domingo, 8 de dezembro de 2024

Tirinha Nº 110: Chico Bento

Nessa tirinha, Chico Bento foge da chuva, encontra uma estátua de pedra de homem com guarda-chuva fechado e, assim, ele consegue abrir o guarda-chuva da estátua e não se molhar mais. Loucura. 

Chico sempre conseguia dá seu jeitinho simples especial nos seus problemas, nem que fosse recorrer à forma mais absurda, dessa vez apenas abriu um guarda-chuva de pedra e resolveu, sem questionamentos. São os absurdos assim que encantavam as histórias em quadrinhos.

Tirinha publicada em 'Chico Bento Nº 80' (Ed. Globo, 1990).

12 comentários:

  1. Mais uma tirinha cujo mote é o absurdo...
    Teria Chico Bento depredado patrimônio público com esta façanha? Prefiro crer que irá devolver o que tirou da escultura, portanto, trata-se de "depredação temporária".

    ResponderExcluir
  2. O Cascão teria feito o mesmo. O encanto das hqs está aí: Fazer acontecer algo que seria impossível no "mundo real". Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se no primeiro e no segundo quadros estivesse na iminência de chover, Cascão poderia protagonizar a tira.

      Excluir
    2. Cascão faria o mesmo se ainda não estivesse chovendo, se tivesse visto tempo fechado e ouvido trovoadas, faria tudo muito rápido, em um piscar de olhos. Como o Chico já estava se molhando, nessa situação não podia ser o Cascão. Sem dúvida, histórias com esses absurdos impossíveis de acontecer eram as melhores.

      Excluir
    3. Verdade, Zózimo e Marcos! Cascão nem sairia na chuva como o Chico saiu. rsrsrs.

      Excluir
    4. Pois é, Roniere, Cascão nunca sairia na chuva, mais esperto ainda.

      Excluir
    5. Pois é, pessoal. Esta é uma tira adaptável ao Cascão, todavia, óbvio, desde que a chuva desse as caras a partir do último quadro, deixando os outros indicando o que estaria por vir e, como descrevo neste comentário, ainda fosse com Chico Bento, aí, de certo modo seria desperdício não destinar a façanha ao especialista em driblar fenômenos pluviais.

      Excluir
    6. Isso aí, Zózimo, aí o Chico deu aula para o Cascão se por acaso ameaçasse chuva enquanto estivesse na rua.

      Excluir
  3. Magia dos quadrinhos. Tudo é possível, os personagens sabem que estão em um mundo fictício e usam isso a seu favor. Não há para eles as barreiras e limitações do mundo real, quem dera.

    Um tira do Chico até diferenciada, não tem real elemento de seu núcleo. Poderia funcionar perfeitamente com qualquer um. Mas uma boa tira assim mesmo, divertida de se ver. Fez meu dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim que era bom, apenas aconteciam os absurdos sem explicações e ninguém implicar. Isso que era histórias em quadrinhos. essa tira podia ser com qualquer personagem, mas como o Chico tinha seu jeitinho de ver a vida, de fazer tudo de um jeito simples, aí preferiram com ele. Também daria bem com o Cascão se não tivesse a chuva caindo na hora, só se tivesse prestes a chover.

      Excluir