sábado, 20 de setembro de 2025

HQ "Titi e Tatau"

Mostro uma história em que o Titi tenta mudar seu jeito de ser igual ao Tatau só porque soube que as garotas preferiam os tímidos. Com 6 páginas, foi publicada em 'Cebolinha Nº 95' (Ed. Globo, 1994).

Capa de 'Cebolinha Nº 95' (Ed. Globo, 1994)

Titi vê umas garotas conversando, pensa que estavam falando dele e elas contam que o tititi é sobre o Tatau, o novo gatinho do pedaço e que é uma graça. Titi não sabe quem é Tatau e que o gavião do pedaço é ele. Aninha flagra o Titi dando em cima das garotas, Titi disfarça que perto dela é um canarinho e Aninha termina o namoro.

Titi reclama com as garotas que brigou com a Aninha por causa desse Tatau e pergunta o que ele tem de mais. Aparece o Tatau, menino bem franzino, de óculos, e Titi dá gargalhada e diz que esse menino com cara de bobo deve ter um bom papo. Tatau fala que é tímido. Titi acha ridículo, as garotas falam que ele não é ridículo, é carente, fofinho e desprotegido. Titi pergunta se elas gostam desse bobão, elas dizem que bobão é ele e o manda ir embora.

Depois, Titi volta para casa impressionado que é disso que as garotas gostam e resolve mudar seu visual igual ao Tatau. Ele volta para lá, pede licença, pergunta se incomoda. Tatau acha engraçado Titi daquele jeito. As garotas mandam não rir do Titi, é tão desprotegido, não caçoa que está igual a ele. Titi diz que esse é o verdadeiro eu dele. As garotas ficam cuidando do Titi, que diz que voltou a ser o rei delas.

Quando as garotas vão embora, Titi tenta reconquistar a que interessa, a Aninha. Primeiro a chama de gatona, depois se corrige agindo como tímido e desprotegido. Aninha diz que nunca foi assim, ele fala que agora é. Aninha fala que azar dele porque gosta é de garotos seguros, fortes e decididos como o Tatau, que surge todo reformulado e moderno e agora é o novo namorado da Aninha. Titi estranha que ele mudou e Tatau diz que depois que viu o Titi daquele jeito descobriu como era ridículo e agradece pelo toque.

História legal em que o Titi descobre que o Tatau, garoto tímido, fazia muito sucesso com as garotas e tenta imitá-lo com visual e personalidade para também conquistar as garotas. Até consegue, só que ao tentar reconquistar a Aninha, que tinha terminado o namoro quando o flagrou dando em cima das garotas, descobre que ela estava namorando o Tatau, que tinha mudado o seu jeito de ser depois de ter visto no Titi o quanto ridículo que ele era.

Titi mais uma vez canalha, cafajeste e que se deu mal no final, bem merecido. Ele tinha que se decidir se quer todas as garotas aos seus pés ou ficar só com a Aninha, definitivamente as duas coisas não dava. Mostrou que Titi não tem autoestima, só porque o Tatau tímido fazia sucesso queria ser igual. E sem querer ainda conseguiu abrir os olhos do Tatau de ser um garoto moderno vendo o Titi se passar como ele e roubar a namorada Aninha. As garotas também sem credibilidade e erradas, trocarem o Tatau pelo primeiro que se parecia com ele, quem era mais tímido e desprotegido, elas ficavam.

Aninha deu o troco, depois de ser corna mais uma vez, a fila andou e arrumou namorado novo, sendo o azar do Titi ser justamente o Tatau, todo moderno e repaginado, oposto que estava e aproveitando que a Aninha preferia garotos seguros, fortes e decididos. Titi teria que saber que se namorava com ela porque preferia garotos como ele. No máximo, Titi poderia agir como o Tatau com as outras garotas e ser como ele era com a Aninha se tinha interesse de ficar com todas elas.

Foram engraçados o trocadilho de conversa tititi com o nome do Titi, o flagra da Aninha bem na hora que que ele diz que é o gavião do pedaço e depois o disfarce que que é o canarinho da Aninha, as garotas admirando o Tatau e Titi debochando e depois ele se vestir e agir como menino tímido e o chifre que levou da Aninha e justamente com o Tatau reformulado. Como de costume de personagens criados para história única, Tatau apareceu só nessa e Aninha volta a ser namorada do Titi na próxima história. 

História passou mensagem de forma divertida de Aprender a ser quem você é, não mudar seu jeito para agradar os outros, mudar só se for realmente melhor para você. Não existe padrão do que as garotas preferem, cada um tem seu gosto individual, tem as que preferem os garotos decididos, outras os tímidos, por isso é ser como você é que sempre vai gostar do jeito como você é. 

Traços ficaram bons, típicos de histórias de miolo dos anos 1990. Incorreta atualmente por envolver namoro entre crianças, traição, bullying do Titi com o Tatau e até vice-versa depois, além de palavras proibidas como "gozado", "azar" e expressões populares e de duplo sentido como "gavião do pedaço". Tiveram erros da menina loira com cabelo pintado da cor de pele parecendo que estava sem cabelo na região no último quadro da 2ª página da história e fundos de olhos do Titi e da Aninha sem serem brancos no 4º quadro da 3ª página e 5º quadro da última página, respectivamente.

19 comentários:

  1. De pangaré bocó de mola a prafrentex descoladinho, baita transição! Singelo exemplo de como Deus, escreve certo por linhas tortas, pois, ao aderir à mocorongagem, inspirado pelo jeito de ser do Tatau, Titi foi a luz que ele precisava.
    Outro contraponto interessante foi colocar Aninha como "dexter" (conservadora), ao passo que as outras três denotaram considerável afeição ao coitadismo, isto é, entusiastas da "canhota" (progressistas) - sutil polarização.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, precisou Titi mostrar na prática como o Tatau era pra mudar tudo, realmente ele tem que agradecer. Aninha não era adepta ao coitadinho, isso sempre soubemos por aturar o Titi do jeito tradicional por muito tempo, já as outras meninas era o oposto, sendo atraídas pelos tímidos, bom que ninguém fica sozinho.

      Excluir
    2. E Aninha é aquela "conservadora contumaz", porque, em vez de abrir mão dos chifres, prefere lustrá-los e, pela via do esmero, "conservá-los" adequadamente. Porém, em "Titi e Tatau" a patricinha agiu certo ao quebrar a rotina e sair por cima, colocando um elmo viking na cachola do protagonista - da parte dela, bem de vez em quando pagar na mesma moeda ou, popularmente falando, dar o troco, trocar chumbo, tais ações podem ser traduzidas por recaídas, afinal, ela cultiva a funcionalidade da própria testa, quase sempre com um par de penduradores, cabides acima dos olhos. Dificilmente seria o caso dela, por exemplo, em banheiros públicos, sentar em privadas e não ter aonde pendurar a bolsa.
      Em alguma medida, Aninha das antigas foi uma versão infantil da sardenta Mariazinha, e esta comparação é menos identificável ou, bem menos aplicável à namoradinha do sujão, pois Maria Cascuda nunca foi, digamos, uma espécie de simbionte do Cascão, ao passo que nas HQs do dentuço dos velhos tempos, Aninha frequentemente fica(va) ali, a tiracolo dele.

      Excluir
    3. A Aninha mesmo sabendo que foi traída, continua com o Titi, ainda bem que dessa vez agiu diferente, fez a fila andar e deu o troco para ele como tem que ser. Só não era exatamente à Mariazinha porque o Titi não tinha atitudes machistas de comportamento, pelo menos na maioria das histórias, uma ou outra poderia ter. A Cascuda era mais decidida quando era traída pelo Cascão, não ficava submissa como a Aninha com o Titi.

      Excluir
    4. Sim, mas, foi como abri o segundo parágrafo do comentário acima: "em certa medida" que Aninha antiga se assemelha ao comportamento amoroso da Mariazinha, ou seja, nas HQs do casalzinho, em média, Aninha meio que cultivava, de maneira implícita, determinada dependência emocional.
      Dependência emocional da Mariazinha em relação o Rubão já era explícita e, ele, por mais machista, por mais babaca que fosse dentro do relacionamento, sempre soou como um "sujeito seguro de si" - e tem que acrescentar aspas mesmo, pois, pelos níveis de machismo e autoritarismo que exercia no relacionamento, denotam determinada insegurança, só que, como era um sujeito rigoroso, firme em suas opiniões, aparentava sim, ser seguro de si, afinal, no casal, ele não era a parte submissa.
      Outra parada que vale ênfase é o fato de que Rubão e Mariazinha detinham o mesmo peso, isto é, os dois sempre estiveram no mesmo grau de importância no que se propuseram transmitir pela via dos quadrinhos, por mais conflitos que gerassem, havia uma simbiose recíproca, ao passo que Aninha e Titi nunca foram do mesmo naipe. Aninha não funciona sem Titi, já ele, funciona sem ela.

      Excluir
    5. Olhando por esse lado, os dois casais se assemelham bastante. E concordo que Rubão e Mariazinha tinham o mesmo peso, tanto que a Mariazinha até teve histórias solo sem ele, já Aninha foi diferente, tinha que ter presença do Titi pra ela existir.

      Excluir
    6. Ainda nos anos 1980 poderiam ter aproveitado melhor a Aninha, tipo, de vez em quando, colocá-la em interações com a Mônica e a Magali, por exemplo. Deixá-la exclusivamente por conta de seu namorico com Titi, a limitou bem. Ela é a criança que estreou "mocinha", nunca fui contra a característica que empregaram nela, entretanto, aprisioná-la neste conceito foi o que sempre desaprovei e isto a deixou com um arzinho sutilmente esnobe em relação a todas as outras crianças fixas do núcleo do Limoeiro, exceto, lógico, em relação ao Titi e, outrossim, claro, não posso esquecer de citar, em relação à Frufru, pois essa é esnobe por excelência. Dos bons tempos, sei que existem algumas HQs em que participa interagindo com a Magali, com o Cascão, com Mônica, Cascuda, etc, mas são insuficientes no tocante a entrosamentos marcantes dela com a turma.
      Deixo claro que Aninha dos velhos tempos não é o tipo de personagem que me soava arrogante, esta impressão que sempre tive dela referente aos outros da turma, por mais que talvez possa parecer, não representa algo do tipo.

      Excluir
    7. A Aninha chegou até participar de histórias com outros da turma sem o Titi, mas sem ter uma personalidade, foi mais como figurante e poderia ser qualquer personagem no lugar, inclusive a Denise antiga, e colocaram Aninha nas ocasiões só pra variar. Se deixassem uma personalidade pra ela desde os velhos tempos, seria uma melhor personagem. Parece que atualmente estão colocando uma personalidade para Aninha como esportista para ela aparecer de vez em quando, tiveram algumas histórias solo dela assim, já que não tem mais histórias solo do Titi e envolvendo namoro e muito menos ele sendo cafajeste com Aninha.

      Excluir
    8. Nos 80's e 90's, a personalidade da Aninha ser, vamos dizer, comum ou genérica, é o tipo de detalhe que nunca me incomodou, o que considerava (e continuo considerando) como desagregador era (é) só o isolamento ao qual foi inserida, ou seja, uma guria que raramente aparecia brincando com outras crianças e nem mesmo brincando sozinha, ser a namoradinha foi, grosso modo, sua única função.
      Colocá-la como esportista nesta altura do campeonato, é um tanto "paia", produto de cartilha institucional, didatismo disfuncional, politicamente correto, tudo isso aí que conhecemos bem. Aninha não passará ter alguma personalidade relevante por ser entusiasta e praticante de determinadas modalidades esportivas.

      Excluir
    9. Verdade, perderam chance de desenvolverem mais a Aninha na fase clássica, potencial tinha, pelo menos algumas raras vezes brincava e interagia com os outros. Essa característica atual puro politicamente correto como giram histórias atuais, só pra não deixar a personagem no limbo de vez. Já vi uma vez também uma história com ela fútil preocupada com celular, estilo Denise, mas prevalecem mesmo como ela esportista.

      Excluir
  2. Olá. Boa noite, Marcos. Eu sou JP, de Salvador-Bahia. Por gentileza, uma pergunta.: você irá comprar, o Livro MSP 90, quando ele estiver, com um bom desconto, ou, não?. Por gentileza, eu quero tirar uma dúvida.: você comprou, o Livro Magali 60 anos, ou, não?. Eu aguardo respostas. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! Talvez compre o livro MSP 90 e comprei Magali 60 Anos. Abraços.

      Excluir
    2. Ok. Marcos, por gentileza, uma pergunta.: você irá comprar, o Almanaque do Mauricio-90 anos, ou, não?. Por gentileza, eu quero tirar uma dúvida.: é verdade, que, terão, as HQS, Todas, das Três Editoras.:
      Abril; Globo, e, PANINI COMICS Brasil, ou, serão, das duas Editoras.:
      Abril, e, Globo, é isto?. Por gentileza, uma informação.: é verdade, que, terão, as HQS Comemorativas, falando, sobre, os 90 anos, do Mauricio de Sousa, nas Revistas Todas, da Turminha.:
      Mônica; Cebolinha; Cascão; Magali; Chico Bento, e, Turma da Mônica Edições #90 (Edições #260-Terceira Temporada), da segunda quinzena, do mês de Outubro, do ano de 2025, ou, elas terão as HQS, normais, é isto mesmo?. Eu aguardo respostas. Abraços.

      Excluir
    3. Talvez compre Almanaque do Mauricio-90 anos. Pode ter histórias só da Abril e Globo porque indicam que foram escolhidas pelo Mauricio. Acho que as revistas de outubro terão só histórias normais porque fizeram livro com história inédita comemorativa de aniversário do Mauricio. Jeito é aguardar mês que vem pra confirmar.

      Excluir
    4. Ok. Muito obrigado, então, Marcos.

      Excluir
  3. Grassado que quaneu tinha 10 o 11 ano tinha um minino no culéjio qeu istudei q nuera da mesma crasse qu eu e era bobado tipesse taTau até o pintiado paricia cudesse personage, usarra ocros cas lente fundo de garafa e era supertímudo.O lembru quele qUais sempre nos recrei ficava rodiado de minina e seno paparicado purelas cacháva que fosse coitadim, elas tinha pena e ele gostava de sê tratado assim. Nunca papariquei ele, mais tinha nada contra paparicà e nada a favõ tamem.. era tâum canhado qu chamava tensâo de todo mundo e puris vivia soFreno bule dotros minino e até dalgumas minina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, acontece delas sentirem atração pelos tímidos, acham que precisam de proteção, que querem cuidar. Assim como são mais fáceis de alvo de chacota, mas também despertam charme. A história mostrou uma realidade que muitos pensam que não é normal. Era bom isso nas histórias.

      Excluir
  4. Como eu em geral não gosto do personagem Titi, sempre adoro ver ele recebendo seu castigo. Aninha fez bem em não querer ouvir a lábia dele. Titi foi falso demais, e as garotas inconstantes demais. Só achei que Tatau não precisava mudar, ele era bom do jeito que era. Ficou meio que essa mensagem de mudar quem é para fazer sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu até gosto dele e adorava ele se dando mal, principalmente em canalhices com a Aninha. Dessa vez ela não caiu na lábia já que tinham vezes que mesmo ela vendo a pulada de cerca do namorado caía nas conversas dele e não terminavam namoro. As garotas também foram nada corretas. Tatau não merecia mudar, pelo menos mudou porque quis, nada forçado, aí nessa condição achei válido e bom que contribuiu para a piada final.

      Excluir