Mostro uma história em que o Cranicola fica deprimido por não arrumar namorada por não ter um corpo e o Penadinho resolve ajudá-lo. Com 6 páginas, foi publicada em 'Cascão Nº 177' (Ed. Globo, 1993).
![]() |
| Capa de 'Cascão Nº 177' (Ed. Globo, 1993) |
Cranicola está conversando com a fantasma Suzi, que comenta que adora conversar com ele, que as horas passam tão rápido que nem percebe. Cranicola diz que fica sem jeito e que eles têm toda a eternidade para conversarem. Suzi fala que precisa ir porque tem um encontro com o namorado dela.
Cranicola vê Muminho e Zé Vampir com suas namoradas, diz que está tudo mal, péssimo, horrível e começa a chorar. Penadinho aparece e pergunta o motivo da choradeira. Cranicola fala porque ele não tem braços, pernas nem mãos. Penadinho fala que achava que estava conformado e Cranicola que nunca, que reencarna de inveja de outros rapazes poder caminhar ao lado de uma garota, andar de mãos dadas, abraços, etc, e está cansado de ficar assim paradão.
Penadinho tem a solução de levar Cranicola ao castelo do Doutor Franquistóim porque está sempre inventando algo e ele tem que carregar o Cranicola até lá porque não pode ir sozinho. Chegando lá, Penadinho explica a situação do Cranicola e Doutor Franquistóim que está precisando de um cérebro par ao novo filho dele, havia criado o corpo de um Frankenstein só que sem cabeça e coloca o Cranicola como a cabeça faltante.
Assim, Cranicola consegue levantar, pular, dançar. Frank abraça seu novo irmãozinho e Cranicola acha uma emoção que agora é uma pessoa normal. Já no cemitério depois, quer arranjar uma namorada, observa as garotas para escolher bem. Até que no final se apaixona por uma caveira só com cabeça em uma pedra, que nem como ele era.
História legal em que o Cranicola fica deprimido que não arranjava namorada porque não podia sair daquela pedra, Penadinho o carrega até o castelo do Franquistóim, que coloca Cranicola no corpo do Frankenstein que havia criado. Cranicola fica feliz por ter um corpo e se tornar uma pessoa normal e na hora de arrumar namorada, com tantas garotas no cemitério, Cranicola resolveu namorar justamente uma igual a ele.
Realmente é muito ruim apenas ser uma cabeça de crânio em cima de pedra sem poder fazer nada. Com a desilusão amorosa da Suzi, piorou a situação dele. Já que era para namorar uma caveira sem cabeça que nem ele, nem precisaria de corpo, era só ter pedido para o Penadinho carregá-lo pelo cemitério até onde ela estava. Mas dessa vez não se deu mal, conseguiu se locomover e ganhar uma família sendo o novo filho da criação do Doutor Franquistóim, foi só encaixar o Cranicola no corpo pra funcionar.
O recurso do Cranicola de corpo de Frankenstein foi usado só nessa história, depois voltou a ser o crânio em cima de pedra com sempre foi. Engraçado a decepção do Cranicola descobrir que Suzi tinha namorado, dizer "reencarnar de inveja" o oposto de "morrer de inveja", o deslize do Penadinho de chamar o Cranicola para irem juntos ao castelo do Doutor Franquistóin, Cranicola no corpo de Frankenstein. A cara do Penadinho no final foi hilária, tanto trabalho que teve por pouco.
Os monstros às vezes namoravam outros fora da espécie deles, isso quando não se apaixonavam por humanas. Era comum múmia namorar com fantasma, vampiro com múmia, etc. Eles não tinham namoradas fixas, apenas Penadinho e Alminha, e ainda assim Penadinho podia aparecer interessado por outras fantasmas ou monstras. Zé Vampir também chegou a ter uma namorada em mais de uma história como a Nefasta, mas não era fixa, visto que também já namorou outras vampiras e outras fantasmas e monstras.
Cranicola mais uma vez envolvido com seus problemas de não poder se locomover. Antes do Luca, o Cranicola era o representante de pessoas com deficiência e seus problemas de não poder sair do local por ter só uma cabeça. E em muitas ele se dava mal no final, aumentando mais a sua depressão. Incorreta atualmente por chacota com deficientes, Cranicola deprimido por não ter corpo, não andar, não poder se mexer, além de envolver namoro, mesmo sendo de monstros adultos.
Traços ficaram bons, típicos de histórias de miolo dos anos 1990. Pode até considerar que foi uma história grande da Turma do Penadinho em gibi do Cascão porque histórias de secundários em gibis quinzenais de 36 páginas de Cascão e Chico Bento normalmente eram no máximo até 4 páginas e quando precisavam ser mais desenvolvidas colocavam em gibis da Mônica, Cebolinha e Parque da Mônica. Mesmo curtas tinham grandes conteúdos.

.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
É apreciar os gibis antigos, já que os novos temos as incertezas se a turma do Penadinho irá aparecer, gostei da história apesar do Cranicola não ser o meu preferido da turma do Penadinho, gostava mais das histórias do Frank e do Zé Vampir.
ResponderExcluirCom essa incerteza do futuro dos secundários nos gibis, só restam gibis antigos pra ver histórias deles de qualidade. Eu gostava mais das histórias da Dona Morte e Zé Vampir, mas todos desse núcleo são carismáticos têm seus charmes.
ExcluirFicou ótima essa HQ. Hoje em dia dariam um toque de otimismo tipo poliana, porque não seria bom mostrar o personagem em um tom que poderia ser interpretado como sofrimento. Olha. Se for para se publicar historinhas onde a turma do Oenadinho se parece com a turma da Mônica atual, então é bom mesmo que esse povo não ganhe mais histórias. Ultimamente já vinham sendo diferentes as histórias, um pouco mais bobas.
ResponderExcluirAlguém sabe se as revistas voltaram a ser mensais? Vi anunciarem as número 2, ontem, mas dizem que chegarão as bancas dentro dessa quinzena de junho. Pelas contas, deveriam trazer junto as de número 3, mas não falaram nada ainda. Turma da Mônica parece que vem com uma historia do Xaveco, mas pretendo comprar os títulos que adquiri antes, Mônica, Milena e Chico.
Bem legal essa. Sim, Turma do Penadinho anda muito infantil, ficam agindo como crianças. Turma da Mata, idem. Se for descaracterizar assim, melhor não ter novas deles mesmo.
ExcluirAinda são quinzenais, devido aos grandes atrasos, ajustaram de novo agora pra primeira quinzena de junho, porém na data de expediente deve aparecer ainda abril (equivalentes a segunda quinzena de abril). Uma hora vão ter que ajustar expedientes nos gibis com a data real.
Dificilmente o Cranicola vai na onda de alguém, não é do tipo influenciável, ele é muito “cabeça feita”.
ResponderExcluirParente do Frank foi que eu nunca imaginei de Cranicola um dia vir a ser.
Assim que é bom ser cabeça feita, um grande mérito dele. Eu também nunca imaginaria Cranicola como irmão do Frank, vimos que em pelo menos uma história ele foi.
ExcluirAgora Marcos ficou imaginando essa nova geração sem conhecer esses outros núcleos caso parem de colocar eles nos gibis, vai ser uma pena se bem que ultimamente todos os núcleos foram descaracterizados Tina não é mais tão namoradeira, Dona Morte não matava muitos personagens e Rei Leônida não era tão tirano, enfim mesmo assim será uma pena esses núcleos desaparecer só com a Turma do Limoeiro e Vila Abobrinha as histórias vão perder seus encantos com outros núcleos e roteiros diversificados.
ResponderExcluirÉ, todos eles estavam descaracterizados, se sumirem de vez, aí que as novas gerações não vão conhecê-los, só vão conhecer os da Turma do Limoeiro como personagens, seria nada bom. Talvez voltem depois, mas é certo que pelo menos em uns meses vai ser assim só a Turma do Limoeiro nos gibis.
ExcluirO povo de hoje olha as histórias do passado e critica muito. Eles não entendem o espírito da coisa. Aidna mais aquela época em que personagens se transformavam.É um povo chato que fica procurando lógica.
ExcluirA graça das histórias em quadrinhos é essa de não ter lógica, se deixarem tudo certinho e sem absurdos não tem motivo de ler. Povo chato, sem dúvida.
ExcluirAaah!... Agora, sim!! A fim de nos desintoxicar das duas últimas postagens, nada como uma historinha na boa, velha e orgânica vibe do século XX!...
ResponderExcluir"(...)locomover. Antes do Luca, o ☞Cranicola era o representante de pessoas com deficiência☜ e seus problemas de não poder sair do local por ter só uma cabeça. E em(...)"
Que cáustico, hein, Marcos?! Sei que não foi intencional, mas, que soou como tal, ah, isto soou...
Voltamos a programação normal com o que realmente interessa rs. Não foi intencional. Como Cranicola não andava, não se mexia, era como se fosse um deficiente e pior que sofria e se dava mal por isso. Com o Luca amenizaram isso e o deixaram como legítimo cadeirante.
ExcluirMuito bom essa história. Aproveitando que a Copa do Mundo de 2026 começa esse mês, podia publicar uma história do Cascão envolvendo futebol chamado "Bom até de olhos fechados" que foi publicada na Cascão n° 41 (Ed. Globo, 1988).
ResponderExcluirLegal mesmo. Boa pedida essa do Cascão, vou ver se dá pra postá-la até metade de julho, enquanto a Copa estiver em andamento.
ExcluirMarcos Sobre A Saudosa Coleção Histórica da MSP Que Durou do N⁰ 1 Até O 50 E Também A Coleção Histórica do Pelezinho Que Durou 6 Números Me Inspirou A Criar A Coleção Histórica dos Líderes Brasileiros E Rendeu 2732 Volumes E Assim Como A Coleção Histórica da Turma Cada Encadernado Estamparia Um Personagem Diferente E Uma Cor Diferente E Vou Dar Exemplo dos 12 Primeiros E dos 12 Últimos Volumes
ResponderExcluirPrimeiros Volumes 📔
Vol 1 : Nun Oceano Primordial
Vol 2 : Deus Javé do Éden
Vol 3 : Jesus Cristo de Nazaré
Vol 4 : Rei Daniel I
Vol 5 : Rei Davi I
Vol 6 : Enoque Patriarca
Vol 7 : Profeta Absalão
Vol 8 : Profeta Adonias
Vol 9 : Ansião Quileabe
Vol 10 : Rei Salomão I
Vol 11 : Conselheiro Jeremias
Vol 12 : Sansão de Israel
Últimos Volumes 📔
Vol 2721 : Ivan Casado Ortiz
Vol 2722 : Rodrigo Quércia
Vol 2723 : Marechal Castelo Branco
Vol 2724 : Visconde do Limoeiro
Vol 2725 : Marcolino Moco de Chuité
Vol 2726 : Tony Garcia
Vol 2727 : Cassiano Caron
Vol 2728 : Senador Rubens Paiva
Vol 2729 : Olinda Conti
Vol 2730 : David Húngaro
Vol 2731 : José Álvares Maciel
Vol 2732 : Marcos Rondon
Legal! Sem dúvida grandes líderes.
ExcluirA reação do Penadinho quando a namorada que o Cranicola arranjou ao ganhar um corpo era um crânio feminino sem corpo foi a melhor parte.
ResponderExcluirPois é, Warrior of Light. Depois de se sentir realizado pela plena capacidade de locomoção, no campo dos flertes e das paqueras, e, por que também não dizer no campo do namoro, Cranicola voltou à estaca zero, por isto, a ©️🅰️®️🅰️-dℹ️-🆒 do fantasma se justifica. Sem falar que a piada de desfecho passa uma mensagem que é a ☞mais pura verdade☜, pois consiste em ☞semelhantes que se atraem☜ - "opostos se atraem" foi um tipo de balela altamente romantizada no decorrer do século passado e que a lógica fez cair por terra.
ExcluirTambém achei engraçada a cara do Penadinho, tipo tanto trabalho por nada. para o Cranicola foi isso de semelhantes que se atraem , já podia colocar uma pedra ao lado e sair do corpo pra namorarem melhor.
ExcluirA primeira página é 100% "It's over pro Cranibeta!! Totalmente MOGGADO pelo fantasma chad! Brvtal! Só resta a auto-reencarnação!"
ResponderExcluirBem igual mesmo, ficou legal.
ExcluirNada a ver com o assunto do post, mas eu li alguns outros posts seus em que vc compara a historinha original com a versão politicamente correta e sem sal das republicações recentes e fiquei impressionado com a implicância que eles têm com as mães da turma usarem aventais. Como são tolos, pois a dona de casa é uma das funções mais nobres que existem. Cuidar da casa é um exercício diário das Virtudes. Absolutamente nada de errado uma mulher ser "dona de casa" (ou "do lar" como se preenchia em alguns formulários), mas por alguma razão eles acham que isso é vergonhoso. Ora, mil vezes melhor uma mulher cuidar da casa e, principalmente, dos seus filhos e ser 100% presente na vida deles do que passar 8 ou mais horas por dia servindo a uma empresa que a trata na melhor das hipóteses com indiferença e na pior como um estorvo (afinal todos nós somos apenas "números", "custos ambulantes", "um mal necessário", na mente da maior parte dos empresários, especialmente dos grandes).
ResponderExcluirEnfim, nada a ver implicarem com as mães da turma usando avental. Mais um não-problema que inventaram, como tantos outros.
Implicam com tudo, realmente vejo nada de mais mulheres como donas-de-casa, um trabalho tão digno que problematizam à toa. Acho que é por causa dos movimentos femininos, que têm causas de que mulheres donas-de-casa são empregadas, que o ideal é trabalhar fora e receber salário, essas coisas. As mães até podem aparecer de avental, só que fazendo alguma atividade na cozinha, mas coisa bem rara acontecer, todas agora têm trabalho fora ou de home-office.
ExcluirPela ótica do radicalismo feminista, aventais em mulheres representam submissão, são um produto do "☞patriarcado opressor☜, cujo foco é subjugar e inferiorizar o gênero feminino". MSP só abraçou pautas de merda e, com isso, destruiu tudo que havia de genuíno em seu universo lúdico... Muito brega todas as mães da turminha do Bairro do Limoeiro trabalharem fora por conta de uma imposição ideológica tosca como essa que, "empoderam" as mulheres, masculinizando-as e, esse movimento é tão nefasto que, outro objetivo maldito é a emasculação dos homens.
ExcluirFoi bem isso, radicalismo feminista, acharem que é machismo que só os homens podem trabalhar fora e que mulher tem que ficar cuidando da casa. MSP acatou querendo versão de mães modernas com o mundo atual. Elas até podem fazer tarefas domésticas de vez em quando, mas o foco é o trabalho fora assim como fazem os homens.
ExcluirA mãe da monica sempre me pareceu trabalhar fora. Acho que ela é arquiteta vive com croqui...em gibis antigos....agora uma ou pura ser dona de casa não há demérito nenhum assim como o homem se avental tb....eu ajudo minha mãe na cozinha e tb trabalho..no momento nao estou por conta do meu pai que sofreu avc
ExcluirMelhoras para o seu pai, Miguel!
ExcluirEm certos casos a subjetividade tem que ser levada em conta devido o modo como cada leitor enxerga determinados personagens.
Na minha avaliação, o visual da mãe da Mônica tem muito dos anos 1950. Aquele modelo de esposa, mãe e dona de casa forjado no pacote do dito "(A)american (D)dream" e exportado para culturas latino-americanas. Lembrando que continha alto teor de conservadorismo cinquentista nos revolucionários e progressistas anos 1960, década que pariu a Mônica e nela passaram a orbitar figuras como o coelhinho de pelúcia e seus pais. Não sei quando foi a primeira aparição da Dona Luísa, vai que foi nos 1970, mas, acredito que foi antes e não necessariamente em HQ seriada em tiras ou em alguma tira de piada, pois considero também que possa ter sido em comercial de TV sobre algum produto da marca Cica® ou, na Folhinha, porém, fora dos quadrinhos. Enfim, as versões dessa personagem correspondentes ao século passado têm uma pegada de cidadã conservadora, ou seja, aquela esposa e mãe dedicada ao lar, típica figura integrante de família nuclear - modelo familiar convencional. Em suma, a vejo por um prisma diferente de como Miguel a vê, cresci com os gibis da MSP numa época em que a personagem em questão cuidava do lar.
Mas, para deixar mais claro possível, quando digo "conservadora", não faço uso do termo pelo viés do radicalismo, porque, muitas mulheres que trabalham fora são conservadoras e muitas tendem ao progressismo, assim como muitas que são do lar tendem tanto para um lado quanto para o outro.
Miguel, que seu pai se recupere logo. A Dona Luísa como arquiteta começou na Panini, dependendo da edição há cerca de 15 anos e aí pode ser considerado antigo. Já na Abril e Globo foi exclusivamente dona-de-casa como as outras mães.
ExcluirDona Luísa surgiu em tiras de jornais e em comerciais da TV, só não sei qual meio foi a primeiríssima vez, acredito que nas tiras. Na época legítima dona-de-casa como era comum nos anos 1960 a sociedade conservadora e machista, mas não necessariamente ela ser conservadora e querer mudar de vida.
Ah tadinho do Cranicola, sempre ficava mal por ele, é facilmente o que mais sofre no núcleo do Penadinho...
ResponderExcluirTambém é triste pensar que podemos não ter mais nada disso, com esses personagens daqui para frente... sumirem totalmente dos gibis. Tudo bem que as histórias não andavam boas há anos, não faz diferença para nós que nem compramos mais... mas é lamentável saber que as crianças dessa geração podem não conhecer nada disso independentemente da qualidade, um descaso assim com os personagens, não só com o Penadinho e cia, mas com todos os núcleos secundários... Por enquanto é incerto, mas será que vão fazer um anúncio assim caso concretize, sobre o banimento de todas as outras turmas? Quais serão as razões, o fundamento para tal decisão? Pode ser uma série de coisas...
Até porque pelo que vejo, o núcleo do Penadinho é um dos que o pessoal mais gosta realmente.
Cranicola sofria demais pela sua incapacidade de se locomover. Nessa até que se deu bem, mas muitas vezes eles terminava muito mal. Tudo indica que tão cedo não terá mais histórias da Turma do Penadinho e de todos os secundários. Andavam bobinhas, principalmente as da Turma do Penadinho, mesmo assim não mereceriam ir para o limbo, o problema é esse de novas gerações vão acabar não conhecendo outros núcleos criados pelo Mauricio e o legado dele.
ExcluirNão se pronunciaram o real motivo, tem várias razões como pretender criarem novas franquias com eles, ou as crianças não gostarem desses personagens, ou como são gibis pra crianças pequenas, querem personagens crianças pra falarem diretamente com as crianças. Por enquanto não está concretizando, teremos que esperar algum tempo pra ver se será oficial, mas se eles ficarem sumidos por pelo menos 1 ano ininterrupto e voltarem depois, pode-se dizer que ficaram algum tempo no limbo. Eu considero limbo quando fica 1 ano sumido mesmo se voltar depois, por enquanto são 2 meses equivalendo a 4 edições. Vamos ter que aguardar pra ver se vai concretizar.
Parece que a Turma do Penadinho é o que mais gostam junto com a Turma da Tina. Tanto que os almanaques de secundários da Panini mais duradouros foram os deles por terem sido mais vendidos.
Eu dei uma olhadinha nas Edições N2 nas bancas... e de fato, nenhuma história com secundários de novo. Tudo da Turma do Limoeiro ou da Roça, no caso do Chico. É, pelo visto, o afastamento é oficial agora mesmo, por quanto tempo, não sabemos ainda...
ExcluirOu derrepente, são os novos roteiristas que não querem escrever para esse núcleos, só querem fazer histórias com o Limoeiro e com Chico, aí não teria condições. Fico me perguntando se o Mauricío tá por cima dessa decisão e o que ele acha disso...
Meus núcleos favoritos sempre foram do Penadinho, da Tina, do Bidu, e da Mata, esses eu sempre adorava ler e reler tudo que saia. Mas, além do Horácio, eu conseguia curtir todos, Piteco, Papa-Capim e até Astronauta tiveram algumas bem-boladas e bem marcantes para mim também. É uma pena esse afastamento mesmo.
Sim, secundários não apareceram de novo. Isso de novos roteiristas também faz sentido, estes podem preferir fazer histórias só com os principais. Porém, se fizessem questão, era só contratar um roteirista que fizesse exclusivamente histórias para os secundários. Acho que o Mauricio não deve ter gostado, decisão veio da nova gestão e na certa nem devem ter consultado com ele se podia, dando uma falta de respeito com ele. Eu gostava de todos, sempre lia sem pular nada, uma pena esse afastamento.
ExcluirA proposta do Ranking as Turmas secundárias e o que você mais gostava em todas e suas melhores histórias respectivas ainda tá de pé. Se você tiver tempo, claro...
ExcluirVou fazer, assim que tiver tempo eu posto.
ExcluirQuando for fazer, não esqueça de me creditar por ter dado a sugestão. Obrigada.
ExcluirPode deixar que dou crédito, sim.
ExcluirQue lástima não-ter histórias da turma da peladinha.era uma forma lúdicos falar da morte so o Maurício conseguia. Dona morte fazia rir até adultos...eles são lembrados nas gráficos novels...talvez pudessem criar gibis específicos pra eles...pra mim devi estar no gabinete turma da Mônica
ResponderExcluirUma pena mesmo, nova gestão quer mudar, aí fica sem Turma do Penadinho e os outros. Turma do Penadinho era muito engraçada nos velhos tempos, ultimamente que andavam infantis demais.
Excluir☞Turma da Peladinha☜?! Calma, Miguel! Contenha-se, "rapá"!
ExcluirNos vem com essa só porque vossa excelência é assinante de Penthouse Comix... Tsc, tsc, tsc...