segunda-feira, 21 de maio de 2018

Magali: HQ "Enfeite de bolo"

Mostro uma história que a Magali encolheu para poder comer os enfeites do bolo de aniversário da Denise. Com 13 páginas no total, foi história de abertura publicada em 'Magali Nº 172' (Ed. Globo, 1996).

Capa de 'Magali Nº 172' (Ed. Globo, 1996)

Nela, a turma toda está na festa de aniversário da Denise e ficam admirados com o bolo da festa cheio de enfeites em miniaturas de princesa, rei, bruxa e outros. Denise diz que foram feitos de marzipã e Magali fica interessada porque pode comer os enfeites.


Magali se prepara para pegar um enfeite quando Denise interrompe, dizendo que ela não vai comer os enfeites e estragar o bolo, pois tá muito longe de cortar o bolo. Carminha FruFru diz que a Magali está com inveja porque no bolo de aniversário dela não tinha enfeite nenhum. Magali diz que tinha enfeite só que ela comeu tudo antes da festa.


Denise fala que é para Magali se contentar com os doces da festa e oferece um docinho paralela. Magali se prepara para atacar o prato de doces e Denise diz que é para pegar apenas um. Magali fala que não gosta de ir a festa de gente regulada e Mônica responde que tem que sobrar par aos outros. Magali ainda reclama que não se contenta com apenas um docinho, só se fosse uma formiguinha para poder comer pouco e fica satisfeita.


Magali lembra que o Franjinha é vizinho da Denise e que ele estava na festa e deixa o laboratório destrancado. Então, Magali vai até o laboratório dele e usa a máquina encolhedora para ficar pequenininha. Depois de meia hora, Magali volta para a festa e entra por debaixo da porta. sobe nas fitas das bolas de aniversário e consegue chegar ate o o bolo da festa.


No bolo, Magali se prepara para comer um morango, quando Carminha FruFru fala para a Denise que tem um inseto no bolo. Magali se esconde em uma casinha de enfeite pagando a princesa de enfeite e se veste com a roupa de princesa e surge no bolo como se fosse um enfeite. Elas veem o bolo e não vê inseto e Carminha estranha a princesa feia que não tinha visto antes e Denise reclama para não pôr defeito no bolo.


Elas vão embora e Magali se prepara para comer um patinho, quando aparece a Cascuda na festa e Denise a convida para ver o bolo. Denise estranha a princesa estar no lago porque não estava lá antes e põe a Magali no lugar que estava apertando a sua cabeça, deixando com dor. Após irem embora, Magali consegue comer o patinho, morangos, árvore e quando estava prestes para comer o príncipe, aparece Lucinha para ver o bolo.


Denise estranha a princesa estar fora do lugar de novo e acha que alguém está mexendo no bolo. Carminha FruFru diz que pode ser a Magali. Denise procura por debaixo da mesa. Mônica diz que ninguém chegou perto do bolo, deixando Denise irritada e trata logo de cortar o bolo para a Magali não estragar o bolo.


A turma canta os Parabéns e quando Denise ia corta ro bolo, eles dão ideia de comer primeiro os enfeites. Cada um pega um enfeite e a Carminha pega a princesa Magali. Pra não ser comida, Magali morde o dedo da Carminha e consegue pular para o bolo. Carminha diz que o enfeite mordeu. Falam que é besteira porque é só um enfeite de marzipã, mas logo veem que a princesa estava viva ao correr pelo bolo e se esconder no castelo.



Cebolinha pergunta onde Denise comprou os enfeites e ela diz que a princesa está parecendo familiar e ao pegar a lupa vê que era a Magali. estranham como ela conseguiu ficar em miniatura e passam a pôr as mãos no bolo para tentar pegá-la, mas Denise impede porque fica estragando o bolo.

Nessa hora, Franjinha aparece dizendo que foi em casa e mexeram na máquina encolhedora dele. Magali diz que está arrependida, só queria encher a barriga de marzipã. Denise diz que Magali queria era estragar o bolo dela e manda o Franjinha fazer voltá-la ao normal. Franjinha põe o  seu ampliador portátil em cima do bolo e quando Magali volta ao normal fica em cima do bolo, destruindo todo e Denise chora reclamando que de um jeito ou de outro sempre consegue estragar a festa dela, terminando assim.


História legal com a Magali com seu plano infalível de comer os enfeites do bolo da Denise sem que ninguém veja, mas acabou sendo descoberta. Gostava da Magali com essas ideias só para poder comer, afinal ela era capaz de tudo para comer rendendo histórias muto boas com isso. Acabou estragando o bolo, mas se o Franjinha tivesse tirado a Magali antes de ter colocado ampliador isso não tinha acontecido. Nisso não foi culpa dela.


Era comum na época ter histórias com os personagens encolhendo. Acontecia por vários motivos, sendo mais comum alguma invenção. Curiosamente essa máquina encolhedora do Franjinha já havia sido 2 vezes antes, nas histórias "Um amor de ratinho" (Mônica Nº 99 - Ed. Abril, 1978) e "O pequeno Cascão" (Cascão Nº 29 - Ed. Abril, 1983). Então, essa história da Magali foi a volta dessa invenção do Franjinha e uma homenagem aos clássicos da Editora Abril.


Os traços muito bons, bem típicos dos anos 90. A Denise ainda não tinha traços definidos, ainda aparecendo em cada história com visual diferente. Também não tinha personalidade definida, mas nessa história ela apareceu metida um pouco parecida como é atualmente. Nessa edição Denise fez aniversário em janeiro, mas na Panini , ela já fez aniversário em junho, como nas edições "Nº 6" de 2007. Curioso também o Franjinha como vizinho da Denise. Mas como não tem sequência cronológica na Turma da Mônica, isso não foi mais falado depois. 

17 comentários:

  1. Pois é, ele acaba esquecendo de jogar fora, o que foi bom pra ser aproveitada em outras histórias.

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho essa historinha, tanto que eu tava lendo ela esses dias! Foi mais ou menos aí que começou a cumplicidade dela com a Carminha, que aliás, não se gostavam bem no início!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Foi nessa época mesmo que elas passaram a se juntar.

      Excluir
  3. Nunca tinha lido antes...muito boa essa Marcos!! ;)

    ResponderExcluir
  4. Oi tudo bem?
    Ameeeei demais seu blog!
    Queria saber se você pode me ajudar a lembrar qual a edição em que o Chico Bento faz uma festa de aniversário que é no mesmo dia da festa de um colega, e por conta da chuva, uma árvore cai e os convidados dele não vão pra festa e sim pra festa do colega, até que a Rosinha vai visitá-lo e descobre sobre o tronco que caiu e impediu a passagem.
    Muito obrigada desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vinda. Obrigado por ter gostado do blog. Sobre a história do Chico, ela e de Chico Bento Nº 299 - Ed. Globo, 1998.

      Excluir
  5. As HQs da TM não costumavam vir com três fileiras de quadrinhos por página,eram quase sempre com quatro,e até preferia assim!
    Inclusive,em longas histórias de abertura,que consumiam metade dos gibis do Cascão,Magali e Chico Bento,quatro fileiras economizavam páginas,creio eu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembro que nessa época do meio de 1995 até o começo de 1997 eles lançaram um monte de histórias de abertura dos gibis com 3 fileiras de quadrinhos por página. Depois foram parando.

      Eu particularmente gostava de ver histórias de abertura ocupando mais páginas no gibi, mesmo com os quadrinhos maiores, porque as cenas podiam ter mais detalhes e era mais gostosa a leitura do que com os quadrinhos apertados.

      Excluir
    2. Já eu prefiro histórias com 4 fileiras de quadrinhos. Isso de 3 fileiras era mais estratégia da história de ocupar mais páginas e eles fazerem menos histórias para cada gibi.

      Excluir
    3. Isso mesmo,Marcos.As de três fileiras eram para encher linguiça.

      Excluir
  6. Interessante que em 1996 já tinha a Carminha Fru Fru, pensei que ela tinha sido criada depois, tendo em vista que comprei os gibis exatamente até 1996 e não me lembro de ter conhecido a personagem até então. Marcos, você sabe em que ano foi criada a Carminha Fru Fru?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela estreou em Magali Nº 93, de 1993 na história "Modelo e Manequim" e depois apareceu em "Concurso de beleza" em Mônica Nº 86, de 1994, e depois retornando com mais participações em gibis da Magali em 1995, cada história com um visual diferente. Essa aí da postagem já apareceu com um traços que a gente tá acostumado.

      Excluir
  7. Ajeita ai:
    Nessa edição Denise fez aniversário em aneiro, mas na Panini

    ResponderExcluir
  8. Não acredito!!! Nos mais de dois anos em que acompanho o blog, torci tanto para esta história ser postada =) acabei por achá-la no Youtube mês passado. O estranho é que tenho mais de 1.800 revistas da Turma da Mônica e essa capa não me é estranha entre as revistas, mas tenho certeza de li essa história somente na adolescência, quando não tinha nem 200 revistinhas ainda.

    ResponderExcluir
  9. Os traços ficaram bacanas nessa história, mas o quadrão da primeira página mostrando o bolo de aniversário da Denise já foi uma obra de arte. Talvez por causa da fantasia, a história pode ter sido escrita pela Rosana Munhoz, a nossa eterna escritora da Turminha.

    ResponderExcluir