos cuidou de uma árvore com carinho e não deixar total extinção delas.

      Excluir
    2. Quase um ano depois de Chico transbordar expectativa, Magali colhe os frutos do presente (de até então, 1990) e, simultaneamente, rega o futuro - piada de capa de sua vigésima sétima edição pela Editora Globo.

      Excluir
    3. Verdade, se bem que com a Magali regar uma nova árvore foi por interesse dela pra ter maçãs sempre disponíveis pra ela.

      Excluir
    4. Pois é, regam o futuro, mas, por objetivos distintos. Ele, visando brincar de balanço e, ela, como sempre, priorizando o próprio estômago.
      Gags semelhantes com a do primeiro nº27 dela são as de Magali nº229 e Cebolinha nº10, ambas edições do período Globo e cujas capas contêm a mesma piada, apenas substitui o dislálico pela progenitora da esfomeada e vice-versa.

      Arte de capa chique é a de Chico Bento nº81, de 1990. Não há gag, a proposta é ecológica, outrossim poética. Envolve a parte oriental* do continente (ou subcontinente) sul-americano e elementos da bandeira brasileira.
      Adianto que não conheço a trama envolvida na dúvida inserida neste parágrafo, pois como a primeira história da edição foi intitulada "Amor verde", a ilustração seria alusiva à HQ de abertura ou foi coincidência, Marcos?
      *Embora também ocupe parte do norte, parte do oeste, parte do centro e, isso, por ser um país de território deveras extenso, o leste da América do Sul é um dos principais sinônimos de Brasil.

      Excluir
    5. Sim, são exemplos de capas que tem certas semelhanças. Eu acho que a capa inicialmente não teve a ver com a história de abertura quando criada, porém a cena final da história foi a mesma da capa, aí não dá pra confirmar se foi coincidência ou não aquela capa. Não vejo território de América do Sul naquela capa, só parte das regiões Sudeste e Sul do Brasil mesmo de forma livre, sem se preocupar com mapa real.

      Excluir
  2. Mesmo que o Chico tenha uma intenção particular (que a árvore cresça para ele usar o balanço), ele fez uma boa ação: plantar e cuidar de uma árvore. Adoro as capas que aparecem os pássaros. Sempre tão bonitos os desenhos deles. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, ao mesmo tempo que tinha interesse com o balanço, ele ajudou a plantar mais uma árvore, foi legal. Pássaros eram bons nas capas, muitas vezes interagiam com a cena, até rindo do personagem se fosse algo cômico. Abraços.

      Excluir