Compartilho uma história em que o Chico Bento ficou de castigo na escola e resolve pescar dentro da sala de aula mesmo enquanto tava de castigo. Com 7 páginas no total, foi publicada em 'Chico Bento Nº 26' (Ed. Abril, 1983) e republicada em 'Almanaque do Chico Bento Nº 11' (Ed. Globo, 1990).
Capa de 'Chico Bento Nº 11' (Ed. Globo, 1990) |
Começa com Professora Marocas deixando o Chico Bento de castigo por não ter feito a lição. Ele vai para uma cadeira reservada perto da janela enquanto a classe toda ri da cara dele.
Chico fica sentado e faz cara de triste para ver se a professora fica com pena e o tire do castigo. Marocas faz cara feia e bem braba quando ele pede se pode sair do castigo e ele fica sem graça e se perguntando como ela aprendeu a fazer aquela cara.
Em seguida, ele olha para a lagoa de fora da escola cheia de peixe e fica com vontade de pescar e diz que dava de tudo para ter uma varinha de pescar, quando surge o Zé Lelé vindo de uma pescaria com vara cheia de peixes. Chico pede emprestado a vara de pescar emprestada a ele e começa a pescar escondido lá dentro da sala mesmo já que o fio da vara alcançava perfeitamente à lagoa.
Professora Marocas estranha de Chico virado para janela e com uma mão para fora e manda olhar para frente. Então, ele fica de meio olhar para dentro da sala e meio para fora. Marocas fala para ele deixar as 2 mãos para frente e aí ele coloca a varinha nas suas costas. Enquanto Marocas fala que ele não é um mau menino, mas precisa leva rumas broncas para aprender, ele apronta pescando de costas com esperança que algum peixe morda a isca.
Um peixe morde e faz o Chico balançar a cadeira e Marocas pergunta se ele tem alguma coisa e responde que não. Logo, um peixe enorme avança no peixe menor na vara e Chico e Chico bate forte na janela. Marocas se assusta e vê que ele está tremendo e pensa que é do sistema nervoso por estar de castigo. Ela fica com pena e fala que pode sair do castigo. Ela o segura nas mãos para levar até o seu lugar na sala, pedindo para ficar calmo quando a vara o puxa para traz de novo.
Marocas fica braba e puxa o braço do Chico ordenando que ele volte para o lugar dele para ela não se sentir culpada e vai voltar nem que seja á força. Quando um peixe gigante ataca o outro peixe da isca e aí a forçado peixe faz Chico e Marocas avançarem para fora da janela indo parar na lagoa. Chico aproveita para pescar em cima da cabeça da professora, que fica quase se afogando na lagoa, falando para o peixe que não vai escapar por não conhecer o Chico pescador. E consegue colocar o peixe para fora da lagoa comemorando que pegou, quando Marocas o puxa pela orelha falando que pegou também.
No final, um tempo depois, Seu Bento, pai do Chico, pergunta para o Hiro que estava descansando em frente a uma árvore, se não tinha visto o Chico. Hiro fala que etá tirando foto com a professora. Quando Seu Bento chega lá, vê Maroca segurando o filho pela camisa e o peixe, todos molhados, tirando foto lambe-lambe, afinal pescador tem que mostrar para posteridade fotografia do que pescou.
História engraçada demais com o Chico tentando pescar enquanto estava de castigo. Cada artimanha que ele fez só para ter o que fazer durante o castigo. Engraçado vê-lo pescando só com uma mão e depois com a vara de pescar nas costas. Na postagem a coloquei completa. Do tempo que ele era um mau aluno e vivia atazanando a professora Marocas e aí saía histórias incríveis como essa.
Completamente incorreta, já começando o fato de professora deixar Chico de castigo, além do buylling da turma rir da cara dele por conta disso, do Chico aprontar com a professora, pescar durante a aula, e a professora puxar orelha dele no final. Histórias de pescaria também são evitadas hoje por estar maltratando peixes. Então, nunca mais terá uma história assim na MSP.
Os traços muito bons, bem caprichados e com certos movimentos principalmente do Chico pescando na lagoa, dando estilo de desenho animado. Foi republicada novamente depois em 'Coleção Um Tema Só - Chico Bento Pescaria" (Ed. Globo, 1997), de onde tirei as imagens da publicação. Uma curiosidade do código de indicação de história da primeira página fazer referência ao 'Almanaque do Chico Bento Nº 11', de 1990, em vez de colocar que é uma história da Editora Abril, que no caso teriam que colocar que era de 1997. Abaixo, a capa desse 'Coleção um Tema Só Nº 17'.
Capa de 'Coleção um Tema Só Nº 17' (Ed. Globo, 1997) |
Muito boa essa HQ...li primeiramente no temático PESCARIA...Comprado na época que saiu nas bancas e tenho até hoje na coleção! ;)
ResponderExcluirShow! Legal que vc tem até hoje esse. É muito bom essa revista. E essa história é sensacional com certeza.
ExcluirNossa não sabia que até histórias de pesca são evitadas por maltratar peixes. Pelo amor de Deus, será que a paranóia desse povo não tem mais fim? Aff... ótima história, muito engraçado o Chico aprontando na escola! !!0
ResponderExcluirAcho que ou o Mauricio adere ao politicamente correto ou os pais paranóicos não deixam os filhos lerem os gibis. Vários fatores influenciam na má qualidade de hoje em dia, mas essa porcaria de paranóia é um dos que mais estragam os gibis.
ExcluirParanoia é grande mesmo. Pode notar que é raro ter histórias de pescaria, nem teve mais temático de pescaria pra ter ideia. E quando tem alguma coisa envolvendo pesca atualmente é só personagem à beira do ribeirão com a vara na água e a isca não é mais anzol pontiagudo com minhoca, apenas uma bola colorida.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEu acho que o legal da época da Abril e da Globo é ver a capa do gibi e ficar imaginando qual pode ser a história de abertura. Na Panini você vê qual é a história e acaba perdendo a graça.
ResponderExcluirEra bom essa expectativa de qual história era ao abrir os ibis, fora que as piadinhas eram ótimas. Hoje em dia nem todas as histórias merecem alusão à capa (nunca todas as histórias eram sempre importantes pra virar capa), e as capas ficam feias assim.
ExcluirO povo reclama de tudo, aí Mauricio adapta ás histórias para esses que reclamam. uma pena.
ResponderExcluirDei muita risada com essa história! Mas o Chico é danado! Essa fase que era boa, quando ele era mais bagunceiro!
ResponderExcluirAdorava ele aprontando na escola e com a professora. Muito bom
ExcluirAdorei a história! Muito bem bolada!! Bem movimentada, típica da Editora Abril!!
ResponderExcluirVerdade, era típica história que saía na época
ExcluirMeu irmão era igualzinho o chico na primeira série....só no castigo kkkkkk....Bons tempos em que o mimimi não existia e nem entrava na MSP.
ResponderExcluirPassava longe mimimi, com certeza
Excluircomplicado quadrinistas como Ziraldo nunca mudaram seus quadrinhos, mas a MSP vai chegar a um ponto onde as revistas vão ficar ridículas e nem as crianças vão se interessar.Acho ridículo o Sidney Gusman falando em palestras " Cada um teve sua geração da TM,isso é o legal da coisa ver como os personagens evoluem em suas determinadas épocas". Se um dia eu encontrar ele vou falar " obrigado por destruir nossos belos quadrinhos para fazer porqueiras que tentam nos enfiam goela a baixo nas bancas". PS: Tem um Canal no youtube chamado Tudo sobre a turma da mônica, notei que até lá o cara que mantêm o canal fica meio cabisbaixo com a atual posição da MSP. Bem abraço e continue com seu excelente trabalho.
ResponderExcluirAs crianças hoje em dia enjoam logo dos gibis, assim que crescem mais um pouco largam de mão. Os gibis estão mais voltados ate 8 anos no máximo, antes tinha gente de 15 anos lendo gibis regularmente. Mas tudo por conta do nível das histórias atendendo ao politicamente correto.
ExcluirVerdade, não querem absurdos nas histórias, que era o que mais se tornava divertido nos gibis pra fugir da realidade. Aí fica chato assim.
ExcluirBoa noite,
ResponderExcluirEstou fazendo uma pesquisa sobre o castigo especificamente o "cantinho do pensamento" e este almanaque remete bem a como as crianças ressignificam o cantinho. Gostaria de saber se alguém posssui as duas versões.
Se sim favor entrar em contato
email: free.eliane@gmail.com
Oi, só não entendi outra versão. No caso, essa aí é uma republicação e tem a revista original. Seria a mesma história só com cores diferentes.
ExcluirOs traços são encantadores, mas o quadrão mostrando toda a lagoa cheia de peixes já foi uma obra de arte.
ResponderExcluirEles faziam desenhos encantadores, isso que motivava ter os gibis pra admirar.
ExcluirUma coisa que eu esqueci de falar é que o Chico fala "Diacho!", palavra que hoje é proibida na MSP.
ResponderExcluirSim, não falam mais diacho nas histórias.
Excluir