segunda-feira, 30 de março de 2020

Um Tabloide com Magali flagrando os seus amigos com comida

Uma tirinha muito legal de exatos 30 anos com a Magali flagrando seus amigos escondendo comida na boca. Foi publicada em 'Magali Nº 19' (Ed. Globo, Março/ 1990).

Magali encontra seus amigos com boca cheia e escondendo alguma guloseima para ela não comer. Magali conseguiu pegar o sorvete do Cebolinha, a melancia do Jeremias e o bolo do Cascão. Quando ela flagra a Mônica com boca cheia, acaba pegando caxumba e ficando doente de cama por causa disso.

Eu gostava de mostrarem os personagens egoístas, tanto a Magali escondendo comida dos seus amigos, quanto eles regulando comida para ela sabendo da sua fama de comilona, como foi nesse tabloide. O final também incorreto e bem inesperado para a Magali, já que ela não contava que a Mônica estava com caxumba e acabou pegando também. Na verdade, a Mônica por estar com doença contagiosa tinha que estar em casa e, não na rua, mas para fazer graça na história, aí foi preciso para Magali se dar mal e aprender que não deve devorar as comidas dos amigos sem eles terem oferecido.

Geralmente em histórias assim quem regulava a comida se davam mal e nesse caso tanto os seus amigos estavam errados de esconder comida da Magali assim como ela devorar tudo sem permissão deles. Impublicável. Os traços bem caprichados, como sempre na época. A seguir, mostro essa história completa.


25 comentários:

  1. Bem feito! A Magali quando vê alguém de boca cheia já cresce os olhos, em tempos de pandemia o tabloide é bastante funcional, bem educativo, poderia até ter saído em algum gibi institucional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adorava quando a Magali se dava mal por causa da gula. E você está certo que seria uma boa para mostrar exemplo do que não se deve fazer na pandemia, dá para aprender com as coisas erradas não seguindo os exemplos dos personagens. A Mônica se estivesse em casa não passaria a doença para Magali e nem para os outros. Problema que a MSP quando quer mostrar conscientização, mostra o certo que tem que ser feito, os personagens não podem fazer coisa errada, aí não fariam algo assim.

      Excluir
    2. Tem toda razão, Marcos! Quanto aos tabloides e HQs de duas páginas da Magali publicados em seu título de 1989 até 1991, não digo todos, mas uma boa parte parece ter sido produzida bem antes de 1989, tipo entre 1982 a 1985, tu já os viu em outros títulos? Imagino que sejam republicações, ou então ficaram hibernando até serem originalmente publicados em seu próprio título.

      Excluir
    3. Vi sim, inclusive tinham algumas do final dos anos 70. Acontecia também as vezes com outros personagens. Pelo visto pra conseguir preencher os gibis a tempo de chegarem nas bancas, principalmente os quinzenais, recorriam a tabloides de jornais que não haviam saído em gibis antes.

      Excluir
    4. Também acho, às vezes me dava vontade quando eu era menor de dar uns safanões na Magali quando ela vinha com esse olhão dela em cima do lanche dos outros.

      Excluir
    5. Eu ate que gostava, achava engraçado isso nela

      Excluir
  2. A paranoia com o politicamente correto hoje é tão absurda que a Magali não pode nem comer mais. Acabou a graça, definitivamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, ela não aparece mais comendo nada nos gibis, quanto mais comendo exageradamente. Lamentável isso.

      Excluir
    2. Poderia ser pior... Poderiam ver essa página e cair de pau no Jeremias estar comendo melancia.

      Excluir
    3. Não se deram por satisfeitos em fazer Cascão lavar as mãos,agora o puseram para tomar banho!Ah,vai tomar banho,sô!

      Excluir
    4. Julio Cesar, muita palhaçada isso, querem limpar o Cascão de todo jeito. Era um personagem tão legal e estragarem assim

      Excluir
    5. Concordo Andrey, um negro não pode nem mais comer Melancia que a cultura PC(Politicamente Correto) já reclama, PQP.

      Excluir
  3. Tadinha da Magali no final se deu mal,essas histórinhas antigas são demais.

    ResponderExcluir
  4. Marcos,já publicou uma HQ da "Turma do Penadinho"(estrelado pela Dona Morte) sobre o 1º de Abril?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não postei, na verdade não lembro dessa, se achar eu posto.

      Excluir
  5. Olá, você bem que poderia fazer uma postagem falando sobre os teatros da Turma da Mônica? Particulamente sobre a peça Turma da Mônica: Romeu e Julieta.

    ResponderExcluir
  6. ótimo tablóide. Uma pena ser impublicável, mas também a culpa não é exclusiva da MSP, pois muita gente implica com maus exemplos. É só ver o Cascão lavando as mãos recentemente, quem discordava, recebia uma chuva de críticas e deboches.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, as mudanças são por conta do grande público que não aceita mais as coias incorreta, se incomodam com tudo, achando que é mau exemplo os personagens fazerem aquilo sendo que na verdade seriam coisas que não devem ser seguidos os exemplos

      Excluir
  7. agora, se eles estavam escondendo comida na boca, a magali deve ter comido algo todo babado. kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eles já tinham dado mordida, o lanches já estavam babados, principalmente o sorvete. Mais uma coisa incorreta aí de Magali devorando lanches dos outros que eles não colocam mais nos gibis por causa disso.

      Excluir
  8. Marcos, eu posso jurar completamente que eu já vi esse tabloide antes, só não estou muito lembrado onde eu vi. Mesmo assim, ele ainda é muito engraçado e, como eu sempre digo, era de uma época em que as histórias da Magali, além de serem bem divertidas, também tinham um lado educativo, como nessa em que não devíamos seguir o exemplo da própria e ficar pedindo comida e outras coisas sem a permissão dos outros e sem saber o que era. Muito legal.

    Aliás, esse tabloide acabou me lembrando uma história chamada "O que você está escondendo aí?", que era bem parecida, só que com um final diferente. Ao invés da Magali pegar caxumba da Mônica, nessa história, ela flagra o Cebolinha fazendo xixi no próprio campinho. Outro final que seria bem incorreto pros padrões de hoje.

    Eu só gostaria de perguntar se você sabe qual foi a publicação original dessa HQ, pois só lembro de ter lido ela quando foi republicada no Almanaque da Magali nº 54, de 2006. Se for possível, vou deixar, no final, um link com um vídeo dessa história + um tabloide e a tirinha final de Magali nº 332, de 2002, no YouTube, caso você não conseguir se lembrar dela. É que já tá virando moda postar histórias em quadrinhos nas redes sociais, até mesmo no YT.

    Enfim, ficarei desde já no aguardo da resposta. Qualquer coisa, é só me avisar. Uma boa noite e um grande abraço!

    Link com o vídeo:
    https://www.youtube.com/watch?v=0FlMGXeiwpY

    ResponderExcluir
  9. Naquela época Magali era muito divertida. E dava para aprender com os erros, coias que não se deviam fazer. Essa história O que você está escondendo ai? é legal, bem engraçada, foi publicada em Magali Nº 137 de 1994. Abraço.

    ResponderExcluir