domingo, 31 de maio de 2020

Chico Bento: HQ "Sem frescura"


Em maio de 1990, há exatos 30 anos, foi lançada a história "Sem frescura" em que o Chico Bento termino namoro com a Rosinha e teve que lidar com ma menina interessada nele bem assanhada . Com 3 páginas, foi publicada em 'Chico Bento Nº 86' (Ed. Globo, 1990).  ↑

Começa com Rosinha mandando o Chico Bento largar as mãos dela enquanto namoravam com medo do pai estar vindo. Chico se cansa porque sempre é a mesma coisa ela ter medo do pai flagrá-los namorando e termina o namoro porque não gosta de menina cheia de frescura e vai embora.


No caminho, Chico encontra a Maria Rita, uma menina bem atirada que interessava nele, e comenta que ele está bonito e que a Rosinha é uma menina de sorte. Chico fala que terminou com a Rosinha e Maria Rita adora a novidade. Ela disfarça que ficou com pena e fala que agora ele está livre. Chico fala que que quer encontrar uma menina sem frescura, aí Maria Rita aproveita e dá um grande beijo na boca dele.

Eles vão dar uma volta e o Chico pergunta se o pai dela ver. Maria Rita tem ideia de se esconderem atrás da moita para ficarem sossegados. Logo depois, Chico sai envergonhado e corre à procura da Rosinha para fazerem as pazes, pede desculpas a ela e reatam o namoro. No final, Maria Rita vê o casal junto de novo e fala que os meninos são cheio de frescura.


Uma história simples, típica de miolo e muito engraçada. Chico queria que a Rosinha fosse mais atirada, ter mais liberdade de namoro sem se preocupar o tempo todo o pai dela ver, mas ao ficar com a Maria Rita assanhada bem mais além da conta, mudou de ideia, se arrependeu e passou a dar valor ao jeito da Rosinha.

No interior antigo tinha a ideia dos filhos namorarem escondidos, os pais não aceitavam os filhos namorarem novos, mitas vezes só na presença deles e sem muitos abraços e muito menos beijos. Aí as histórias do Chico com Rosinha tinham muito isso do medo dela do pai flagrar namorando. Tinham outras vezes também histórias do Chico tímido e com vergonha se aproximar e beijar a Rosinha, deixando ela irritada pela falta de iniciativa dele, outras vezes era a Rosinha envergonhada, de acordo com o roteiro, mas prevalecia era o Chico envergonhado.

Fica o grande mistério de que Chico e Maria Rita foram fazer fazer atrás da moita e que deixou o Chico tão envergonhado. Não seria só beijo para ele ficar assustado. A cena fica na imaginação de cada um. O beijão que ela deu no Chico foi engraçado também. A Maria Rita não apareceu mais nos gibis, apenas nessa história.  Impublicável hoje em dia por mostrar crianças namorando assim e pela ousadia da Maria Rita.


Os traços muito bem caprichados, De curiosidade, essa revista foi a verdadeira "Nº 200" do Chico, juntando as 114 da Editora Abril e as 86 da Editora Globo, até então. Capa muito criativa e sem frescura com a mãe colocando o Chico para secar no varal junto com as roupas, impublicável por essa comparação e também por aparecer pelado. Se hoje em dia implicam até com o Papa-Capim aparecer sem camisa e só de tanga nos gibis, colocando agora ele de roupa, imagine mostrar Chico pelado. Vale relembrar essa bem há exatos 30 anos.

52 comentários:

  1. Adorei a postagem, os traços ficaram bons,adorava historias do Chico quando meninas tentavam namorar ele,eram muito engraçadas,uma pena que não fazem mais histórias assim,porque os personagens não podem namorar nos gibis porque eles não tem idade,uma pena.Quando vc vai fazer postagens da editora abril?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, nem tem mais histórias do Chico namorando sozinho a Rosinha, quanto mais outras meninas em cima dele. Uma pena mesmo. Quando der eu posto da Editora Abril, teve uma nesse mês com o Cascão.

      Excluir
  2. Gostei da Maria Rita, menina tão pra frente que assustou o Chico, sorte que a Rosinha não viu. Será que se fosse com o Titi, ele também se assustaria?
    Esta capa com o Chico de bingulinho de fora, atualmente seria considerada atentado ao pudor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Rita é bem pra frente tomando as iniciativas se tornou legal com o contraste da inocência do Chico. Com Titi, ele ia investir na menina,do jeito que ele era garanhão e com grande chance de acabar de vez com a Aninha se ela descobrisse a traição. Uma capa assim nas bancas ia ser um choque para o povo do politicamente correto.

      Excluir
    2. Só que o Titi tem pouco mais idade que Chico,Rosinha,Maria Rita e a TM,então...

      Excluir
    3. Marcos, o comentário do Julio Cesar me fez lembrar de uma característica muito presente no Titi de antigamente (consegui unir os termos "presente" e "antigamente" sem ficar incongruente), ele tanto era o rapazinho pré-adolescente prafrentex quanto era o crianção que se nivelava com Cascão, Mônica, Cebolinha e as demais crianças de sete anos de idade da turma, essa alternância ou flexibilidade deixava o Titi interessante, apesar de gostar muito do personagem, sempre o considerei o menos carismático da molecada do Limoeiro.
      Há uma história chamada "Titi e "o machãozinho" ", nela Titi exibe os dois lados que citei, conseguiu até o feito de apanhar da Mônica, uma curiosidade é que Aninha aparece de cabelo preto com corte chanel (não sei se a grafia do nome do corte tá correta), sabemos que seu cabelo é comprido e castanho, avento a possibilidade de ser uma xará ou ser sua primeira aparição, tenho Almanaque da Mônica 19/Globo onde tá republicada a história, conhecem?

      Excluir
    4. O Titi é pré adolescente, tinha a transição de criança pra adolescente, por isso ele encaixou bem nos 2 universos. É um bom personagem. Nessa história foi ma das primeiras aparições da Anina e ela não tinha visual definido, ela só fico traços definitivos a partir de 1985 e ainda assim tinham algumas diferenças em detalhes de cabelo nos primeiros anos pós-85.

      Excluir
  3. Tem histórias que se tornam atuais sempre o tempo que for, não muda nada.

    ResponderExcluir
  4. Essa capa e o nome da história mostram o porquê da época ter sido época de ouro na Turma da Mônica. Sem frescura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já disse isso antes,mas repito aqui:hoje minha geração tem tanta saudade dos anos (19)90 e a cultua e por causa disso entendi porque a geração de meus pais dizem ter saudades dos 60 e 70!

      E o que há de comum nas últimas cinco décadas do século passado é a qualidade musical extrema que não se vê hoje!

      Excluir
    2. Por isso que eram bom, não tinham frescura, faziam como bem entendiam e ninguém reclamava. Era bem melhor.

      Excluir
  5. Não tenho essa revista, mas me lembro que essa capa do Chico Bento saiu na época em várias propagandas dos quadrinhos da Editora Globo. Apesar de eu não aprovar na maioria das vezes, o politicamente correto, sempre achei meio estranho ter namoros com personagens que são crianças de 6 e 7 anos, pois são muito crianças. Acho que este tema encaixa melhor em personagens mais adultos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje em dia,a palavra de ordem é "criança não namora".Concordo com essa parte e não a considero um "politicamente correto".Tudo tem seu tempo.Também não concordo com a pressão social em cima dos meninos pré-adolescentes,quando se pergunta:e aS namoradaS?E no plural,que é pior,ensinando promiscuidade!

      Excluir
    2. Júlio César, penso igual a você. Tudo tem seu tempo e querer colocar namoros ou sensualidades no meio de brincadeiras de crianças não tem nada a ver. As coisas precisam acontecer naturalmente, sem pressões e no tempo ideal, com a maturidade adequada. A infância passa muito rápido, é uma ingenuidade pura e natural. Infelizmente, tem muito adulto tosco que insiste em antecipar as coisas, sexualizando crianças precocemente. Inclusive, penso que namoros e coisas do tipo não são convenientes para personagens de quadrinhos que são crianças e que são direcionados, principalmente, para o público infantil. Melhor deixar os temas com namoros, ciúmes e atrações físicas para a TMJ e Turma da Tina.

      Excluir
    3. Eles não se preocupavam com isso, tanto que tinham várias histórias de namoro, não só os casais fixos como Chico e Rosinha, Cascão e Cascuda, Magali e Quinzinho, etc, como as crianças procurando namoro como a Mônica. Não levando pra vida real e as crianças se sentirem estimuladas a namorar, tudo bem. Mas hoje eles evitam ao máximo colocarem histórias de namoro com as crianças, nem Chico e Rosinha aparecem namorando sozinhos.

      Excluir
    4. Tem uma HQ da Mônica,chamada "O primo Edu",na qual ela se sente atraída pelo adolescente parente e tem uma desilusão amorosa de criança.Acho que dá para,de vez em quando,abordar certos temas adultos que permeiam a mente de crianças,mas com muito cuidado e moderação,sem ir muito longe.

      Excluir
    5. Não conheço a história, tem jeito de ser das boas, aborda um tema que hoje é tabu na careta MSP que outrora já foi uma equipe de profissionais descolados, vanguardistas, desencanados, ousados entre outros predicados de quem não sofre de fundamentalismo mocorongo. Sei que é história de abertura de Mônica 67 de 1992.

      Excluir
    6. Tenho essa revista 67 da Mônica. A história "o primo Edu" é a história de abertura, a Mônica fica apaixonada pelo primo, que já era adulto. Mas foi uma história bem sutil, com uma paixão platônica bem ingênua. Além disso, a história faz refletir que as crianças devem viver as coisas no seu devido tempo. Sem maldade e com muita criatividade, uma ótima história.

      Excluir
    7. Já essa da Rosinha e Chico nus de frente pro padre e ainda por cima dentro da igreja, parece uma combinação de Jorge Amado, Zé Celso Martinez e Nelson Rodrigues com uma pitadinha de Glauber Rocha, quem teve a impáfia de escrever e quem teve a petulância de desenhar, foram vanguardistas mesmo, estão de parabéns, foram da pá virada!
      Também não conheço a história, de que ano é tal pérola?
      Uma história assim na atual conjuntura reacionária fundamentalista que o estúdio atravessa e não termina tão cedo a conclusão da travessia, seriam excomungados tanto o roteirista quanto o desenhista e o arte-finalista, penas mais brandas como ajoelhar no milho, seriam pro quadrinhista ou quadrinista, letrista, balonista e colorista. Abaixo ao fundamentalismo mocorongo!!!

      Excluir
    8. "O primo Edu" é muito legal essa, não vi maldade também. A história do Chico e Rosinha pelados na igreja é de Chico Bento 62 de 1989 em que eles estão indo juntos pra igreja, mas tem imprevistos no caminho e acabam sujando e queimando as roupas e o jeito foram ir pelados pra igreja. Engraçada.

      Excluir
    9. Infelizmente não tive Chico Bento 62 de 1989, sei que sua capa possui uma arte magnífica com uma piada sensacional, Chico esfriando sua região glútea em uma tina cheia d'água por ter se queimado pulando fogueira de festa junina, um cãozinho branco ri da situação vexatória e ao fundo, Rosinha, Zé Lelé e Zé da Roça pulam a bendita fogueira que chamuscou a poupança do moleque.
      Naquele tempo capricho era uma regra, algo corriqueiro, comum.

      Excluir
    10. Essa revista 62 do Chico Bento eu também tenho, a história que Chico e Rosinha aparecem pelados na igreja se chama "Rififi no dia da missa" e apesar da cena no final, também não há nenhuma maldade na história, pois eles ficaram nus porque molharam a roupa no caminho, após fugirem de uma onça e enquanto tentavam escapar, cairam no rio e acenderam uma fogueira para secar as roupas, mas acabaram queimando as roupas. Foi bem engraçado, mas certamente seria impublicavel hoje em dia. O pessoal hoje em dia levaria o tema pra outro viés.

      Excluir
    11. Tem um povinho paranoico que leva tudo pro lado da "pedofilia"!

      Excluir
    12. Com certeza não seria publicada, iam achar falta de respeito com religião e inventarem mil baboseiras pra criticar.

      Excluir
  6. Lembrei agora de uma HQ com Chico e Rosinha nus na igreja,de frente para o padre(de costas para o leitor)e falando em "Adão e Eva"!Timidez,recato e frescura zero!

    Era comum meninos aparecerem nus de frente "sem filtro",mas menina nunca vi,embora há quem jure que já teve.

    E revendo essa icônica e impagável capa,notei que o tamanho do (corpo do) Chico é desproporcional ao da mãe,fazendo-lhe parecer um menino gigante e cabeçudo.

    E essa cena do Chico correndo da moita me lembrou de uma em "Chaves",quando Quico relatou o beijo que ganhou no rosto seguido de seu desmaio,dizendo que "às vezes tenho sensações que não estão de acordo com minha tenra idade",olhando para a câmera com um olhar de quem diz "entendeu?".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda na questão da capa,passava na TV,no mesmo ano de 1990,o comercial do "shampoo da Mônica",com o ator Wagner Santisteban tomando banho peladão,ou melhor,peladinho,também "sem filtro" e "sem frescura"!

      Excluir
    2. Já teve de tudo na MSP e até na mídia também e ninguém reclamava, hoje o povo tá chato e implica com tudo. Podiam ter desenhado o Chico com uma proporção m poco menor, mas nada que estrague a capa.

      Excluir
    3. Lembra do "Amar é..."?Aquele casalzinho pelado que ilustrava figuras com variados temas!
      Só não sei porque não apareciam suas genitálias!Menina até dá para esconder se souber se posicionar a pelve inclinada para trás,mas menino,só se for bem barrigudo!

      Excluir
    4. Julio Cesar, tu tirastes do fundo do baú o casalzinho, um clássico da minha infância.

      Excluir
    5. Xeclinghe,"Amar é..." é um ícone da nossa geração como a Moranguinho e Hello Kitty.
      E enquanto escrevia,acabei de me lembrar do palhaço Alegria!

      Excluir
    6. Galera, o Julio Cesar comparou o clássico casalzinho com outros personagens icônicos, fez uma coerente comparação, eu já faço uma comparação incoerente, o casalzinho "Amar é..." pipocava tanto nos anos 1980 que comparo com Cometa Halley e com as Casas da Banha, extinta rede varejista também conhecida por CB, com os clássicos porquinhos do tchatchatchá, chegou a ser a maior rede de varejo do país, o Halley consegue ser o cometa mais pop de todos os cometas já registrados, pra vocês verem o quanto esse clássico casalzinho esteve em evidência antigamente.

      Excluir
    7. Já tive álbuns de figurinhas do "Amar é...", um clássico sem dúvida.

      Excluir
    8. Minha irmã também teve, até hoje não descobri o nome do criador dos dois personagens, também não sei se os personagens possuem nomes.

      Excluir
    9. Até hoje não sei se esse casal do "Amar é..." são crianças ou adultos!Me parecem crianças!

      Excluir
    10. Com certeza crianças, Julio Cesar! Apareciam nus com relativa freqüência, se esqueceu? Nudez infantil antigamente não era tabu.

      Excluir
    11. Eram adultos. Tinham figurinhas mostrando o casal com filhos. E muitas com mensagens mostrando situações de cotidiano de um casal adulto.

      Excluir
    12. Marcos, imagino que eram crianças posando de adultos, pois a personagem não possuía seios e além disso não seria prudente, nada adequado uma dupla de personagens adultos nus sendo destinada, dirigida ao público infantil, quando pagavam de pai e mãe, eram tão crianças quanto seus filhos criancinhas, tipo um casalzinho de dez ou onze anos de idade cada um, interpretando serem pais de bebês e de crianças de dois a três anos, bom, sempre sustentei esta teoria.
      Como os anos 80 foi uma década onde a sociedade brasileira era desencanada, bem mais pra frente que a sociedade brasileira atual, avento a possibilidade de serem adultos, o menino de barba é a cara do Fábio de Melo, o padre metrossexual, mesmo assim, ainda creio que são crianças, nudez de dois adultos, ainda que não mostrassem suas genitálias, sendo destinada às crianças é deveras inapropriado mesmo pra libertária década de 1980. Façamos uma enquete na próxima postagem pra... Brincadeira! Mas, é tema pra enquete mesmo.

      Excluir
    13. "Seios" é só um nome diferente para peito,que é formado por mamas,mamilos e aréolas,e que todo mundo tem.

      A diferença do peito da mulher para o do homem é que o dela tem mais gordura e,em casos de maternidade,alimentar o bebê,fora isso é peito como o do homem e não uma coisa do outro mundo,como se fosse a mesma diferença entre as genitálias masculina e feminina!

      Fico impressionado quando aparecem "seios" e nego diz:"Tem criança vendo!",mas o pobre não se lembra que eles foram feitos justamente para elas,e portanto jamais deveriam ser vedados por idade!

      Excluir
    14. Belíssima definição de seios, Julio Cesar! Peito ou peitos todo mundo tem, inclusive peito de frango é uma iguaria deveras apreciada no nosso Brasil varonil, porém, na espécie humana, cooperativa leiteira é com o mulheril, apesar de muitos homens usarem, sutiã é acessório do vestuário feminino, foi desenvolvido exclusivamente pro mulheril.
      Outra curiosidade é que humanos e gatos são as únicas espécies de mamíferos que não desmamam, param de consumir leite materno humano e leite felino e partem pro consumo de leite de vaca, sendo que até os bovinos desmamam, vai entender!

      Como foi tu que levantastes a questão sobre se o casal "Amar é..." são crianças ou adultos, qual teoria cê defende?

      Excluir
    15. Sutiã é acessório feito para mulheres,mas...para que serve?Se usar porque quer,tudo bem,mas se não quiser usar,não é obrigatório.
      E não,sutiã não tem a mesma finalidade de calcinha e cueca.

      Sempre vi o casal "Amar é..." como de crianças.Embora a menina não possua mamas desenvolvidas,muitas mulheres adultas as tem pequeninas,menores que de alguns homens,e eles não possuem pelos pubianos,lembrando que eles são de uma época sem a cultura da depilação íntima.

      Excluir
    16. Acho que não colocavam genitálias por ser uma publicação pra crianças, fizeram de propósito e até pra inovarem. Tinham cenas até com eles dirigindo carro normal sem ser de brinquedo. Pode ser também intenção de cada um imaginar se eram crianças ou não, aí só o criador para confirmar.

      Excluir
    17. Repara não, Julio Cesar! Introduzi o acessório no tema só pra zoar o plantão, é minha veia cômica falando mais alto.
      Também os vejo como crianças, compartilho da sua visão, Julio Cesar!
      Portanto, cê menciona algo plausível, Marcos! Quem criou o casal talvez o fez com essa dualidade mesmo, com essa falta de clareza, pode ter sido intencional, permitindo interpretações diferentes, pra muitos são crianças nuas, pra outros muitos são tipo Adão e Eva, adultos despidos, pode haver também quem os veja nas duas condições ao mesmo tempo, tipo híbridos ou mutantes, deixando no ar o que realmente são, agradando gregos e troianos, bem observado, é uma possível hipótese.

      Excluir
  7. O Chico entendeu que tudo tem um impedimento e acabou entendendo a Rosinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ele aprendeu a lição ao ver a Maria Rita com piores intenções.

      Excluir
    2. Como assim "piores"?Só se ela estivesse com um cons...deixa pra lá!
      Mas,de qualquer forma,eles não teriam idade para qualquer outra coisa.

      Excluir
    3. Julio Cesar, nesta postagem cê tá prosa mesmo, tô gostando de ver ou melhor, de ler! Fazendo altas análises, tá enriquecendo o debate, parabéns! Tá deixando o Xeclinghe tagarela aqui no chinelo.
      Nesta capa a Cotinha tá bem gata, não acham? Tá parecendo uma mourisca ibérica, tá faltando só encher o cesto de uvas ou azeitonas e colocar na cabeça, vi uma foto assim em alguma revista do tempo que não havia ainda o tal do photoshop, não era modelo nem atriz, uma bela camponesa morena branca voltando de uma colheita, equilibrando o cesto sobre a cabeça, imagem inesquecível!
      Apesar de bonita, a Cotinha tá bem lesada, coitada! Lavou as roupas do Chico com ele dentro delas, imagino a gritaria que o pobre garoto deve ter arrumado e ela pelo jeito não ouviu nada, alto grau de déficit de atenção misturado com surdez, pelo menos nesse dia o moleque não precisou tomar banho, pra tudo existe o lado bom, sorte dele não terem lavadora em casa, a Cotinha lavou o filho no muque mesmo, à moda antiga, deve ter esfregado bastante o coitado nos dentes do tanque, na arte da capa faltou só as estrelinhas emanando do seu corpo nu, indicando que tá todo ralado, dolorido depois da sova que levou no tanque, com o Cascão, algo do tipo jamais aconteceria, me refiro ao Cascão de antigamente, pra não se molhar, ele peitava qualquer um e pra escapar era habilidosíssimo, o Cascão atual não chega nem nos dejetos do Cascão que a gente tanto gosta, o mesmo vale pro Chico Bento e pros demais personagens também, seus dejetos do passado são melhores que eles atualmente.

      Excluir
    4. Obrigado,Xeclinghe,fico feliz por gostares do meu papo.

      Excluir
    5. A menininha despudorada que levou o Chico pra trás da moita nos deixou encafifados, o "cons...", hilário! Vai saber o que o Chico Bento realmente viu pra sair correndo avexado daquele jeito, talvez já serviu de tema pro blog nada amistoso Porra, Mauricio! que zoa ou zoava com os personagens do Mauricio de Sousa, não sei se ainda tá em atividade o capcioso blog, nem sei também se aquilo é blog.

      Excluir
    6. O "Porra,Maurício" e o "Seu Cebola" são ótimos!

      Excluir
  8. Eu tenho este gibi, ele é muito bom. Eu adoro a história de abertura, com o Ete Drago. Muito boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse gibi é todo divertido, dava gosto de ver assim.

      Excluir