sábado, 21 de março de 2020

Tirinha Nº 69: Aniversário da Mônica

Dia 21 de março, aniversário da Mônica e em uma homenagem compartilho uma tirinha muito legal em que o Cascão vê meninos e um bolo voando enquanto ia para a festa da Mônica e quando chega lá descobre que o sopro da Mônica ao assoprar as velinhas foi tão forte que fez o bolo e os convidados voarem pelo bairro.

Essa tirinha podia ter saído em um gibi da Mônica, mas pelo visto como o Cascão apareceu em todos os quadrinhos, aí preferiram colocar em gibi dele. Na época os personagens não tinha data de fixa de aniversário, embora a Mônica teve algumas histórias de aniversários em gibis de março da Editora Abril entre 1983 a 1985, mas depois deixaram de lado nos primeiros anos da Globo e retornando só a partir de 1994. Então, em 1991 a Mônica fez aniversário em setembro. 

Feliz aniversário, Mônica!

Tirinha publicada em 'Cascão Nº 123' (Ed. Globo, 1991).

36 comentários:

  1. Muito boa essa kkk... Parabéns a dentuça mais querida dos quadrinhos!! :) <3

    http://blogdoxandro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito engraçada. Até pra assoprar velinha do bolo ela tem força grande.

      Excluir
    2. Isto explica as roupas do Papa-Capim na capa do último almanaque da aniversariante, se estivesse trajando seu look trivial seria um tanto quanto vexatório! Este é o seu 57º aniversário de seis pra sete anos, parabéns pra você, Marcos e pra nós também! Mantemos o que a TM tem de melhor, se esta função de resgate dependesse única e exclusivamente da MSP, teríamos uma memória parcial da TM, seria algo manco, não haveria completude, não vivemos de passado e sim apreciamos o que é de fato boa arte, isto é qualidade de vida, era básico no passado e hoje é raro, “recordar é viver”, em tempos de miséria artística esta frase é um lema pra quem tem bom gosto, valorizo muito o meu presente, parabéns à moçada que não apaga a vela do bom gosto, mantém a chama presente!

      Excluir
    3. A roupa do Papa-Capim foi lamentavelmente por conta do politicamente correto mesmo, uma grande vergonha chegar a esse ponto. Constrangedor roupa nele. Pelo menos dá pra lembrar as coisas boa que marcaram vendo os gibis antigos.

      Excluir
    4. O seu blog está sendo um dos principais canais para divulgação e debate da TM clássica, parabéns pela empreitada!

      Excluir
    5. Obrigado, meta é essa mesmo.

      Excluir
  2. só acho que ao invés de dois meninos figurantes poderiam ser alguns já conhecidos, como Xaveco, Cebolinha, Franjinha, Titi ou Jeremias por exemplo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Taí, boa ideia. Mas eu ainda acho que os figurantes dariam mais graça.

      Excluir
    2. Acho que colocaram figurantes pra diferenciar, não ficar parecendo sempre os mesmos personagens

      Excluir
  3. Marcos,o que Você anda Fazendo nesse Período de Quarentena?eu,por Exemplo,estou ou Lendo,ou Jogando o meu Jogo Favorito (Disney Emoji Blitz),ou Brincando ou Assistindo ao Canal "ToonCast".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah eu fico vendo TV, lendo, ouvindo rádio, acessando internet, essas coisas.

      Excluir
  4. Se ela soprasse de leve o Cascão apenas empurraria para fora sujeira dele! ������

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, já teve tirinha assim de soprar o olho do Cascão com cisco e acabou saindo as sujeirinhas dele.

      Excluir
    2. Uma vez,num tempo frio,ao ver Cascão sem incômodo nem agasalho,Mônica deu-lhe um cascudo que fez a crosta de sujeira cair em pedacinhos e,aí sim,passou a sentir frio também.

      Excluir
    3. Eu lembro dessa. Muito boa também.

      Excluir
  5. Muito legal mesmo essa tira! Do tempo em que a força absurda da Mônica conseguia render piadinhas tão boas como essa.

    E eu tenho esse Cascão nº 123 na minha coleção, que é uma edição muito boa. Uma história mais divertida do que a outra.

    Feliz aniversário, Mônica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses absurdos com a força dela eram muitos engraçados. Que bom que você tem essa edição do cascão, é bem divertida.

      Excluir
  6. Quando Mônica era Mônica. Adorava quando exploravam a força dela. Eu vi lá a postagem do Temático no seu Blog. Valeu, bom final de semana também. Abraço

    ResponderExcluir
  7. Até o sopro da Mônica para as velinhas do bolo é forte,foram todos pelos ares,foi engraçado.

    ResponderExcluir
  8. Podia a mesa ter voado longe também o sopro já que até o sopro dela é exagerado, creio que ele atinge até mais embaixo onde estava a mesa, eu imagino que o fim da história seja esse a Mônica acabou soprando o Cascão e com esse sopro toda a sujeira dele foi evaporada (se não me engano já teve histórias com a força da Mônica extraindo a sujeira do Cascão pra fora, tem uma que o Cascão fica imóvel no ar por causa disso), e também a Magali pode ter comido todo o bolo dela no período dela no período. E você Marcos como acha que foi o final dessa tira. É uma pena que a MSP não pensa que tipo já que hoje a Mônica mão pode bater nos meninos toda hora, poderia sopra-los pra longe, se bem que a MSP quer evitar no máximo absurdos a fome da Magali por exemplo. (Que por sinal eu sempre amei esses absurdos tem uma história da época da Globo que a Magali come o planeta terra inteiro!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os absurdos sempre eram engraçados, principalmente com fome da Magali, pena a MSP não gostar mais disso. Essa considero já um final, caso ter continuação, acho que ela ficaria assustada com o que fez com os convidados e o bolo.

      Excluir
  9. É como dizia o meme do Batman não acredito no que eu ouvi não pode ser verdade. Olha essa palhaçada:202415_520x520.jpg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://loja.panini.com.br/panini/produto/MSP-Almanaque-da-Monica-80-57213.aspx

      Excluir
    2. Ah sim, eu vi. Ridículo, muita palhaçada colocarem roupa no Papa-Capim, tudo pra não aparecer sem roupa com chance de mostrar um pouco da bunda em uma capa. Absurdo. Só faltam depois colocarem assim nas histórias também. Creio que não, só em capas, ma na MSP pode esperar tudo a favor do politicamente correto.

      Excluir
  10. Ah Marcos outra história da força dela ser exagerada é uma de 1995 que a Mônica espirra e a Magali, o Cascão e o Cebolinha vão pro outros lugares do planeta, que eu me lembro o Cebolinha vai pra Austrália, a Magali vai pra China, o Cascão vai pra uma ilha que eu não lembro qual era o lugar, ah e nessa parte tem outro daqueles absurdos que a MSP quer abominar, o suor do Cascão é tão forte que as pessoas que estão no navio já não salvam o Cascão por causa disso! Só 2 anos depois isso já de absurdos começaram a ser abominados. Marcos você também não acredita que nos anos 1960 e 1970 a força da Mônica não era o coelho? Um bom exemplo é Cascão Não quer Sabão de Mônica n 1 da Abril (a história com a paródia do dono do bau.) Em que a Mônica tenta obrigar o Cascão a se banhar e o Cascão derrota a Mônica (talvez o medo pelo banho tenha feito isso com o Cascão, mas eu acho que a força exagerada dela só surgiu lá pra época da estreia do gibi do Cebolinha mesmo) só uma outra pergunta já tinha tiras de jornais com o Franjinha como o cientista antes de 1970? já que nessa mesma história ele já é cientista com jaleco e tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu lembro dessa história do sopro, foi de Mônica 108 de 1995. Não acho que a força da Mônica era o coelho, ela dava socos nos outros no muque mesmo, inclusive na história Mônica daltônica da Nº 1 de 1970 ela deu soco no Cebolinha com a mão e tiveram tirinhas dos anos 60 ela batendo sem o coelho.

      Franjinha oficialmente como cientista com jaleco foi em Cebolinha Nº 12 de 1973, embora tiveram algumas antes com ele fazendo invenções. Se teve nos anos 1960, foi como série de tirinhas que depois reuniram tudo e redesenharam pra virarem histórias de gibis do início dos anos 1970, mas aí só pesquisando.

      Excluir
  11. É um desperdício hoje não fazerem tiras com a força da Mônica, como essas. As características principais dos personagens rendiam as melhores tiras e histórias. Por isso as histórias atuais estão tão ruins, podaram a criatividade dos roteiristas em pró de um politicamente correto que limita e tira a naturalidade de tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, o que era legal deles eram essas características deles e os absurdos. Tirando isso perde a graça completamente. Era muito bom a força exagerada na Mônica nos gibis.

      Excluir
  12. Uma historinha muito chique sobre aniversário chama-se "O bolo do Cascão", o sujão e o troca-letras esculhambam com o aniversário da Mônica duas vezes, como a edição é de maio talvez a aniversariante seja a Magali, tô na dúvida, tenho certeza é de que quem os pressiona é a Mônica, pertence ao nº 98 de Cascão de 1986. O Cascão tinha um jeito muito peculiar de chegar nas festinhas e bailinhos, ele se achava o bam-bam-bam, pensava que o negócio só ficava bom depois que ele chegava.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só eu vendo a história aqui, mas provavelmente seja aniversário da Mônica já que na época Magali não tinha data de aniversário fixa ainda. Mônica nos ano anteriores era em março, mas as veze mudavam colocando em qualquer mês que bem entendessem.

      Excluir
    2. Tu tem Cascão 98 Abril? E Mônica 160 Abril? Verdade, os demais titulares foram comemorar seus aniversários em seus respectivos meses bem depois da Mônica, naquele ano Magali ainda não era titular e há edições que não são de março que contém histórias usando o aniversário da dentuça como pano de fundo.

      Excluir
    3. O Cascão 98 não, mas tenho essa história republicada em Coleção Um Tema Só Nº 21 de aniversários da Globo. Já Mônica 160 eu tenho, mas não lembro muito desse gibi, sei que tem uma história de circo na abertura

      Excluir
  13. O Vostokinho aparece nessa HQ apenas fazendo ponta, quando tiver tempo verifique, ele apresenta algum número ou apresenta as atrações em geral, usa farda vermelha, calça afofada, coturnos, aquele gorro ou chapéu peludo, não sei o nome daquilo, ou seja, roupinha de milico russo das antigas, tenho vaga lembrança de tê-lo visto em alguma HQ dos anos 90, mas pode ser confusão da minha memória. O aniversário, apesar de ter um segundo bolo gigante que é bem a cara da Magali, pode ser da Mônica mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando der eu vejo. Sobre a do bolo deve ser da Mônica mesmo.

      Excluir