quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Uma história do Horácio sobre solidariedade



Compartilho uma história do Horácio falando sobre solidariedade. Foi publicada em 'Cebolinha Nº 78' (Ed. Globo, 1993).

Nela, Tecodonte reclama que ser bonzinho e generoso não vale a pena, a pessoa se passa por bobo e se aproveitam de você e deixa de viver a própria vida para viver a dos outros. Nessa hora, ele tropeça e Horácio o salva de cair em um buraco fundo. Em seguida, vão comer alfacinhas das plantações do Horácio e Tecodonte continua o assunto, quando Horácio o salva de ser picado por uma cobra, lançando uma pedra nela. Após, ele continua dizendo que Horácio deve parar de se preocupar com os outros e ele responde com uma pergunta se ele acha que as espécies que não praticam solidariedade não se extinguem e o Tecodonte achando bobagem , terminando assim. 

Uma história filosófica bem interessante. Mauricio de Sousa quis mostrar as vantagens e desvantagens de ser solidário e ajudar os outros. Muitos ajudam as pessoas, mas por ter um temperamento de ser boazinhas demais, se esquecem da própria vida, ficam se envolvendo demais com os problemas dos outros, mas esquecem dos seus, fora os que se aproveitam da boa vontade da pessoa para abusar de pedir favor. Por outro lado, também não é certo deixar de ajudar as pessoas, é bom ser solidário, pois pode precisar dos outros um dia e sempre bom ter essa retribuição. Assim, essa história mostra essa reflexão de até que ponto se deve ajudar os outros, dentro dos seus limites, para também não se prejudicar.

No caso, o Tecodonte faz parte da visão de não se deve ajudar porque os outros se aproveitam da boa vontade e a pessoa não ter o limite de ajuda, deixar de viver para ajudar os outros. E a visão do Horácio foi que é preciso ajudar sim, tanto que ele praticou solidariedade a história toda durante a conversa, se ele não se preocupasse com o Tecodonte, ele teria morrido ao cair no buraco ou mordido por uma cobra durante a conversa deles. Na verdade, a principal mensagem do Mauricio é que se deve ajudar, só que dentro das suas possibilidades e seu limite para não se sacrificar, prejudicando a si mesmo por ficar preocupado o tempo todo com os problemas dos outros, além de ter cuidado com aproveitadores que sabem do seu temperamento de ajudar.

A história, na verdade, teria que ser em 1 página, aí colocaram 2 páginas e desenhos ampliados com 6 quadrinhos em cada página, ao invés de 8, para ocupar mais espaço do gibi. Era comum fazerem isso nas histórias do Horácio, desmembrando um tabloide em 2 páginas. Traços muito bons, como sempre na época. A seguir, mostro a história completa.



24 comentários:

  1. As histórias do Horácio são boas. Sempre trazendo filosofia para o leitor. O único personagem que ainda é desenhado pelo Maurício. Nem sei se nas histórias atuais do Horácio tem essa pegada de filosofia como as de antigamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, traziam boas reflexões as histórias dele. Atualmente é raro ter história dele nos gibis, mas quando tem acho que não tem mais essa filosofia assim, no máximo uma boa mensagem ou lição de moral simples.

      Excluir
  2. Ótima história do Horácio, mas sempre gostei das histórias mais longas deles da época da editora Abril, gostava também das histórias do Super Horácio que por algum motivo retornou na revista Parque da Mônica número 2 da Panini, mas depois não deu as caras de novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As longas dos anos 70 também eram boas, sempre bem escritas pelo Mauricio. Depois com excesso de trabalho, ele só ficou restrito a escrever Horácio para tabloides de jornais nos anos 80 e que aí seriam republicados esses tabloides de jornais nos gibis dos anos 80 e 90.

      Excluir
  3. Era bom quando retratavam a vida real nas filosofias do Horácio. Encaixava direitinho. Sobre ser dos anos 90, na verdade as histórias que saíam do Horácio eram reproduções de tabloides de jornais dos anos 80, que aí desmembravam em 2 páginas com a ampliação do desenho. Então essa saiu em jornais nos anos 80 e só foi publicada em gibis em 1993.

    ResponderExcluir
  4. Eu também gostei desse fundo com azul assim, muito bonito. Valeu por ter gostado.

    ResponderExcluir
  5. Puxa, história simples, mas muito enriquecedora... que saudade das historinhas da TM dos anos 80 e 90... nem consigo mais comprar as novas, fico só procurando nos sebos as antigas... O politicamente correto não consegue ser sutil e belo como esta historinha. Abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As simples eram as melhores, sem dúvida. É o melhor que faz comprar nos sebos, tem qualidade melhor das histórias e ainda economiza.

      Excluir
  6. Já tinha lido essa história. O problema é que não tem sido publicadas histórias do Horário nos gibis atuais, o personagem simplesmente desapareceu. Tem pouco mais de um ano que assino os gibis para meu filho e não me lembro de ter visto uma história sequer do Horário. Talvez seja por esse fato de ser um personagem exclusivo do Maurício e ele não conseguir mais ter tempo de criar e desenhar para os gibis. Vai saber....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem mais histórias do Horácio, é raro demais e quando tem não são escritas pelo Mauricio. Deve ser além de que o Mauricio faz questão de fazer as histórias dele, tem também o lado filosófico que devem achar que é muito adulto pra um gibi infantil. Engraçado que nem republicações de histórias dele nos almanaques não tem, muito raro também.

      Excluir
  7. Ele nem percebeu que a bondade o ajudou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, não percebeu que o Horácio tava praticando solidariedade. Se não fosse a ajuda do Horácio, o Tecodonte ia se dar muito mal.

      Excluir
    2. Sim,o Maurício sempre mostrou a importância da bondade e da amizade em suas histórinhas.

      Excluir
  8. Off:estamos sempre conversando sobre as boas e velhas capas com piadas,um excelente atrativo que já dava vontade de comprar os gibis.

    São piadas ótimas,satíricas,paródicas e politicamente incorretas,como esta aqui:
    https://scontent.fgig4-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/69225379_2515691568453621_7584890585215926272_n.jpg?_nc_cat=104&_nc_oc=AQmUndRlffryFTbnaesqO1mOJd72kkfz_XSXcrTG7M-ESHNlLVT93ux6tFYLTSRbYrqt0zWWW4178u2hP1gHIcri&_nc_ht=scontent.fgig4-1.fna&oh=707b87fa80be366b1b93986d0139bc18&oe=5DC7BDFE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa capa é maravilhosa, dava gosto de piadas assim.

      Excluir
    2. Existe um personagem de quadrinhos muito antigo,que é um diabo-bebê,o Brasinha!
      Mas hoje,os "Nutellas" devem ficar horrorizados só de ver essa capa do Chico com seu tridente atraente!

      Excluir
    3. implicam com qualquer bobagem, pra eles diabo traumatiza. Eu lembro do Brasinha, tinha gibi próprio e também saia em gibis do Gasparzinho, hoje em dia nem seria criado.

      Excluir
  9. Off.2:
    https://www.instagram.com/p/B1y_33UpgDT/?igshid=xz44wensdhxp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles nem divulgaram os lançamentos de livros que vão ter na Bienal, com exceção de m da Mônica com o Menino Maluquinho. Nenhum especial em homenagem aos 60 anos da MSP, muito fraco.

      Excluir
  10. Por favor... Tem aquela tirinha do Horácio e a Lucinda em cima de coqueiros esperando as águas baixarem? Me mandem no meu email pfv.. vanildoninho@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não estou lembrando dessa, mas se eu encontrar ou alguém souber avisamos aqui ou mandamos e-mail.

      Excluir
  11. Fui chamado de Horácio hj...Falaram no supermercado... "e' so' o Horacio"...but I dont think it's a bad thing...and Horacio doesn't seem to be a bad guy so I'll take it.

    ResponderExcluir