Nessa postagem mostro 5 capas semelhantes em que a mesma piada foi utilizada em títulos diferentes. Dessa vez, todas as originais envolvem a Editora Abril e as segundas versões são da Editora Globo, com exceção do Ronaldinho Gaúcho, que é da Panini.
Mônica Nº 52 X Cascão Nº 5
Cascão usando aspirador de pó pra dizer que está tomando banho. Na versão original de 'Mônica Nº 52', de 1974, a Mônica aparece ao fundo chocada com a situação. Por não ter gibi próprio, era comum ter piadas com outros personagens nos gibis da Mônica naquela época e muitas vezes a Mônica aparecia com cara de surpresa só como figuração, só para ter presença dela por ser a dona do gibi. Depois fizeram uma nova versão, publicada em 'Cascão Nº 5', de 1987, com ele tomando banho com aspirador de pó no meio da rua.
Mônica Nº 53 X Cascão Nº 23
Mônica faz fogueira enquanto estão brincando de índios americanos e Cascão fica assustado com a fumaça pensando que é nuvem de chuva. Na 1ª versão, que saiu em 'Mônica Nº 53', de 1974, o Cascão aparece ao fundo zangado com guarda-chuva na mão, já na 2ª versão, de 'Cascão Nº 23', de 1987, o Cascão corre quando vê as supostas nuvens de chuva e a chama da fogueira está mais alta.
Pelezinho Nº 37 X Ronaldinho Gaúcho Nº 3
Personagem faz embaixadinha com novelo de lã. A piada foi publicada primeiro em 'Pelezinho Nº 37', de 1980, com ele fazendo embaixadinhas com a bola de lã que a Bonga estava tricotando no meio da rua. Depois fizeram em 'Ronaldinho Gaúcho Nº 3', de 2007, sendo que ele está em casa e quem está tricotando é a mãe dele.
Mônica Nº 168 X Cebolinha Nº 47
Cebolinha usa armadura para não apanhar da Mônica depois de ter dado nós no Sansão. Na versão original, de 'Mônica Nº 168', de 1984, o Cebolinha vai ao encontro da Mônica, querendo se exibir e mostrar que não vai se machucar por ter estar usando armadura. Na 2ª versão, de 'Cebolinha Nº 47', de 1990, o Cebolinha dá uma impressão que está com medo e que usou a armadura pra disfarçar e logicamente não se machucar, caso a Mônica descubra que é ele. Interessante também que comparando as 2 versões, os personagens aparecem em posições invertidas.
Cebolinha Nº 166 X Mônica Nº 144
Anjinho atrapalha o seu amigo de curtir um Sol na praia colocando sua nuvem em cima dele. Em 'Cebolinha Nº 166', de 1986, além de tapar o Sol, a nuvem faz chover em cima do Cebolinha e o Anjinho está de olhos abertos e com um copo de suco ao lado, enquanto que na nova versão, de 'Mônica Nº 144', de 1998, a nuvem só faz sombra para a Mônica e o Anjinho está de olhos fechados e com um protetor solar ao lado dele. Mônica também tem um protetor ao lado.
Dessas, eu gostei das primeiras versões a do Pelezinho e a do 'Cebolinha Nº 166'. Jà os outros casos, gostei mais das segundas versões de cada. Em breve posto mais capas semelhantes aqui.
A capa de Mônica Nº 168,eu achei graça,não em ele estar com armadura,mas sim por ter um simbolo de cebola no escudo dele.Para mostrar,que ele é o Cebolinha.
ResponderExcluirÉ mesmo, porque quase não dá pra perceber que é o Cebolinha que está ali em primeiro momento, salvo pelas poucas pontas do cabelo dele de fora. Gostei do escudo também.
ExcluirOi, estou procurando uma história que foi relançada em 2004 se não me engano, nela apareceu o Do contra, Franjinha, Magali, Mônica, Se não me engano o Cascão e o Cebolinha também! Essa história foi passada em outra dimensão, que havia uns seres que eram narizes.. parecendo um Reino essa dimenção!
ResponderExcluirFoi o primeiro gibi que ganhei na minha vida que veio essa história! Se vc encontrar seria extremamente grata a vc! Obrigada desde já! :)
Oi Thays! Eu conheço essa história. Muito legal. Ela é original de Mônica Nº 134, de 1998, e foi republicada no Almanaque da Mônica Nº 97 de 2003.
ExcluirTalvez vc consiga encontrar em sebos da sua cidade ou em sites como Mercado Livre e Estante Virtual. Boa sorte na procura, tomara q consiga encontrar.
Nossa MT obrigada msm!
ExcluirInfelizmente queria poder achar online para ler.. :/
ExcluirEles entravam no armário do Franjinha, né? Muito legal essa história
ExcluirSim! Queria poder lê-la novamente!
ExcluirThays, infelizmente online eu não vi na internet, nem a Mônica Nº 134 nem o almanaque. Quem sabe um dia eu posto aqui essa história "A porta", mas por ser uma história grande, não daria pra ser completa.
ExcluirSe vc fizer isso te agradeço bastante! ^-^
ExcluirAh, eu tava lembrando que tem muitas chances de eles republicarem novamente essa ainda nesse ano. Ultimamente eles estão re-republicando histórias antigas e no Almanaque da Mônica já está em 1997.
ExcluirEsse último almanaque nº 56, eles republicaram a história "A Clônica" de Mônica nº 128 de 1997. Como "A porta" foi da nº 134 estaria bem perto de republicarem novamente. Então, seria outra forma de vc conseguir reler. Fica essa dica.
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirTá legal. Comento aqui quando for republicada. :)
ExcluirQuando eles republicarem essa história, avise aqui no blog! *
ExcluirThays, essa também é minha história favorita da Mônica. Ela consta no almanaque de 2003. Aqui está o link de compra do Mercado Livre: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-693105006-almanaque-da-mnica-n97-ano-03-editora-globo-muito-bom-_JM
ExcluirE esse solzinho sorridente em Cebolinha 166? ahahahah parece meus desenhos de criança
ResponderExcluirsempre que eu desenhava praia eu desenhava estrelas do mar na areia, justamente inspirada nos gibis. Até que um dia me dei conta de que eu nunca tinha visto uma estrela do mar na areia da praia. No máximo aquelas bolachas...
ExcluirEles colocavam Sol sorridente no lugar de uma pessoa rindo ao fundo. Gostava também quando acontecia isso. E eu também nunca vi uma estrela do mar na praia rsrs.
ExcluirEu também não curti a do Ronaldinho... essa capa do Cebolinha q vc mencionou é de Cebolinha nº 160 da Ed. Abril, 1986. Visualmente até parecida, mas o sentido da piada é diferente, até porque faz referência à história de abertura "O queimadão".
ResponderExcluirPara mim, a melhor série de postagens de seu blogue. Ótimas pesquisas!
ResponderExcluirEu também gosto dessa série. Bem interessante ver a comparação delas.
ExcluirEsse cebolinha 166 da editora abril foi a antepenúltima edição dele na editora .
ResponderExcluirIsso. Faltavam 2 edições pra acabar a coleção da Editora Abril.
ExcluirDa hora a armadura original do Cebolinha, inclusive o escudo com emblema de cebola. Lembra um cavaleiro do zodíaco. Ah, as histórias dessa edição da Mônica estão disponíveis aqui? Queria ver aquela onde a Mônica acha que o sujeito de sobretudo é um astro disfarçado.
ResponderExcluirFicou legal a armadura, emblema deu um toque a mais. A única história desse gibi da Mônica 168 que postei aqui depois foi a de abertura, as outras não, nem essa do astro disfarçado, que é muito boa também. Quando der, eu posto.
Excluir