quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Propagandas formando histórias (Parte 1)

Ao longo dos anos, algumas propagandas da Turma da Mônica foram mostradas através de vários quadrinhos formando uma historinha falando sobre os determinados produtos. Em algumas até dá para confundir um pouco se é uma história ou propaganda de tão criativas. Então, resolvi reunir essas propagandas que encontrei que saíram nos gibis de todas as épocas. Dividi em 2 postagens e nesta mostro propagandas que saíram nos gibis da Editora Abril. 

A maioria dessas propagandas-histórias são do setor alimentício, mas tiveram de outras setores ao longo dos anos. Interessante que sempre tinham um título indicando uma história de fato.  

No final dos anos 60 e inicio dos anos 70 saiam várias propagandas dos produtos da "Cica", que reproduzia para os quadrinhos o que passava na televisão. Uma coisa interessante que os produtos não tinham a Turma da Mônica na embalagem; apenas os personagens eram garotos-propagandas dos produtos da "Cica". Dava para notar também uma constante presença do Nico Demo contracenando com a turma nesses anúncios.

A primeira propaganda formando historinha, saiu logo em 'Mônica nº 1', de 1970, mostrando o suco de uva da "Cica". Essa propaganda  teve o título "Festinha da Mônica" e mostrava que quando a turma ia tomar o suco de uva na festa, a Mônica inventa de todos brincarem de cabra-cega para tomar tudo sozinha, mas a mãe, dona Luisa, fala que não é para ela ser egoísta porque uma garrafa do suco dá para 12 pessoas. Abaixo, a imagem dessa propaganda:

Propaganda tirada de 'Mônica Nº 1' (1970)

Outra propaganda foi divulgando o marrom glacê da "Cica" em 'Mônica Nº 4', de 1970. Com o título "O doce mais doce", a turma brinca de inventar uma frase longa coma palavra doce. Quem criasse a frase mais longa ganhava o jogo e foi a Mônica quem ganhou envolvendo o marrom glacê da "Cica".

Propaganda tirada de 'Mônica Nº 4' (1970)
  
Em 'Mônica nº 8', de 1970, teve a propaganda-história "O tomate pelado" em que a Magali pergunta para o Cebolinha e o Nico Demo se já viram um tomate pelado. Eles riem da cara dela e a Magali fala que era o tomate pelado da "Cica" e a dona Luisa, mãe da Mônica, complementa que são tomates que vêm uma lata mergulhados no próprio suco. E pra contrariar, o Nico demo pergunta se o molho também é pelado.

Propaganda tirada de 'Mônica Nº 8' (1970)

Já em 'Mônica nº 15', de 1971, anunciaram novamente o marrom glacê da "Cica" em outra propaganda, com o título "O único doce com charme e sotaque", com o o Cascão como um francês que ensina a Mônica como comer um delicioso marrom glacê com delicadeza. Ficou muito engraçado o sotaque francês do Cascão.

Propaganda tirada de 'Mônica Nº 15' (1971)

Além dessas, tiveram várias outras propagandas da "Cica" nesse formato, sempre reproduzindo o que passava na televisão. Nos anos 80, também tiveram propagandas assim formando histórias, mas não de produtos da "Cica". Nessas alturas, os produtos já tinham os personagens estampados na embalagem. 

Em 1985, circulava a do achocolatado do Pelezinho, da "Nutrícia". Vinha encartada na capa de 'Mônica Nº 183', de 1985, que veio dobrável, com 3 páginas, sendo uma só o título "A deliciosa Transformação", e nas outras a historinha. 

Propaganda tirada de 'Mônica Nº 183' (1985)

Nesse anúncio, contava a história de um bombom de chocolate chamado Pelezinho que não entrava nas caixas porque não queria ser mordido, mas ficava triste porque ficava longe das crianças. Até que teve ideia de ser se transformar em um achocolatado e aí todos ficaram felizes.

Propaganda tirada de 'Mônica Nº 183' (1985)

Em 1985 também anunciaram os iogurtes da Mônica da "Danone" dessa forma. Na primeira propaganda, "Quem fala mais come menos", Mônica fica orgulhosa que a "Danone" fez um iogurte para ela e fica falando bem e enquanto ela está falando a turma vai comendo. Quando a Mônica se dá conta que comeram tudo, ela sai correndo atrás deles para dar coelhada em todo mundo. Dessa vez sobra até para a Magali.

Propaganda tirada de 'Cebolinha Nº 153' (1985)

No outro anúncio, com o título "Abracadabra", Mônica encarna uma mágica que quer que os iogurtes desapareçam, mas para a sua surpresa eles somem de repente sem ela ter feito a mágica e aí descobre que estão na barriga da Magali, que havia comido tudo.

Propaganda tirada de 'Cebolinha Nº 155' (1985)

Como podem ver, são muito propagandas excelentes, bem criativas e originais. Eu gosto de ver propagandas antigas e tudo que é diferente chama mais atenção ainda. Muito boas.

Para ver as propagandas-histórias que circularam nos gibis das Editoras Globo e Panini, entre aqui:

17 comentários:

  1. Bom dia, Marcos!
    Ontem folheando um gibi do Cascão, vi uma propaganda que tu poderia incluir aí... era de uma geleia, também feita em forma de historinha. Vou ver em que número é e te falo. Um abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Nanda, não lembro dessa do Cascão. Depois me diz o número e se for da Abril poderia me mandar a imagem, aí incluo.

      Excluir
  2. Que legal a postagem! E atualmente também tem dessas aí anunciando o "Meu bolso feliz" (pra zoar tudo, tem o gigante Informe Publicitário).

    E a Magali vai ganhar livro especial de 50 anos! Tá em pré-venda e promoção na Comix: http://www.comix.com.br/product_info.php?products_id=21929

    Assim como o livro do Cascão, faz referência a todos os nºs1 da personagem. A capa ficou muito legal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Marcelo eles têm feito o "Meu bolso feliz", o q estraga é esse " Informe Publicitário" em todos os anúncios.

      Já sabia q teria a "Magali 50 Anos", ainda bem q já divulgaram a capa. Desconfiava q a capa seria algo com a Magali falando no telefone dentro de uma melancia pra fazer referência ás "Nº 1". A propósito bem caro esse livro.

      Excluir
    2. Sim, é uma parceria com governo e o SPC. São propagandas apenas educativas e sem necessidade de ter mesmo.

      Excluir
  3. Essa do Marrom Glacê tinha propaganda na tv!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho q todos da Cica dos anos 60 e 70 passava na TV e aí adaptavam para os quadrinhos. Muito legal essa. Queria ver a voz do Cascão com sotaque francês na TV, acho q dá pra encontrar no youtube, depois procuro pra ver se encontro.

      Excluir
    2. Sim, Marcos! A propaganda do Marrom Glacê do Cascão francês passou sim na televisão, e acredito que foi na mesma época da propaganda. O comercial e a história são bem parecidos e são bem engraçados até.

      Ah, e antes que eu me esqueça, toma aí o link do comercial e veja como foi hilário o sotaque francês do Cascão: https://www.youtube.com/watch?v=inbbNuAk7dI

      Depois de ver, me diga se foi engraçado e fiel à história. Abraços!

      Excluir
    3. Legal! Não tinha visto. A HQ no gibi foi bem fiel a ela. Todas essas passavam na TV e depois adaptavam pra os quadrinhos. Abraços

      Excluir
  4. Essas propagandas são maravilhosas mesmo, as simples são as melhores, sem dúvida. Os traços dos anos 80 eram excelentes, pena q não fazem mais desenhos assim. Abraços

    ResponderExcluir
  5. Amigo, além da excelente postagem meu único comentário é: Cara, como eu gosto dos traços da turma da década de 70... Ótimo domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eram muito bons, só olhando os desenhos já se tornavam engraçadas as hqs. Eu tbm gosto. Q bom q gostou. Um ótimo domingo tbm.

      Excluir
  6. Quanto à publicidade da Danone onde Mônica paga de Mandrake, o quadro final possui uma adaptação, me refiro ao público entre Mônica e Magali, a sequência de garotos sentados no gramado tem origem em "Um show de mágicas" de Cebolinha 106 de 1981, foi copiada ou colada na publicidade, pelo menos Zé Luís e Jeremias (ainda à base de nanquim) foram. Com a mesma expressão do original Cebolinha usurpa o assento do Xaveco, o mesmo ocorre com Humberto em relação ao Cascão, usurpando até a expressão do mudinho, covardia! Serviram de bases para os dois titulares pesos-pesados. No quadrinho original eles estão com as atenções voltadas para Franjinha que está dando milho para os pombos que deveriam ter saído da cartola do dislálico que por sua vez tem nesta publicidade seu tablado usurpado pelos cabelos embananados, como não é alta e sofre bullying por isso, só pode ser banana nanica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ter sido inspirada na história "Um show de mágicas" de Cebolinha 106. Adoro essa historinha.

      Excluir
    2. Também acho show o fiasco do show de ilusionismo do "Mandraraque". O público se interessou pelo espetáculo através de um método muito eficiente de divulgação chamado Mônica. Pagando para ver, o coagido público contribuiu para a fiasqueira, nem precisava, Cebolinha possui expertise no assunto.
      Se tiver um exemplar desse número ou a história reeditada confira a sequência que destaquei acima, é colagem ou cópia.

      Excluir