sábado, 7 de março de 2020

Turma da Mônica: HQ "Sujolândia"

Mostro uma história em que o Capitão Feio criou um parque todo imundo com a sua cara no lugar do Parque da Mônica. Com 17 páginas, foi publicada em 'Parque da Mônica Nº 26' (Ed. Globo, 1995).

Capa de 'Parque da Mônica Nº 26' (Ed. Globo, 1995)

Começa com a Turma indo ao Parque da Mônica e tem a surpresa de ver o Parque todo sujo em aspecto de ruínas e até pensam se o pai da Mônica não errou o caminho. Cascão adora o Parque sujo daquele jeito e até parabeniza a Mônica pela ideia. Logo descobrem que foi o Capitão Feio que fez aquilo com o Parque da Mônica.


Capitão Feio fala que o parque agora é dele e tem o nome de "Sujolândia" e eles são convidados. Quando entram, um monstrinho de sujeira manda o Capitão Feio mostrar o crachá e Capitão Feio o chama de estúpido e dá bronca que é o patrão dele. Ainda assim o monstrinho pergunta pelo crachá, Capitão Feio diz que não tem e aí tem que pagar e fala palavrões e o monstrinho avisa que falar palavrão é feio.


Mônica fala para os seus amigos que precisam descobrir o que aconteceu, quando o Capitão Feio fala que não está acontecendo nada, mas vai acontecer e jogam a turma no brinquedo da rampa da imundice, deixando a turma toda suja ao sair da rampa. Depois eles visitam a "Casa do Feio", tinha tanto pó que eles saíram tossindo e como o Capitão Feio achou que eles tossiram pouco, manda para o monstrinho de sujeira de providenciar mais pó lá.


Em seguida, vão aos ciclopoluidores e Cascão acha legal por estar se divertindo. Nos ciclopoluidores ganhava quem conseguisse fazer mais fumaça e o Cebolinha ganhou por ter ficado coberto de fumaça. Cascão comenta que foi divertido e Cebolinha pergunta se ele é mesmo o Cascão e não o Do Contra. Aí, dá fome na Magali e eles são levadas na "Praça do Fedegoso", que era o nome do Monstro de Sujeira cozinheiro do Capitão Feio. Quando ele fala que tem pizza de barro, suco de argila e hambúrguer de pedra com pão amanhecido no cardápio, Magali perde a fome.


Capitão Feio fala que eles ainda tem que ver a "Casa do Porco" e "Esgoto do Imundinho". Mônica pergunta de onde o Capitão Feio tirou as ideias dos brinquedos, que se parecem muito com os do Parque da Mônica. Capitão Feio diz que tirou do Mauricio de Sousa. Viajou no tempo através de uma máquina do tempo e roubou todos os projetos do Parque que ainda não tinha sido construído e prendeu o Mauricio no banheiro. Aí ele criou os brinquedos, incluindo o cinema 3F, de fétido, feioso, fuleiro.


A intenção era para dominar o mundo, com Mauricio preso no passado, não existe o Parque no futuro. Ainda viajou mais ainda, na época que a turma não foi criada e prendeu o Mauricio de novo no banheiro. Se o Mauricio não criassem os personagens, eles deixariam de existir, e sem eles para atrapalhar, dominaria o mundo em poucos quadrinhos. Enquanto contava, Cascão e Magali estavam começando a sumir.


Capitão Feio vai brincar no "Carrossel do Porcácio" e Mônica lembra que ele também é personagem do Mauricio e Capitão Feio implora para Mônica ajudar para ele não sumir também. Eles vão ao "Teatro do Feioso"e ele pergunta a um dos monstrinhos onde estava a máquina. O monstrinho fala que ninguém triou foto e capitão Feio fala que era máquina do tempo. O monstrinho fala que estava lá atrás e, assim ele , Mônica e Cebolinha viajam até o ano de 1961.


Eles tiram o Mauricio do banheiro. Capitão Feio fica feliz que encontraram e Mauricio estranha ter falado "nós", já que Mônica e Cebolinha haviam sumido. Capitão Feio se pergunta onde tá a "baixinha dentuça" e "troca-leras de cabelos espetados" e volta desesperado para a máquina do tempo para ver o que aconteceu de errado. Quando se vai, Mauricio tem a visita de seu amigo com cabelos espetados e da sua filha Mônica e acaba criando os personagens.


Capitão Feio volta para 1995 e encontra o Parque da Mônica de volta normal. Vê a Mônica e fala que andava tão sumida e ao ver o resto da turma fica feliz também e comenta que voltou no tempo a tempo de consertar tudo e tudo voltou ao normal como se nada tivesse acontecido. A turma corre e coloca uma camisa de força emprestada do Louco e Capitão Feio é levado para o manicômio tratado como um louco. Mônica e Cebolinha veem uma máquina do tempo no Parque e pensam que foi criada pelo Franjinha.


No final, Capitão Feio está no "Manicômio para Loucos Engraçados", e o enfermeiro avisa que era hora do passeio. Capitão Feio pergunta para onde eles vão e o enfermeiro fala que seria no parque. Seria um parque comum, mas Capitão Feio pensou que era o Parque da Mônica e, assim, se desespera e foge do manicômio quebrando a parede, com tanto trauma do Parque da Mônica.


História legal mostrando um Parque do Capitão Feio no lugar do Parque da Mônica após ele viajar no tempo para impedir a construção do Parque da Mônica e dos personagens. Seria tudo perfeito se ele não fosse também personagem do Mauricio e acabaria sumindo também que nem os outros. Histórias com máquina do tempo e metalinguagem sempre eram bem envolventes.


Não era só Franjinha que criava invenções nas histórias, geralmente tinham outros cientistas e vilões também criavam seus inventos de acordo com seus objetivos. Assim, tanto vilões fixos como Capitão Feio, Doutor Olimpo, entre outros, assim como vilões que apareceram em só uma história podiam criar.


O Parque da Mônica original acabou só aparecendo no final da história por causa disso. Legal ver o Cascão adorando os brinquedos sujos e até se divertindo, hoje em dia ele ia ser contra que nem os outros personagens. Teve monstrinho de sujeira que até teve nome dessa vez, era raro terem nome, ainda mais que eram muitos. Hoje em dia, costumam colocar só uns 3 monstrinhos nas histórias, quem sabe pra ter menos trabalho de desenhar. Como tem apologia à sujeira, personagens ficando sujos com os brinquedos e ter cenas com palavrão e Capitão Feio com arma na mão para prender Mauricio no banheiro não fariam de novo atualmente.


Foi bom também ver o amigo do Mauricio e a Mônica filha do Mauricio retratados como inspiração de criação. A história não seguiu exatamente como aconteceu na vida real, já que Mônica e Cebolinha não foram criados juntos e nem foi em 1961. Cebolinha foi criado em 1960 e Mônica em 1963, vale pela lembrança dos primórdios da MSP para gente ter ideia em quem o Mauricio se inspirou para criar os personagens.


Achei que podia também ter mostrado o Capitão Feio tirando o Mauricio do banheiro no início dos anos 90, mostrou apenas voltando aos anos 60, pois ficou preocupado em deixar de existir. Fica subtendido que quando o Mauricio de 1961 estava criando os personagens, o Capitão Feio estava no inicio dos anos 90, antes de voltar para 1995.


Quase todos brinquedos que o Capitão Feio criou na "Sujolândia" foram baseados nos brinquedos do Parque da Mônica só que com apologia à sujeira, até que o Parque podia ter tido um brinquedo com nome dele, logicamente sem precisar sujar ninguém, mas tendo referência ao nome dele. Os traços muito bons também, bem típicos dos anos 90 e na postagem coloquei a história completa.

48 comentários:

  1. Marcos, cê já foi no antigo Parque da Mônica? Aquele robozão que ficava de braços abertos no parque se chama A.Q.U.I.L.O.? Apesar de sua proximidade com o Cascão, o Capitão Feio sempre foi adversário da turma do Limoeiro, o Cascão já se aliou a ele, só que na maioria das vezes antagonizava com o Capitão, há várias histórias com o Capitão Feio e sem o Cascão, o Doutor Olimpo, o Montanha Suja e as gêmeas Clotilde e Cremilda giravam e ainda giram em torno do Cascão. O Capitão não é um vilão efetivo do Cascão. O Montanha Suja tem aparecido recentemente ou já está no limbo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca fui ao Parque da Mônica. O robô se chamava Atrium. A.Q.U.I.L.O. foi nome de história da Revista Parque da Mônica 22 de 1994. O Cascão até gostava dos planos do Capitão Feio, mas como ele que via que prejudicava os seus amigos aí ele ajudava a turma a derrotar o Capitão Feio. Montanha Suja tá no limbo sim.

      Excluir
    2. Acho que a 1ª aparição do Montanha Suja foi na história de abertura de Cascão nº 1 de 1982, me corrijam se estiver errado. Sei que há uma animação com ele, tem também uma aparição do Montanha em uma HQ de final de edição, estou na dúvida se é Cascão 60 ou 62 de 1989. Teve algumas aparições nos anos 90, depois não sei se teve aparições nas décadas de 00 e 10. O Montanha Suja é um dos personagens que orbitam em torno do Cascão.

      Excluir
    3. Apareceu primeiro em Cascão 1 da Abril, depois em Cascão 60 da Globo de 1989 e teve uma aparição em algum gibi da Panini. É muito raro aparecer nos gibis, só quando algum roteirista lembra dele.

      Excluir
    4. Cheguei a vê-lo em duas edições dos anos 90, ambas do Cascão, uma de 1992 e a outra provavelmente de 98, não me pergunte os números, não faço ideia!

      Excluir
    5. É, de vez em quando ele aparecia, mas sempre com uma grande distância entre uma aparição e outra.

      Excluir
  2. Ainda existe Parque da Mônica em Curitiba? Além de Sampa, onde já teve ou tem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O de Curitiba fechou já faz uns 20 anos, rs... o de SP reabriu há alguns anos, mas bem diferente do que era na época do primeiro parque.

      Excluir
    2. Além de São Paulo e Curitiba também teve o do Rio de Janeiro. Todos fechados, sendo que o de São Paulo foi o último a fechar.

      Excluir
    3. O de SP reabriu no Shopping SP Market, mas bem diferente do que era no Shopping Eldorado

      Excluir
  3. Que demais essa histórinha,por pouco todos os personagens desaparecem,as aventuras no parque São muito divertidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi por pouco mesmo, se não agissem rápido não teria mais Turma da Mônica. Também gostava das histórias do Parque da Mônica.

      Excluir
    2. E pensar que o Capitão Feio é tio do Cascão.

      Excluir
  4. Adoro essas HQs com volta ao tempo!
    Há uma edição do Cebolinha em que a história de abertura é a imagem da capa,sem humor:"De volta para a historinha",que é uma paródia da trilogia "De volta para o futuro".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E tem também "O exterminador de coelhinho sem futuro" de Cebolinha 82/Globo, a capa também é sobre a história, parodiando "O Exterminador do Futuro".

      Excluir
    2. Verdade, eram bem divertidas essas histórias de máquina do tempo, gostava bastante. Algumas até foram importante como essas que vocês citaram. "De volta para a historinha" Cebolinha 60 de 1991 foi um marco.

      Excluir
    3. Xeclinghe,eu li uma HQ da Mônica,"O Exterminador sem futuro",muito boa!O Cascão teve "O Pregador",uma criativa paródia de "O Predador" sem em nenhum momento mostrar aquele monstro horroroso ou algo parecido!
      Ah,que tempos!

      Excluir
    4. "O pregador" foi sensacional. Eram criativos demais.

      Excluir
    5. A paródia que tu menciona é de Cascão 127/Globo, conheço a história, é muito engraçada! Tem também uma versão infantil do Predador, não sei de qual edição, sei que é do tempo da Ed. Globo. As paródias eram sensacionais, pelo menos a maioria, conhece “Os embalos de sábado à tarde”? Paródia de “Os Embalos de Sábado à Noite” com John Travolta de Cebolinha 71/Abril, e Bônica e Cebolaide? Bonnie e Clyde não são ficção, eles existiram e formavam um par romântico durante a Grande Depressão nos EUA, era um casal criminoso que assaltava e até matava, me recordo de uma cena em que Mônica e Cebolinha caracterizados de Bonnie e Clyde estão num carrinho de madeira entre carros de verdade em movimento, atrás do carro dos bandidos e na frente da viatura policial, o carrinho deles consegue manter a mesma velocidade dos carrões e eles ficam no meio do fogo cruzado, chegam a ficar abaixadinhos durante o chumbo grosso, essa é de Mônica 128/Abril. Eles deveriam republicar as HQs clássicas com zero de alterações, porém, deveriam ser almanaques plastificados e nas capas o aviso: “É proibida a venda para menores de 18 anos”. Concorda, Julio Cesar?

      Excluir
    6. Xeclinghe,eu teria que ler essas HQs para te responder sobre a classificação etária.
      Falando em John Travolta,há uma HQ do Cebolinha,chamada "O Vermeião",que no final o Cascão o maquia com a cara do Travolta,e várias meninas correm atrás dele.
      E uma do Rolo,na qual se torna um "grande músico" tocador de tuba com o nome artístico John Soluço,e no final,na fossa em um bar,Travolta puxa uma conversa sobre decadência artística,certamente fazendo referência à disco music,que tinha saído de moda à época,depois de anos de sucesso nas paradas.

      Excluir
    7. Gostaria de conhecer as histórias que você mencionou, nunca vi o Travolta nas HQs, só sendo citado com nomes parodiados, quanto à faixa etária, me refiro a tudo que é impublicável hoje, se debatemos com tanto afinco a obra do Mauricio no século XX, é porque ela foi e é importante para nós, quando vemos histórias clássicas alteradas em seus textos e artes ficamos decepcionados, o Mauricio também foi fã de personagens da sua juventude, deveria ter empatia conosco, se a MSP hoje é um colosso, se deve muito aos leitores que tiveram suas infâncias nas quatro últimas décadas do século passado. Eles podem alterar os clássicos? Podem porque tem propriedade pra isso, porém, deveriam ter um seguimento que primasse pelo genuíno, que fossem edições lacradas e com avisos sobre os conteúdos para que os pais e responsáveis se situassem. A CHTM não tinha nenhuma advertência, poderia voltar com selos de advertência tipo: "Senhores pais e responsáveis, este conteúdo é de material 100% original, sem alterações!", o Marcos sabe dizer melhor que eu, mas, acredito que as alterações que a CHTM sofreu foram ínfimas, nada gritante. Com todo o devido respeito aos leitores da Turma da Mônica de hoje, a MSP só é o que é devido aos leitores que consumiam suas tiras e HQs durante os 40, 41 anos do século XX.

      Excluir
    8. Eles mudavam muita coisa na CHTM, tinham coisas que mudavam sem necessidade e algumas bem gritantes. Isso era um grande erro deles.

      Excluir
    9. Xeclinghe,índias apareciam de peito nu nas HQs do Papa Capim,sem qualquer conotação erótica,como apareciam na TV também.
      Hoje tentam taxar mamas femininas de "conteúdo adulto",quando na verdade foram feitas justamente para as crianças.
      Isso sim, é a tão falada "fake News".

      Excluir
    10. Então andaram avacalhando a Coleção Histórica também? Li algumas postagens suas sobre isso, Marcos. Comparando com os almanaques, as alterações da CHTM são mais sutis, não? Você é perito em identificar mudanças. . Excelente sacada, Julio! Bem antes das mamadeiras e chupetas vieram os seios, desde os tempos mais primórdios até hoje, eles alimentam a humanidade recém-nascida e até em outras fases pueris da humanidade (Há crianças de cinco anos ou mais que ainda mamam nos seios), na visão hétero masculina, os seios são uma zona erógena, mas, a sua funcionalidade é alimentar, eles andam sempre em duplas, de vários tamanhos, cores e modelos, os seios são sempre os primeiros a se apresentarem pra humanidade. Fake news são a bola da vez e irão perpetuar, cabe a nós usarmos o filtro que cada um tem na cachola, prefiro viver a angústia por ser crítico do que viver alienado e feliz!

      Excluir
    11. Xeclinghe, as alterações na CHTM eram avacalhadas no mesmo nível dos almanaques tradicionais. Só vendo no marcador de Coleção Histórica, mas pra mim não via nada de sutil. Qualquer mudança pra mim é avacalhação, ainda mais naquela coleção que devia seguir o mais fiel possível às revistas originais.

      Excluir
    12. Marcos, eu sou bom pra identificar erros, alterações são o seu departamento, cê tem propriedade no assunto, cê falou eu assino embaixo! Acha que há possibilidade da CHTM voltar?

      Excluir
    13. Xeclinghe, não acho que vai voltar, a própria MSP havia falado que a coleção já deu o que falar.

      Excluir
    14. Tenho a edição 50, nas contracapas dos cinco títulos aparece o Mauricio anunciando o encerramento da CHTM, apesar das alterações, foi o que mais gostei da fase Panini, através da coluna do Paulo Back - que possui alguns erros por falta de revisão - dava pra se ter uma rasa noção dos bastidores da MSP naqueles tempos modernos. Acho o Pós-Moderno extremamente conflitante, aponta-se para todos os lados e não se chega a lugar algum, apesar de detestar o politicamente correto, em alguma medida ele é necessário, temos que reconhecer os prós e contras, nas artes, ele é muito mais nocivo do que benéfico. A transição da Idade Média para a Idade Moderna deve ter sido tão obscura quanto os dias atuais até se chegar em momentos grandiosos da modernidade, as transições nunca são de boa, são sempre áridas, estamos no início da pós-modernidade, ou seja, estamos sofrendo os efeitos da transição, muitos que freqüentam este blog nasceram no final da modernidade. Não estranho somente a Turma da Mônica atual, estranho também Luluzinha e Bolinha atuais, Disney atual, Marvel atual entre outros, a TM tão cultuada neste blog é produto do final da Idade Moderna. Eles podiam voltar com a CHTM com periodicidade trimestral ou quadrimestral pra tentar ludibriar os puritanos de plantão. Desculpa eu ter me estendido, Marcos, obrigado!

      Excluir
  5. Poderiam ter colocado, mas acho que não foi não. Nesses Temáticos com Capitão Feio procuraram colocar histórias que saíram nos gibis do Cascão pra fazer jus ao nome "Cascão e Capitão Feio". o que acho bobagem porque ele não tem histórias só em gibis do Cascão e muitas histórias boas ficaram de fora. Não duvido que façam outros com esse tema colocando "Turma da Mônica e Capitão Feio" pra colocarem histórias que saíram nos outros gibis sem ser os do Cascão.

    ResponderExcluir
  6. Nunca comprei as revistinhas Parque da Mônica. Marcos, as histórias dessa revista sempre faziam referência ao Parque da Mônica ou continham também histórias normais? Qual foi o período de publicação dessas revistas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo, nas Revistas do Parque as histórias de abertura sempre eram ambientadas no Parque e as demais eram histórias normais da turma toda. Ficou circulando entre 1993 até 2010, juntando Globo e Panini, até o Parque fechar.

      Excluir
    2. Vez ou outra também tinha uma história de miolo que se passava no Parque, mas realmente a abertura era sempre lá. O resto era basicamente a mesma coisa das mensais da Mônica e do Cebolinha, com a diferença que tinha o jornalzinho do Parque nas páginas centrais, que era onde vinham a seção de cartas e os passatempos.

      Excluir
  7. Marcos, cê viu que sacada maneira do Juca Kfouri? Ele pegou a capa de Ronaldinho Gaúcho nº 98 de 2015 e fez analogia com o que está acontecendo com o ex-jogador no Paraguai, e diz: "Mauricio de Sousa tem dons premonitórios". Nunca tive interesse de ler os gibis do Ronaldinho e do Neymar, gostava de ler Pelezinho, apesar de achar seu título um pouco maçante por não ter variação de núcleos e ter um porte médio, Cebolinha e Mônica tinham o mesmo porte de Pelezinho, porém, ambos com variação de núcleos para não ficarem maçantes, Mônica depois abandona os grampos, passa a ter acima de 80 páginas e se torna um título de porte grande. Se fosse quinzenal, Pelezinho seria menos maçante, ele teria a mesma quantidade de páginas que tinham Cascão, Chico Bento e Magali. O núcleo Pelezinho apesar de ter sempre a assinatura do Mauricio de Sousa, é uma cocriação do cartunista com Edson Arantes do Nascimento, o ex-jogador têm os mesmos direitos sobre o personagem e seu núcleo tanto quanto o Mauricio, isto explica o fato do título ter contido apenas o núcleo principal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu vi, só que em outro site com a legenda "Quem são os Simpsons perto das previsões da Turma da Mônica?" kkkk. Só faltou ser o Assis no lugar do Diego na capa. Muito bem feito pra eles. Nunca me interessou esses gibis com jogadores, Pelezinho se saía melhor porque pelo menos não tinha o politicamente correto.

      Excluir
    2. Excelente sacada também, tá pensando que é só Nostradamus e Matt Groening? Abaixo do Equador também tá tendo!

      Excluir
  8. Faça resenha da revista do Chico agora de março.
    Voltei a ler quadrinhos da Turma.. comprei as de fevereiro, achei algumas histórias divertidas até (nada comparado a dos anos 90, minha época)...
    Mas a última revistinha do Chico... o que é a história principal? "A ovelha rosa da família"
    História sem pé nem cabeça, e uma mensagem final forçando a barra demais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não comprei essa edição do Chico, aí sem resenha. Nenhuma desse mês me agradou, é raro eu comprar gibis novos.

      Excluir
  9. O Marcelo Sanches voltou hoje a postar em seu blog, após meses sumido. Ele postou as capas das revistas da Turma lançadas agora em março.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal! Eu vi, sinal que não abandonou o Blog dele, de vez em quando vai postar.

      Excluir
  10. Eu amo as histórias do Parque da Mõnica, inclusive essa fase Globo é a melhor. Já as que vieram na fase Panini são bem fracas. Obrigado por trazer essas histórias. Recentemente consegui algumas edições do ínicio Globo, estão cada vez mais raras. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eram boas as histórias do Parque da Globo, bem divertidas. Tão raras mesmo de encontrar. Quanto mais passam os anos, fica mais difícil encontrar as primeiras da Globo. As da Abril nem se fala.

      Excluir
  11. Marcos engraçado eu pensei que o Cascão não gostava dos planos do Capitão Feio tinha pelo mundo (nem faz sentido um sujo como ele só não gostar de água e não querer a sujeira mas eu entendo que o Maurício fez isso com o personagem por que senão muitos pais de família iriam meter um processo), falando em Parque nós bem que merecíamos um segundo Almanaque Temático do Parque aquele primeiro do começo dessa década faltou muita história boa do Parque da Mônica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Cascão até gostava, tinha vezes que fica tentado em ajudar o Capitão Feio, mas por ser pensar nos seus amigos, aí atrapalhava os planos do Capitão Feio.

      No primeiro Temático do Parque eles colocaram mais histórias dos 9 primeiros números que foram de apresentações dos brinquedos, Muitas boas ficaram de fora, merecia sim ter outro Temático.

      Excluir
  12. Queria a história em que a turma da Mônica foi capturada pelo Capitão Feio, onde eles foram colocados num labirinto (lembro que até a Magali chegou ao centro do labirinto e ficou mais perdida do que nunca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é boa. Meio grande para a época, se der eu posto aqui.

      Excluir
  13. Esse nome provavelmente foi uma "homenagem" à Sujolândia, a cidade de outra dimensão onde o Cascão vai parar depois de atravessar uma porta que estava no Lixão... lembra dessa história? Até os carrinhos desse parque do Capitão Feio lembram os carros da Sujolândia da outra dimensão... o monstro de lama daquela história até fala que "nossos carros foram projetados para soltar muita fumaça", e também tem uma cena em que o Cascão vai para uma lanchonete fast-food de sujeira (o nome do balconista era Pig e o nome do prato que eles pedem é "Mais-que-Lixo Feliz").
    De alguma forma estas duas histórias estão interligadas!

    https://bardodanevoa.blogspot.com/

    ResponderExcluir