terça-feira, 8 de outubro de 2013

Propagandas dos gibis 5: Cenas Impossíveis

A partir de junho de 1993, as propagandas "Quem é? Quem é? Quem é?" e as das frases com expressões populares foram substituídas pelas "Cenas Impossíveis" que, sem dúvida, foram as propagandas com maior visibilidade e mais lembradas pelos fãs até hoje.



"Cenas Impossíveis", como o próprio nome indica, consistiam de cenas que jamais aconteceriam com os personagens. Na página ímpar, aparecia uma imagem com ar de mistério, alertando o leitor não virar a página porque veria uma cena forte, surpreendente, inimaginável. Nessa imagem, aparece o Franjinha querendo virar a página e os personagens assustados com o que viria acontecer.

Propaganda tirada de 'Cascão nº 173' (Ed. Globo, 1993)

Ao virar a página, a grande surpresa: cada personagem que tinha revista própria com sua cena impossível de acontecer nos gibis. Na Mônica é mostrado ela sendo derrotada pelo Cebolinha; no Cebolinha, ele apaixonado pela Mônica; no Cascão, ele tomando banho na chuva, parodiando o filme "Cantando na chuva"; Magali, ela recusando comida; e Chico Bento, tirando dez na prova.

Uma forma bem diferente e muito legal para anunciar os gibis da turma, explorando as características dos personagens. Todas muito bem desenhadas, por sinal. A seguir, cada uma dessas propagandas, com a fonte dos gibis que eu as tirei:

Propaganda tirada de 'Cascão nº 173' (Ed. Globo, 1993)

Propaganda tirada de 'Cascão nº 174' (Ed. Globo, 1993)
Propaganda tirada de 'Cebolinha nº 84' (Ed. Globo, 1993)

Propaganda tirada de 'Cascão nº 177' (Ed. Globo, 1993)

Propaganda tirada de 'Magali nº 109' (Ed. Globo, 1993)

A que eu menos gostava era do Cebolinha, podiam ter feito com ele falando certo, por exemplo. Curiosamente, a propaganda do Chico Bento era raríssima aparecer nos gibis. Dá para contar nos dedos o número de vezes que apareceu. Além da revista da Magali nº 109 em que eu tirei a imagem, apareceram também no Almanacão de Férias nº 13 e nº 16, dentre outras poucas vezes.

A partir de 1995, nem sempre mostravam a página de apresentação do mistério de virar a página, mostrando direto a imagem das "Cenas Impossíveis", dando lugar a outros anúncios publicitários. E cada uma delas saía na revista do outro.

Para ver como essas propagandas eram uma aposta grande da MSP que as capas das revistas de junho e julho de 1993, quando foram lançadas, informavam que tinham "Cenas Impossíveis" nas edições. Abaixo, uma dessas capas informando isso:

Capa de Chico Bento nº 170 (Ed. Globo, 1993)

E outro ponto da alta repercussão, que mostra como estavam em alta, é que aconteceu algo inédito: nos gibizinhos da Mônica tinham uma propaganda anunciando a propaganda das "Cenas Impossíveis", informando que nos gibis convencionais da Turma da Mônica e das outras da Editora Globo tinham as "Cenas Impossíveis". Afinal, nos outros gibis da Editora Globo mostravam propagandas das revistas da Turma da Mônica e vice-versa. Abaixo, imagem dessa rara propaganda metalinguística:

Propaganda tirada de 'Gibizinho da Mônica nº 31' (Ed. Globo, 1993)

Eu gostava muito das "Cenas Impossíveis", eram muito criativas. Só não gostava que na página de apresentação tinha uma área pontilhada mandando para recortar e colecionar. Criança corta mesmo e fica com as páginas dos gibis cortadas. Eu mesmo ainda tenho gibis com essas áreas cortadas. Depois que eu percebi que eram sempre as mesmas imagens parei com isso. Bem que podiam também ter feito outras, mostrando outras características dos personagens, como a Mônica alta, magra e sem dente; Magali gorda; Cebolinha falando certo e por aí vai.

Essas propagandas "Cenas Impossíveis" ficaram circulando até em 1996 e passaram a ter outras anunciando os gibis individuais da turma só em 1997. Porém, na próxima postagem sobre propagandas, vou mostrar várias propagandas de gibis de forma genérica (mostrando todos os gibis em uma só) que circularam nos anos 90.

25 comentários:

  1. Foram sensacional está época nos gibis da Turma da Mônica todo mundo queria ver e colecionar(eu tenho todos)! ;)

    ResponderExcluir
  2. Verdade Xandro... era muito bom. Tempo q a criatividade deles rolava solta. Abraços

    ResponderExcluir
  3. "Eu gostava muito das "Cenas Impossíveis", eram muito criativas."

    Tanto que divulgavam na capa!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eram criativas demais. Naquela época eles caprichavam.

      Excluir
    2. "Criativas"? O que "ser isso", nos estúdios do MPS?

      Excluir
    3. Rsrs... hoje infelizmente criatividade não existe mais por lá.

      Excluir
  4. Marcos, não lembro mesmo de ter visto essa do Chico Bento.. também já fiz uma postagem sobre as Cenas Impossíveis e as mais comuns eram a da Magali e do Cascão... ah, achei boa tua sugestão de colocar o Cebolinha falando certo, acho que teria ficado mais interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nanda, eu vi quando vc postou. A do chico era raro sair mesmo, não sei porque. Uma pena pq ficava sem anuncio da sua revista nos gibis.

      O Cebolinha falando certo ficaria melhor, se bem q essa dele apaixonado não é ruim.

      Excluir
  5. São muito criativas essas propagandas, são das minhas preferidas.

    A cena do Chico hoje em dia não é tão impossível, já que não é raro ele tirar dez nas provas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm adoro essas propagandas... com certeza hj o Chico vive tirando dez; nas hqs antigas só tirava dez de vez em quando quando era para ser uma piada final, apenas para variar.

      Excluir
  6. Ahhh, eu lembro dessas propagandas! Achava fofas! Tb adorava as "Quem é? Quem é? Quem é?"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irene, essas propagandas eram ótimas. Adorava tbm as "Quem é? Quem é? Quem é?"... Eles estavam bem inspirados na época.

      Excluir
  7. Muitooo legal, adoro a turma da Mônica.
    Fato é que muita gente já parou e pensou em tudo isso. Adorooooo!!!

    bjokas =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas propagandas são excelentes, muito criativas. Obrigado por postar... bjss

      Excluir
  8. Olha Marcos, vou te dar uma correção. A propaganda do Chico Bento também apareceu em Almanacão de Férias # 18 (Ed. Globo, 1995), que republicou as primeiras histórias da revista do Parque da Mônica de 1993, porém que era cedo demais pra republicarem, mas também republicaram HQs da Ed. Abril, como os almanaques convencionais da época. De HQs da Ed. Abril republicadas no almanacão são só dois que me lembro que são Cascão Holmes Ataca Novamente (CC # 75, Ed. Abril, 1985) e O Namorado da Mônica, que não quando que foi publicada originalmente. Muito bom esse almanacão, eu até tenho ele, porém tá tudo recortado (Triste!). Então Marcos, fica aí a correção da propaganda do Chico Bento no texto e me fale em até que ano que republicaram as HQs da Ed. Abril nos almanaques da Globo, beleza?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A propaganda do Chico sairam em outras revistas tbm, e citei no texto só algumas. Eu tenho esse Almanacão, muito bom mesmo, apesar de republicarem hqs do Parque muito cedo.

      Sobre hqs da Abril nos almanaques, as últimas q saíram com frequência nos almanaques convencionais foram no Almanaque do Cascão # 49 (1999) e Almanaque do Chico Bento # 50 (1999)... e um pouco mais tarde saíram tbm em "Coleção Um Tema Só" # 26 - Cascão Super-heróis" (2000)... após isso, raras vezes e mesmo assim re-republicações.

      Excluir
  9. Dá uma certa nostalgia quando vejo essas páginas com "Cenas Impossíveis" e "Quem é? Quem é? Quem é?"
    Também nunca tinha visto essa do Chico tirando dez, he, he. Valeu Marcos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa do Chico era bem rara de sair, acho q saiu menos de 10 vezes no total nos 3 anos q ficaram circulando.

      Com certeza bem nostálgicas. Abraços

      Excluir
  10. O Chico Bento já tirou dez algumas vezes nas histórias, então a cena dele não é impossível kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na época, acontecia isso as vezes, mas a maioria tirava era "zero" rsrs. Hj, ele virou bom aluno e tira "dez" sempre.

      Excluir
  11. COMENTÁRIOS REAIS DA CENAS:
    CEBOLINHA ''APAIXONADO'': EITA, QUANDO ELE DESCOBRE QUE A MONICA BATE NA SUA POBRE CABEÇA COM O COELHO ELE VAI SE ARREPENDER
    CASCÃO NA CHUVA: .... NÃO PRECISO DIZER NADA, POIS ELE ESTA COM CAPA DE CHUVA E GUARDACHUVA
    MONICA BATEU NO CEBOLINHA: O.O ISSO É MIRAGEM! NÃO PODE SER
    CHICO TIROU 10: .... Não é impossível. (na época era)
    MAGALI RECUSANDO COMIDA (SÓ FALTA O DUDU COMILÃO): NANANANANA ISSO É COISA DA MINHA CABEÇA, É MIRAGEM AAAAAAAAAH!

    ResponderExcluir