sexta-feira, 14 de novembro de 2025

Mônica e Magali: HQ "O mistério das models"

Em novembro de 1995, há exatos 30 anos, era publicada a história "O mistério das models" em que Mônica e Magali se transformam em modelos para ajudar ajudam um grupo de top models que estavam sendo escravizadas pelo estilista delas. Com 22 páginas, foi publicada em 'Mônica Nº 107' (Ed. Globo, 1995).

Capa de 'Mônica Nº 107' (Ed. Globo, 1995)

Escrita por Rosana Munhoz, começa com Mônica chegando em casa, perguntando para a mãe se o almoço está pronto, ouve uma voz diferente e se esbarra com uma mulher. Era a Mariquinha do Socorro, irmã da vizinha da Mônica que morava na rua, agora virou top model internacional e mudou nome para Cindy Campibel. 

Mônica acha maravilhoso e Cindy acha horrível porque desfila para um estilista mais famoso da Europa, o Caio Dossalto, que realiza vários desfiles por ano, por todo o mundo, o problema que ele trata as modelos como se fossem propriedades dele e faz coisas terríveis com elas e pensou que a Mônica seria capaz de ajudá-las porque tem força e coragem para salvá-las.

Mônica quer ajudar e quer que Cindy explique o que Caio faz com as modelos. Cindy ouve um apito no brinco e precisa voltar correndo para onde estava sem dizer o que ele fazia. Mônica pergunta para a mãe se a Cindy explicou algo para ela, Dona Luísa diz que não viu moça alguma entrar na sala e Mônica deixa pra lá e vai assistir televisão, achando que foi tudo um sonho.

Na TV, tem a notícia que o estilista caio Dossalto está na cidade e apresenta sua nova coleção e espera-se que o desfile de amanhã repita o sucesso de Milão e Paris. Mônica descobre que aconteceu mesmo e quer saber por que a Cindy foi embora tão de repente e resolve pedir ajuda para a Magali, que não estava em casa e Xaveco avisa que a viu entrando no laboratório do Franjinha.

Chegando lá, Mônica vê Magali no rolos do invento de esticador de mesadas do Franjinha, que tinha saído para colocar sal no lanche e explica que a máquina era meio de seu dinheiro durar mais, só que utilizou princípio errado e serviu só para esticar a largura da cédula. Mônica e Franjinha tiram Magali do esticador de mesada e têm surpresa que a Magali ficou espichada e super alta.

Magali diz que só queria comer o lanche do Franjinha, tropeçou e caiu na máquina. Franjinha dá bronca no que dá de querer comer lanche dos outros e resolve usar seu achatador de despesas para fazê-la voltar ao normal. Mônica percebe que essa altura da Magali pode servir para ajudar a Cindy Campibel. Ela conta a história e quer que a Magali vire modelo para ajudar a Cindy e ela só aceita se a Mônica for junto.

Mônica passa pelo esticador de mesada e Franjinha fala que nunca pensou em ver a Mônica alta e magrinha e que depois de salvarem a modelo é pra voltarem para achatá-las. Mônica vê o endereço do ateliê do Caio no jornal e elas vão até lá e são anunciadas para ele pela recepcionista. Caio acha que elas são fantásticas, tão altas e magricelas, parecem cabides e até um lençol ficará bem nelas e emenda que suas roupas super criativas ficarão elegantérrimas e contrata as meninas como novas modelos.

Antes de serem levadas para as dependências das modelos, Caio entrega para elas os brincos que são a marca registradas da grife dele. Depois, a recepcionista leva as meninas onde estavam as modelos e manda provarem as roupas que usarão no próximo desfile. Magali adora que vão desfilar e virarem top models antes dos 7 anos de idade e Mônica está preocupada porque a Cindy disse haver algo errado lá.

Cindy aparece e fica feliz com a Mônica lá, só estranha crescer daquele jeito. Repara que elas estão de brinco e se desespera porque são os brincos que as controlam. Magali sente cheiro de cachorro-quente, vai até lá e o brinco apita e com voz do Caio que nada de comida, modelos têm que manter a forma e manda voltar para dentro se não quiser continuar sentindo dor.

Cindy fala que é assim que ele controla os brincos, Mônica repara que não dá para tirar e Magali se desespera que nunca mais vai poder comer à vontade e as modelos tristes porque tem ninguém mais para salvá-las. Quando tudo estava perdido, Mônica tem uma ideia e durante a noite vão até ao quarto do Caio para procurar brincos enquanto ele dorme.

Na manhã seguinte, todas se preparam para desfilar e Mônica lembra do combinado entre elas. Caio está feliz com a consagração que vai ter, estilista de sucesso sem pagar altos salários das modelos e se fizerem algo errado aciona os brincos magnéticos pelo controle do anel. Na hora do desfile, elas fazem caretas, plantam bananeira, cacarejam. 

Quando aperta o botão do anel, Caio é quem ouve o barulho. Elas falam que colocaram brinco nele enquanto dormia e agora cada vez que apertar o botão, vai sentir o mesmo que elas. Caio furioso e diz que agora vai ter que desmagnetizar os brincos e elas vão fugir. No momento, a imprensa ouve o que ele diz e querem saber como é essa história. 

Caio Dossalto é preso em pleno desfile acusado de escravizar modelos. Todas ficam felizes em estarem livres para procurarem outros trabalhos e Cindy pergunta se Mônica e Magali não querem seguir carreira de modelo e Mônica diz que não estão à altura. No final, Mônica e Magali voltam ao laboratório do Franjinha para voltarem à altura normal, ele usa o seu achatador de despesas, só que achata demais ficando anãs e correm atrás do Franjinha para bater nele, com ele gritando que é só elas passarem pelo esticador de mesadas depois.

História legal em que Mônica e Magali viram modelos para para tentar descobrir o que estava dando medo nas modelos. Elas entram em uma máquina do Franjinha e ficam espichadas do tamanho de modelos muito altas e conseguem a vaga de modelo e não sabiam que brincos dados pelo estilistas que controlavam tudo. Para salvá-las, têm ideia de colocarem brincos no Caio Dossalto para ele sentir exatamente o que elas sentem e ele é preso por expor seus planos com as modelos e finalmente elas ficam livres dele.

Mônica e Magali passaram sufoco sendo modelos, se não fossem espertas, ficariam escravizadas a vida toda. Cindy poderia ter ido para polícia quando conseguiu escapar e ir para casa da Mônica no início da história, mas como tinha que envolver a protagonista da revista, aí recorreu à Mônica. Vimos que ela foi vizinha da Mônica e conseguiu virar modelo famosa, só teve azar de cair nas garras do Caio Dossalto. Interessante que ela surgiu na sala do nada sem a Dona Luísa ver, por isso a Mônica achou primeiro que era tudo um sonho. No bairro do Limoeiro deixam portas e janelas abertas, qualquer um podia entrar, isso não foi absurdo.

Caio controlava as modelos através dos brincos, até Magali se deu mal por isso de não comer cachorro-quente por causa dos brincos. Tiveram sorte de ele ter sono pesado e não sentir sendo colocado brincos neles, mas até que ele poderia perceber depois que tinha brincos nele antes do desfile, ficou absurdo de histórias em quadrinhos que pelo menos serviu para solucionar os problemas das modelos. 

A forma que as meninas conseguiram crescer e virarem modelo foi muito divertido. Sem querer Magali ajudou nisso ao roubar o lanche do Franjinha e tropeçar na máquina, se deu mal , porém se ela não tivesse feito isso, não teriam ideia de infiltrar no desfile das modelos. Graças à Magali e ao Franjinha com suas invenções malucas que conseguiram ajudar as modelos. Franjinha se enganou em criar um esticador de mesada, deixando tudo comprido o que passava na máquina,  teria que ter criado um duplicador de dinheiro para gerar várias cópias legítimas das cédulas e seria uma excelente invenção para a humanidade. Elas passarem no achatador do Franjinha foi engraçado, com elas ficando anãs, mais baixas que o normal, ou ficavam altas demais , ou baixas demais. 

As meninas crescidas ficaram parecidas com atrizes reais representando personagens em teatros. A história é de 1995 e foi dito "coleção outono-inverno 96" porque em desfiles de moda sempre são apresentadas roupas da moda que será na próxima estação ou daqui 6 meses. Cindy Campibell e o estilista Caio Dossalto apareceram só nessa história como de costume de personagens criados para aparição única.

Foi engraçado Magali sendo espichada na máquina do Franjinha e depois apoiada na cabeça dele, Franjinha dizer que nunca pensou em ver a Mônica alta e magrinha, o salto do Caio, o que gerou o nome dele de Caio Dossalto e o trocadilho "Caio Dossalto caiu do salto", Magali sendo impedida de comer cachorro-quente por causa dos brincos, modelo achar que solução seria cortar orelha fora, a roupa da Mônica como cascas de banana combinando com o cabelo  elas fazendo caretas e imitando galinha para estragarem o desfile do Caio Dossalto.

Muito divertido também situações de interações com leitores, seja narradora-observadora que era a roteirista da história, ou seja, a Rosana, ou Mônica conversando com leitores. De destaques, narradora avisando ao leitor que teria a seguir uma cena chocante de Magali sendo esticada pela máquina que foi liberada sem cortes e sem censura por uma mera distração do revisor, Mônica dizer para leitores tomarem uma aguinha, um suquinho ou fazer um pipizinho enquanto conta o começo da histórias para os amigos, suspense da narradora que as heroínas vão virar top models escravas para sempre e não vão ter mais gibis da Mônica e da Magali e que precisa achar uma solução porque o Mauricio não ia gostar disso e a Lua cair quando ela diz que a noite cai. Tudo muito criativo e deixando a história mais engraçada.

Indicou que era a Rosana quem escreveu a história por mostrar mãos femininas no 3º quadro da página 19 do gibi quando estava prestes a dar reviravolta na história para solucionar os problemas das models, além dos quadros dispostos de faixa de 3 linhas e 3 colunas em história de abertura, característicos de muitas histórias dela. 

Interessante setas na página 2 para orientara ordem para ler os quadros, pois como o primeiro quadro ficou maior que a altura normal, aí não dava pra disponibilizar os outros quadros na ordem correta de ler pelas linhas da esquerda para direita sem ficar com visual harmonioso.

Incorreta atualmente por crianças sendo modelos escravizadas, Magali roubar lanche do Franjinha, gerar trauma de Magali sendo esticada pela máquina do Franjinha, calcinhas das meninas à mostra, principalmente posição da Mônica no 3º quadro de leitura da 2ª página da história e no 2º quadro da 3ª página da história e enquaestavam crescidas, Dona Luísa como só dona-de-casa e de avental, porém como estava fazendo atividade na cozinha, podem colocar avental em situação assim hoje, caso mantivessem a atividade, além de palavra "louco" e poderiam implicar com TV de tubo, deixando TV LED no lugar.

Traços ficaram bons da fase consagrada dos personagens cores em degradê em todos os quadros, Capa do gibi teve alusão à história, o que não era comum na época, só as mais importantes que tinham alusão à história e as demais prevaleciam piadinhas ou ilustrações bonitas. Muito bom relembrar essa história há exatos 30 anos.

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