sábado, 20 de setembro de 2025

HQ "Titi e Tatau"

Mostro uma história em que o Titi tenta mudar seu jeito de ser igual ao Tatau só porque soube que as garotas preferiam os tímidos. Com 6 páginas, foi publicada em 'Cebolinha Nº 95' (Ed. Globo, 1994).

Capa de 'Cebolinha Nº 95' (Ed. Globo, 1994)

Titi vê umas garotas conversando, pensa que estavam falando dele e elas contam que o tititi é sobre o Tatau, o novo gatinho do pedaço e que é uma graça. Titi não sabe quem é Tatau e que o gavião do pedaço é ele. Aninha flagra o Titi dando em cima das garotas, Titi disfarça que perto dela é um canarinho e Aninha termina o namoro.

Titi reclama com as garotas que brigou com a Aninha por causa desse Tatau e pergunta o que ele tem de mais. Aparece o Tatau, menino bem franzino, de óculos, e Titi dá gargalhada e diz que esse menino com cara de bobo deve ter um bom papo. Tatau fala que é tímido. Titi acha ridículo, as garotas falam que ele não é ridículo, é carente, fofinho e desprotegido. Titi pergunta se elas gostam desse bobão, elas dizem que bobão é ele e o manda ir embora.

Depois, Titi volta para casa impressionado que é disso que as garotas gostam e resolve mudar seu visual igual ao Tatau. Ele volta para lá, pede licença, pergunta se incomoda. Tatau acha engraçado Titi daquele jeito. As garotas mandam não rir do Titi, é tão desprotegido, não caçoa que está igual a ele. Titi diz que esse é o verdadeiro eu dele. As garotas ficam cuidando do Titi, que diz que voltou a ser o rei delas.

Quando as garotas vão embora, Titi tenta reconquistar a que interessa, a Aninha. Primeiro a chama de gatona, depois se corrige agindo como tímido e desprotegido. Aninha diz que nunca foi assim, ele fala que agora é. Aninha fala que azar dele porque gosta é de garotos seguros, fortes e decididos como o Tatau, que surge todo reformulado e moderno e agora é o novo namorado da Aninha. Titi estranha que ele mudou e Tatau diz que depois que viu o Titi daquele jeito descobriu como era ridículo e agradece pelo toque.

História legal em que o Titi descobre que o Tatau, garoto tímido, fazia muito sucesso com as garotas e tenta imitá-lo com visual e personalidade para também conquistar as garotas. Até consegue, só que ao tentar reconquistar a Aninha, que tinha terminado o namoro quando o flagrou dando em cima das garotas, descobre que ela estava namorando o Tatau, que tinha mudado o seu jeito de ser depois de ter visto no Titi o quanto ridículo que ele era.

Titi mais uma vez canalha, cafajeste e que se deu mal no final, bem merecido. Ele tinha que se decidir se quer todas as garotas aos seus pés ou ficar só com a Aninha, definitivamente as duas coisas não dava. Mostrou que Titi não tem autoestima, só porque o Tatau tímido fazia sucesso queria ser igual. E sem querer ainda conseguiu abrir os olhos do Tatau de ser um garoto moderno vendo o Titi se passar como ele e roubar a namorada Aninha. As garotas também sem credibilidade e erradas, trocarem o Tatau pelo primeiro que se parecia com ele, quem era mais tímido e desprotegido, elas ficavam.

Aninha deu o troco, depois de ser corna mais uma vez, a fila andou e arrumou namorado novo, sendo o azar do Titi ser justamente o Tatau, todo moderno e repaginado, oposto que estava e aproveitando que a Aninha preferia garotos seguros, fortes e decididos. Titi teria que saber que se namorava com ela porque preferia garotos como ele. No máximo, Titi poderia agir como o Tatau com as outras garotas e ser como ele era com a Aninha se tinha interesse de ficar com todas elas.

Foram engraçados o trocadilho de conversa tititi com o nome do Titi, o flagra da Aninha bem na hora que que ele diz que é o gavião do pedaço e depois o disfarce que que é o canarinho da Aninha, as garotas admirando o Tatau e Titi debochando e depois ele se vestir e agir como menino tímido e o chifre que levou da Aninha e justamente com o Tatau reformulado. Como de costume de personagens criados para história única, Tatau apareceu só nessa e Aninha volta a ser namorada do Titi na próxima história. 

História passou mensagem de forma divertida de Aprender a ser quem você é, não mudar seu jeito para agradar os outros, mudar só se for realmente melhor para você. Não existe padrão do que as garotas preferem, cada um tem seu gosto individual, tem as que preferem os garotos decididos, outras os tímidos, por isso é ser como você é que sempre vai gostar do jeito como você é. 

Traços ficaram bons, típicos de histórias de miolo dos anos 1990. Incorreta atualmente por envolver namoro entre crianças, traição, bullying do Titi com o Tatau e até vice-versa depois, além de palavras proibidas como "gozado", "azar" e expressões populares e de duplo sentido como "gavião do pedaço". Tiveram erros da menina loira com cabelo pintado da cor de pele parecendo que estava sem cabelo na região no último quadro da 2ª página da história e fundos de olhos do Titi e da Aninha sem serem brancos no 4º quadro da 3ª página e 5º quadro da última página, respectivamente.

2 comentários:

  1. De pangaré bocó de mola a prafrentex descoladinho, baita transição! Singelo exemplo de como Deus, escreve certo por linhas tortas, pois, ao aderir à mocorongagem, inspirado pelo jeito de ser do Tatau, Titi foi a luz que ele precisava.
    Outro contraponto interessante foi colocar Aninha como "dexter" (conservadora), ao passo que as outras três denotaram considerável afeição ao coitadismo, isto é, entusiastas da "canhota" (progressistas) - sutil polarização.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, precisou Titi mostrar na prática como o Tatau era pra mudar tudo, realmente ele tem que agradecer. Aninha não era adepta ao coitadinho, isso sempre soubemos por aturar o Titi do jeito tradicional por muito tempo, já as outras meninas era o oposto, sendo atraídas pelos tímidos, bom que ninguém fica sozinho.

      Excluir