domingo, 9 de junho de 2019

Chico Bento: HQ "Flor da discórdia"


Mostro uma história em que a Rosinha terminou o namoro com o Chico Bento quando lhe deu uma flor para ela e, assim, o Chico precisou fazer de tudo para reconquistá-la. Com 6 páginas, foi história de encerramento de 'Chico Bento Nº 26' (Ed. Globo, 1988).

Capa de 'Chico Bento Nº  26' (Ed. Globo, 1988)
Nela, Chico Bento entrega uma flor para a Rosinha. Ela acha atitude romântica e quando vai da rum cheiro na flor, é picada por uma abelha no nariz. Rosinha dá um soco no Chico e fala que está tudo terminado entre eles.


Chico ainda tenta explicar que não sabia que tinha uma abelha na flor, mas Rosinha não quer saber de conversa e no caminho encontra o Toninho que convida a Rosinha para alguma coisa e antes de ele terminar, ela já aceita, só para dar ciúme no Chico e confirmar que terminaram o namoro e ainda mostra língua para o Chico, que chupa o dedo.

Ele encontra o Zé da Roça e diz que estava triste porque era o fim. Zé da Roça diz que eles ainda estavam na segunda página e Chico fala que a Rosinha deu o fora nele. Zé da Roça até fica animado pela Rosinha estar livre para ver se ele namore com ela e Chico diz que assim o Zé da Roça não sendo amigo dele e que precisa reconquistara Rosinha. Zé da Roça dá ideia do Chico agir como machão e explica o plano.


Depois, Chico vai até onde estava a Rosinha, fala com o Toninho que a Rosinha é namorada dele e  bate no Toninho. Rosinha não gosta e dá um soco na cabeça do Chico e sai de mãos dadas com o Toninho. Em seguida, Chico se faz de coitado e resolve pular no rio com uma pedra grande no pescoço. Rosinha vê e tenta impedir, mas quando ela vê que a pedra era de isopor, bate d enovo no Chico e vai embora com o Toninho.


Com isso, Zé da Roça fala para o Chico que o jeito era desistir e arrumar outra namorada. Chico encontra Mariazinha e começa a desenrolar conversa com ela. Rosinha vê, fica com ciúme e diz que resolveu perdoá-lo, que ele não fez de propósito e, assim saem abraçados apaixonados de novo, enquanto o Toninho se aproxima da Mariazinha. No final, Rosinha vê uma flor no chão e pergunta para o Chico se ele não vai pegar. Chico diz que não para não arranjar mais confusão e Rosinha diz que não tem mais cavalheiro romântico como antigamente.


Uma história muito legal, com o término do namoro do Chico Bento com Rosinha por não ter visto que tinha uma abelha escondida na flor. Muito boa as ideias do Chico agir como machão e o suicídio para ver se volta com a Rosinha, mas o que deu certo foi quando resolveu arrumar outra namorada. Na verdade, isso era sem intenção de plano, a ideia era que já que as outras tentativas não deram certo, que parta para outra, mas acabou Rosinha tendo ciúme e com medo de perder o Chico acabou voltando para ele. Afinal, a Rosinha estava mais querendo dar uma lição no Chico ficando com o Toninho, só que quando ele agiu na mesma forma, Rosinha voltou atrás, pois ela gosta mesmo do Chico.


Interessante o Chico levar muita surra da Rosinha, ficou engraçado. A picada da abelha foi o absurdo da história, do Chico não ver que tinha uma abelha lá enquanto carregava a flor, fora quando a Rosinha foi picada, o nariz inchou só em 2 quadrinhos e depois voltou ao normal. Com o perigo de uma picada de abelha na vida real, não fariam isso atualmente. Tem as partes incorretas como Rosinha ser picada por abelha, Chico agindo como machão e simular suicídio, as surras, tudo isso não são aceitos nas histórias hoje, nem como brincadeira e aí não seria aprovada hoje em dia. Sem contar que histórias de namoro com crianças são evitadas ao máximo hoje.


Legal também a parte de metalinguagem com Zé da Roça falando que não era o fim, pois estavam na segunda página, dando a entender que eles sabiam que estavam em gibis e eram personagens em quadrinhos. Os traços muito bons, típicos de histórias de miolo dos anos 80. Os personagens Toninho e Mariazinha são só figurantes e não apareceram em outras histórias depois, como de costume.

15 comentários:

  1. Nossa! Uma florzinha causou uma confusão,e a Rosinha ainda reclama de não ganhar uma flor no fim da história.

    ResponderExcluir
  2. E aí,Marcos?
    https://g.co/kgs/Yqm1A6
    Vais conferir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na hora eu vejo, não gosto de filmes descaracterizando personagens

      Excluir
    2. Tem mais cara de cosplay que de filme!
      O que mata no visual dos atores é o cabelo!

      Excluir
    3. Sim, cabelos nada a ver com eles, principalmente Cebolinha e Cascão. E nem colocaram sujeirinhas no rosto do Cascão. Eles podiam eram ter feito desenho animado com a história de "Laços", ou com desenhos da turma clássica pra diferenciar da Graphics ou então desenhos como saíram na Graphics, isso seria mais coerente.

      Excluir
    4. E que loucura!Rodrigo Santoro será o Louco!

      Excluir
  3. Se o sol é um "Globo",o que é a Terra?

    ResponderExcluir
  4. Gostei do chiste do Julio sobre terraplanismo e aí vai outro: será que a flor da historinha é parente da Rosa de Hiroshima? Em 1988 só tive três edições do caipira: 26, 32 e 48, me lembro que Ulisses Guimarães andava às voltas com a Constituinte ou Constituição de 88, bom, chega de divagações! É que os gibis da Turma daqueles tempos, me remetem a fatos pessoais e históricos, faço analogias, conjecturas e acabo descobrindo coisas e mais coisas, esclarecendo dúvidas, etc, são realmente funcionais pra mim, acabei divagando! Quanto à edição postada aqui, me recordo um pouco da HQ de abertura que é pura comédia: o Chico adquire não sei como, hábitos caninos e na classe ele se senta como um cão na carteira, a Marocas não sei se estranha, ignora ou não percebe a tal condição do aluno, só sei que o roteirista faz um chiste com Caim e Abel, todo mundo estranha o Chico Bento saindo da classe andando de quatro e há uma cena em que ele está rodeado de pessoas e começa a rosnar e latir para as mesmas, só me recordo disso. Quanto às capas de janeiro de 1988, fizeram gags com o logotipo ou logomarca da Editora Globo em comemoração de um ano de casa nova, mas, vale lembrar que teve uma gag na capa de Cascão 8 ou 9 de 87 utilizando o mesmo recurso e sem comemorar coisa alguma, talvez já tenham falado sobre isto aqui no blog, do contrário, fica registrado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho que essa rosa tem a ver com Hiroshima, colocaram um roteiro normal sem se basear em nada. Essa história do Chico cachorro da Nº 26 é muito legal.

      Já mostrei algumas capas com piadas do logotipo da Globo. As de janeiro de 1988 foram por conta de 1 ano de Globo, já a cascão Nº 9 colocaram por estarem em nova editora, deve ter sido a primeira produzida realmente em 1987 já na nova casa, visto que as anteriores foram produzidas ainda na Abril por ter antecedência dos gibis.

      Excluir