"Dia das Mães" está chegando e mostro uma história em que o Chico enganou sua mãe Dona Cotinha que foi ao dentista tratar dor de dente dele e comprou vários pirulitos com o dinheiro que ela lhe deu. Com 5 páginas, foi história de miolo publicada em 'Chico Bento Nº 49' (Ed. Abril, 1984).
![]() |
| Capa de 'Chico Bento Nº 49' (Ed. Abril, 1984) |
Escrita por Rubão (Rubens Kyumora), começa com o Chico Bento machucando o dente enquanto almoça, fala com a mãe que entrou um pedaço de arroz no buraco do dente e doeu. Dona Cotinha diz que ele precisa é de um dentista e dar dinheiro para ele ir tratar o dente. Chico diz que morre de medo de dentista, resolve não ir, diz que vai gastar a grana e depois volta para casa e a mãe nem vai perceber. Ele vê um menino vendendo pirulito, que custava cem Cruzeiros cada, mas como o menino não tinha troco para mil Cruzeiros, Chico leva 10 pirulitos, chupa todos e passa a ter dor de dente muito grande.
Dona Cotinha aparece perguntando se o filho já foi ao dentista. Ele diz que já, Cotinha nota lágrimas e pergunta se ele está chorando. Chico nega, Cotinha acha, então, que está com conjuntivite e fala para irem para casa que tem um colírio bom para isso. Chico não quer ir e foge. Cotinha vai procurá-lo e ouve atrás do muro o Chico chorando e falando arrependido que devia ter ido ao dentista em vez de gastar dinheiro com pirulito e agora está morrendo de dor de dente.
Dona Cotinha leva Chico ao dentista puxando orelha dele no caminho todo. No consultório, o dentista arranca o dente. Na saída, Cotinha comenta que foi bom, que agora não vai doer mais. Chico confessa que na hora sentiu muito medo e com tanto medo pediu para o dentista arrancar o dente errado. Cotinha fica braba com o Chico e corre atrás dele pela vila para bater nele e Chico comenta que depois dessa vai precisar de um médico.
História legal em que o Chico está com dor de dente e por medo de dentista quis mentir para a mãe que foi e gastou toda a grana que ela lhe deu com pirulitos para ela não perceber. A dor fica maior, Chico não consegue contar a verdade para mãe, só que ela descobre tudo e o leva forçado para o dentista. No final, ele pediu para o dentista arrancar dente errado, dando raiva na mãe ela quer bater nele.
Chico foi falar alto o que ele tinha feito, sem se tocar que a mãe podia ouvir, se só pensasse, poderia demorar mais para encontrá-lo. Chico aprendeu que não adianta mentir para mãe, cedo ou tarde, vai descobrir a farsa, que era melhor ter contado a verdade desde o início. Dona Cotinha, sabendo que o Chico era pestinha e aprontava muito, tinha que ter ido ao dentista com o filho, a autonomia das crianças nas histórias permitiam elas irem sozinhas a estabelecimentos. Chico aprendeu também que comer doces com dente doendo piora mais a dor e que ir ao dentista, mesmo com medo, é a melhor solução quando tem dor de dente.
Hoje, dia 7 de maio, também é "Dia do Silêncio" e sem querer teve uma homenagem ao dia já que o silêncio do Chico no dentista, omissão de dente real que estava doendo foi fundamental para o desfecho hilário. Ainda assim, intenção mesmo da postagem foi em homenagem ao "Dia das Mães" no próximo dia 10 de maio deste ano.
Foi tipo de história do que não se deve fazer, se leitor quiser imitar o Chico, vai se dar muito mal, a gente se divertia e aprendia muito assim com os erros dos personagens. É incorreta atualmente por Chico mentir para mãe, sofrer com dor de dente, ter medo de dentista, menino trabalhando como camelô, pois trabalho infantil, nem pensar, Chico ir sozinho a dentista, Dona Cotinha puxar orelha do Chico e querer bater nele correndo pela rua no final, ela de avental na rua e no consultório do dentista, além de expressões populares proibidas como "morro de medo", "morrendo de dor de dente", "Deus me livre!" no título. O caipirês na época era diferente, sobretudo em gerúndios que colocavam "vendeno", "chorano", morreno" e isso também sempre alteram em republicações de almanaques atuais, ajustando ao caipirês atual.
Traços ficaram bons, típicos de histórias de miolo dos anos 1980. Tiveram alguns erros como Chico sem dente da frente no 2º quadro da 1ª página e pálpebra com fundo branco no 2º quadro da 2ª página da história. Nunca foi republicada até hoje em almanaques convencionais, apenas na reedição dessa revista da 'Coleção Histórica Turma da Mônica Nº 49', de 2015. Dava para ter sido republicada a partir de 1992, quando estavam republicando mais histórias de 1984 do Chico, mas acabaram esquecendo. E uma curiosidade para colecionadores que essa revista 'Chico Bento Nº 49' da Editora Abril teve 2 versões de capas, uma com referência à promoção "Reino Mágico" e outra versão, sem, e certamente nesta a propaganda da página 2 diferente sem relação à promoção.
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
O incorrigível Chico Bento aprontando mais uma e, de praxe, não podia faltar uma boa dose de burrice, ou melhor, desta vez, foi overdose. Mas podemos considerar que o dentista também não foi lá muito inteligente...
ResponderExcluirCoitada da mãe. Em 1984 já estava careca de saber que o filho era propenso a mentir e comete a ingenuidade de entregar-lhe dinheiro e esperar que, desacompanhado de um adulto responsável, iria ao dentista. No entanto, é isto aí, Dona Cotinha! Moleque desobediente?! Senta-se o reio!...
Quando eu era criança lembro que os guarda-chuvinhas eram de chocolate e havia um tipo que era cor-de-rosa, creio que era chocolate branco sabor morango e em ambas as cores eram macios. Impressionante como alimentos que são verdadeiras porcarias encantam tanto a criançada...
Outro clássico era o Zorro®, caramelos retangulares fixados em palitos plásticos brancos e ocos, lembra-se, Marcos?
Pois é, Chico foi burro de falar em voz alta, permitindo a mãe descobrir onde estava e ouvir o que fez. Dentista poderia ter percebido qual dente estava doendo, tocando em cada um deles e Chico gritar de dor no toque, ele já perceberia qual era. Mesmo sabendo que o filho aprontava, Dona Cotinha deu voto de confiança nele, depois dessa, não faria isso de novo só se fosse burra que nem ele. Caramelos Zorro eu não lembro, já os guarda-chuvinhas eu lembro, realmente eram nada saudáveis para a criançada, mas elas curtiam bastante.
ExcluirSobre os clássicos guarda-chuvinhas eu disse "ambas as cores", porém, na verdade, lembro deles em três cores, pois ademais haviam os amarelados, eram chocolate branco, visto que os em cor-de-rosa também tinham como base chocolate branco. Tanto os guarda-chuvinhas quanto os memoráveis (C)cigarrinhos da Pan® eram chocolates inferiores em qualidade, o dito "chocolate vagabundo", aquele tipo que popularmente dizia-se conter parafina na composição.
Excluir"Dê um Google", Marcos - não é assim que se diz quando alguém não conhece ou não recorda de algo? Normal não se lembrar, mas certamente conheceu. Zorro® era pirulito, pirulitos de caramelo que, para mim, que sou mais velho que tu quatro ou cinco anos, marcaram mais em palitos de madeira, quando passaram a palitos plásticos, já me encontrava na puberdade.
Só falta dizer que não lembra da Soft®, aquelas balas translúcidas hiperduras em cinco ou seis sabores que eram, literalmente, o "terror" da gurizada - a combinação de textura rígida com formato redondo, achatado e liso em contato com saliva junto aos movimentos da língua e do interior da boca como um todo faziam com que a bagaça ficasse altamente deslizante, propiciando riscos consideráveis de serem engolidas acidentalmente antes de reduzidas de tamanho naturalmente pelo ato de chupar.
Já tinha dado o Google e desses só me recordo dos guarda-chuvinhas. Talvez os outros não eram mais vendidos em 1989, que é quando poderia lembrar bem pequeno. Realmente os guarda-chuvinhas eram um chocolate de péssima qualidade , esse eu comi, e bem diferente dos chocolates surpresas da Nestlé, por exemplo, que tinham mais qualidade. Já balas Soft eu lembro, de fato não eram muito apropriadas pra crianças pequenas com risco de engolir.
ExcluirLindíssima essa capa do Chico. Se o background fosse azul, ficaria ainda melhor. Mas está linda como é. A historinha é legal. Bem o padrão de muitas da época. Uma pena que esses traços não me agradavam tanto. As historinhas secundárias eram cheias deles. Mas eu só estou sendo chato. Essas revistas são nostálgicas e junto vem as lembrança das impressões da época. Tenho certeza que ela diverte muito mais que muito material mais recente por aí.
ResponderExcluirEssa capa foi muito linda, caprichavam bastante, bem que poderia ter sido uma Nº 1 da Editora Abril ou da Globo. Até que eu gostava desses traços simples, faziam assim porque a produção era alta e equipe era pequena, aí deixavam traços mais desenvolvidos só em algumas e mais em histórias de abertura. Traços assim percebia-se diferença maior em histórias do Cascão. De qualquer forma, ainda tinham qualidade assim e infinitamente melhores que os traços atuais. E a história em si sem dúvida diverte muito mais que as recentes.
ExcluirOlá. Boa noite, Marcos. Eu sou JP, de Salvador-Bahia. Por gentileza, uma pergunta.: você comprou, as Edições #100, (Edições #270-Terceira Temporada), das Revistas Todas, da Turminha, da segunda quinzena, dos meses, de Março/Abril, do ano, de 2026, por causa, do Personagem Cinzento, ou, não?. Por gentileza, eu quero tirar, uma dúvida.: é verdade, que, estão republicando, as HQS TODAS, das duas Editoras.: Globo, e, PANINI COMICS Brasil, nos Almanaques Todos, da Turminha, é isto?. Por gentileza, uma informação.: você irá comprar, as Edições #01, (Edições #271-Quarta Temporada), das Revistas Todas, da Turminha, da primeira quinzena, do mês, de Maio, do ano, de 2026, e, as duas versões, do Livro Turma da Mônica Todas As Copas do Mundo 2026, ou, não?. Eu aguardo respostas. Abraços!!!.
ResponderExcluirNão comprei as edições 100 e nem pretendo comprar, de jeito nenhum. Vou comprar as edições Nº 1 e não vou comprar livros de Copa do Mundo. Todos os almanaques têm republicado mais histórias da Panini, só os da Mônica e os da Turma da Mônica que vêm republicando também histórias da Globo. Abraços.
ExcluirOk. Marcos, por gentileza, uma pergunta.: é verdade, que, no mês, de Janeiro, do ano, de 2027, terão, as HQS Comemorativas, falando, sobre, os 20 anos, da Turma da Mônica, na Editora PANINI COMICS Brasil, nas Revistas.:
ExcluirMônica; Cebolinha; Cascão; Magali; Chico Bento; Milena, e, Turma da Mônica, da segunda quinzena, do mês, de Janeiro, do ano, de 2027, ou, não?. Por gentileza, eu quero tirar, uma dúvida.: será, que, as Bancas, de Revistas, e, Livrarias, das Regiões Todas, do Brasil todo, inclusive, Salvador, e, Bahia toda, eles pararam, de receber, os Relançamentos, das Revistas Todas, da Turminha, ou, não?. Por gentileza, uma informação.: é verdade, que, terão, as Três Edições, da Revista Mônica Especial de Natal.: Edições.: #18, e, #19, (Primeira Temporada-Relançamentos), e, #20, (Primeira Temporada), nas Bancas, de Revistas, e, Livrarias, das Regiões Todas, do Brasil todo, inclusive, Salvador, e, Bahia toda, inclusive, Online, no final, do ano, de 2026, enquanto, a metade, das pessoas, eles não compraram, as duas Edições, da Revista Mônica Especial de Natal.: Edições.: #18, e, #19, (Primeira Temporada-Relançamentos), entre, os finais, dos anos, de, 2024/2025/2026; é verdade, que, a Quarta Temporada, das Revistas Todas, da Turminha, ela será, a última Temporada, das Revistas Todas, da Turminha, enquanto, o Mauricio de Sousa estiver vivo, e, é verdade, que, terão, a Quinta Temporada, e, a Sexta Temporada, das Revistas Todas, da Turminha, é isto, mesmo?. Eu aguardo respostas. Abraços!!!.
Marcos, também pretendo ter as n° 1. Nas primeiras, há um capricho melhor pelas histórias. Lembro que o começo da anterior, em 2021, apesar das capas nada a ver, eu gostei dos três primeiros números. Do número quatro em diante, para o meu gosto pessoal, o conteúdo foi deixando a desejar. Após o número cinco, não comprei mais. Adquiri algumas, esporadicamente, quando quis ver em que pé andavam as histórias e me arrependi. Tanto que nem as tenho mais comigo. Passei para um vendedor.
ExcluirAliás, não faço questão de acumular muita coisa. Posso até comprar, mas ficar guardando um mundo de coiseiras não me agrada mais.
Tenho um monte de revistas aqui.
Aos poucos, estou me desfazendo delas.
Gosto do momento.
Eu me divirto.
Depois, são só papel.
Você vai vender, darão ninharia.
Não importa que cheire a novo.
Darão centavos. Infelizmente.
Tem grande site de venda de gibi que está com minhas revistas. Pagou 15 centavos por elas. Safado.
JP, não sei se terão edições comemorativas de 20 anos de Panini, não costumam fazer comemorações assim e eles nem estão muito a fim de comemorações ultimamente. São poucas bancas que estão recebendo relançamentos agora, antes eram todas. Se tiver relançamento de "Mônica Especial de Natal" seria só da Nº 19 e mais a Nº 20 lançada nesse ano. Enquanto estiverem na Panini vão sempre lançar novas séries quando revistas chegarem ao Nº 100 ou antes se acharem melhor. Se esta será a última série com Mauricio vivo só Deus é quem sabe, tomara que tenham muitas séries com ele vivo. Abraços.
ExcluirFabiano, nem tenho esperanças de melhoras de histórias, sendo que primeiras edições eles costumam ter cuidado maior porque costumam vender mais, depois relaxam. Vou comprar só por serem Nº 1 de uma série senão passava longe. Não se deve vender pra sebos porque compram por ninharia pra revender depois mais caro. Você tem que vender em grupos específicos na internet por no mínimo o preço de capa que pagou mais o frete e sempre vão ter interessados. Por ninharia, melhor ficar com eles ou doar pra alguma criança ou orfanato perto de você.
ExcluirOk. Muito obrigado, então, Marcos!!!.
ExcluirMuito engraçada essa história. Notei que a quarta reiniciação dos gibis tiveram o visual alterado dos personagens lembrando mais as animações do final dos anos 90 junto com os logotipos. Parece que agora vai ser o novo visual dos personagens nos gibis de agora em diante.
ResponderExcluirEsse vai ser o visual adotado agora, pelo menos por um tempo ou em toda a série. Pra mim, lembram animações atuais mesmo, impressão que querem transformar gibis parecendo animações.
ExcluirO Chico Bento é maluco, pedindo pro dentista extrair o dente errado.😏
ResponderExcluirVerdade, acho que ele pensou que sentiria mais dor se arrancasse o dente que já estava doendo. Coisa de maluco mesmo.
ExcluirChico tentou ser malandro se ferrou ainda mais, gostava desse Chico ardeiro as histórias dele eram ainda melhores😂😂😂😂
ResponderExcluirTambém adorava o Chico arteiro, rendiam histórias muito engraçadas e no final ele se dava muito mal, como foi nessa.
Excluirkkkkkkkk. Chico é uma figura mesmo. Esses pirulitos me fizeram lembrar quando eram vendidos em um circo daqueles pequenos de bairros. Era açúcar puro, mas muito bons. rsrsrsrs. Gostei muito da hq. Abraços, Marcos!
ResponderExcluirChico aprontava demais. Verdade, eram só açúcar puro e corante, não é á toa que piorou a dor de dente do Chico. Legal que gostou. Abraços.
Excluir