Compartilho uma história em que o Seu Juca vira ermitão, mas mesmo assim não evitou a Turma da Mônica aprontar com ele. Com 5 páginas, foi história de encerramento de 'Mônica Nº 118' (Ed. Abril, 1980).
![]() |
Capa de 'Mônica Nº 118' (Ed. Abril, 1980) |
Seu Juca vira ermitão em um alto de montanha, comenta com si mesmo que foi a melhor coisa que fez porque só assim terá paz e sossego e ficará livre daquela turminha, só pensar neles que fica todo arrepiado. Fica aliviado que finalmente nunca chegarão ali, quando o Cascão entra por debaixo da sua manta e logo em seguida, o Cebolinha.
Seu Juca acha que a solidão está causando alucinações, que só faltava aparecer a Mônica, quando ela aparece. Seu Juca tenta se concentrar a fim de afastar suas alucinações e leva soco da Mônica parando longe nas pedras da montanha. Os meninos riem por ela ter errado o soco e Mônica viu que acertou o Seu Juca. Mônica tenta ajudá-lo a sair dali, Seu Juca implora que não precisa e no desespero acaba caindo da montanha.
Mônica lamenta que Seu Juca chegou e já foi embora, Cebolinha queria cumprimentá-lo, Mônica volta a acertar as contas com os meninos e ao tentar dar pancada com bengala neles, atinge o Seu Juca que estava voltando da montanha e Mônica reclama com Seu Juca para decidir se fica ou vai embora. Cebolinha sai da manta, deixa a bolsa d'água na frente, Mônica fura a bolsa, atingindo Seu Juca, que fica desesperado de como vai ficar isolado de ermitão ali sem água.
A turma gosta de saber que Seu Juca virou ermitão, Cascão quer autógrafo e Mônica pergunta se ermitões e monges conseguem levitar e Cebolinha quer que ele dê uma voadinha ali. Seu Juca fala que não sabe voar. Eles insistem que é só uma voadinha até os rochedos, dar umas piruetas e voltar. Seu Juca grita que não sabe voar. Cebolinha diz que é certo se quem é feio soubesse voar, a Mônica seria um passarinho. Ela não gosta, dá um soco e acerta o Seu Juca, caindo da montanha de novo.
A turma reclama que não vale, voou enquanto eles não estavam olhando. Seu Juca confirma que não sabe voar, não está mentindo e começa a chorar. Mônica fala que não é para ficar triste, não precisa mais voar hoje, mas amanhã quando eles levarem os amigos deles, aí vai fazer demonstração. Seu Juca passa a ficar louco, dá gargalhadas e surpreendentemente voa, saindo da montanha e fugir da turma e Mônica comenta que sabia que ele estava mentindo.
História engraçada que o Seu Juca vira ermitão para se livrar da Turma da Mônica, mas para o seu desespero eles aparecem lá após uma fuga dos meninos da Mônica. Seu Juca tenta se afastar deles, não consegue e sofre várias confusões, até que perguntam se ele sabia voar. Como nega e até chora, a turma fala pra voar amanhã junto com os amigos deles e Seu Juca pira de vez e voa bem longe para se livrar deles.
Seu Juca tinha pânico só de pensar nas crianças, se fosse mais firme, era só expulsá-los de lá. Até poderia aceitar a ajuda da Mônica para tirá-lo das pedras, mas como sabe que a ajuda deles era torta e sempre atrapalhavam mais ainda, mesmo que sem querer, preferiu não arriscar. A turma não acreditava que ele não sabia voar e ficavam insistindo, o medo dele das crianças era tão alto que conseguiu o inimaginável de voar só para se livrar deles, do tipo do medo conseguir fazer coisas impossíveis, era engraçado isso. Afinal, se já estava sofrendo com três, conhecer e aturar mais crianças malucas como eles, Seu Juca não iria aguentar.
Mônica dessa vez estava sem pontaria boa, azar do Seu Juca que sofreu com os socos dela. Ficou em aberto se ela bateu nos meninos depois que Seu Juca fugiu já que eles tinham parado lá depois de terem aprontado com ela. Interessante o Cascão querer autógrafo do Seu Juc apor ele ser ermitão, virou ídolo porque ia ficar sem água.
Foi engraçada do início ao fim com destaques do Seu Juca pensar que era alucinação as crianças entrando na manta dele, os socos da Mônica fazendo ele parar longe, absurdos de eles chegarem naquela montanha só na fuga para não apanhar da Mônica e de Seu Juca cair e escalar montanha toda hora e Cebolinha dizer que a Mônica seria passarinho de tão feia que é. Incorreta atualmente pelas crianças perturbarem homem desequilibrado, as pancadarias que o Seu Juca sofreu, aparecer surrado e os absurdos mostrados.
Pareceu desenho animado com muito movimento de socos e Seu Juca caindo da montanha e voltando e caindo de novo. Definitivamente ele sofreu com a turma dessa vez, pelo menos não terminou internado no hospício, mas não deixa de ter ficado louco com a turma e ter se dado mal. Mostra que ele era um cara desequilibrado, com alta crise de pânico e que não sabe lidar com as emoções, preferia isolamento social do que se esbarrar com a turma. Mereceria uma super terapia para se livrar disso. A turma, por sua vez, gostava do Seu Juca, mas não se tocavam que ele não os suportavam e muito menos que estavam sendo inconvenientes, ficavam bem bobos nas histórias com o Seu Juca, que já chegou a ficar no limbo do esquecimento entre 1985 a 1996 e quando voltou, foi mais brando do que era na época da Editora Abril, já falei mais detalhes sobre o personagem AQUI.
Os traços ficaram bons, ainda seguindo estilo de desenhos de 1979 com personagens já começarem a ficar com contornos arredondados, ficou até bem parecido com a forma consagrada de traços como seria no decorrer dos anos 1980. Tiveram erros de balão não ser todo pintado no 4º quadro da 2ª página da história e do Cebolinha com pálpebra branca no penúltimo quadro da 4ª página da história. Curiosidade desse gibi 'Mônica Nº 118' ser o primeiro a ter formato reduzido com 2 cm a menos na altura em relação como era nos anos 1970 e foi um padrão de todos os gibis lançados a partir de fevereiro de 1980. Essa história foi republicada depois em 'Almanacão de Férias Nº 6' (Ed. Globo, 1989).
![]() |
Capa de 'Almanacão de Férias Nº 6' (Ed. Globo, 1989) |
Ciente de seu carma para com os pestes, é muita orelhice pagar de ermitão nos arredores do Bairro do Limoeiro. Para que serve a (C)cadeia de (M)montanhas do(s) Himalaia(s)? Nunca ouviu falar em Tibete, Seu Juca? E o Butão, sabe onde fica? E o Nepal? Muita cara uma viagem desse naipe? Tá bom, tá bom! Vou facilitar... Já ouviu falar nos Andes? É logo aqui do lado, bobo! Nem precisa de avião, vai batendo os braços até lá... Cruzou o Guaporé, num instantinho tu chegas ao absoluto... nirvaaana...
ResponderExcluirSeu Juca foi para uma montanha do bairro, bem perto. Se bem que ele é tão azarado que fosse oara outro país, para o fim do mundo , encontraria a turma lá, eles sempre arrumavam um jeito de encontrarem. Vide uma vez que Seu Juca foi astronauta e encontrou Cebolinha e Cascão na nave.
Excluir"(...)Nepal?☞MUITO☜cara uma viagem desse naipe? Tá bom,(...)"
ExcluirErratinha é por "muita", em vez de "muito". "Muita cara", não dá, não dá samba, ininteligível...
Seu adendo despertou curiosidade. Seu Juca astronauta foi publicada em que edição?
Essa do Seu Juca se chama "Tá no mundo da lua, Seu Juca?" e foi publicada em Cebolinha Nº 146 (Ed. Abril, 1985).
ExcluirEssa de Seu Juca como astronauta, ao que parece, não conheço, e só pelo ano de publicação, já é certo que se trata de uma HQ top. Grato pela informação, Marcos!
ExcluirComo conheci "Voa, Seu Juca, voa!" pela republicação da Editora Globo e foi por exemplar adquirido novo, daí, caso não tenha sido no final de 1989, foi no início de 1990. Como se trata de edição de final de ano e de título desenvolvido para férias escolares, aí, fica a pequena dúvida em quais mês e ano a conheci.
Impressão da primeira publicação foi que não ficou, assim... das melhores. Posso dizer que o visual da última página ficou, digamos, sofrível, e pena, porque, tanto argumento, quanto traços, são de primeira categoria.
Impressões com cores desajustadas e/ou desalinhadas foram mais frequentes nas páginas de gibis da MSP do período Abril do que nas páginas dos gibis, da mesma, do período Globo.
Pena que você não conhece essa do Seu Juca astronauta, é engraçada e boa, sim, como quase todas daquele ano. Esse Almanacão ainda ficou circulando em janeiro de 1990 já que era pra ser vendido durante as férias escolares, pode ser que você tenha adquirido em 1990. As cores desse período da Abril não era das melhores, percebia que eram feitas a mão mesmo. Nos almanaques da Globo, nas histórias originais da Editora Abril, eles seguiam tons de cores atuais que estavam colocando nos gibis, aí muitas vezes as reedições ficavam com cores melhores porque na Globo já tinham melhorado colorização.
ExcluirCompreendo, Marcos, e concordo que, da parte da MSP, em determinado período foram, digamos assim, rudimentares no tocante a colorização. No entanto, o tipo de problema que ressalto nestas páginas e que fica mais evidente nas duas últimas, foi decorrente da(s) gráfica(s), não tem a ver com tratamento dado em etapa de estúdio. Perceba que não apenas as cores ficaram desalinhadas, a resolução, isto é, a nitidez também ficou comprometida em menor ou maior grau a depender de qual página se observa, e não foi por recurso digital mal elaborado, como, por exemplo, escaneamento. Os borrados e mais as duplicidades de contornos nos conteúdos de determinados quadros são um problema da limitada tecnologia da época, o desfoque em boa parte do visual da HQ nada mais são do que erros ou, falhas, de impressão gráfica.
ExcluirÉ, impressões de gráfica contribuíram muito com esses erros, não foi só por causa de desenhistas. Pode ser que outros lotes dessa revista tiveram impressões melhores e saíram com cores mais de acordo, aí só se conseguir outros exemplares pra confirmar.
ExcluirRetratações, são sempre bem-vindas, explico o motivo desta no segundo e terceiro parágrafos(:).
ExcluirFui injusto em atribuir o sofrível visual gráfico da primeira publicação de "Voa, Seu Juca, voa!" como sendo algo exclusivo da limitação tecnológica da época, porque, contêm nas páginas 35, 37 e 40, de Almanaque da Mônica nº36, de 2012, o mesmo tipo de problema e, essas, acomodam partes de "Velhinha simpática", cuja primeira publicação data de 1987.
A edição em questão chegou às bancas no mês de (N)novembro, tendo, então, na data deste comentário, doze anos, ao passo que Mônica nº118, de (F)fevereiro de 1980, já conta com quarenta e cinco anos, "gibi de meia-idade", ou seja, independente de avanços tecnológicos, o problema de impressões gráficas aquém do desejado, persistiu significativamente e, não duvido que ainda persista.
Aí em 2012 já fica claro que foi erro da impressora da gráfica. Deve existir até hoje isso, só que mais raro de como era na Editora Abril que era bem frequente.
ExcluirCorreção: primeira publicação de "Velhinha simpática" data de 1989, tendo a associar essa HQ a 1987 e, nem sei por quê...
ExcluirAinda sobre história de início do período Globo, li um resumo sobre a HQ de abertura de Mônica nº13 que afirma que Magali é a protagonista e que Mônica é coadjuvante, exerce um papel secundário na trama, isso procede, Marcos?
Essa é uma que, muito provavelmente, não conheço.
Isso, mais precisamente de Mônica 28 de 1989. A história de Monica 13 de 1988 é verdade, Mônica e Magali lidam com um bandido disfarçado de sorveteiro, a Magali é mais protagonista que a Mônica, dando início com mais frequência a histórias solo ou com mais protagonismo da Magali pensando no futuro gibi dela que iriam lançar, embora na Editora Abril já tinham mais histórias solo dela. A história de Monica 13 de 1988 nunca foi republicada.
ExcluirIsso mesmo, Marcos, inclusive, não tenho, mas, tive Mônica nº28, de 1989, lá na minha fase (de) infantojuvenil.
ExcluirNão tenho, nem tive, o nº13, de Mônica, 1988. Não obstante, espero que vossa senhoria tenha exemplar dessa edição, sobretudo por informar que a HQ nunca foi reeditada, sendo que, originalmente, é de abertura e por indicar um foco especial em Magali, posto que ela, até então, não detinha titularidade. Portanto, no tocante a histórias da MSP, provenientes dos velhos tempos e que não foram republicadas, nossa tábua de salvação, encontra-se... AQUI!!
Mônica Nº 28 foi um excelente gibi, pena que você se desfez dele e da coleção. Tenho essa edição Mônica Nº 13, não sei porque não republicaram já quem em 1993, quando republicariam, ainda tinham bandidos normalmente, deve ter sido esquecimento. Foi uma das raras histórias de abertura dos primeiros números da Mônica da Globo que não republicaram. Quando der, posto essa aqui.
ExcluirSem pressa, Marcos. Tranquiliza saber que Mônica nº13 (Ed.Globo) faz parte de seu acervo, pois, dado que não foi republicada, teremos oportunidade de conhecer e relembrar a HQ em questão.
ExcluirTodavia, uma coisa é certa, no dia que postá-la, é só aguardar, porque, após cinco, seis dias, essa história da Magali e da Mônica envolvendo joia e bandido estará, no mínimo, nuns três canais no YouTube, daqueles que exibem HQs da TM clássica, da TMJ e de inúmeros personagens de vários autores.
Sim, até porque as que mais gosto de postar são as que nunca foram republicadas, aí cedo ou tarde elas voltam aqui. Isso já vi muito de quando posto história aqui repostam logo nesses canais de YouTube e redes sociais, são rápidos até. Ao invés de escanearem os próprios gibis, pegam onde encontram na Internet. Nem perco tempo com isso.
ExcluirOlá. Boa noite, Marcos. Eu sou JP, de Salvador-Bahia. Por gentileza, uma pergunta.: é verdade, que, terá o Livro As Melhores Histórias, da Turma da Mônica, ou, não?. Por gentileza, é verdade, que, entre, os meses, de Novembro/Dezembro, do ano de 2025, terão os Relançamentos, dos Almanaques Todos.:
ResponderExcluirMônica; Cebolinha, e, Cascão Edições #26 (Edições #111-Segunda Temporada);
Magali, e, Chico Bento Edições #25, e, #26 (Edições #110, e, #111-Segunda Temporada);
Turma da Mônica Edições #25, e, #26 (Primeira Temporada);
Tina Edição #07 (Edição #35-Segunda Temporada);
As duas Edições, da Revista Mônica Especial de Natal Edições #18 (Primeira Temporada-Relançamento), e, #19 (Primeira Temporada);
As duas Edições, do Super Almanaque da Turma da Mônica Edições #18 (Primeira Temporada-Relançamento), e, #20 (Primeira Temporada);
As duas Edições, do Almanacão Turma da Mônica Edições #23 (Edição #45-Segunda Temporada-Relançamento), e, #26 (Edição #48-Segunda Temporada);
As duas Edições, da Revista Turma da Mônica Jovem Edições #48 (Edição #200-Terceira Temporada-Relançamento), e, #51 (Edição #203-Terceira Temporada),
E,
As duas Versões, do Livro MSP 90, (Capa Cartonada, e, Capa Dura), nas Bancas de Revistas, e, Livrarias, das Regiões Todas, do Brasil todo, inclusive, Salvador, e, Bahia toda, inclusive, Online, é isto?. Por gentileza, você comprou o Livro Magali 60 anos, neste ano de 2025, ou, não?. Eu aguardo respostas. Abraços.
Vai ter esse livro, vão relançar todas essas edições e ainda não comprei Magali 60 Anos. Abraços.
ExcluirOk. Marcos, por gentileza, uma pergunta.: você irá comprar, os dois Livros.: Biografia Mauricio em Quadrinhos-90 anos (EDIÇÃO ATUALIZADA), e, Tina, e, os Caçadores de Enigmas, entre, os meses, de Maio/Julho, do ano de 2025, ou, não?. Por gentileza, é verdade, que, na segunda quinzena, do mês de Julho, do ano de 2025, terá uma Edição Comemorativa, falando sobre, as 700 Edições, da Revista Mônica, pela Editora PANINI COMICS Brasil.:
Excluir200 Edições, pela Editora Abril + 246, pela Editora Globo + 254, pela Editora PANINI COMICS Brasil, e, a totalidade da Revista Mônica, na segunda quinzena, do mês de Julho, do ano de 2025, será, de 700 Edições, pelas três Editoras.: Abril; Globo, e, PANINI COMICS Brasil, sim,?. Por gentileza, eu quero tirar uma dúvida, sobre o Almanaque Temático.: ele será descontinuado, pela Editora PANINI COMICS Brasil, no mês de Julho, do ano de 2025, ou, não?. Por gentileza, uma pergunta, novamente.: é verdade, que, no mês de Agosto, do ano de 2025, terá uma Edição Comemorativa, falando sobre, as 200 Edições, da Revista Turma da Mônica Jovem, pela Editora PANINI COMICS Brasil.:
100 (Primeira Temporada) + 52 (Segunda Temporada) + 48 (Terceira Temporada), pela Editora PANINI COMICS Brasil, e, a totalidade, das Edições da Revista Turma da Mônica, será de 200 Edições, pela Editora PANINI COMICS Brasil, nas Três Temporadas, da Revista Turma da Mônica Jovem, é isto mesmo?. Eu aguardo respostas. Abraços.
Desses 2 livros, talvez eu compre só "Biografia Mauricio em Quadrinhos-90 anos". Deve ter edição especial de Mônica 700 e talvez Turma da Mônica Jovem 200. Não sei se Almanaque Temático será cancelado. Abraços.
ExcluirOk. Muito obrigado, então, Marcos.
ExcluirMarcos, o que você entende de Mauricio de Sousa querer processar inteligências artificiais por usarem os estilos de desenho e escrita dele sem permissão?
ResponderExcluirPois estilos de desenho, de escrita e de pintura não têm direitos autorais, não... tenho vários amigos, que ganham a vida desenhando no estilo de Os Simpsons, e eles não tem problemas com isso! Está ligado?
A legislação proíbe ficar reproduzindo personagens e histórias sem autorização por escrito... não pode é reproduzir a forma: em se tratando do conteúdo, é outra coisa! Pode crer aí?
E Mauricio não gosta que usem a Turma da Mônica em conotações sexuais, porém ele usou a recém-finada Gal Costa em referência bastante sexualidade, e de nada adiantou muitos fãs e seguidores implorarem para ele tirar! Pode isso aí?
Mauricio não gosta que usem seus personagens pra outros meios e como a Inteligência Artificial está usando personagens, ele e a empresa estão providenciando processo. Acho bobagem isso, sabemos que não é oficial.
ExcluirOi, boa tarde, Marcos, tudo bom?
ExcluirCerto, certo... beleza então!
Totalmente grato por ter me respondido!
Boa tarde, Sávio! Tudo bem aqui. Disponha!
ExcluirMauricio tá véio caduco já. Geralmente isso de ficar contra tecnologia e sem entender elas direito é coisa de boomer. Se bem que o Maurício é ainda mais velho que os boomers, acho que é da geração silenciosa.
ExcluirGabriel, tudo que usa os personagens principalmente lucrando em cima deles, proíbem. Não só o Mauricio como a família. Interessante eles fazerem paródias como de filmes com personagens deles aí pode. Vai entender.
ExcluirMarcos e Gabriel P., meu amigo é escritor, e me disse que não sabia que alguém pode proibir paródias!
ExcluirA paródia é prevista por lei, e falei a meu amigo que já vetaram a Magaly Dançarina (da Magali), o Cascão Maluco (do Cascão) e o Boldinho (do Cebolinha)!
Ia até ajudar bastante com os nomes e imagens dos personagens se deixassem as paródias!
Ah, sim: TV (Rede) Globo já processou o Mauricio de Sousa uma vez, e ganhou, pois ele colocou Rede Lobo sem permissão no período da Editora Abril!
Sávio, eu lembro dessa proibição da Magali dançarina, foi constrangedor, não precisava disso. Da Globo nem precisava já que parodiaram o nome, nem colocaram o nome real, quem sabe que a emissora de TV preferisse o nome real sem paródia.
ExcluirTadim do Sôjuca. Feito de gato sapato por esses capetinha…… Foi só a Mônica que machucô ele, mais divido a cupa por ingual, purquê foi o Cascæo que entrô na ropa dele e os otro siguiro. Sofossele acho que num ia guentá, eu ia tê que metê uns cascudo neles pra disforrá a humiaçâum e os ematoma de soco, cajadada e purrolá treis veis pelo disfiladero. Cos dois achoqueu ia machucá eles beim, plobrema ia sê a Mônica, comé queu ia fazê pra batê nela e continuá xergano,ovino e andano sem cadera de roda?
ResponderExcluirApesar de só a Mônica ter batido no Seu Juca, algumas vezes foram por culpa dos meninos terem a provocado e ela ter errado pontaria. Ideal seria o Seu Juca bater neles, pode ser porque ele não gosta de bater em crianças ou ter medo tão grande delas que não conseguia nem se aproximar e pensar em tomar atitude. No mínimo, era pra ele expulsá-los de lá. Se bem que Seu Juca batesse na Mônica, ela ia revidar, ia apanhar de qualquer maneira, só que aí com alguma razão pra isso.
ExcluirCá Mônica seria conselhàveu arrezouvê no dedo indicadô, ø seja,, puxá o gatilho, só que como gosto dela nuìa tē courage datirá…. inflismente a disgramada ia rebentá comigo e ficaria prisso mesmo…..
ExcluirUma cocunhesso é do Sôjuca trepado no poste dano manutenção narrede elétrica no barro do Limœro. aî parece os treis diabim pra cabá qua pais dele e depois ach0 quentra Bugu na história, acho quèle participa. Asserteza coteim é cuhome termina todo rolado de linha cucerol dimpiná papagay dipindurado nos fio dauta tensão piradim-piradim…...
A da rede elétrica, teve 2 partes em sequência, a primeira com Seu Juca com a turma e até foi concluída. A segunda parte foi uma história do Bidu com Bugu, com ela se passando no mesmo local logo depois da sequência da primeira parte e o Seu Juca preso na rede elétrica com as risadas de louco ajudou sem querer o Bidu a se livrar do Bugu, mesmo sem Seu Juca ter visto os cachorros. No caso, aproveitaram a piada final da primeira parte pra ser a piada final da segunda parte, só isso.
ExcluirTª ispricadeu lembrá de Bugu em história que teim Sôjuca ius treis pestinha, são duas ni uma, 2ni1. Brigada, Marco.
ExcluirIsso aí, nada mais que duas histórias em uma. De nada.
ExcluirEssa revista tem uma história de 2 páginas, que se tornou clássica, por ter sido inserida para compor a coleção coca cola em 1990. É a história "Fim da linha" e saiu na revista da Magali.
ResponderExcluirVerdade, bem clássica essa. As republicações na Coleção Coca-Cola foram ótimas.
Excluir