quinta-feira, 11 de julho de 2013

Propagandas anunciando gibis (Parte 1)

A MSP sempre foi muito criativa até os anos 90 em anunciar os seus gibis. Sejam propagandas fixas anunciando todos os gibis, ou propagandas anunciando os gibis de cada personagem individualmente, a MSP dava um show. 

Eu adoro ler as propagandas dos gibis antigos. Sempre que pego algum para reler, faço questão de ver cada propaganda, assim como as seções de cartas. Em relação às cartas, gosto de fazer as contas de quantos anos a criança que escreveu tem hoje. Infelizmente a "Coleção Histórica" não mostra essas cartas e nem as propagandas em tamanho real (quando colocam, já que muitas são omitidas).

Pensando nessas propagandas, resolvi fazer uma série de postagens sobre a evolução delas a partir dos anos 80 anunciando as revistas da MSP da Editora Abril e da Editora Globo. Serão divididas em partes e sendo feitas aos poucos (não em sequência). Não pretendo mostrar propagandas anunciando produtos da Turma da Mônica nem propagandas de marcas diversas, pelo menos por enquanto. Nessa postagem mostro as propagandas fixas anunciando os gibis em circulação da MSP da Editora Abril nos anos 80 e da Editora Globo em 1987.  

A partir de 1982, saía essa propaganda fixa divulgando todas as revistas da MSP no momento. Pelezinho já havia sido cancelado e foram lançadas as revistas do Chico Bento e do Cascão. De curiosidade, essa imagem foi aproveitada da capa do Almanaque da Mônica nº 13 (Ed. Abril, 1982), mudando só os personagens nos balões para os que tinham revista na época:

Propaganda tirada de 'Almanaque da Mônica nº 15' (Ed. Abril, 1982)

Ainda em 1982, tem essa raríssima e bem engraçada que circulava nos gibis do segundo semestre de 1982, anunciando os gibis do Cascão e do Chico Bento. Cada um inconformado que tinham lançado revista do outro:

Propaganda tirada de 'Mônica nº 148' (Ed. Abril, 1982)

Tinham também essas propagandas fixas anunciando as revistas do Cebolinha e da Mônica, sendo que essas eram colocadas na última página no lugar da tirinha final. A imagem da propaganda da revista da Mônica foi aproveitada da capa de "Mônica nº 144" (Ed. Abril, 1982)

 
Propaganda tirada de 'Mônica nº 172' (Ed. Abril, 1984)
Propaganda tirada de 'Cebolinha nº 155' (Ed. Abril, 1985)
Costumavam também colocar na última página, no lugar da tirinha final, propaganda sobre a história que iria acontecer na próxima edição. Uma delas, dentre várias, destaco essa de 1983 que saiu em Cebolinha nº 121 que anunciou a história de abertura "Justo no Carnaval" de Cebolinha nº 122:

Propaganda tirada de 'Cebolinha nº  121' (Ed. Abril, 1983)

 Até que não era má ideia de divulgar o que aconteceria na próxima edição, mas acho que devia ter também as tradicionais tirinhas nos gibis. Podiam tê-las colocado na penúltima página. Muitas vezes também anunciavam na última página revistas dos concorrentes. 

Em 1986, colocaram uma propaganda também sensacional. Cada personagem anunciando e falando bem a revista do outro. Legal ver o Chico Bento se referindo a Mônica como "aquela minina dentuça qui tá trepada lá im cima!". A curiosidade é que a revista do Pelezinho tinha voltado a circular às bancas com histórias inéditas a partir da Copa do Mundo do México-86 e duraram 3 edições. Por causa disso, ele aparece nessa propaganda falando sobre a sua revista:

Propaganda tirada de 'As Melhores Piadas do Cebolinha nº 15' (Ed. Abril, 1986)

A imagem está em preto e branco porque eu tirei do pocket "As Melhores Piadas do Cebolinha nº 15" (Ed. Abril, 1986) e as propagandas internas das páginas 2 e 83 não eram coloridas, assim como as tirinhas desse título. Tem versão colorida dessa propaganda, mas não encontrei.

Quando foram para a Globo, a criatividade foi cada vez melhor e que renderam as melhores propagandas da MSP anunciando seus gibis. 

Em 1987, tiveram 3 propagandas fixas mostrando os personagens que tinham revista. Essas 2 que mostro são mais raras e eram menos frequentes. Bem nostálgicas, têm o detalhe do slogan "Emoção em quadrinhos". Ficaram circulando até em 1988:

Propaganda tirada de 'Cascão nº 19' (Ed. Globo, 1987)

Propaganda tirada de 'Cascão nº 20' (Ed. Globo, 1987)

Já essa, também lançada em 1987, da Mônica está correndo atrás do Cebolinha saiu com mais frequência e ficou circulando até em 1990:

Propaganda tirada de 'Almanaque do Chico Bento nº 8' (Ed. Globo, 1989)

Muita qualidade, sem dúvidas. Na próxima postagem sobre as propagandas, mostrarei as propagandas anunciando os gibis individuais entre 1987 a 1990.

17 comentários:

  1. Eu me lembro de todas elas, e também das propagandas da Lojinha da Mõnica.

    Bem legal, fez-me ir ao passado...

    Abraços. Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiano, essa propaganda da Lojinha da Mônica saía em quase todas as edições. Era muito legal sim. Todo mundo conhece. Abraços

      Excluir
  2. Recordo algumas. Gostei da proposta da série de postagens! Confesso que nunca pensei a respeito dessa evolução na criatividade. Tb gosto MUITO de propagandas de gibis (de tudo o que for!). Mas não me interesse pela seção de cartas! Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kleiton, legal q vc gostou. As propagandas dos gibis eram muito boas sim, qualquer uma eram supercriativas. Seção de cartas eu gostava tbm, se quisesse podia até trocar correspondências.

      Excluir
  3. Oi Marcos, antes da internet a gente não tinha muito como saber das publicações. Este tipo de propagandas que a gente via nos gibis era fundamental. E você escolheu umas bem legais. Abç.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, para saber de publicação nova só indo nas bancas mesmo. Aí as propagandas dos gibis avisavam as novas revistas ou qualquer novidade. Q bom q gostou das q eu coloquei.

      Excluir
  4. Gostei muito da postagem, acho que essa será uma ótima coluna para o blog. Interessante a observação do Paulo, da importância dessas propagandas para sabermos das próximas edições, das novidades.

    Também costumo calcular a idade das crianças que mandavam cartinhas, olhar as cidades e tudo mais... publicações de endereço completo para troca de correspondências, enquanto hoje existe aquela reserva fundamental em manter qualquer dado sob o maior sigilo possível, a fim de evitar maiores dores de cabeça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, hj criam caso com tudo. Implicam que é consumismo, q vão influenciar as crianças a comprarem, ou seja, pedir aos pais pra comprar tal brinquedo, produto alimentício.... e ainda inventam de colocar um "Informe publicitário" bem grande pra dizer q aquilo é anúncio.

      Quanto as cartas, gostava tbm quando tinha a seção de troca de correspondências, tinha troca de gibis, compra e venda. Mas como vc disse tiraram para evitarem dores de cabeça. Bem q poidia ter na Coleção Histórica, só omitindo nome e endereço completos.

      Excluir
  5. A seção de cartas da turma da Mônica está muito aquém do que já foi um dia. Aliás, isso está geral. Uma pena! Quem perde, como sempre, é o consumidor das revistas. Lembro também do tal horóscopo que tinha na "MÔnica"... uma bobagem que na época eu nunca me interessei, mas hoje sinto falta. Dava uma cara mais de jornal essa sessão de cartas como era e o Horóscopo. Saudades...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando a revista da Mônica passou de 68 pra 84 páginas eles encheram de seções, como esse Horóscopo, desenhos das crianças, crônicas, aí se tirar tudo isso, ficavam as mesmas 68 páginas de antes. Não eram ruins, mas tinham menos hqs. Na Globo só mantiveram as cartas e passatempos.

      As cartas dos gibis de hj são fraquinhas sim, embora são necessarias manter pra ter interatividade. Tudo tá diferente, pq as cartas nao seriam tbm.

      Excluir
  6. Bela postagem, sou fã das propagandas antigas. Muito legal!

    ResponderExcluir
  7. Valeu Presidente... tbm sou fã, por isso a série de postagens.

    ResponderExcluir
  8. Legal, Marcos...(como sempre)! ;)

    Gostei da postagem,já tinha visto umas e outras não!! :D

    Que venha a próxima postagem[2]! Abçs,Xandro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Xandro. Para mim, algumas eram novidades para mim, como a primeira da postagem.

      Excluir
  9. Apesar da revista da Magali ter sido só lançada em 89, é estranho ver esses anúncios sem ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, fica estranho. Estamos acostumados com a mMgali. Nessas nem figuração ela fez.

      Excluir