quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Cebolinha: HQ "Louco Noel"

Mostro uma história como Louco vestido de Papai Noel perturbando o Cebolinha no Natal. Com 5 páginas, foi publicada em 'Cebolinha Nº 48' (Ed. Globo, 1990).

Capa de 'Cebolinha Nº 48' (Ed. Globo, 1990)

Nela, Cebolinha encontra uma caixa de presente na sua historinha e quando vai abrir, sai o Louco vestido de Papai Noel, desejando um feliz Natal a todos. Cebolinha se assusta e vê que era o Louco, que pergunta se ele foi um bom menino durante o ano.


Cebolinha diz que tirando os planos contra a Mônica, foi sim. Então, Louco dá um presente para ele por ter merecido, e quando o Cebolinha abre, era um outro Louco também vestido de Papai Noel. Esse novo Louco diz que um bom menino não faz xixi na cama, nem desobedece à mãe e nem mata passarinhos e como o Cebolinha não fez nada disso, ele ganha outro presente.

Ao abrir a caixa, um novo Louco Papai Noel surge dentro da caixa. Ele tenta dar outro presente, mas Cebolinha acaba correndo porque não quer mais Loucos de presentes de Natal. Louco pergunta o que ele quer e cebolinha diz que quer um "calinho". Então, Louco dá um saco de bolinhas de gude, cobrando cem mil cruzeiros. Cebolinha fala que é carinho demais e não aceita.


Os três Loucos dão carinho no rosto do cebolinha e ele diz que não é isso que quer. Com isso, Louco dá uma pisada no pé do Cebolinha que grita de dor por ter pisado bem no calo do pé dele. então, os 3 Loucos dão uma caixa de presente já sabendo o que ele quer e vão embora.

No final, Cebolinha joga a caixa fora no lixo pensando que ia sair um outro Louco dentro dela. cascão estava dentro da lata de lixo e acaba abrindo o presente e era um carrinho, que tanto o cebolinha queria e acabou o Cascão ficando com o presente.


História simples e bem legal com o Louco aprontando com o Cebolinha no Natal em dose tripla e uma brincadeira com a dislalia do Cebolinha com a palavra "carrinho". O "calinho" que ele queria de presente de Natal era carrinho, mas que podia ser carinho (agrado), produto com preço caro ou calo de pé com uma má interpretação. Sempre engraçado esses trocadilhos por ele trocar o "R" pelo "L"


Infelizmente histórias assim não são feitas hoje justamente por causa dessas várias interpretações e como as histórias são exportadas para outros países não iam fazer sentido com as trocas de letras. Acho bobagem, o que podiam é só não exportar as tais histórias assim, mas deixar aqui no Brasil do jeito que era. Fora que também o bullying sofrido pelo cebolinha por causa da dislalia e todo o constrangimento por causa disso não é bem visto pela patrulha do politicamente correto.

O final com o Cascão na lata de lixo é inadmissível e mais um motivo que não seria publicada hoje. Provavelmente fariam uma adaptação no final para o Cascão não precisar estar dentro da lata de lixo. Também alterariam os "cem mil cruzeiros"para "Reais" pra ficar com a moeda atualizada do Brasil.


Os traços ficaram excelentes e bem caprichados, como sempre na época. Na época, procuravam colocar só o Cebolinha vendo o Louco e as vezes até pareciam outros personagens, mas era mais no final após o Louco sumir, dando mais ideia se era tudo imaginação e esquizofrenia  do Cebolinha ou não. Assim era mais engraçado.

14 comentários:

  1. Sempre adorei as histórias do Louco!Embora essa não transcenda os limites dos quadrinhos,ficou muito boa pelos diálogos de trocadilhos incidentais!


    E quando vi o Cascão na lata de lixo,imediatamente me lembrei do Chaves no barril!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, até que Cascão na lata de lixo lembra mesmo o barril do Chaves. Pena não fazerem mais histórias assim.

      Excluir
  2. Sei que não tem nada a ver com o post, mas o que você acha da nova personagem do Maurício? A Milena? Eu acho que vão criar um núcleo e até uma revista pra ela, já que ela foi bem recebida pelos fãs, agora é só esperar se ela vai ser mesmo uma boa personagem ou mais uma Mary Sue como a Marina, se você não sabe Mary Sue é uma personagem feminina que é perfeita em tudo, só que um personagem precisa de defeitos para ser bom ou será que vão dar um tratamento especial pra ela só por ser negra? É só esperarmos pra ver e sobre a revista do Chico Bento moço, já que você mencionou em outro post que provavelmente cancelaram a revista, mas na verdade, a revista se tornou bimestral por causa das vendas estarem péssimas, mas ainda tem a possibilidade de cancelarem no futuro já que ninguém tem mais a paciência(inclusive eu) de ler aquelas histórias com síndrome de Harry Potter.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles devem ter recebido reclamações que não tem personagens negros na Turma da Mônica e aí resolveram criar a Milena e outros que estão vindo aí. Só que até agora ela apareceu só em c apas e publicidades e em 1 história de 1 página sem alarde nenhum.

      Chico Bento Moço deve continuar, só que não tem previsão de quando vai voltar. Desde setembro não tem revista nova dele nas bancas. E quando voltar, não deve durar muitas edições não, tendência é ter seu destino cancelado.

      Excluir
    2. hahahaha podecrer, agora eu entendo porque tenho preguiça da Marina.

      Excluir
    3. Marina é sem graça. E essa Milena deve seguir o estilo toda certinha, só o diferencial seria ser negra.

      Excluir
  3. Eis mais uma história que me marcou, pois eu li pela 1ª vez quando foi republicada em "Mônica Especial de Natal" nº 6, de 2003, que eu ainda guardo até hoje. E o melhor de tudo, não tiveram alterações (nem mesmo com o preço dos cem mil cruzeiros), como muitas republicações da Globo que mantinham na forma do gibi original.

    E essa edição de natal é muito boa, traz outros clássicos como Um Sucesso no Natal (CB nº 12, 1987), O Natal de J. J. Júnior (CB nº 36, 1989), Mingau de Natal (MG nº 117, 1993) e outras histórias divertidas e nostálgicas. Por isso que eu posso dizer que foi uma edição que marcou minha infância.

    Mas acho que você está certo, impossível republicarem essa história da postagem de novo, ainda mais na Panini. Eu não sei se já republicaram, mas tomara que não tenham feito as alterações.

    Mesmo assim, obrigado pela postagem. As histórias antigas do Louco eram super hilárias e valiam muito a pena de ler. Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho certeza, mas acho que já republicaram essa na Panini e sem alteração, pelo menos no Cascão na lata de lixo. Agora uma nova republicação seria muito difícil de novo porque cada ano que passa a paranoia do politicamente correto só aumenta.

      Valeu por ter gostado. Abraços

      Excluir
    2. tenho minhas dúvidas se eles não estão voltando atrás.
      Já viram o trailer de Turma da Mônica - Laços? Tem uma cena em que o Cascão sai de uma lata de lixo.

      Excluir
    3. Não vi o trailer do filme. Talvez colocaram pra mostrar a essência da turma. Mas nos gibis nunca mais vi o Cascão na lata d elixo.

      Excluir
  4. Já tive este gibi, fiz algumas trocas do tipo "duas por uma" em uma banca perto da minha casa só pra tentar conseguir gibis da editora abril, que eram meus faviritos. Me arrependi depois, pois meus gibis eram muito bem conservados e fora que diminuiu um pouco a minha coleção, já que eu tinha que dar dois gibis para pegar só um. Devo ter perdido mais de 30 gibis nessa brincadeira. Caso eu os encontre em sebos, pretendo comprar novamente. Na internet estão pedindo caro, aí não dá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, trocas de sebo costuma ser 2 por 1 e as vezes a qualidade de conservação nem vale a pena. Tomara que vc consiga de novo, esse gibi é muito bom.

      Excluir
  5. Eu tinha 12 anos de idade quando ganhei essa edição... Li, reli várias vezes, como todos os gibis da época. Saudades de um tempo que não volta mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse gibi foi muito bom e época maravilhosa, sem dúvida.

      Excluir