domingo, 17 de novembro de 2019

Tirinha Nº 66: Mônica

Uma tirinha bem legal  em que o Cebolinha pede para a Mônica contar até dez em um momento de muita raiva da Mônica e prestes a bater nele por ter aprontado mais uma, não com esperança de ela se acalmar, mas, sim, pra dar tempo de ele correr e  fugir da surra.

Tirinha foi publicada originalmente por volta de 1981 e republicada no 'Almanaque da Mônica Nº 21' (Ed. Globo, 1990).


20 comentários:

  1. Muito boa essa tirinha. Ela acabou me lembrando uma outra em que o Cebolinha estava dando nós no Sansão e pede pra Mônica, que estava bem brava, contar até 10 pra passar a raiva. Mas ela acaba dando logo uma coelhada nele, e só então que ela começa a contar.

    Se você reconhecer essa tira que eu citei, sabe em qual gibi ela foi publicada? Pois eu lembro de ter visto ela quando foi republicada no Almanaque da Mônica nº 111, de 2005.

    Desde já, aguardo resposta. Abraço e uma boa noite!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel, eu lembro dessa tirinha, mas não lembro em qual gibi saiu. Acho que foi por volta de 1994. Muito legal também.

      Boi noite. Abraço

      Excluir
  2. Marcos nesse negócio de casal da MSP que é só namoro por que o homem não quer namoro ou o ele só quer ficar nessa vida, qual é o seu preferido? Horácio/Lucinda, Zecão/Pipa, Piteco/Tugha ou Rolo e as suas 1001 namoradas? (Bom pelo menos antigamente Rolo tinha 1001 namoradas e o núcleo do Horácio desde que o Maurício parou de fazer as histórias de vez no final dos anos 90 não é muito tocado com outros roteiristas desde essa época, parece que é ordem do Maurício ou os roteiristas não gostam do núcleo dele, o que eu não entendo já que eu por exemplo gosto muito do núcleo dele e das história que o Maurício fez dos anos 1960 até o final dos anos 1990.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Difícil escolher, todos são muito bons, mas fico com Pipa e Zecão, são muito engraçados. Acho que do Horácio, os roteiristas não gostam, mas também o público infantil não gosta dele, aí acabam deixando de lado

      Excluir
  3. Uma história que você podia postar é uma que pelos traços é do começo dos anos 1990 que tem uma paródia do Tarcísio Meira que aparece com os 4 protagonistas da Turma da Mônica. Não lembro o nome da história mas o Cascão até cita a sua esposa de décadas outra incrível atriz, Glória Menezes. Inclusive eu lembro que ela tem uma parte incorreta que tem uma metalinguagem/ quebra da quarta parede o Cebolinha tapa os olhos e aí a Mônica pergunta por que ele tá fazendo isso e ele diz que tem uma menina trocando de roupa. Do jeito que a MSP é frescurenta não colocariam essa piada de jeito nenhum. Eu vi ela num almanaque da Panimi e lá parodiaram os nomes que eu lembro e tenho 5 questões: na história original os nomes desses monstros sagrados do drama são parodiados? a história é do início dos anos 1990? Fui publicada em qual edição e mês e ano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Matheus, eu conheço essa história que você tá pedindo. Ela se chama "Nana, Tarcísio, nana...", e foi publicada como história de encerramento de Mônica nº 5, em maio de 1987.

      Excluir
    2. Obrigado Daniel ah na história original eles paródiam o nome de Tarcísio Meira e Glória Menezes?

      Excluir
    3. Sim, na versão original, o nome do Tarcísio não foi parodiado, e se não me engano, também não alteraram o nome da Glória.

      Excluir
    4. Eu lembro dessa história do Tarcisio, bem divertida. Quando der eu falo dela aqui no Blog.

      Excluir
    5. Tarcísio foi bem desenhado,de traços perfeitos,que não são para qualquer desenhista!

      Excluir
    6. Julio Cesar, de fato ficou bem real o desenho dele, naquele tempo eles caprichavam

      Excluir
  4. Essa é boa,e o Cebolinha consegue fugir.

    ResponderExcluir
  5. Marcos você tem aquela edição especial da Turma da Mônica paródiam a novela de 1985 que se chama: Roque Santeiro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho. É o Grandes Piadas Nº 7 - Roque sambeiro, com tirinhas parodiando a novela. Muito legal.

      Excluir
  6. Epoca de grandes histórias, mas nessa tira os traços estavam em período de transição, ainda não eram os traços tão bonitos. Pra mim, os personagens ficaram mais bonitos quando foram sendo arrendondados, principalmente de 1983 em diante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ainda tava em transição, não era o estilo consagrado, que só ficou por volta de a partir de 1983/ 84. Mesmo assim muito bom esses traços.

      Excluir
  7. Respostas
    1. Ele conseguiu fugir dessa vez.

      Excluir
    2. É o melhor no que faz, ninguém atazana a Mônica com tanta dedicação. Mérito é mérito!

      Excluir