quinta-feira, 21 de maio de 2020

Jotalhão e Coelho Caolho: HQ "Se um elefante incomoda muita gente..."



Mostro uma história de quando o Jotalhão e seu sobrinho foram visitar o Coelho Caolho dando mita confusão. Com 6 páginas, foi publicada em 'Mônica Nº 102' (Ed. Globo, 1995).

Capa de 'Mônica Nº 101' (Ed. Globo, 1995)


Nela, Jotalhão encontra o e compadre Coelho Caolho e lhe apresenta o seu sobrinho Junior. Coelho Caolho convida os dois para tomar café na sua toca e Junior fala que é bom porque está com fome. Jotalhão fala ao sobrinho que o Coelho Caolho convidou por educação e acaba aceitando o convite.


Ao entrar na toca, Jotalhão acaba alargando o buraco por conta do seu tamanho e peso e Coelho Caolho comenta que ganhou um teto solar. Enquanto Coelho Caolho avisa que vai pegar os cafezinhos, Junior senta em uma cadeira e acaba quebrando por conta do eu peso e ele reclama que não fazem mais móveis como antigamente.

Coelho Caolho traz os cafezinhos, Junior cochicha com Jotalhão que não gosta de café e prefere suco e lá vai Coelho Caolho fazer suco de laranja. Quando Coelho Caolho leva, Junior pede mais e Jotalhão dá uma bronca torta, falando que é para ter edução, que lógico que Coelho Caolho ia trazer mais sem pedir e Junior ainda fala que está com fome. 


Depois, Coelho Caolho volta com o lanche e Junior come todos os sanduíches em segundos. Jotalhão manda Junior não ser inconveniente e ele próprio ir à cozinha buscar mais, deixando Coelho Caolho aflito. Enquanto conversam, Junior bagunça a cozinha toda e quando ele volta, pede para ir ao banheiro e enquanto Coelho Caolho fala que as novidades são terríveis, Junior destrói tudo, dando até vazamento, .

Jotalhão manda Junior ficar quietinho enquanto ele conversa com Coelho Caolho. Junior encontra uma bola perdida, chuta e derruba todos os móveis da sala enquanto Coelho Caolho fala que a plantação de cenoura está arrasadora. Jotalhão dá bronca no Junior, falando que talvez o compadre nem os convide mais para entrar e Coelho Caolho confirma que talvez. Eles vão embora, fazendo quebrar a escada quando sobem e Jotalhão lembra o compadre para consertara escada.


No final, Junior vai embora com a sua mãe (irmã do Jotalhão), volta para casa, comentando que agora é sossego e bom saber que o compadre gosta de crianças e ainda lembra que não viu a filharada dele. Nessa hora, Coelho Caolho aparece com todos os seus filhos e fala que estavam de férias e voltaram doidos para fazer visita ao tio, e com isso, fica sendo a vingança do Coelho Caolho, agora com seus filhos tirarem o sossego do Jotalhão.


História legal com Jotalhão levando o se sobrinho na casa do Coelho Caolho e destroem tudo lá por causa do peso e tamanho deles.  Foi engraçado ver a cara do Coelho Caolho aflito enquanto eles destruíam tudo e sem poder mandarem embora para não se passar por mal educado e Jotalhão tentando ser educado, mas da maneira dele. Pelo menos Coelho Caolho conseguiu se vingar no final levando os seus filhos para visitarem o Jotalhão. Tipo de final que fica na imaginação do leitor o que os filhos do Coelho Caolho fizeram na casa do Jotalhão.

A história aborda de uma forma bem divertida as visitas inesperadas e inconvenientes que recebemos em casa e que não dá pra ser deselegante na hora. Para não dar mau exemplo das crianças fazerem bagunça quando visita alguém, evitariam história assim hoje.



Legal ver a família do Jotalhão. Além do Coelho Caolho que é compadre dele por ser padrinho de todos os filhos do Coelho Caolho, nessa história a gente conheceu o sobrinho Junior e a irmã do Jotalhão, mesmo que aparecendo só de costas no final. Eles  apareceram só nessa história, mas bem que dava para ser aproveitado, podia ter se tornado fixo, tinha potencial para perturbar os outros integrantes da Turma da Mata, podia ser uma espécie de "Dudu" nesse núcleo.



Os traços ficaram bons, típicos dos anos 1990. Teve um erro de cores colocando os marfins da tromba do Jotalhão verde no primeiro quadrinho  e erro também do Coelho Caolho aparecer falando de boca fechada em dois momentos, nas páginas 4 e 5 da história (páginas 60 e 61 do gibi). Erros de cores e personagens falando de boca fechada eram mais comuns nos gibis da Editora Abril, sobretudo os dos anos 1970, mas de vez em quando ainda tinham nos anos 1990. Eu gostava desses erros de vez em quando.

39 comentários:

  1. Pois é, eu gostava de histórias assim criticando a vida real, foi bem bolada, não é nada agradável visitas assim e acontece muito no cotidiano. O Junior dava pra ter continuado, seria engraçado ele perturbando o Tarugo ou Raposão, por exemplo.

    ResponderExcluir
  2. Gostei do novo visual aqui do Blog. Muito legal, Marcos! Quanto à história, apesar da Turma da Mata não ser um de meus núcleos de histórias favoritas, essa ai é bem criativa e reflete bem a falta de educação de muitas crianças. Sempre achei terrível crianças que mexem em tudo, fazem bagunça e ficam pedindo tudo quando vão na casa dos outros. Isso é reflexo de certo "desleixo" dos pais, pois preciam ensinar a se comportarem adequadamente. Já passei muita raiva aqui em casa quando crianças do tipo do Júnior vinham aqui em casa. Teve até um priminho meu que quebrou quase toda minha coleção de carrinhos de metal, porque ele mexia em tudo. Ainda bem que meu filho não é assim. Eu também nunca fui assim. Se eu mexesse em alguma coisa na casa dos outros, minha mãe me daria uma bronca, poderia me bater e ainda, colocaria de castigo quando chegasse em casa. Exagero ou não, posso dizer que fui uma criança muito bem comportada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ricardo. Sim, tudo é educação, os pais têm que saber educar, ensinar que os filhos não podem mexer nas coisas dos outros. Muitas vezes pais nem dão exemplo em casa e aí dá nisso. Turma da Mata também não é um do meus preferidos núcleos, Acho o mais sem graça, ainda mais atualmente.

      Excluir
  3. Nunca entendi porque o personagem se chama Coelho Caolho, já que caolho é quem só tem a visão de um olho e ele enxerga com os dois hehe...acho que o mais correto seria ele se chamar Coelho Quatro-Olho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser por causa do óculos e ter problema de vista. Mauricio na verdade fez brincadeira com a visão de coelhos ao criar o personagem, já que eles enxergam muito bem.

      Excluir
    2. Ah, interessante nunca tinha pensado nisso. Talvez tenha sido também por uma questão de sonoridade do nome né, as duas palavras que compõem o nome dele são com a letra "c".. essa repetição de consoantes é chamada de aliteração se não estou enganado.

      Excluir
    3. Pode ser isso também de sonoridade sair melhor

      Excluir
  4. A arte da história postada está caprichada, o roteiro também é ótimo, o sobrinho é completamente sem noção porque se espelha no tio que é um sem noção maquiado de sensato, porém, a Turma da Mata nos anos 90 ficou deslocada, bom, é minha ótica, entendo quem discordar, nas décadas anteriores o núcleo funcionou perfeitamente bem, assim que entrou a última década do século XX a Turma da Mata parou de agregar, creio que foi o primeiro núcleo a sofrer mudanças de maneira sutil, prenunciando nas entrelinhas o que viria a se tornar a Turma da Mônica.
    Na década de 1980, o Rei Leonino e Luís Caxeiro passaram a ser mais evidenciados que os demais, quando criança, adorava o palácio cavernoso do leão magrelão, com aquelas janelas recortadas em suas paredes rochosas, me encantava realmente.
    Não me lembro de histórias do núcleo publicadas no ano de 1987, pode ser que tenham publicado, não me recordo, com a Editora Globo nos três anos dos 80, o núcleo teve uma visível redução de espaço, voltando a ter mais presença na década seguinte, contudo, de forma deslocada, pelo menos na minha avaliação, nos tempos da parceria MSP/Abril a Turma da Mata bombava.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Turma da Mata na Abril tinha umas críticas sociais e ecológicas muitas vezes, entre 1987 a 1989 na Globo era raro ter histórias deles e depois veio um pouco mais reformulada, mas ainda legal boa parte nos anos 1990 e até de vez em quando ainda tinham umas críticas sociais e ecológicas. Atualmente esse núcleo está horrível, bobo demais. A Turma da Mata foi sempre menos gostei, até mesmo as da Abril, e agora muito menos.

      Excluir
    2. Até que pra mim, Marcos, a Turma da Mata representa alguma coisa, acho que foi o núcleo que mais eu reparava depois do núcleo Mônica, "reparava" porque não era alfabetizado ainda, me dei conta do que era a Turma da Mônica com três ou quatro anos de idade na casa dos meus tios, nesse tempo, além dos inúmeros comerciais da Cica com o Jotalhão exibidos na TV, o elefante ainda aparecia nas capas dos gibis e também em conteúdos de agendas e diários, me lembro que minha tia teve uma agenda e um diário da TM e em um deles o Jota deu bastante as caras, sem contar as histórias do Raposão que chegavam até mim, muito mais que as histórias do Chico, Piteco,Tina, etc, não era proposital e sim coincidência, Raposão, Coelho Caolho, Tarugo e Jotalhão foram bastante evidentes na minha primeira infância.
      Nos anos 1990 quando eu ainda colecionava gibis da TM, comecei a reparar que a Turma da Mata tava ficando sem lugar naquela década, tipo ficando obsoleta, ultrapassada, ainda assim apreciava suas histórias produzidas nos conturbados anos 90, inclusive os gibizinhos.

      Excluir
    3. Realmente a Turma da Mata aparecia pouquissimo nos últimos anos da Abril e primeiros anos da Globo. Talvez essa "ausência" de histórias deste Núcleo exatamente na época em que eu estava começando a ler e a colecionar, tenha sido um dos motivos pra minha "indiferença " pras histórias da Turma da Mata. Eles voltaram a aparecer um pouco mais no início dos anos 90, mas não se compara com a quantidade de aparições nas revistas atuais. A turma da Mata de uns anos pra cá ganhou um espaço bem grande nas revistas, foi uma das coisas que estranhei quando voltei a comprar gibis no início de 2016. Como as revistas de hoje não me seduzem muito, pra mim, tanto faz, se tiver histórias da Turma da Mata ou não.

      Excluir
    4. Ricardo, não sabia que nos gibis atuais a Turma da Mata está tendo um espaço expressivo, mas, de qualquer jeito, imagino que não tenha 12% da graça que tinha antigamente, aquela clássica relação da realeza com os plebeus, aquele ministro por muitas vezes sem ética e autoritário, os termos "compadre" e "comadre" que não podiam faltar, as lutas de classes, como o Marcos disse, volta e meia tratavam de questões sociais e ecológicas e tudo com um alto grau de humor, nos anos 1990 o núcleo continuava engraçado, portanto, parecia que não se adequava muito bem à década, me parece que foi o primeiro núcleo a cair, se tornando um bando de personagens sem rumo, serviu de preparação para as quedas dos demais, principalmente Piteco, Papa-Capim e Astronauta que no início da década de 2000 já tavam titubeando.

      Excluir
    5. Sim, agora tem histórias da Turma da Mata até nos gibis do Chico, de vez em quando tem também em gibis do Cascão e Magali. Frequência tá bem ata visto o que era antes e tudo muito bobo. Nos anos 1970 pode considerar que era Turma do Raposão, ele era o principal do núcleo, nos anos 1980 era Turma do Jotalhão e o termo Turma da Mata só surgiu a partir de 1991 consolidando com os gibizinhos.

      Excluir
    6. Eu também pensava isso, Marcos, o nome do núcleo como sendo Turma da Mata foi efetivado nos anos 90, não há dúvida, porém, surgiu bem antes em carimbos dos personagens da Turma da Mônica, descobri na sua postagem de 8 de outubro de 2015, publicidade extraída de Mônica 138 de 1981, nela aparecem claramente os Carimbos Didáticos da Turma da Mata, ou seja, o nome foi criado nos anos 80 ou até antes, divulgado e engavetado até se libertar das teias das aranhas e ser efetivado em 1991 com os gibizinhos.
      Como cê lida com inúmeras informações sobre a Turma da Mônica, esta, sua memória deixou escapar, o que é perfeitamente normal, só descobri graças a você.

      Excluir
    7. Tem razão, tinha esquecido desses carimbos, e aí pelo visto ficou engavetado isso. Não tem como lembrar de tudo, sempre vai escapar alguma coisa.

      Excluir
    8. Gente, como mencionei acima, não sabia disso, vocês que me deixaram um pouquinho atualizado em relação à Turma da Mata. O núcleo aparecer nos títulos Magali, Cascão e Chico Bento é algo inusitado pra mim, se tivessem feito isso no século passado com os gibis do caipirinha, com certeza cairia muito bem, como o núcleo é composto por animais e antigamente fauna era uma das pautas recorrentes no universo rural do Chico, além disso o bucólico era uma característica deveras marcante nos cenários da Turma da Mata tanto quanto nos cenários do núcleo rural, assim como deu muito certo a efetivação do núcleo indígena nas revistinhas dele, com Raposão e companhia creio que não seria diferente.

      Excluir
    9. Com Chico Bento combina mais histórias da Turma da Mata, mas quando os gibis passaram a serem todos mensais, aí de vez em quando tem também nos gibis do Cascão e Magali. Sempre fui mais acostumado a ter só nos gibis da Mônica e Cebolinha.

      Excluir
    10. Eu também, acostumamos com o padrão de antigamente, que já faz uns dezessete anos que acabou e foi muito marcante pra nós, Turma da Mata, Astronauta, Horácio, Tina e Piteco encontrávamos sempre nas edições mensais, ou seja, nos gibis da Mônica e do Cebolinha, em Cascão, Chico Bento e Magali só se via todos os núcleos nos almanaques, pelo jeito a MSP abandonou de vez a periodicidade quinzenal.

      Excluir
    11. De secundários com Cascão eram só Bidu e Penadinho e Chico , só Papa-Capim. Magali era só com Mingau e Dudu, que eram do núcleo dela mesmo. Gostava mais assim. Quinzenais não tem mais desde 2003, abandonou mesmo.

      Excluir
  5. Há! Há! O Jotalhão e o sobrinho dele são bem sem noção,mas no final o Jotalhão teve que aguentar os filhos do Coelho Caolho depois de o sobrinho dele ter estragado a casa dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Jotalhão teve que aturar seus afilhados, o Coelho Caolho adorou rs.

      Excluir
    2. As histórinhas da Turma da Mata também são muito boas.

      Excluir
  6. Gostei desta história muito engraçada.Eu adorava as histórias antigas da turma da mata eram tão boas e os traços eu gostava assim

    ResponderExcluir
  7. Marcos, uma perguntinha imbecil, mas, que tem lá sua relevância: Ao contabilizar seus personagens, Mauricio de Sousa considera cada filho do Coelho Caolho contando um por um ou considera a vasta prole como uma só criação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Contavam um a um, já teve história dizendo que ele tinha 128 filhos.

      Excluir
    2. O Coelho Caolho deve ter uma alta despesa com oculista, pois todos os seus filhos ou filhotes usam óculos, puxaram o pai, em todas as histórias que já vi com sua prole, nunca vi filhotes fêmeas ou filhas.

      Excluir
    3. Tinham fêmeas incluídas sim, só que desenhados tudo iguais. Agora, eles colocam lacinhos nas orelhas pra diferenciar fêmeas dos machos.

      Excluir
  8. "Para não dar mau exemplo de criança fazendo babgunça quando visita alguém...".Como assim?Se isso é possivel,essa MSP tá cada vez mais insana.Será que o Maurício sabe disso tudo?kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada ano que passa fica pior o politicamente correto. Ele que aprova os roteiros e aí vê o que deve ser permitido ou não. Embora essa á foi republicada na Panini há uns 10 anos, mas fazer roteiro assim de novo ou uma nova republicação, pouco provável. Aparece Unknown porque não deve ter nome cadastrado no Blogger.

      Excluir
  9. Como que os estúudios da MSP deve tá trabalhando nesses tempos de pandemia?Os roteiristas mandam as histórias por email? kkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos roteiristas já trabalhavam em casa, iam raramente aos estúdios e aí com pandemia devem tá na mesma, não mudou muito. Devem tá indo só quem é de parte de produção dos gibis.

      Excluir
  10. Há,há,há! Outra engraçada da Turma da Mata em 1995 é "Boa Notícia", de Cebolinha N°107, do Plano Roxo, ambas HQ's muito boas para o seu blog. Quem sabe um dia, você não comente as duas... Porque eu não sei se você aceita as sugestões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aceito sugestões, essas são boas, principalmente a do plano roxo e se der posto aqui.

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Sabe o que essa história me lembrou?
    https://www.youtube.com/watch?v=DvXIB9i9T4w

    ResponderExcluir