"Clássicos do Cinema Turma da Mônica" é uma publicação com histórias que satirizam os filmes de sucesso do cinema. Nessa postagem falo da coleção como um todo e meus comentários sobre essa última edição sobre os Vingadoidos.
Lançada em 2007, é uma das melhores publicações da MSP no momento. Com 52 páginas, capa envernizada, formato 19 X 27,5 cm e periodicidade bimestral, tem forte influência no gibi "As Aventuras dos Trapalhões" da Editora Abril do final dos anos 80 e início dos anos 90, em que eles também parodiam filmes conhecidos. E também de "Gibizão da Turma da Mônica" da Editora Globo que tinha a mesma proposta.
Normalmente "Clássicos do Cinema" são histórias inéditas, mas tem algumas edições que colocam republicações, que podem ser do material que saiu em "Gibizão da Turma da Mônica" ou com temas específicos, como "Filmes de Terror", "Filmes de Comédia", "Filmes de Aventura", etc. Nesse caso, são várias histórias em uma única edição sobre o tema, que foram também paródias ou referências a filmes que saíram nos gibis convencionais, enquanto que nas edições que apresentam inéditas, são com história única. A última edição que teve republicações até agora foi a nº 31 de "Histórias de detetive". Depois dela, só histórias inéditas.
Enquanto que os gibis convencionais atuais estão voltados mais para crianças menores, "Clássicos do Cinema" atendem as crianças maiores por volta de 10, 11 anos e por isso agradam também a um público mais adulto. A gente nota a diferença no roteiro, comparando as edições: os gibis convencionais ultimamente só se passa no bairro do Limoeiro e tudo é a mesma coisa; já "Clássicos do Cinema" tem uma linguagem diferente, mais ágil e dinâmica, tem aventura, estão em mundos diferentes, embora tem algumas edições que viajam muito e exageram na metalinguagem.
As histórias costumam ter a participação da turma toda, com vários núcleos juntos nelas. São mais frequentes as participações de Astronauta, Bugu, Louco, Xaveco e Capitão Feio. A coisa boa que o preço não teve reajuste até agora: desde 2007 custa R$ 5,50. O que eu não gosto é da capa envernizada. O verniz fica bonito na hora, mas depois com o passar do tempo, fica feio, estraga, fica a impressão digital. Eu até coloco as edições em plástico depois de lido pra não estragar. Apesar de ter uma proposta mais diferente, eu não coleciono, compro mais as edições que me interessam, com filmes que gostei e que seriam legal ver sob a ótica da Turma da Mônica.
Sobre essa edição nº 38 dos Vingadoidos está muito boa. Como dá pra saber é uma sátira ao filme "Vingadores". Na trama do gibi, uma caixa mágica que é capaz de realizar sonhos é roubada pelo Loqui (Louco) e eles tem que recuperá-lo." Como de costume tem a participação da turma toda. Muitas tiradas boas e muito legal ver o Chico Bento encarnando o Caipirão América.
Como destaque, mostra uma cena reunindo vários personagens arqueiros dos filmes, desenhos e quadrinhos, como o Hank de "Caverna do Dragão". Só achei que ficou faltando o Arqueiro que aparecia nos desenhos da She-Ra. Eles tem costume de colocar vários personagens em uma cena desde a edição nº 15 sobre "Cascão Porker", quando na ocasião, colocaram vários bruxos e magos da ficção, incluindo o Mestre dos Magos de "Caverna do Dragão". Até como uma forma do leitor adivinhar os personagens históricos. E isso ficou mais frequente a partir do nº 24 sobre "Avaturma" (Avatar), que colocaram na cena, muito bem desenhados, vários personagens azuis, como o Sonic, o Aladim, o Papa Léguas, o Perninha de "Tiny Toon", etc.
Interessante ver também no roteiro dessa edição dos Vingadoidos, referência a outros universos conhecidos da TV e dos quadrinhos, como a referência ao seriado "Chaves", na parte que o Xaveco fala "A vingança nunca é plena, mata a alma e envenena" e também a Disney quando falam "patacas". E porque não ao Cérebro de "Pink e Cérebro" ao falarem "Faremos na próxima vez o que fazemos todas as noites... tentar conquistar a Terra". Tudo não deixa de ser homenagem, assim como as cenas com os personagens da TV e cinema reunidos.
Outro destaque é ver o Jeremias dando chute no Bugu, como o Bidu fazia nas suas histórias. Coloquei "fazia" de propósito mesmo, já que nas histórias atuais dos gibis convencionais, o Bugu infelizmente não leva mais o clássico chute do Bidu por causa do politicamente correto.
Sem dúvidas, "Clássicos do Cinema - Vingadoidos" é uma ótima edição. Para quem gosta de cinema, heróis e quadrinhos é um prato cheio que vale a pena dar uma conferida. Fica a dica.
Ótima edição desenhos-traço(mais bonitos não aquele fininho de pc)/roteiro...coleciono está gibis e tenho todos na coleção(esse ainda não chegou por aqui)...bem na espera deste ai!! ;)
ResponderExcluirSobre o verniz na capa também detesto com o tempo a revista envelheci e se estraga facil..gostaria que as capa fosse tipo Grande Almanaque ou aqueles dos gibis da Tina! xD
Dos gibis da Turma da Mônica este,Coleção Histórica e Pelezinho continuam valendo! :D
Até, xandro.
Tem razão Xandro, esse verniz é péssimo. Não sei se les vão mudar isso, mas deveriam.
ExcluirDentre os gibis inéditos,essa coleção é a melhor. As outras boas tudo envolvem republicações, aí não é a mesma coisa.
Bom, Marcos, não tenho o que dizer sobre esse assunto, pois tenho pouquissimas desse título, inclusive tenho alguns porque o Kleiton me deu. Adorei o presente! Mas obrigado por compartilhar, a gente vai conhecendo e sabendo mais sobre esses trabalhos aqui, e suas considerações são muito úteis, assim como as do Kleiton. Sou grato por ter o blogue de vocês dois pra visitar.
ResponderExcluirAbraços. Fabiano Caldeira.
Valeu Fabiano, q bom q tá gostando do blog. Essa Clássicos é uma boa edição. Abraços
ExcluirOi Marcos, eu gostei desta edição, o roteiro é bem bolado, um tanto maluco, mas divertido. Aos poucos vou começando a entender as diferentes faixas de público da MSP, como você citou na postagem, eles desistiram do público adulto nas mensais e ficamos mais com a Coleção Histórica, esses Clássicos do Cinema e alguns especiais. Fazer o quê?
ResponderExcluirTambém não tenho todas as edições de CCTM, faltam algumas, mas, a que gosto mais é a do Cascão Porker. Abç.
Paulo ,essa edição tá bem divertida mesmo. Uma pena q os gibis convencionais não são mais pra todas as idades... nos antigos qualquer pessoa gostavam das hqs, mesmo sendo infantil. O jeito é deixar pra lá.
ExcluirEssa edição do Cascão Poker é muito boa... eu não tenho, mas baixei na internet. Na verdade, essa coleção tem vários números na internet disponíveis pra baixar. Isso é bom. Abraços
Comprei essa edição, mas ainda não a li. Gosto dos Clássicos. Mas, às vezes, eles enfeitam tanto que fazem um grande samba do crioulo doido. Mas, em geral, são bons gibis, comparados com as demais inéditas, em especial as mensais! Enfim, ainda tenho que dar uma lida neste número!
ResponderExcluir" às vezes, eles enfeitam tanto que fazem um grande samba do crioulo doido."
ResponderExcluirPior que é mesmo. Uma dessas é a edição Trônica, roteiro fraco, muita mistura, aparição da Turma da Mônica Jovem com eles, um verdadeiro samba do crioulo doido... essa me arrependi de ter comprado.
Mas no geral as edições são boas sim. Essa tá maneira.
É, a da "Trônica" não ficou muito boa não. Gostei mais pelo fato de aparecer muitos personagens, inclusive o Doutor Spam.
ExcluirTrônica ficou muito confusa mesmo. Não gostei.
ExcluirÉ, adoro a coleção "Clássicos do Cinema". No geral, todas são boas, e estão ficando melhores ao passar do tempo. É o caso de "Coelhada para o Futuro", "Esse espelho é meu!" e essa dos "Vingadoidos". Gostei do final, quando o alien do Planeta Tomba é desmascarado...
ResponderExcluirVerdade, Marcelo.... gostei tbm desse final. Muito legal. Valeu pelo comentário.
ExcluirTá nas bancas a nova edição, "Etês na Roça". Foi legal, mas prefiro histórias inéditas. Mesmo assim, foi D+!
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirÉ, eu vi nas bancas. Esse não vou comprar, não gostei das republicações dele. Eu gosto tbm quando tem republicações, desde q sejam bem escolhidas. Nesse número podiam ser hqs com referências a filmes de etês, e não só hqs q tem etês nas tramas. Abraços
ExcluirOi, eu sei que agora pode ser meio atrasado perguntar isso, mas será que ainda acho essa revista a venda em alguma loja, mesmo que online?
ResponderExcluirMe interessei muito mas infelizmente só descobri há pouco tempo sua existência. Em último caso, caso não esteja mais a venda, esses gibis dos clássicos do cinema se acham com facilidade em sebos?
Olha em sebo não encontra fácil, mas dá para encontrar em lojas virtuais, só que normalmente mais caro q o preço de capa. Pode até encontrar edições anteriores.
ExcluirSó mais uma coisa. Vc pode me indicar um bom site com o número disponível para compra?
ExcluirObrigado Marcos. Grato pela resposta ;)
ResponderExcluirDe nada :)
Excluirengraçado que a MSP Lançou anos atrás "coelho de ferro" (CDC N-26 Junho de 2011) (que na minha opinião uma das melhores histórias atuais) que pode servir como uma prequel de "os vingadoidos".
ResponderExcluirEssa do coelho de ferro não li. Mas, parece q tem a ver sim com os Vingadoidos. pelo menos são hqs de filmes de ficção.
ExcluirOi...sabe como consigo o scan das revistas da Mônica como está ? Desde já agradeço
ResponderExcluirSei que dá pra ler no site Issuu. mas não dá pra baixar lá
Excluirserá q teremos uma postagem sobre as animações clássicas da turma da mônica?
ResponderExcluirhttps://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_filmes_e_epis%C3%B3dios_da_Turma_da_M%C3%B4nica
abs!
Já foram feitos posts sobr eisso. Aqui os links
ExcluirParte 1: http://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2019/07/os-filmes-da-turma-da-monica-parte-1.html
Parte 2: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2019/07/os-filmes-da-turma-da-monica-parte-2.html
obrigado!
Excluir