segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Livro "O Natal de todos Nós"


Em 1984 foi lançado o livro "O Natal de todos nós" com os personagens contando sobre o Natal na visão de cada um. Nessa postagem faço uma resenha de como foi esse livro.

Lançado pela Editora Nova Fronteira, ele tem formato de 16 X 21,5 cm, 28 páginas e capa cartonada e papel de miolo off-set. Trata-se de uma reedição da seção que saiu em 'Almanaque da Mônica Nº 7' (Ed. Abril, 1980) onde os personagens falavam sobre o Natal e, por acharem muito bom, resolveram lançar em 1984 um livro especial com essa seção. É o mesmo conteúdo e ilustrações, diferença que no almanaque de 1980 disponibilizavam 1 página para cada personagem com letras bem pequenas e nesse livro foram 2 páginas com letras maiores.

Capa de 'Almanaque da Mônica Nº 7 - Natal' (Ed. Abril, 1980)

Na capa do livro, um desenho muito bonito com a turminha brincando com os presentes que ganharam na noite de Natal Abre com um frontispício com imagens de crianças de vários países formando uma moldura e um texto sobre o Natal e falando que o livro vai mostrar o que os personagens acham do Natal.

O conteúdo são textos simples, acompanhado de uma ilustração muito bonita e bem desenhada de cada personagem em cada página. Para cada personagem, é feita uma pergunta e eles respondem o que foi perguntado, contando, assim, como vai ser o Natal dele ou contando algum Natal especial que já teve ou ainda o que eles acham do Natal ou qual a visão do Natal para eles. Os textos são em primeira pessoa, com os próprios personagens falando sobre o Natal de acordo com a sua personalidade. Assim, vemos um texto do Cebolinha com ele falando trocando as letras e o Chico Bento falando caipira como a gente vê nos gibis.

Páginas do Cebolinha no livro "O Natal de todos nós"

A ordem que disponibilizaram foi a mesma que apareceu em 'Almanaque da Mônica' de 1980. Os personagens que apareceram nesse livro, na ordem, foram: Anjinho, Cebolinha, Mônica, Cascão, Magali, Chico Bento, Jotalhão, Horácio, Bidu e Astronauta.

Vemos Mônica falando que o Natal é a data que Jesus nasceu e que já descobriu que o Papai Noel na verdade é o seu pai que traz os presentes escondido, Cascão contando que ganhou um caminhãozinho que passou a colocar todo o lixo que encontrava na rua dentro do caminhãozinho como cascas de banana, pontas de cigarro, palito de sorvete, etc, para ajudar a limpar a rua e ainda ficar feliz com o caminhão sujo (bem incorreto esse), Chico Bento contando o seu autêntico Natal da roça, incluindo a Missa do Galo, Bidu contando seu Natal na visão de um cachorro, entre outros contos.

Muitos textos foram emocionantes como do Cebolinha contando que passou uma vez o Natal só com a avó e que ganhou dela uma plantinha que ele tem até hoje, o do Horácio em que o narrador conta para ele como será o nascimento de Jesus e que a partir daí será celebrado o Natal e o Horácio fica triste porque terá que esperar muitos anos para conhecer os ensinamentos de Jesus e que mesmo havendo violência, sofrimento e desesperança, ainda poderão ser mais felizes os que puderem comemorar o Natal d.C, entre outros.

Páginas do Jotalhão no livro "O Natal de todos nós"

De curiosidade, a ilustração da Magali teve uma imagem do pai dela, coisa rara de acontecer na Editora Abril. Ele não aparecia nas histórias e em algumas vezes que aparecia era bem diferente do que vemos hoje, já chegou a aparecer até como um homem gordo vestindo camisa amarela e com um formato de cabelo parecido da Magali. Nesse livro, o pai dela apareceu até parecido como vemos hoje, mas com cabelo preto. Ele só teve traços definidos em 1986 na história "Baita Fome" de 'Mônica Nº 193' de 1986 e nome definido como Seu Carlito a partir dos anos 90. Abaixo, como foi a aparição do pai da Magali nesse livro.

Páginas da Magali no livro "O Natal de todos nós"

Depois o livro teve uma reimpressão em 1992, com o mesmo conteúdo, só informando na capa que é uma 2ª edição. O que eu comprei foi a versão de 1992. Junto com a reimpressão lançaram também  em fita de vídeo VHS  com o desenho animado "O Natal de Todos Nós", com o mesmo conteúdo do texto desse livro, sem tirar uma vírgula, só que como forma de desenho animado, o que ficou muito interessante. Na verdade, esses desenhos eram exibidos na televisão em 1987 e depois juntaram as 10 animações e lançaram o vídeo VHS mais  o relançamento do livro.

Nos gibis de 1993 saíam a propaganda dessa fita VHS, como mostro abaixo.

Propaganda tirada de 'Magali Nº 117' (Ed. Globo, 1993)

Como podem ver, um livro muito bom e bem raro de se encontrar. Comprei por R$ 6,00 achando por acaso em um sebo. O ponto alto são as ilustrações excelentes dos personagens, caprichadas demais. Apesar de mais voltado para o público infantil que está começando a ler, mas o que foi falado pelos personagens, muitas vezes vale como ensinamento e reflexão para qualquer idade. A fita VHS é bem legal também e mais conhecida pelo público, muitos nem sabem que existia esse livro. Bem que podiam relançar esse livro e um DVD com o desenho animado para as novas gerações conhecerem melhor. Quem tem é uma preciosidade e vale a pena ter na coleção.

19 comentários:

  1. Sem dúvida fariam adaptações tanto nos textos quanto na capa. mesmo sendo coisas inocentes, mas por conta do politicamente correto iam implicar. Até por isso que muito difícil eles lançarem a 3ª edição desse livro hoje em dia. A capa desse Almanaque da Mônica muito bonita.

    ResponderExcluir
  2. Puxa vida, como me deu uma imensa vontade de ter esse livro... Eu só conhecia "O Natal de Todos Nós" através do desenho animado, depois foi nesse almanaque de Natal da Mônica, e agora, esse livro. Parabéns pela postagem, Marcos, ficou incrível.

    Mas agora, sem querer ser chato, tenho umas informações adicionais quanto ao desenho, caso você não saiba:

    . Depois de serem exibidos na TV em 1987, esses desenhos foram lançados no VHS da Estrelinha Mágica de 1988, mas só exibiram os segmentos da turma principal (Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali).
    . No relançamento de "Chico Bento, Óia a Onça!" na Coleção Clássicos de 1998/99, adicionaram esse desenho no final da fita, coisa que não tinha no lançamento original desse filme.
    . O desenho foi lançado como bônus no DVD/VHS "O Guarda-Chuva Voador" de 2003, esse último sendo relançado na coleção "Aventuras em DVD/VHS" de 2004. Porém, ele foi redublado, como vários episódios posteriores a 2002 nesses DVDs/VHS da Paramount de 2002/03.
    . Em 2013, foi exibido na Globo um especial que serviu de remake à versão original dos anos 80, só que alteraram o título de "Feliz Natal pra Todos". Esse especial foi a mesma coisa da versão clássica, mas dessa vez o próprio Maurício conversa com os personagens através de mensagens via notebook, pra ficar mais moderno e atual. E como era de se esperar, houveram alterações pra atender ao politicamente correto, exatamente como acontece nos gibis novos. Por enquanto, as alterações que eu reconheci foram:
    - Na mensagem do Cascão, tiraram os cigarros como parte do lixo, pois personagens fumando não são mais aceitos.
    - Na mensagem da Mônica, retiraram a parte dizendo que a Mônica descobre que é seu pai quem entrega os presentes, não o Papai Noel de verdade.
    - Na mensagem da Magali, por algum motivo, retiraram a parte da Magali dizendo que as casquinhas das nozes sujam a casa.
    - Na mensagem do Chico Bento, tiram a espingarda do Chico e substituíram por violão e vara de pescar, afinal armas não são mais permitidas na MSP.
    Enfim, acho que tiveram mais alterações, então já deu pra ver que esse remake não foi tão espetacular quanto à animação clássica, mas assim que você tiver um tempo, procure por esse especial e tire suas próprias conclusões.

    Bem, aí estão algumas informações adicionais que eu não sei se você sabia ou não. E se quiser adicionar alguns desses dados ou fazer uma postagem só falando do desenho, fique á vontade. Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é muito raro mesmo e a 1ª edição de 1984 mais ainda. Poucos sabem da existência, conhece mesmo a fita VHS.

      Eu lembro desse especial da Globo com o remake dele, essas alterações ficaram bem a desejar, as cascas de nozes com a Magali nada a ver mudarem. Deve ter sido pr anão dizer que jogaram lixo no chão de casa, ainda assim bobeira. As outras alterações também ridículas.

      O Almanaque da mônica eu não tenho, só baixado da internet. Quem sabe um dia vc encontre também esse livro e o Almanaque da Mônica. Boa sorte!

      Excluir
  3. Bacana,,não sabia deste livro..só lembro do desenho! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poucos conhecem esse livro, eu também muito tempo não conhecia, mas já sabia que existia antes de ter comprado no sebo.

      Excluir
  4. O DVD substituiu o VHS,mas o Blu-ray ainda não desbancou o DVD.
    Enquanto isso,o LP voltou,embora sem a popularidade de antes,que até o CD perdeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LP agora são só para os saudosistas. Forma de escutar música nem CD ouvem mais. Blu-Ray saiu caro aí não se popularizou.

      Excluir
    2. Só o gibi ainda não saiu de moda.

      Excluir
    3. Por enquanto. No futuro deve sair.

      Excluir
  5. Sempre procurei esse livro em sebos e sites online mas nunca tive sorte. Já o almanaque eu tenho. Vi o filme no youtube esses dias, sempre bate saudade. Excelente publicação, Marcos. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Marcelo. De fato é difícil encontrar, nem Mercado Livre não vi, tive sorte. Quem sabe vc consiga encontrar. Já o Almanaque em papel eu não tenho.

      Excluir
  6. Eu adoro esse livro! Pena que só li emprestado ou pela Internet, nunca tiveo meu mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo menos vc leu de alguma forma. Muito bonito esse livro.

      Excluir
  7. Essa imagem do pai da Magali saiu na coleção histórica mas de um jeito meio diferente a coloração.

    ResponderExcluir
  8. Eu tive a versão de 1980, mas quis o destino que minha mãe jogasse fora numa arrumação que fez em casa. Hoje com 45 anos ainda procuro por um exemplar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena que ela fez isso e e soubesse que iria se tornar uma raridade nem ia jogar fora. É muito difícil de encontrar e quando aparece no Mercado Livre cobram caro demais. Tomara que consiga.

      Excluir