domingo, 18 de agosto de 2019

Mudanças em "Almanaque Temático Nº 51" - Panini

O 'Almanaque Temático Nº 51 - Magali Fadas e Bruxas' teve várias alterações em relação às histórias originais, muitos absurdos, algumas bem revoltantes que até deu para criar uma postagem sobre isso.  Nessa postagem mostro, então, as alterações que fizeram nesse 'Temático' da Editora Panini.


Lançado no final de julho de 2019 e atualmente dá para encontrá-lo nas bancas, esse 'Temático' custa R$ 9,50 com 160 páginas no total e reúne histórias sobre fadas e bruxas de todos os tempos da Editora Globo. São histórias da turma toda, não apenas da Magali, já que tiveram outros Almanaques Temáticos dela com temas de fábulas e, assim, como insistem sempre colocarem os mesmos temas, resolveram colocar histórias de outros personagens para não ficarem as mesmas histórias. Com isso, histórias da Magali foram só 4, incluindo a tirinha final, história de abertura não foi da Magali e todas dela já republicadas em outros temáticos de fábulas da Magali.

O que chama a atenção, foram as alterações. Sabe-se que em todo almanaque da Editora Panini tem alguma alteração em relação às originais para atender ao politicamente correto. Tudo que consideram incorreto nos gibis originais, eles fazem mudanças, seja alterações de texto ou até mesmo desenhos. 

A mudança maior foi, então, na história "Uma lição para a Magali", de Magali Nº 221' , da Editora Globo, 1997, escrita por Emerson Abreu. Nela, uma fada protetora da Magali a vê comendo demais e resolve dar uma lição para ela controlar a sua gula. Só nessa tiveram 7 mudanças em relação à original, o que pode concluir que se tornou uma nova história adaptada aos tempos atuais. Como foram tantas mudanças em uma mesma história, a ordem das imagens na postagem coloquei como da alteração mais branda para a mais revoltante do que eu achei e não a ordem cronológica da história.

A primeira mudança, a menos pior de todas, foi recolorir o cabelo da Denise para ficar igual a como está atualmente. Antes, a Denise aparecia com um visual diferente a cada história e só a partir de 1998 que ela ficou com traços definitivos. Eles mudando o cabelo dela, tira a magia da época de saber como foi desenhada em cada história, fora mudar o trabalho do desenhista da época original. O cabelo da Carminha FruFru amém foi mudado colocando um amarelo claro, na original era meio alaranjado.



Outra mudança foi na parte que o Cascão fala que o legal de fazer piquenique que é uma coisa feita entre amigos, lance de amizade e confraternização. Na original de 1997, Cebolinha responde que isso é coisa de "frutinha" (gay) e os 2 começam a brigar feio e só depois a Mônica tira o Cascão da briga. Na republicação desse "Temático", mudaram a cena toda. Agora o Cebolinha respondeu que é coisa sem graça o que o Cascão falou e a Mônica separa os meninos antes de começar a briga, alterando todo o desenho original, dimensionando o desenho da Mônica ao centro e redesenhando o Cebolinha atrás dela. No primeiro quadrinho, também invertem a posição da Mônica e Cebolinha pra fazer sentido da Mônica separar a briga logo. Na sequência, tiram a fala agressiva do Cascão com ele falando que ia confraternizar com o nariz do Cebolinha, o seja, ia quebrar, arrebentar com o nariz dele na briga e colocando só "Grr!" no lugar...



No caso tiraram a fala do Cebolinha chamando o Cascão de frutinha para não menosprezar os gays, não dizer que é bullying, sendo que nos gibis antigos era coisa muito comum isso, fora que mudaram o sentido, pois seria mais natural o Cascão ficar brabo a ponto de parir para briga por chamar de "frutinha" do que só porque o Cebolinha achou que era coisa sem graça ter confraternização dos amigos. A mudança dos desenhos com eles brigando foi para não mostrar a violência dos meninos brigando, pois não querem mostrar brigas e violência nos gibis atuais. Se Mônica raramente dá coelhada nos meninos, imagina mostrar uma pancadaria entre os amigos.

Na hora da alteração, eles copiaram e colaram a cara do Cebolinha dessa outra cena com ele mostrando a língua da mesma história. Muito bizarro.



Outro caso é o fato da Magali não ter mais a fome exagerada nos gibis atuais. Não aparece mais ela comendo nada  e muito menos devorando tudo que encontra pela frente e os absurdos que tinham em relação a isso. Com isso, os gibis dela estão chatos, é raro falar  de comida e quando tem algo relacionado, ela não come nada. Por causa disso, fizeram uma série de alterações nessa história para que fique mais parecido com a Magali atual.

Toda vez que falavam que ela era gulosa no gibi original, mudaram tirando isso. Na parte que a Fada Rosa avista a Magali tiraram a parte da fada falando que ela não conseguem entender o que os amiguinhos estão sentido em relação à sua gula para "ao seu apetite", pois a Magali não pode ser mais chamada de gulosa nos gibis.



Mudaram também a parte que a Mônica reclama que a gula da Magali estragou o piquenique deles, trocando "gula" por "apetite".


Quando a Magali falou ao Avestruz que foi super-egoísta e gulosa, mudaram para esfomeada, para amenizar a situação. É que gulosa dá um sentido de compulsão, comer por comer, e esfomeada é que ela estava realmente com muita fome, algo mais inocente como justificativa para comer tanto.



Curioso que nesse quadrinho aqi mantiveram a palavra "gulosa", acabaram esquecendo de mudar, porém ainda teve alteração, mudando "aí" na original para "aqui" na  republicação para tirar erro gramatical que teve na época.



Quando a Magali avista o Avestruz, em 1997 ela fala que vai fazer uma canja do avestruz  e não dividir com ninguém e agora no 'Temático' mudaram que o ovo que o avestruz vai colocar vai dar uma enorme gemada. Nesse caso, além de amenizar a fome da Magali, tiraram o sentido de matar o avestruz para comer para não ter maltrato contra os animais, e, assim, passaram a amenizar com ela ficando de olho só no ovo que avestruz ia colocar.

Com essa mudança, de quebra, também tiraram o lado egoísta da Magali que também era o enredo da história. A Magali antiga  era egoísta quando se tratava de comida, ela fazia de tudo para esconder dos seus amigos as coisas que ela comia para não poder dividir com ninguém e comer tudo sozinha (eu também adorava essa personalidade dela) e a Magali atual não faz mais isso,e, com isso, alteraram isso nesse trecho.


Até o final da história eles mudaram. Ultimamente, a MSP está com certo preconceito aos personagens gordos originais, estão desenhando bem mais magros do que eram antes. Personagens como Dona Cebola, Pipa, Thuga, Nhô Lau, Tia Nena, Quinzinho, Dona Carmem da Esquina, entre outros, estão magros agora e, com isso, descaracterizando os personagens e excluindo gordos nas histórias.

Considerando isso, nessa história da Magali, quando a fada Rosa voltou ao seu estado normal, feliz que a Magali tinha prometido controlar a sua gula e o seu egoísmo, ela fica aliviada porque isso é perigoso para as pessoas e para as fadas também, aparecendo ela bem gorda, já que toda vez que a fada comia, engordava e acabou ficando obesa. Agora, simplesmente redesenharam a cena colocando a fada magra e esbelta, tirando a fada obesa da revista original. Não deu pra entender essa mudança tão radical e mudando o sentido do final da história, .


Ficou difícil de entender esse final. Na versão de 1997 foi a fada por ver a Magali comendo demais, se transformou em avestruz e passou a comer tudo que vem pela frente para conscientizar a Magali para não ser gulosa. Só que como a fada não é como a Magali que come, come e não engorda, ela acabou ficando gorda quando voltou a sua forma normal de fada. Agora na alteração, não teve sentido nenhum. O que deu pra entender por causa das estrelinhas é que a fada ficou com dor de barriga por ter comido muito, mas nada confirmado, tudo muito confuso. Tudo só para não mostrar personagem obeso na história, como se fosse errado alguém ser gordo e obeso. Revoltante! Era bom quando tinham personagens diferenciados, uns gordos e outros magros, uns orelhudos e outros não, uns narigudos, outros não, e agora segue tudo um padrão. Pode ver que nem Chico Bento não é mais narigudo como era antes, tornando-se um certo preconceito nisso.

Acho que redesenhar uma cena antiga para não mostrar personagem gordo e obeso foi um absurdo maior ainda, a que ponto chegaram. Pode ser que a MSP ache que colocando gordos nos gibis seja uma caricatura, ridicularizando, uma espécie de bullying, mas por outro lado, os gordos e obesos na vida real ficam se sentindo excluídos com os gibis retratando só gente com corpo em forma e com padrão de beleza. De curiosidade, fada Rosa foi homenagem que o Emerson fez à roteirista Rosana Munhoz que havia falecido em 1996.

Não foi só essa história da Magali que teve alterações, outra que também teve algumas mudanças nesse 'Almanaque Temático', foi a "Noite do medo" de 'Cascão Nº 34' - Editora Globo, 1988. Nela, Cascão e Mônica resolvem desvendar um mistério de um movimento na casa de uma bruxa que havia se mudado para o Bairro do Limoeiro.

Já na primeira página, a gente já nota mudanças em efeitos e cor do título, sem seguir as cores da época. Mas o que mais revoltante é que na revista original, aparece o Cascão dormindo de cueca e agora mudaram colocando um short-pijama nele . No caso, mostra que é errado criança dormir de cueca ou acham que é algo sensual e, com isso, mudaram para o short no lugar. Nada a ver essa mudança.


Outra alteração foi quando o Cascão foi chamar a Mônica na casa dela, em que na original de 1988 ele joga uma pedra na janela do quarto da Mônica leva um soco na cabeça quando ele se aproxima da janela da Mônica e agora nessa republicação, eles mudaram só com ela apontando um dedo para ele para não estimular a violência. Ficou tosco e mal-feito o desenho do Cascão se abaixando, mesmo ela só apontando um dedo para ele. Mudaram também a cor da casa dela, era azul e agora pra cinza.


Como podem ver, mudam histórias nos almanaques por coisas bobas, sem sentido, estragando com as histórias originais. Essa da Magali virou uma nova história com tantas mudanças, inclusive no final dela. Até desanima comprar almanaques por causa disso, já que todos os almanaques têm pelo menos uma alteração. Apesar de terem histórias mais antigas (embora agora são mais anos 90 e 2000), mas vendo essas modificações todas não dá para acompanhar.  Uma pena mudarem as histórias antigas só para atender ao politicamente correto, seria melhor essas incorretas não serem republicadas do que estragar o conteúdo desse jeito. Não comprei esse 'Temático', as imagens foram enviadas por Washington Brito. Podem ter tido outras alterações não percebidas, mas só essas á foram bem revoltantes e já deu para formar uma postagem.

48 comentários:

  1. Algo que esqueci de comentar pq achei que vc ia perceber é na fala da Magali alterada quando fala do ovo. Ela fala acaipirado(errado) botá ao invés de botar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não reparei na hora, provavelmente foi para dar espaço no balão. Ao invés de eles redesenharem o balão, só apagaram o conteúdo do original e pra caber aí colocaram essa palavra acaipirado, de forma informal.

      Excluir
  2. Revoltante demais. A paranoia com o politicamente correto tá cada vez pior, todas essas alterações foram absurdo, sem necessidade nenhuma de mudar nada. Também não vejo nada de mais o Cascão dormir de cueca e mudarem o texto de matar avestruz para comer. Nas histórias atuais do Chico também não também mais a família dele querendo matar os bichos da fazenda para comer.

    ResponderExcluir
  3. Tenho medo dessa TM atual.60 anos de existência para isso?
    Que será que farão à Tina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. lamentável ser assim agora, regrediu muito. Quanto a Tina não sei se terá especial Tina 50 anos ano que vem, tudo indica que não.

      Excluir
  4. Revoltante e decepcionante mesmo. Perde toda a essência, a única diversão para gente é comprar os antigos no sebo que ainda não lemos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não dá pra acompanhar, muito ruim. Muito mais jogo comprar os gibis antigos em sebos, vale bem mais a pena.

      Excluir
  5. Tão preguiçosa essa mudança, que a fada no fim da história foi copiada da cena que ela vê as meninas na primeira vez, nem se deram o trabalho de redesenhar, a mão segurando a varinha foi copiada/colada de outra cena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, era pra pelo menos terem redesenhado a mão, não quiseram ter trabalho na mudança.

      Excluir
  6. Revoltante! E hoje, de todas os gibis, acho que da Magali é o pior. Comprei uma com a capa com um história da mandrágora. O gibi no geral até tem umas passagens engraçadas, mas TODAS as histórias tem uma lição de moral, não tem mais simplesmente aventura e diversão, é um saco! Coitada da minha filha, estava comprando esses gibis pra ela, mas vou parar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, tá muita lição de moral agora, é só isso. Gibi é pra gente se divertir, esquecer da vida real, que deixassem essas boas maneiras nos gibis institucionais. Dica é comprar no lugar os gibis da Globo nos sebos, quem sabe tem sorte de encontrar os da Abril. Esses valem a pena.

      Excluir
    2. Eu comprei duas edições 0 dos gibis Disney da Culturama e achei maçante a leitura. Também já tive uma edição daquelas de capa dura da Panini e achei muito chato, nem terminei a leitura e passei pra frente.

      By the way, postei o link desse post na pg oficial da TdM no Facebook, apagaram muito rápido meu comentário lá, kkkkk!

      Excluir
  7. Os gibis da Magali são bem sem graças hoje (Cascão tá quase alcançando ela, mas pelo menos ele tem a vibe aventuras). Essas alterações que você apontou são bem absurdas mesmo, principalmente a da fada emagrecendo no final.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Magali sem graça como sempre e Cascão chato também, não dá pra aproveitar mais gibis deles, uma pena. Dessas alterações, achei a pior essa da fada magra, lamentável essa atitude deles, completamente desnecessário.

      Excluir
  8. Atualizar as cores e a gramática é até aceitável (embora eu sempre tenha gostado de ver as diferentes versões da Denise), mas essas hqs do piquenique e da fada gordinha era melhor nem terem sido publicadas, não entendo como essas alterações passam por tanta gente no estúdio e nenhuma pessoa chegou e "talvez não tenha ficado muito bom"
    Mais material praquele "top 5 piores alterações" que você fez uma vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas alterações seria pra corrigir o que não gostaram na época e outras pra atender politicamente correto atual. De qualquer forma tudo desnecessário, só conseguem estragar as histórias assim. E todas as mudanças aí se trata da mesma história, menos as 2 últimas do Cascão, o que é bem grave já que se tornou uma nova história com tantas mudanças assim.

      Excluir
  9. Não tem mais graça. O Rolo não tem mais Rolo, a magali não é mais gulosa, o Cascão não entra mais em latas de lixo, o Louco não apronta mais com o Cebolinha como antigamente, e por aí vai. Não cometo mais o erro de comprar uma revista em quadrinho com histórias atuais da Turma da Mônica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perdeu a graça sem dúvida, tudo ensinando boas maneiras, lição de moral, fora as personalidades deles mudadas. Pra mim, gibi é pra se divertir e não educar. Uma ou outra tudo bem, mas gibi inteiro educativo perde o sentido.

      Excluir
    2. E tem muitas histórias antigas que ensinam sem ser chatas como o menino que não queria crescer ou Nero o cão fera .

      Excluir
    3. Aprendíamos bem mais nas antigas, a gente aprendia com os erros dos personagens e não fazer o que fizeram pra não se dar mal como eles. Hoje, deixam tudo didático, muito sem graça.

      Excluir
    4. esqueci desse detalhe,o estudio do mauricio está sendo ludiabrado pelas tiazinhas do policamente corrento seguidoras da pepa pig ,nem o porquinho de estimação do casçao aparece mais nos quadrinhos atuais.

      Excluir
    5. Olha, o Chovinista até aparece de vez em quando, só que agora sempre com mania de limpeza, saltitante limpando tudo com espanador, varrendo, ou seja, completamente descaracterizado.

      Excluir
  10. Quando pensa que não poderiam se superar, essa da briga ter sido redesenhado foi ridícula, realmente alterou o sentido da história. Há alguns anos atrás, eu vi uma história republicada em um almanaque, a que o Cascão se fantasiou de porquinho de pelúcia em um plano do Cebolinha. No original a Mônica descobriu que era um plano por causa de um xingamento que o Cebolinha escreveu no muro na semana passada, que era a mesma letra de um bilhete e na reedição, alteraram para um cartaz, mas ficou sem sentido, porque a Mônica não arrancou o cartaz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, cada vez mais surpreende a paranoia deles com o politicamente correto, é muito absurdo mudar as histórias assim. Pra mim, os piores foram o da briga e da fada magra. E quando mudam tentando consertar o erro fica pior do que se deixava do jeito que estava. Uma pena chegarem a esse ponto.

      Excluir
  11. Ah, saudade dos anos 80/90, que de lição de moral só tinhas as vezes na histórias do Chico Bento, era ben raro mais tinha! Marcos do seu acervo, qual foi a última história do Papa Capim caçando animais e o Bidu mijando no poste? (Marcos qual era o melhor personagem da Turma da mata na sua opinião?) Eu fico pensando como vai ser as histórias do Maurício de Souza daqui a 10 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, era bem melhor até anos 90 sem politicamente correto e lições e moral nas histórias. Uma ou outra com lição tudo bem, mas todas as histórias enchem o saco. Daqui 10 anos deve tá pior, extremamente infantil e educativo.

      Não sei qual foi a última história do Papa-Capim caçando, mas creio que seja nos anos 90 mesmo, por volta de 1997 quando teve início do politicamente correto, mesmo que meio tímido ainda na época. Já Bidu mijando no poste foi em 'Parque da Mônica Nº 37' de 1996 onde fizeram até uma história sobre isso mostrando que ele não ia mais mijar em posts. Falei dela aqui nesse link.

      http://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2018/04/os-primordios-do-politicamente-correto-parte-2.html

      Excluir
  12. Dessa vez a MSP se superou.Várias alterações toscas em uma mesma história?Quando vi o título da postagem,e passando rapidamente sem ler pensei que se tratava de mudanças em várias histórias como voce sempre vem postando,vejo que me enganei.Que ridiculo tudo isso.Mas por outro lado até curto acompanhar as mudanças no roteiro primeiro para ver como era no original e depois acompanhar de perto a que ponto chegou o politicamente correto na Turma da Mônica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tudo isso foi só em 1 história, fora as 2 últimas da mesma história do Cascão. Capaz de terem outras mudanças, mas não foi percebido.

      Excluir
    2. Concordo plenamente,muitos clássicos do estúdio Maurício de Souza estão sendo estragados para fazer o gosto dessa geração mimimi,e infelizmente não tem volta 😞😞

      Excluir
    3. Sem volta, com certeza, Adriano.

      Excluir
    4. tem uma historia muito massa do chico bento ,onde o personagem está deitado e correndo risco de vida,ai aparece o diabão falando direto com os leitores,explicando de que um de seus servos foi inplantado no corpo do chico deixando-o doente e o próximo passo erra chegar no cérebro tirando sua vida ,mas no final dá tudo certo e chico se recupera ,taí uma história QUE SERIA IMPOSSIVÉL DE SER PUBLICADA NOS DIAS ATUAIS,devido a infestação woke frescurenta que destruiu tudo.

      Excluir
    5. Conheço essa, muito boa, nunca será republicada, pra eles vai traumatizar muitas crianças vendo aquilo.

      Excluir
  13. Essas alterações são muito ridículas, mas minha reclamação mesmo é com o fato de que esse almanaque da Magali tem poucas histórias dela, por ser um almanaque temático da Magali, deveria ter histórias focadas mais na personagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, me parece que foram só 3 ou 4 histórias da Magali e a de abertura nem foi dela. Seria melhor terem colocado que era um Temático da Mônica ou Turma da Mônica, por exemplo.

      Excluir
  14. Nossa... Que alterações mal feitas. Reaproveitaram a pose da fada madrinha (tirando o ar da graça no ultimo quadro). O short do cascão ficou porcamente desenhado... Não dava pra desenhar um short parecido com o do cebolinha pelo menos?

    Sei que é off, mas... Na minha opinião, as histórias de hoje parecem mais propaganda feita promover os personagens e a marca pro pessoal comprar produtos dela do que para divertir quem lê... Antes, dava pra ver que a Turma fazia sucesso com as histórias e depois saiam produtos dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma alteração pior que outra, nem almanaques dá pra acompanhar, mesmo sendo histórias da Globo. Mudam tudo. Os gibis atuais dão essa impressão mesmo de só divulgar personagens para os produtos deles, antes era consequência comprar os produtos por conta das crianças gostarem de ler os gibis.

      Excluir
  15. Essa história teve muitas mudanças, mas mais mudanças ainda teve a história "Férias frustradas e molhadas" republicada na edição 73 do Almanaque do Cebolinha, deixo a lista das coisas que mudaram abaixo (indicando o número da página):

    p6. Azar o seu - ploblema seu
    p7. Piranhas assassinas - Piranhas gulosas
    p8. Século XX - Século XXI
    p9. Não pintaram a parte branca dos olhos do cascão no terceiro quadrinho
    p10. Malicas/Maricas - Medloso/Medroso
    p11. baleia encalhada - dentuça
    p12. (Cebolinha) "Hum... Até que a Mônica de Biquíni é uma glacinha!" - (Cebolinha) "Hum... Vamos falar então do coelhinho sujão da Mônica!".
    (Cebolinha e Cascão) "Fiu Fiuu!" - (Cebolinha e Cascão) "Que Garboso Coelhinho!" (A boca do Cebolinha e do Cascão foi modificada de uma boca a assobiar pra uma boca aberta sorridente).

    No total são cerca de 9 a 10 mudanças numa só história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada vez mais paranoicos em mudar as histórias. Lamentável. Essas alterações aí desse Almanaque do Cebolinha todas sem noção. Definitivamente não dá pra comprar os almanaques da Panini.

      Excluir
  16. Pessoal ,cresci lendo gibis da turma desde 1980 e digo uma coisa, ISSO É REVOLTANTE 😡😡, a culpa não é do Maurício e do seu estúdio,e sim ESSA LACRAÇÃO IDIOTA CHEIA DE FRESCURA, que estão estragando vários clássico da turma da mônica, tenho os dois exemplares , cebolinha planos infalíveis número 3 de junho de 1993 ,e o almanaque temático cebolinha planos infalíveis número 32 da editora Panini comics de 2014 , ambos com o clássico ,o plano da calcinha de rendinha e graças a Deus,NADA FOI ALTERADO NAS VERSÕES PUBLICADAS 🙏🙏, guardo as duas edições com carinho 🥰, pois nunca serão republicadas nos dias atuais cheios de frescos de plantão, e fui ler um gibi atual da turma da mônica E FOI BROXANTE 😡😡, estragando tudo que fez da turma da mônica algo único e divertido nos anos 80 e 90, SOU TURMA DA MÔNICA RAIZ E SEM LACRAÇÃO FRESCURENTA 😎😎😎

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente esse povo está estragando com os gibis, muita frescura e implicância com bobagens. Na Globo não faziam alterações, na Panini em 2014 eram menos, bom que não mudaram, mas se republicassem de novo, iam alterar porque de 2020 pra cá a lacração está maior.

      Excluir
    2. Poisé, reclamar da dentuça batendo nos meninos com seu coelhinho que é marca registrada da personagem é tamanha frescura o nível da radiação que faz Chernobyl parece um lugar cheio de flores

      Excluir
    3. Sim, a Mônica não pode bater e nem os meninos podem aparecer surrados com olhos roxos porque é violência e não pode dar pena nas crianças ou traumatizá-las vendo meninos machucados. Muita bobeira.

      Excluir
  17. E para piorar,o YouTube está infestado de vídeos de adolescentes pagando de espertos e com cérebro de bactéria tirando sarro e falando mal dos quadrinhos antigos da turma da mônica como se fosse errado e com seguidores que assistem pepa pig dizendo kkkkkkkkkk nos comentários 😒😒😒, essa geração de crianças e adolescentes está perdida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. YouTube está péssimo, só reclamações das histórias antigas, isso quando o próprio YouTube não apaga os vídeos por achar incorreto. Por isso prefiro o Blogger, nunca tive problema de postagens apagados e olha que aqui posto as coisas mais incorretas possíveis. Sem dúvida essa geração está perdida, daí pra pior, se quer histórias de qualidade, melhor ficar só com os gibis antigos mesmo.

      Excluir
    2. Uma vez a história do plano da calcinha de rendinha postada num canal do YouTube,E CHOVEU DE IDIOTAS FAZENDO HATE E DIZENDO ESSA É A HISTÓRIA MAIS ERRADA FEITA PELO MAURÍCIO 😒😒😒, depois dessa os chimpanzés são mais inteligentes que o pessoal que comentou besteira no vídeo ao invés de se divertir.

      Excluir
    3. Problematizar tudo e procuram ver erro onde não tem. Uma pena eles irem para esse caminho e a MSP acatar porque senão não vendem, tem que atender o gosto da geraçã atual.

      Excluir
    4. Concordo , agora só leio os gibis antigos da turma da mônica de 1980 e 1990 ,onde o policamente correto chato não existia e sempre teve histórias divertidas com os lições de moral sem ser retarda.

      Excluir
    5. É o melhor que faz, os dessa época são diversões garantidas.

      Excluir