domingo, 13 de janeiro de 2019

Um tabloide com Cebolinha e Xaveco brigando

Mostro uma história de 1 página com o Cebolinha e Xaveco brigando na rua. Foi publicada em 'Cebolinha Nº 10' (Ed. Globo, 1987).

Nesse tabloide, os meninos estão brigando na rua por algum motivo e Cebolinha chama o Xaveco de bobo. Xaveco não gosta do xingamento e nega, falando que é muito esperto. Eles insistem na briga, com Cebolinha sempre afirmando que Xaveco é bobo e ele negando. Até que o Cebolinha se cansa e  manda o Xaveco ver se ele está na esquina. Cebolinha vai para casa e ao entrar no quarto e ler um livro, eis que surge o Xaveco falando que ele não está na esquina e pergunta quem é o bobo da história.

Muito legal esse tabloide e muito bem desenhado, mostra o trocadilho do termo "vá ver se estou na esquina", que no caso seria o Cebolinha o Xaveco ir embora por estar enchendo a paciência dele. Xaveco levou ao pé da letra e realmente foi procurar o Cebolinha na esquina, confirmando que ele era um bobo e lerdo. O motivo do início da discussão fica com a imaginação do leitor, como eles gostavam de fazer.

O Xaveco se comportou como o Zé Lelé, que agia como lerdo sem entender pequenas coisas, sempre levando tudo ao pé da letra. Já teve até histórias e tirinhas semelhantes com o Zé Lelé agindo dessa forma. Dessa vez, foram só os protagonistas diferentes, caberia para qualquer dupla de personagem assim. Ultimamente, eles evitam criar histórias assim com os personagens se passando por lerdos para não serem ridicularizados e não ter bullying. A seguir, mostro a história completa.


15 comentários:

  1. Sempre que eram dois meninos brigando na história e eles não revelavam o motivo, eu sempre associava a algum plano infalível que n deu certo kkkkk, loucuras a parte, sinto muita falta dessa época, recentemente li uma história em que a Mônica pega cebolinha, cascão, Titi e Anjinho aprontando com ela bate nos três,Hq essa q seria proibida de ser republicada atualmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era comum não revelar o motivo da briga dos meninos, apareciam brigando e pronto pra não encher linguiça e já ir no foco da história. Eu imaginava algo relacionado a futebol, bolinha de gude, coisa assim.

      E de fato, violência assim da Mônica batendo e surrando nos meninos não tem mais, no máximo termina com ela correndo atrás deles. Em almanaques não republicariam ou podiam fazer alterações nisso.

      Excluir
    2. O curioso nessa história é o Anjinho aprontando e apanhando da Mônica, já que n é comum histórias com ele assim.

      Excluir
    3. Pois é, era sempre engraçado quando Anjinho participava dos planos infalíveis contra a Mônica.

      Excluir
  2. História curta e bem bolada. Esta foi a primeira revistinha do Cebolinha que comprei, e fico feliz em te-la preservado por todos esses anos. Todas as histórias desse gibi são sensacionais, principalmente a de abertura, que um robô parecido com a Mônica na aparência e na força faz as vontades do cebolinha e dos meninos, que pensam que o robô era mesmo a Mônica. O robô não foi páreo para a força da Mônica, que o destruiu completamente. Otimas histórias, que rendiam muitas risadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse gibi é muito bom, naquela época eles caprichavam. Gosto dessa história de abertura,muito divertida. Que bom que vc tem esse e preservado desde quando comprou. Guarde bem.

      Excluir
  3. Muito legal!
    A propósito, vai rolar uma resenha com a edição da revista Turma da Mônica de Janeiro, com a estreia oficial da Milena, do Binho e de sua família?? Seria interessante...
    Ah,tem mais uma coisa... De acordo com uma informação do blog Planeta Gibi, a revista do Chico Bento Moço não acabou! Parece que ela volta a circular a partir de Fevereiro, e sua periodicidade passa a ser bimestral!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comprei essa revista Turma da Mônica e aí em breve mostro a resenha dela. Sobre Chico Bento Moço eu vi isso, mas ainda assim tem grande chance de ser cancelada depois, provavelmente deve ter até o material que eles já tem disponibilizado.

      Excluir
  4. Não mostrou a capa do gibi Cebolinha n° 10.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em tabloides e tirinhas eu não mostro a capa, pra dar destaque a eles, só em histórias maiores que mostro a capa. Quem sabe quando postar uma história desse gibi ou na seção capa da semana

      Excluir
  5. Eu acho que já sei o motivo do cebolinha e o xaveco estarem brigando na rua : o cebolinha chamou o xaveco pra participar do plano infalível dele contra a mônica , mas o xaveco se nega participar e o cebolinha passou várias horas falando para que ele participar e o xaveco negando , os dois acabaram brigando e eles resolveram descobrir de quem era o bobo da história .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser motivo, sim, Xaveco odiava participar em planos infalíveis.

      Excluir