domingo, 5 de abril de 2020

Momentos que o Cascão perdeu invencibilidade do banho


Cascão era um personagem muito interessante que fugia de tomar banho e que foi mudado muito por causa do politicamente correto. Nessa postagem, então, reúno momentos de todos os tempos em que o Cascão teve contato com água e que ele aderiu à limpeza em forma oficial, sejam em tirinhas, nos gibis e em campanhas da MSP.

O Cascão inicialmente foi criado em 1961 como um personagem que tem medo de água e que nunca tomou banho na vida. Quem cresceu lendo gibis da Turma da Mônica sempre viu o Cascão fugindo do banho. Seja fugindo da chuva ou vilões querendo dar banho nele, como as irmãs gêmeas Cremilda e Clotilde, Doutor Olimpo, etc, ou a turma fazendo plano infalível para dar banho, ele sempre conseguia escapar de alguma forma, nem que fosse apelando para os absurdos como voar, se pendurar nos quadrinhos da página, sair da história e ir parar no estúdio da MSP ou na história do Penadinho, por exemplo.

Tudo era o máximo e garantia boas risadas para gente ver como ele escapava do banho. Além disso, ele fazia apologia à sujeira, entrava em latas de lixo, adorava brincar no lixão, queria ver tudo sujo ao seu redor, não aceitava nem que limpasse o quarto dele. Quando aparecia suposta situação que dava impressão que finalmente o Cascão tomou banho, era uma pegadinha e na verdade era alguém disfarçado nele ou um sósia ou até mesmo um sonho ou uma miragem no deserto. No máximo, tomava banho retratado como propaganda das "Cenas Impossíveis" de 1993.

Cenas Impossíveis (1993)
Porém, durante a sua trajetória tiveram algumas vezes que a invencibilidade foi quebrada e teve contato com água, seja lavando as mãos ou até mesmo tomando banho. Fora que atualmente o personagem está completamente mudado. Cascão até ainda aparece sujinho nas historias, só que ele está aderindo à limpeza, achando que é bom, só para não dar mau exemplo e atender ao politicamente correto. Com isso, praticamente não tem mais histórias atuais envolvendo água e banho, maioria são histórias normais que serviriam para qualquer personagem. Aí ao longo da postagem vou mostrar esses momentos lastimáveis do Cascão, muitos são cenas fortes.

A primeira vez que o Cascão tomou banho foi em uma tirinha de jornal de 1964 em que ele apareceu limpo do nada e ao ser perguntado pelo Cebolinha o motivo do banho, o Cascão responde que foi para agradar a mãe como presente do Dia das Mães. Embora os personagens estavam ainda definindo suas personalidades, o Cascão havia sido criado há pouco tempo até então, mas fugiu da proposta inicial de que ele nunca tomaria banho, não gostei. Essa tirinha ficou esquecida muitos anos, até ser resgatada nos livros da coleção "As Tiras Clássicas da Turma da Mônica Nº 1" (Ed. Panini, 2007).



Nos gibis, a primeira vez que o Cascão lavou a mãos foi na história "O mundo vai explodir" ('Cebolinha Nº 4' - Ed. Abril, 1973). Um cientista criou uma fórmula que descontrolou e estava prestes a explodir o mundo e para alvar a Terra teria que ser com a água de um menino que nunca lavou as mãos. Franjinha consegue convencer o Cascão a lavar ao falar que se o mundo explodisse, ia o sistema solar ficar poluído de água e seria pior e acaba Cascão tendo que fazer sacrifício e lavar.

Não mostra cena lavando, ó depois do ocorrido enrolado com uma toalha com frio por ter contato com água, mas pelo menos depois o cientista precisaria também do Cebolinha ter que tirar um fio de cabelo pra pôr na fórmula de salvar o mundo e Cascão se vingando por isso. Acho que não precisava disso, se o gibi era do Cebolinha, que já colocassem apenas a parte do fio de cabelo dele para salvar o mundo da explosão.


Em 1977 teve uma série de tirinhas no jornal Folha de São Paulo com Cascão prometendo tomar banho se o Corinthians fosse campeão depois de 23 anos até então. O time foi campeão, mas em última hora o banho ficou só na promessa já que o Cascão sujo como era, ia poluir o rio Tietê. Esse vale mais como caso do Cascão aderindo à limpeza por causa do seu time de coração.


Em 1983 teve uma grande enchente na região Sul do Brasil, deixando muita gente desabrigada e sem comida. Mauricio criou, então, uma campanha de solidariedade em um conto publicado no Jornal Folha de São Paulo no dia 31 de julho de 1983 e acabou fazendo o Cascão tomar banho na enchente, andando na chuva com água pela cintura, levando trouxinhas de roupas e biscoitos  para ajudar as crianças vítimas da enchente. Embora uma boa causa de solidariedade, podiam ter colocado no lugar vários personagens em mutirão ajudando, deixando o Cascão de fora, e não só ele fazendo o serviço. Ficaria bem melhor. No máximo, colocá-lo em um barco coberto e ele com guarda-chuva até o local das vítimas.


Ja primeira vez que apareceu Cascão tomando banho nos gibis foi em uma tirinha publicada em 'Cascão Nº 108' (Ed. Abril, 1986) e republicada depois em 'Cascão Nº 37' (Ed. Globo, 1988). Nela, Cascão não consegue escapar da chuva e quando se molha acaba se derretendo todo. Não gosto essa tirinha, sem necessidade de terem criado e  nada a ver se derreter quando se molha.


A primeira história em que o Cascão lavou as mãos foi "Morto de fome" de 'Cascão Nº 19' (Ed. Globo, 1987). A mãe dele, Dona Lurdinha, estava reclamando que ele não lavava as mãos para comer e proibiu de comer até que lavasse a mãos. Cascão vai à rua atrás de comida dos seus amigos e todos recusam dar até lavar as mãos. Como ele estava com muita fome, quase desmaiando, ele vê uma torneira na rua e acaba molhando as mãos e desmaia com o choque do contato da água nas mãos . No final, a mãe parabeniza o feito dele e enquanto o Cascão come, ela fica imaginando quando ele resolver tomar banho por completo.

Odeio essa história, podiam ter recorrido a outro final sem Cascão precisar tomar banho. Fora que ele só molhou as mãos, mas, por não ter sabão, as bactérias continuaram da mesma forma, só água não elimina bactérias. Felizmente, para tentar consertar a situação, eles criaram depois 2 histórias semelhantes, "A fome" (Cascão Nº 70', de 1989) e "Lave as mãos" (Cascão Nº 186', de 1994) com Cascão no final sem precisar lavar as mãos para comer e dando final feliz para ele.


A avacalhação com o personagem aconteceu quando fizeram a capa de 'Cascão Nº 299' (Ed. Globo, 1998) com ele lavando as mãos e encarando o leitor falando que se o leitor não lava também as mãos depois de ir ao banheiro. Foi uma grande surpresa e bem lamentável ver nas banca uma capa daquelas, descaracterizando o personagem. Tudo pra dar bom exemplo que todos devem lavar as mãos antes de comer, até o Cascão.


Depois dessa, Cascão volta a lavar as mãos na história "Casco-Cola Issequié!", de 'Cascão Nº 438' (Ed. Globo, 2004). Nela, Cascão faz ma groselha deliciosa e resolve vender no bairro. Apesar de ser só groselha, água e limão, todos gostavam e quando tentavam fazer em casa não era igual a dele. Foi descoberto que o segredo para ficar tão gostosa é que ele não lavava as mãos para fazer, com todos com nojo e passando mal ao descobrir isso. No final, o Cascão acabou se convencendo a lavar as mãos para comer na lanchonete e que teria que se acostumar a fazer sempre isso antes das refeições.

Essa marcou a real mudança do Cascão, o público confirmou que ele estava diferente de como era até meados dos anos 1990 por causa do politicamente correto. Seria uma história até legal se acabasse com o pessoal com nojo de tomar groselha com as mãos sujas dele, mas acabaram colocando esse final besta com ele lavando as mãos. Embora não apareceu cena lavando, mas sabe que ele fez já que apareceu de mãos limpas comendo o lanche e ainda falando que vai passar a lavar sempre as mãos. Outro detalhe na história de ele precisar mexer com água para fazer a groselha, porém aparece ele manuseando a garrafa d'água bem distante com auxílio de uma invenção de alavanca pra pôr a água no copo.



Na história "Mãos", de Cascão Nº 451' (Ed. Globo, 2005), Cascão volta a lavar as mãos Na trama, Cebolinha não deixa Cascão segurar a Maria Cebolinha, Magali não deixa Cascão colocar as mãos no pacote de batata que ela estava comendo e Dudu não deixa ele pegar no seu boneco. Como Cascão viu que estava sendo evitado porque tinha mãos sujas, ele lava as mãos e ainda faz questão de mostrar para todos que lavo e que vai deixar assim limpinha, até no final precisar segurar as mãos da Cascuda, mas que depois lavaria de novo.

Roteiro lamentável, em outros tempos ele estaria nem aí porque osa outros estavam evitando por causa das mãos sujas, mas pra dar bom exemplo, mudaram a personalidade dele. Também tiveram cuidado que de não mostrar a cena com ele lavando, apenas mostrando escondido que lavou e gritando com o contato da água.


No gibi institucional "Água boa para beber", de 2006, depois do Astronauta mostrar para a turma toda a importância da água para o planeta Terra, Cascão resolve se conscientizar e lavar as mãos. Ficou só como ele criando coragem, ficando na imaginação se lavou ou não, mas fica como um caso de aderindo à limpeza.


Depois, eles tentaram ainda justificar o Cascão lavando as mãos na capa de 1998 e em algumas histórias em "O mistério do personagem que lavou as mãos", de Cascão Nº 9 (Ed. Panini, 2007) em que o Mister B explica o mistério do Cascão lavar as mãos.


Depois de várias enrolações,  Mister B revela que o truque foi que sempre quando apareceu o Cascão lavando as mãos até então, era o Xaveco fantasiado como ele, sendo um dublê. Foi como uma espécie de consertar o erro que haviam cometido, porém na época que mostraram ele lavando as mãos  ou tomando banho não tinham essa intenção, ainda mais que na história de 'Cascão Nº 19' de 1987 , ele contracena com o Xaveco, então não tem como justificar, explicação pior do que se não tivessem feito nada.


Após isso, o Cascão ganhou mais força em aderir à limpeza na Editora Panini. Já não tinham mais histórias com ele no lixão, dentro da lata de lixo, brincando com lama, os outros implicando com o mau cheiro dele desde o final dos anos 1990, só que além disso e com os gibis cada vez mais educativos, a MSP fez questão do personagem passar a ter apologia às coisas limpas, de ter cuidado com poluição, mudando de vez a personalidade do Cascão e aumentando ainda mais o politicamente correto, a cada ano que passa piora.

Um exemplo disso, aconteceu na história "O aniversário do vampiro" , de 'Cebolinha Nº 82' , de 2013, em que o Cascão fica contente em limpar a garagem do Cebolinha e ainda fala que limpeza é com ele mesmo e ainda pede vassoura para começar a varrer. Em outros tempos, ele odiava limpar até o quarto dele e ainda fazia sujar mais ainda. Agora, ele limpa todo sorridente sem achar ruim.


Outro exemplo foi na história "A fantástica fábrica de guarda-chuvas" de 'Cascão Nº 89', de 2013, em que o Cascão sai para rua embaixo de chuva só porque estava entediado ficar dentro de casa por causa da chuva. O Cascão antigo ficava em casa o tempo que fosse preciso até passar a chuva, como prova na história "Dia de chuva, dia de solidão" ('Coleção Coca-Cola - Cascão', de 1990), e só ficava na chuva quando era pego desprevino, sempre escapando, e atualmente sai na rua normalmente.


Nessa mesma história de 'Cascão Nº 89', ele ainda se  molhou quando o guarda chuva quebra enquanto ele estava na chuva. No momento que quebra, Cascão corre onde estava o homem do guarda-chuva, porém ele se molhou, nem que seja uns respingos, já que a chuva estava bem forte. Então, mais um caso do Cascão se molhando na chuva.

Já  na história "Inimigo é pra isso", de 'Cascão Nº 29', de 2017, Cascão fica inconformado com as ruas e becos da cidade todos sujos e resolve se transformar no Super-impermeável" para limpar os becos sujos do bairro. É surpreendido com vilões querendo dar banho nele e na correria para escapar dos vilões, acaba o bairro limpo por conta dos vilões terem colocado água e produtos de limpeza na rua e no final o Cascão como Super-impermeável adora ver tudo limpo e prometendo acabar com os planos do Capitão Feio que estava querendo sujar o beco de novo.


Um roteiro lamentável, em outros tempos o Cascão adoraria as ruas todas sujas e ainda seria um herói para sujar ainda mais e agora tudo invertido. Desnecessário uma história assim, que não façam apologia à sujeira, mas que também não façam com ele adorando limpeza. Em tempo: a páginas ficariam bem melhores se fosse um quadrão com desenho do beco sem ser divididos por quadrinhos, assim como eram nos gibis da Editora Abril e Globo quando aconteciam isso.


Na história "O mestre dos mares", de 'Cascão nº 44' , de 2018, Cascão resolve ajudar o Aquaman, que estava fraco, ao ter o seu tridente roubado pelo vilão Cúmulos. Aparece o Cascão enchendo e carregando baldes d'água. Pior que o Aquaman nem usou a água dos baldes depois (ou pelo menos não ficou explícito por não terem mostrado Aguaman jogando água de balde na cabeça), e, com isso, não teve necessidade nenhuma, só encheção de linguiça e só para colocarem o Cascão com contato direto com água. Constrangedor.

Na época da Editora Abril chegou a ter história "Oh! O Príncipe Submarino!" ('Cascão Nº 42' , de 1984) com o Cascão não ajudando o Aquaman voltar para o mar, agiu como vilão, para fazê-lo se acostumar com vida fora da água. Aí na Panini essa história e mais uma outra antes dessa ajudando o Aqaman, ficando como um conserto do que o Cascão fez no passado a favor das boas maneiras.


Em "Cascão Nº 50', de 2019, teve uma capa revoltante também com ele aderindo á limpeza. Aparece Cascão todo sorridente em uma enchente fazendo campanha contra poluição dos oceanos e a favor do meio ambiente. Como assim? Em outros tempos, ele  no máximo estaria no alto do mastro da jangada cheio de medo por estar em uma enchente e nessa capa mostra descaracterização total do personagem.


Na história "Um menino especial", de 'Cascão Nº 57', de 2020), Cascão volta a lavar as mãos. Cascão lava a louça da cozinha para ajudar a mãe, que estava trabalhando em home-office. Cascão aparece vestido com roupa de mergulhador submarino para a água da pia não respingar nele, porém ele não usa luvas, então as mãos foram molhadas. Antigamente, ele se recusava a lavar louça para a mãe, era um sufoco, até tiveram história assim, como "Lava o prato Cascão, lava" ('Cascão Nº 55' - Ed. Abril, 1984). Ele sempre escapava de lavar louças, tinha pânico até de se aproximar da torneira e agora ele lava de boa, tudo para ensinar que deve obedecer a mãe e ajudar nos serviços domésticos.


Em 2020 com a pandemia mundial do Coronavírus (COVID-19), Mauricio resolve fazer campanha na internet em redes sociais da Turma da Mônica de conscientização de lavagem das mãos e higiene para evitar a doença. E usou nada mais, nada menos que o Cascão nessa campanha. Primeiro foi uma imagem com mistério se o Cascão ia ou não lavar as mãos, com ele com sorriso amarelo e todos incentivando a ele lavar para salvar vidas.


Depois, foi divulgado que ele realmente lavou, tudo a favor da boa causa de mostrar que se deve lavar as mãos. Afinal, se ele lava, todos vão querer lavar também. Mauricio faz questão de afirmar que era ele mesmo, dessa vez sem Xaveco como dublê como já inventaram antes.


A campanha até teve boa intenção de alertar, porém e acho que não deviam envolver o Cascão nisso. Que colocassem então o Cascão com álcool em gel ou todos da turma lavando as mãos em coletivo ou escolheriam outro personagem. Podia ter sido o Do Contra, já que ele sempre contraria as coisas e não lavaria as mão enquanto todo mundo lavava e por essa causa ele lavaria também. Ou podiam ter deixando um personagem fixo com mania de limpeza como antítese do Cascão, assim como criaram o Dudu, que não gosta de comer sendo a antítese da Magali. Chegaram a criar o Renato, vizinho do Cascão que apareceu em "Influências opostas", de 'Cascão Nº 111 (Ed. Gobo, 1991) e o Alvinho, primo do Cascão. Se deixassem esses personagens como fixos e bem conhecidos desde que foram criados, podiam ter sido aproveitados nessa campanha contra o COVID-19.

Para piorar, nos comentários dessas postagens da campanha nas redes sociais, o pessoal tudo apoiando, achando muito bom o Cascão ter lavado as mãos e ainda criticavam quem achava ruim o Cascão ter feito isso. Ou seja, o púbico está mudado e está a favor do politicamente correto e, assim, a MSP acaba atendendo e descaracterizando os personagens para atender a vontade do grande público. O Mauricio deu a entender em entrevistas que vai ter campanha mostrando o Cascão tomando banho por completo para combater o Coronavírus , se acontecer mesmo, aí atualizo o post.

Alguns consideram como fatos só os que aconteceram nos gibis, mas ainda assim tiveram vários exemplos do Cascão se molhando ou aderindo à limpeza nos gibis mesmo. Tiveram outras situações com Cascão aderindo limpeza nos últimos anos, essas da postagem foram só algumas para destacar e agradeço ao Washington Brito por mostrar algumas dessas edições.


Muito triste e revoltante ver essas mudanças de personalidade no Cascão. Ele era um personagem muito legal, porém mudou completamente, seja lavando mãos, tomando banho ou aderindo à limpeza, virou outro personagem. Podia até não mostrar mais Cascão fazendo apologia à sujeira, mas também não precisava mostrar adorando a limpeza. Para isso o ideal seria um menino fixo com mania de limpeza mostrando o certo, sem precisar Cascão ficar ensinando boa maneiras com a limpeza.

A gente se divertia e aprendia com os erros, no caso o Cascão era como exemplo  a "não ser seguido", a gente aprendia a não ser como ele, valia só a diversão de vê-lo escapando da água e do banho. Hoje, eles defendem que as crianças têm que seguir os exemplos dos personagens e  pensam que as crianças vão deixar de tomar banho e de lavar as mãos porque viram o Cascão fazendo coisa errada e aí mudam o personagem completamente para atender ao politicamente correto. Todo os personagens foram mudados por conta disso. Uma pena isso acontecer, aí quem não apoia as mudanças, vale mais a recorrer os gibis do passado. 

60 comentários:

  1. Lamentável o que fizeram com o Cascão... E eu sou aquele que perguntou para você, alguns meses atrás, sobre dicas para fazer HQ's da Turma. Agora eu vou estar com um motivo para fazer HQ's do Cascão SUJINHO...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que poderiam fazer algo como, por exemplo, o Cascão dizer: "Lavar as mãos salva vidas! Maaaaas...faça o que eu digo, e não faça o que eu faço!". Mas, não sei, o Cascão citar a lavagem de mãos talvez ficaria esquisito, ou não. O que você acha?...

      Excluir
    2. Muito esquisito isso do Cascão adorando limpeza, estragaram completamente o personagem que era tão bom. Uma boa pedida fazer histórias do Cascão sujinho que não tem mais,

      Excluir
  2. Cascão era um dos ídolos das crianças-leitoras de seus gibis,o que não significava que queriam se espelhar nele!Se um menino aparecia sujo na vizinhança ou escola,era alvo de bullying,sendo chamado de nomes como porco e gambá,e associado ao Cascão,claro!

    Ser fã do Cascão tinha limites,e os leitores sempre souberam e acataram isso,até porque nas próprias HQs ele era zoado por causa da sujeira e mau-cheiro.

    Além do mais,a TM sempre foram garotos-propaganda de produtos de higiene pessoal(sabonete,xampu,óleo,talco,etc.)

    E fãs do Superman,esses sim,que queriam se espelhar nele,sabiam que não podiam voar e portanto não se jogavam das janelas dos apartamentos ou quartos altos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente chata que implicam com tudo e aí dá nisso. Como se crianças vão fazer as coisas só porque viu personagem fazendo coisa errada nos gibis. E se acha que os filhos vão fazer é porque não educou direito, os pais que têm que educar, não os gibis. Até o bullying que faziam de chamar Cascão de fedorento, porquinho, implicarem com cheiro tiraram também já que também não acham certo ridicularizar alguém porque não toma banho.

      Excluir
  3. Marcos,numa conversa em outro tópico,falamos sobre os cenários irreais das HQs da TM,que eram locais sempre com grama,casas baixas e rios limpos,mesmo vivendo na cidade grande-que se supõe ser São Paulo.

    No Rio,com algum sacrifício mental,consegue-se lembrar de algum raro bairro com essas características,mas sem o rio limpo,que aí seria pedir demais.

    Daí que eu citei o Alphaville,que é uma espécie de bairro concebido pela iniciativa privada,uma versão ampliada dos condomínios de luxo,só que abertos,de livre circulação.

    Só que dando umas olhadas no Google Street View,vi que não precisaria tanto para se ver na vida real o fictício bairro do Limoeiro ou Limão,onde vive a TM.Algumas cidades pequenas e médias do Brasil mostram bem isso,como Moeda(MG) e Lavrinhas(SP),e talvez Cruzeiro(SP),vizinha desta última.

    Guapimirim(RJ),cidade metropolitana,porém distante da capital fluminense,e com ares de interior,tem essas características nos principais bairros e no Centro,uma linda cidade.E conta com alguns(não todos)rios limpos e balneáveis.Suas nascentes são próximas do perímetro urbano,e o município possui grande porção serrana.

    Esses "Limoeiros" da vida existem,e Guapi tem um bairro homônimo ao fictício!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, alguns lugares são parecidos com o Bairro do Limoeiro, lembram bem com essas características.

      Excluir
    2. Primeiro que se trata de um universo fictício, não precisa retratar em 100% a realidade do Brasil. E a cidade não é a capital Paulista, mas sim uma cidade do interior Paulista baseada em Mogi das cruzes dos anos 40 e 50. Bastante gramado, ruas de terras espaços vazios, bosques etc...

      Excluir
  4. fora as vezes em, que ele ficou limpo seja por magia ou metalinguagem, como nas histórias "Os Cinco Fios Mágicos", "O Chapéu do Contrário", aquela da Marina no especial Mõnica 35 anos, aquela de fim de ano em 1985, uma outra em que ele tomou um susto porque pensou que ia chover e deu um pulo para trás e só ficou a sujeira dele ai a Mônica pensa que ele virou pó, uma outra em que ele está com coceira ai um raio cai nele, a sujeira racha e ele fica limpo e fala que a coceira passou, e muitas outras de uma página, tem uma até que a Mônica bate nele e a sujeira racha e cai. Além destas, tem dois casos curiosos com fórmulas do franjinha: uma em que ele vira uma sombra impermeável para saber como é entrar na água e outra em que ele afasta a água e sai na chuva, mas a água desvia dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando ele ficava limpo sem ter contato com água era engraçado, aí valia a pena. Tiveram outros caos bons como ele tropeçar em uma pedra e sujeira rachar ficando limpo, ou se limpar com aspirador de pó, Mônica bater nele e ficar limpo e magro e até voar de tão magro. Isso era bom.

      Excluir
    2. já pensou em fazer uma postagem sobre estes momento? Falando no cascão e a poluição, acho que no filme da estrelinha mágica, se eu errar me corrija, o cascão aparece dizendo que detesta quando sujam as ruas e que ele gostaria de ganhar uma caminhãozinho de lixo de brinquedo para recolher o lixo.

      Excluir
    3. Se der eu faço. O filme que você diz parece ser "O Natal de todos nós".

      Excluir
  5. Concordo com você Fabiano, eu não me importo em ver o Cascão tomar banho de vez em quando, mas quando fazem com que ele goste de coisas limpas e organizadas, é muito estranho, mas fazem isso por causa dos patrulhastes do Politicamente Correto, fazer o que né.

    Eu gosto do Maurício, mas eu não gosto quando ele descaracteriza os personagens dele só pra agradar o grande público, tem vezes que é necessário ele fazer algumas mudanças em suas obras, mas tem outras que ele faz só pra não ser criticado pelos progressistas.

    ResponderExcluir
  6. A Turma da Mônica está cada vez mais se tornando uma revista para pré-escolares, embora eu fiquei indignada com as mudanças em relação ao Cascão, a personalidade atual da Mônica é a que eu mais odeio, amansaram demais a Mônica, Marcos, estão quase transformando ela em uma "princesinha delicada".

    E eu notei isso nas duas versões da peça do Romeu e Julieta, na versão de 1978, filmada em Ouro Preto, quando o Cebolinha esbarra nela, ela fica brava(na história em quadrinho, ela também fica brava), mas na versão de 2013, ela grita: "Socorro, um ladrão!", fora que removeram algumas piadas incorretas como o fato do Cascão dizer que mulher não bate no marido com o coelhinho de pelúcia, é com pau de macarrão e eles permaneceram essa piada na reedição de 2009 da Panini e ficou mais forçado,mas ao menos, a Magali e o Anjinho tiveram papéis maiores nessa versão.

    Eu assisti um pedaço na peça do YouTube, uma alma piedosa foi lá e e postou a peça inteira, tava embaçado a imagem, mas deu pra assistir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já virou uma turma pra pré-escolares, no máximo 8 anos de idade. São só histórias ensinando boas maneiras, tudo tem que ter lição de moral, diálogos bem simples e descaracterização dos personagens, perde a graça total. Magali também mudou muito sem nem comer nos gibis, quanto mais a gula exagerada.

      Excluir
    2. Na fase atual parece que o Cebolinha sofre com excesso de imagem, parece que quer tomar conta de tudo, o Xaveco parece que o idolatra, é ridículo! Cebolinha sempre foi o segundo principal e aparecia com precisão como todos os demais. O Limoeiro parece hoje um condomínio fechado, deixou pra trás aquela belíssima combinação de urbano com bucólico, os cenários tanto externos quanto internos não passam mais veracidade, os personagens que eram safos como Cebolinha, Cascão e os outros garotos, são hoje um bando de mimados, ficam dando chiliques, antigamente a intolerância e agressividade da Mônica me impressionavam, adorava vê-la furiosa, me impressionavam igualmente o apetite da Magali e o Cascão com sua capacidade quase inumana para escapar da água, mesmo em situações extremas como inundações ele se saía bem, ele usando latas de lixo como se fossem poltronas e mergulhando nos lixões acho sensacional! O Dudu na fase dourada era bastante mimado, curto bastante o Dudu antigo, considero o Dudu, o Mingau, o Quinzinho e os tios da Magali como os últimos personagens clássicos, hoje todos os demais são mimados como o Dudu, perderam a malandragem, não são mais safos, vivem estressados, ficam mostrando as línguas e saltando os olhos por qualquer motivo, com todo o devido respeito com os filhos do cartunista que serviram de musos inspiradores para Do Contra, Marina e Nimbus, acho que as posturas mimadas de Mônica e os demais têm origens nos três, serviram de protótipos para o que se tem hoje, não mudaram nada de lá pra cá, na verdade, pra piorar o Nimbus virou mágico, era mais fácil ter criado um personagem mágico do que fazer isso, parece que o Mauricio anteviu a chegada do politicamente correto e os criou para já ir adaptando gradualmente a TM à caretice, foram criados no final da fase boa, contudo, são muito arrumadinhos, limpinhos, bonitinhos, relativamente comportados, típicas crianças de condomínio fechado, nunca foram safos, nunca tiveram uma pegada thrash como Mônica e os demais, não os vejo como clássicos. Marcos, talvez cê simpatize com os três, fique à vontade pra discordar!

      Excluir
    3. Eu gosto do Do Contra e do Nimbus, mas a Marina é muito certinha, acho ela uma Mary Sue, e a Milena pior ainda, embora acho ela mais tolerável do que a própria Marina.

      Sim, os personagens da TM viraram um bando de mimadinhos, eu nem acompanho mais os gibis da Turma da Mônica, até a TMJ eu parei de acompanhar

      Excluir
    4. Tá tudo sem graça atualmente, não dá pra acompanhar Desses 3 filhos do Mauricio, só Do Contra que ainda salva. Nimbus quando tinha medo de trovão e histórias com previsão do tempo também não era ruim. Marina é completamente sem graça, nunca gostei desde que foi criada, agora muito menos.

      Excluir
    5. Nunca curti os três, valeu pelas opiniões, Black Giro e Marcos!

      Marcos, cê tem Cascão 84 da Abril? Na história de encerramento me parece que a invencibilidade do Cascão também é quebrada quando ele toca a água de uma tina com a ponta de um dos pés.

      Excluir
    6. Xeclingue. eu não tenho esse gibi, aí não sabia dessa

      Excluir
    7. Cascão 84 foi o segundo gibi do Cascão que adquiri e fez parte da minha primeira coleção de gibis da TM, ganhei das minhas primas de 2º grau, como éramos três irmãos, elas compraram três gibis iguais pra não dar briga, em 1985 foi a primeira vez que vi o Cascão perdendo sua invencibilidade, a cena usa o mesmo recurso de Cascão 19/Globo, não mostra o ato consumado, não mostra literalmente, só o antes e o depois, me lembro de um quadrinho em que um de seus pés estava pertíssimo da água e depois ele aparece chorando dizendo que havia perdido a condição de invicto, a dor do trauma passa depois que ganha um beijo na bochecha de uma garota, é mais ou menos por aí, parece que tem aposta na historinha, algo assim, sei que Titi e Cebolinha armam pra cima dele e acaba perdendo a invencibilidade.

      Da fase clássica, achei inadequada somente a campanha de 1983, realmente não precisava, ele poderia aparecer usando um escafandro. Cascão 19/Globo tive também, tanto ela quanto 84/Abril e também a tira não me decepcionaram, as quebras de padrões na medida certa eu curtia e curto até hoje, um outro exemplo disso é quando a Mônica e Cebolinha brigavam e ambos saíam machucados, vi isso umas cinco, seis vezes, já vi também ela apanhando do Cebolinha, Cascão e até do Humberto, somente apanhando e não batendo e apanhando, adoro essas quebras de padrões na medida certa, a capa onde Cascão aparece lavando as mãos acho excessiva, desnecessária, deplorável! O que veio depois é tudo igualmente deplorável, da fase dourada só considero deplorável a campanha de 1983.

      Excluir
    8. Essa história do Cascão 84 não conheço mesmo, felizmente nunca foi republicada e não tive esse gibi e nem tem disponível na internet. Ainda bem que não vi isso, bem deplorável mesmo em qualquer época que seja. Quando achar alguma coia eu atualizo o post. Eu até gostava da Mônica apanhando as vezes, mas cascão não dá pra aceitar.

      Excluir
    9. Essa edição não consegui readquirir, se lembrasse do nome ou título da historinha adiantaria bastante, também não achei na rede, pode ser que já tenha sido reeditada ou talvez não, sei que a HQ de abertura se chama "Uma festa silenciosa" ou "A festa silenciosa". Depois da campanha de 83, deve ter sido a primeira vez que o Cascão passou pela perda de sua invencibilidade em HQs.

      Excluir
    10. "Uma festa silenciosa" foi republicada, já essa não. Tudo indica que foi a primeira a perder invencibilidade após a campanha de 1983.

      Excluir
    11. Marcos, achei o nome da bendita no Guia dos Quadrinhos, "Sacrifícios por uma garota", creio que a possibilidade de terem errado seja pequena, pesquise aí no seu acervo de almanaques, tu tens muita coisa, quem sabe escapou? Cê é um garimpeiro assíduo, provavelmente nunca foi reeditada, os almanaques da Panini vêm reeditando HQs clássicas (com alterações, claro!) acho que desde 2012 ou talvez começaram até antes.

      Excluir
    12. Não tenho essa história republicada aqui. Na Panini eles só republicam histórias da Globo, aí menos chance ainda de ter sido.

      Excluir
    13. Tu deve ser cheio dos contatos, já tem sete anos de Arquivos Turma da Mônica, mais cedo ou mais tarde Cascão 84/Abril chegará em suas mãos, espero que seja o quanto antes!

      Excluir
    14. Lembro lá em 1994 e 95 quando começaram a querer empurrar goela abaixo os personagens do Nimbus, Do Contra e Marina. Nenhum deles possuía a mínima graça (e ainda hoje só ganham destaque por puro nepotismo) e toda vez que davam protagonismo a eles nas histórias - principalmente, nas do Cascão - eu enxergava essa imposição como algo lamentável. O tempo passou e reler as histórias da editora Globo de 1987 até 1997-99 continua um prazer... já tudo que veio depois é uma descaracterização terrível e que só expõe gravemente o quão pior tudo se tornou!

      Excluir
    15. Até que eles tão conseguindo fazer algumas historinhas boas aqui e ali,não tá ao ponto de ser impossivel dos acima de 8 anos lerem pois tenho 15 e ainda gosto. As piadas do cascão não gostar de tomar banho e enconstar em agua,por exemplo uma em que o cebolinha pra fazer com que o cascão participe de seu plano ele o convida pra jantar em sua casa e fala que só vai lavar a louça se o cascão participar do plano(o cascão aceita porque não dá pra lavar a louça sem se molhar),a unica diferença que reparei na monica é que ela não dá mais coelhadas injustas(coelhadas dadas sem o menino querer implicar) e ate prefiro assim

      Excluir
    16. Uma ou outra história atual se salva ou são boazinhas, mas maioria estão focadas no politicamente correto e ensinar boas maneiras. A Mônica não bater por motivos injusto já está assim há um bom tempo, só que hoje nem quando os meninos aprontam, ela não bate neles, só corre atrás ou quando bate eles não aparecem violentamente surrados e com olho roxo.

      Excluir
  7. Uma pena mesmo. Primeiro limparam o Chovinista, mas que tivessem parado por aí. Cascão sem adorar a sujeira não é Cascão. Já que não pode ter apologia à sujeira, que não fizessem mais histórias associadas a isso, nem a favor ou contra à sujeira, deixassem só histórias comuns, melhor que colocar que odeia poluição, que tem que ficar tudo limpo na rua, etc. Isso é o fim.

    ResponderExcluir
  8. Um grande absurdo essa descaracterização toda que fazem com os personagens...a turma da Mônica está decadente mesmo, por mim era melhor pararem de fazer histórias novas se é pra ser assim. Eu nunca soube de nenhuma criança que tenha deixado de lavar as mãos ou tomar banho por causa do Cascão. É um personagem, e personagens tem suas características que só fazem sentido no universo da ficção e os torna únicos. Também nunca soube de ninguém que saiu por aí dando martelada, jogando dinamite, tacando bigorna na cabeça dos outros depois de assistir ao desenho do Pernalonga, do Tom e Jerry e outros. Eles menosprezam a inteligência das crianças ao supor que elas não sabem separar a fantasia da realidade.

    Hoje nos almanaques com histórias antigas eles colocam uns avisos, por exemplo vi uma vez um do Cascão em q naquela página de apresentação antes da primeira história ele fala algo como "nessa história aqui eu apareço brincando no lixão. Logo se vê que é uma história antiga né amiguinhos?? Hoje eu prefiro brincar em lugares menos perigosos!"
    Afe! Acho isso o cúmulo, totalmente desnecessário. Afora a censura a várias palavras (não consigo entender qual o grande problema de palavras como "droga", "azar" ou "castigo"aparecerem nos gibis e onde isso afeta alguma criança). E nem falei das mudanças de cenas politicamente incorretas...ainda bem que tem bastante material dos anos de ouro à nossa disposição pra matar a saudade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada vez pior o politicamente correto. Antes eles colocavam avisos nos almanaques como esse, agora eles mudam mesmo até os desenhos, o que acho pior ainda. Está tão paranoico isso, agora sobrou para o Papa-Capim que estão colocando roupa nele na capas dos almanaques para não parecer sem camisa. Já tem 2 almanaques novos com ele com roupa. Ou seja, os índios nem outros personagens não podem mais aparecer sem camisa nos gibis. Completamente sem noção.

      Excluir
  9. Lamentável as descaracterizacoes dos personagens, a principal fonte de bons roteiros não existe mais. O politicamente correto deixou tudo igual, sem graça e muito chato. Até os diálogos dos personagens hoje em dia são um pé no saco de tão chatos. Não tenho paciência de ler histórias novas, principalmente se for do Emerson Abreu ou se tiver na história a mais chata de todas as personagens, a Denise, que acho insuportável, ela é o retrato do quanto patético se transformou a TM.
    Além das características dos personagens, dos diálogos e dos roteiros, os traços e desenhos pioraram demais, o excesso de caretas, contaminou os gibis. Decepcionante ver qualquer gibi da TM atualmente. Sobre o Cascao, seria natural a água encostar nele ocasionalmente, como no meio de uma chuva por exemplo, não vejo problema nisso, pois nesse caso, não seria proposital. A grande questão é o fato de alterar completamente a sua personalidade, ele gostar de água ou ser adepto de limpeza, já que a personalidade dele sempre foi o oposto disso. Não dá pra entender absurdos assim, agora só faltam mudar o nome dele pra Limpão, o que eu não duvido, já que a paranóia atual não tem limites.Ou seja, ainda pode piorar ainda mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, até os diálogos são simples, poucas falas, tudo pra atender criança até 8 anos. Tudo muito fraco e lamentável essa diferença de personalidades dos personagens. No caso do Cascão fazer apologia à limpeza não dá pra aceitar, tem vários outros personagens pra ensinar boa maneiras de higiene, se essa é a intenção. E ma dúvida, Ricardo, o que seu filho acha dos gibis atuais? Ele gosta mais das antigas ou novas?

      Excluir
  10. Marcos, meu filho vai fazer 10 anos semana que vem, mas ele prefere muito mais as revistas antigas. Não dá pra comparar, o problema é que a maioria das crianças só tem acesso a material mais recente da Turma, então estas crianças não sabem sobre essas mudanças que comentamos aqui. Meu filho inclusive, assim como eu, prefere as revistas da Editora Abril.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão, de material mais antigo que elas tem seriam os almanaques e só poderiam comparar entre as mensais inéditas e almanaques. Quem consegue ver material antigo, com certeza vão se encantar mais, talvez isso foi um dos motivos de cancelarem a Coleção Histórica porque estavam achando melhores que as mensais.

      Excluir
    2. O Ricardo Ribeiro fez uma interessante observação e você complementou de maneira igualmente interessante, Marcos! A CHTM devia estar embaçando a vendagem dos demais títulos da TM e por isso foi encerrada, acredito que mais por causa das vendas do material atual do que devido ao politicamente correto, o politicamente correto deve ter tido um impacto secundário no caso da CHTM, não estou desmerecendo o maldito, ele ainda é a nossa principal agonia, é que o dinheiro fala mais alto, a boa notícia é que a MSP e a Panini não podem colocar freios nos sebos. A tendência das crianças que só consomem TM atual é ficarem alienadas, viverão dentro de bolhas como vivem os personagens atualmente, o material antigo é muito superior ao material atual, as crianças que têm acesso aos dois mundos percebem claramente a diferença e a tendência é optarem pelo melhor, o final da fase Globo também incluo na fase atual, o negócio já tem anos que tá bastante aquém do que deveria continuar sendo. Agradeço ao Ricardo Ribeiro por trazer esta luz para nós, valeu moçada!

      Excluir
    3. Xeclinghe, alguma coisa nas antigas da CHTM estavam impactando nas atuais, seja pelo incorreto à tona na atualidade ou deixarem de comprar as novas pra comprarem só as CHTM embora a MSP chegou a dizer que as vendas da CHTM eram fracas, mas não dá pra confiar muito nisso. Nos sebos o Mauricio não pode intervir, o problema é que a cada ano que passa está mais difícil encontrar gibis antigos nos sebos, até os dos anos 90 estão difíceis, aparecem mais os últimos da Globo e os da Panini.

      Excluir
    4. O Mauricio falou em alguma entrevista que o que tava puxando o bonde da MSP no setor de quadrinhos era a Turma da Mônica Jovem, disse que os gibis da TM estavam com baixa vendagem e precisava reverter a situação que segundo ele já tava ficando preocupante, daí criou a TMJ, apesar de não curtir TMJ, acho pura pirotecnia narcisista, tiração de onda igual Malhação da Rede Globo, considero uma puta sacada do cartunista ter metido as caras em outra seara, foi muito bem sucedido. Nunca gostei de programas voltados para adolescentes, quando eu era adolescente detestava Barrados no Baile e Malhação, todavia, curtia o Programa Livre com Serginho Groisman no SBT, aquilo tinha qualidade, na Globo o Altas Horas ficou sem foco, ficou aquém do Programa Livre, tinha um tremendo pavor também de New Kids on the Block e uns seis anos depois surgiu outra boy band igualmente terrível, Backstreet Boys, blargh!! Adolescência é uma fase muito chique pela qual a humanidade passa, uma espécie de híbrido, fusão de criança com adulto, o problema é no campo das artes, tudo que é feito especificamente pros adolescentes só agrada à essa faixa etária, não é abrangente, artes produzidas pras crianças e pros adultos são muito mais abrangentes. De qualquer modo, parabéns pro Mauricio que apesar de fazer o jogo do politicamente correto, conseguiu diversificar ainda mais o público da Turma da Mônica enveredando em outros seguimentos.

      Excluir
    5. Pack de revistinha, tem quase todas da editora Abril e globo. E so imprimir:https://drive.google.com/drive/mobile/folders/1MreuLu0SOgKTg3z2C_pc_f-6r6Q67iZA

      Excluir
  11. eu mal sabia disso. muito bom saber. otima postagem. merece 10 .

    ResponderExcluir
  12. eu pensei que cascao nunca tomou banho. na verdade. ele nao gosta de agua , nao que nunca tomou banho. mas ele evita e fica alguns meses ou ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que tem histórias que fala que nunca tomou banho, até quando era bebê ele fugia, aí por isso a gente sempre tem essa fantasia que ele nunca havia tomado banho e nem quer que nem lave as mãos. O barato era isso do Cascão fugir da água e banho.

      Excluir
    2. Acho que dessa vez eu ate entendo a Msp por ter mudado os tracos do Cascao.Muito possivelmente os pais nao aceitariam que os filhos lessem historias com um personagens com "principios" que nao combinam com as criancas.Eu tambem sou contra esse tal de politicamente correto,mas no caso do Cascao,nao acho que foram tao errados nao.E nao houve uma descaracterizacao geral sendo que ele crianca ainda se recusa a tomar banho.E na turma jovem,ate que ele toma,mas ainda detesta agua.Mas tem cenas ai que sao mesmo bem pesadas,concordo.

      Excluir
    3. Unknown, sempre foi assim do Cascão sem tomar banho, esses mesmos pais que reclamam, viram o Cascão daquele jeito e gostavam e não foram influenciados em não tomar banho porque viam o personagem dando mau exemplo. E agora esses mesmos pais que liam os gibis antigos, querem privar os filhos deles de verem. Não vejo nada pesado, implicância boba, é só educar pra não seguirem o exemplo do Cascão.

      Excluir
  13. Quanto à campanha do coronga, acho assim: o problema do Cascão é mais com a água mesmo, então acho que podia colocar ele usando álcool-gel pra não ter que molhar a mão. Antes disso, verdade, fazer ele lavar as mãos descaracteriza o personagem, ainda mais quando tem outras alternativas - tipo, antes do álcool-gel já tinha talco, lembra da história de Romeu e Julieta em que o Cascão interpreta o Frei Lourenço? Então, acho que evoluir a carcterização dele deveria ser da seguinte forma: ele manter a convicção de não se molhar, mas ter lá seus limites pra sujeira (tem histórias, por exemplo, que mostram que o estilo de vida do Capitão Feio é nojento demais até pro Cascão), por exemplo ele não mexeria em lixo escorrendo chorume ou onde passasse bicho etc. Mesmo porque eu sempre vi cada traço da Turma como sendo algo que toda criança tem, só que exagerado; o Cascão, por exemplo, é pra mim como se fosse uma versão cartunesca daquela falta de vontade de tomar banho que muitas crianças têm.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o álcool em gel seria mais adequado, teria a higiene e não precisaria ele molhar as mãos. Tiveram histórias que o Cascão via gente mais suja que ele e aí fugia, não aguentar aquilo. E ainda assim não descaracterizava ele.

      Excluir
  14. Que matéria SENSACIONAL. Parabéns pelo maravilhoso blog, descobrimos ele há alguns meses e quase todo dia lemos algum post sensacional do "acervo" de artigos muito bem escritos e aprendemos muito mais. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado ! Continue entrando, sempre tem um post mostrando os clássicos da turma. Abraço

      Excluir
  15. Eu fiquei sabendo do que aconteceu com o cascão e aproveito para compartilhar minha opinião aqui. Parece que esse pessoal dos quadrinhos se esquece da qualidade das histórias. Furos de roteiro, encheção de linguiça. Em nome de boas ideias e intenções, se destroi a criatividade, o bom humor. Assino em baixo tudo o que falou no seu texto. Turma da Mônica fez minha infância e juventude com 200 gibis. Lamentável, Sr. Maurício de Sousa. Não precisa acabar com o personagem, o senhor sabe disso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, com essas mudanças acabaram com o Cascão. Nada a ver fazer apologia à limpeza, descaracteriza total, chega ser constrangedor.

      Excluir
  16. Pelo que eu vi, na coleção histórica, BEM NO COMECINHO, o cascão não tinha esse negócio de NÃO TOMAR BANHO, ele era só um menino que gostava muito de sujeira e de brincar na lama, mas tomava banho sim

    ResponderExcluir
  17. Nesse mês de agosto de 2022 nos dias 19 e 26 , vão fazer 40 anos das primeiras edições do cascão e do chico bento lançadas pela editora abril em 1982 , mas infelizmente não vai ter nenhuma comemoração , eu vi nas capas das edições 18 do cascão e do chico bento da 3ª da editora panini que a data passou em branco , mais uma vez decepcionado os leitores assim como aconteceu com a edição 61 da mônica da 2ª série da panini lançada em maio de 2020 quando a primeira edição da mônica completou 50 anos sem homenagem , e não vou aguardar a 23ª edição do cebolinha da 3ª série , nem mesmo a magali em fevereiro de 2029

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, infelizmente sem comemorações de 40 anos das revistas dele, nem um selo. Já era de se esperar visto que 50 anos da revista da Mônica também passou em branco. Uma pena.

      Excluir
  18. Eu tinha essa história ''Casco-cola'' quando criança, era uma história de que gostava muito, bem engraçadinha. Mas aquele final realmente estragou tudo, tenho que concordar. Um ponto estúpido em uma história tão legal.

    Cascão que conhecíamos e amamos é passado. Ficará para sempre na nossa memória.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, essa história não foi ruim, o final que estragou. Dava pra acabar na página anterior que se encaixaria bem. Quiseram aquela página pra dar lição de moral, que devem lavar as mãos.

      Excluir