domingo, 24 de junho de 2018

Bidu e Bugu: HQ "Dançando Quadrilha"


Mostro uma história rara de quando o Bugu fez uma festa junina bem na história do Bidu a contragosto dele. Com 4 páginas, foi publicada originalmente em 'Almanaque da Mônica Nº 9 - Especial Festas Juninas' (Ed. Abril, 1981).

Capa de 'Almanaque da Mônica Nº 9 - Especial Festas Juninas' (Ed. Abril, 1981)

Nela, Bugu aparece vestido de caipira e falando caipira, dando boa tarde para a sua mãe e para o Bidu, que pergunta por que está vestido daquele jeito. Bugu diz que é por causa do arraial que ia ter. Bidu pergunta aonde será o arraial e Bugu responde que será lá na história dele e que eles precisam preparar tudo antes dos convidados chegarem.


Chegam 2 cachorros com as bandeiras e Bidu diz que não estava sabendo de nenhuma festa junina. Bugu diz que então ele não foi convidado e faz os cachorros expulsarem o Bidu da sua própria história, trancando o Bidu no banheiro para não atrapalhar.

Logo depois a festa junina começa, cheia de convidados,com cachorros tomando quentão, com vontade de dançar quadrilha e esperança de Santo Antônio dar força pra arranjarem namoro. Quando o sanfoneiro está prestes a tocar na quadrilha, ouvem um barulho e pensam que era de bumbo. Na verdade, era o Bidu empurrando a porta para sair do banheiro e invade a festa  carregando a porta e grita expulsando todo mundo da festa, com muita raiva.


Com todos expulsos, Bidu fica tranquilo e tenta dormir quando ouve vozes do pessoal falando que vão fazer a festa junina fora da história. Começa a quadrilha e Bidu fica atentado de participar do arraial e ele sai da história falando para o Bugu tirar as desavenças deles e deseja que o Bugu apresente a cachorrinha que está sentada no banco, terminando assim.


História bem simples e objetiva e muito legal com o Bugu querendo fazer festa junina sem permissão do Bidu para ocupar a sua historinha. O Bugu já tem esse costume de invadir as histórias para ter espaço de fazer suas famosas imitações e dessa vez que queria uma festa junina. Até conseguiu fazer uma festa típica e animada até o Bidu impedir.

O final foi legal do Bidu ficar com inveja da festa fora da história e não resistiu de participar. Bidu fez o estilo de não aceitar as provocações do Bugu, mas no fundo queria participar da festa. Legal também ver esse universos de cachorros humanizados, sempre caía bem nas histórias do Bidu. o linguajar caipira como o Bugu falou estava recém criado, já que foi só a partir de 1980 que o Chico Bento passou a falar caipira nos gibis.


Os traços muito bons, típicos do início dos anos 80. Gostava quando mostravam o Bidu de frente, como no primeiro quadrinho, aquele ângulo dava uma diferenciada boa. Ela é muito rara e nunca foi republicada até hoje, assim como as outras histórias inéditas desse 'Almanaque da Mônica Nº 9'.

12 comentários:

  1. Ótima história do Bidu, gostava muito das histórias do Bidu com o Bugu que infelizmente sumiram das revistas da turma na "nova" MSP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eram boas demais as histórias com o Bugu. Muito divertidas. :D

      Excluir
  2. Eu particularmente prefiro as histórias do Bidu em que ele é de fato um cachorro, quando tem o Franjinha. A inocência do Bidu nessas histórias faz o personagem ser mais natural. Essas histórias dele conversando com pedra e com o Bugu querendo chamar a atenção, acho muito chatas. Bem, é só minha opinião. Em relação aos traços, estes são de fato bons, mas pra mim os melhores traços são entre 1983 e início dos anos 90. Pra mum, este período foi o melhor da Turma, tanto pelos traços como pelas histórias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gostava dos traços desse período, dava gosto de ver nos gibis e histórias nem se fala. O bom do Bidu que tinha muitos universos com ele e aí variava e cada um tem o seu preferido. Eu gostava mais do universo de metalinguagem e o que não gostava era ele como ator.

      Excluir
  3. Nunca tinha lido essa hq antes...ótima. Queria esse gibi na minha coleção!! *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita raridade nesse almanaque, tanto as inéditas, todas nunca republicadas, quanto as republicações antológicas do início dos anos 70. E ainda tem uma seção com receitas e brincadeiras de festa junina. vale a pena.

      Excluir
  4. teve uma outra história do Bidu e Bugu numa festa junina em que o Bugu se fantasia de Balão e queima a história inteira. kkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo. Foi na história "Imitações Juninas" de Cascão Nº 64 de 1989. Até já postei aqui no blog.

      https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2015/06/bidu-e-bugu-hq-imitacoes-juninas.html

      Excluir
  5. Verdade, tudo que mexe com a imaginação e foge da realidade era bacana nas histórias. Vou ver depois o video, aqui nem chegou ainda as revistas mensais da Mônica e Cebolinha.

    ResponderExcluir
  6. Traços lindos, porém cores estouradas. Acho que é por isso que a maioria prefere o início da era Globo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As cores na Editora Abril eram bem diferentes, bem simples. Em alguns pontos ficavam ruim sim.

      Excluir
    2. Esse problema das cores foi corrigido ainda na Editora Abril, em 1983. Pode ver que daí em diante melhoraram muito as cores. Acho que antes disso, era problema de tecnologia mesmo,a qualidade de tintas e padrões de cores tem evoluído muito. Mas em relação às histórias, os veteranos preferem da época da Editora Abril, tempos áureos dos quadrinhos. Apesar que também na época da Editora Globo, principalmente antes de 1993, também era muito bom !

      Excluir