terça-feira, 24 de março de 2020

Cebolinha e Cascão: HQ "Atrás da cortina"

Em março de 1990, há exatos 30 anos, foi lançada a história "Atrás da cortina", quando o Cascão foi dormir na casa do Cebolinha e achou que tinha um monstro atrás da cortina do quarto. Com 11 páginas, foi história de abertura de 'Cebolinha Nº 39' (Ed, Globo, 1990).

Capa de 'Cebolinha Nº 39' (Ed. Globo, 1990)
Começa com o Cascão comentando que achou legal o Cebolinha ter convidado para dormir na casa dele e Cebolinha fala que foi ele quem se convidou. Cascão se defende falando que ficou tarde e que seria perigoso voltar sozinho para a casa e ter monstros no caminho. 


Cebolinha fala que Cascão está vendo muito filme de terror e lamenta que a colcha de cama e pijama que emprestou nunca serão mais os mesmos com o mal cheiro do Cascão, que responde que não precisa agradecer, que amigos são para essas coisas. Eles vão dormir e Cascão ouve um barulho, fica apavorado e chama o Cebolinha, que diz que deve ser só o vento. Quando fecham os olhos, vem um barulho mais forte, deixando Cascão apavorado. quando na cama. Cebolinha reclama que está descobrindo todo.


Vem o barulho de novo, como se o monstro tivesse batendo na janela para entrar e Cascão vai para o colo do Cebolinha, que fala que era só o vento sacudindo a janela e que pensava que Cascão só tinha medo de água. Cascão responde que tem que ser versátil. Cascão pergunta se eles podem dormir com os pais e Cebolinha dá bronca que, além de atrapalhar o sono dele, quer ainda atrapalhar os pais. Cascão fala que não dorme mais na casa deles e tentam dormir de novo. 


Cascão ouve mais uma vez barulho alto e batidas na janela. Depois que para, vê um volume na cortina e aí se desespera, sacode o Cebolinha avisando que o monstro conseguiu entrar, está atrás da cortina e só está esperando eles dormirem para devorá-los. Cebolinha fala que pode ser muitas coisas, como travesseiro ou caixa, que é deixar para lá e irem dormir. Cascão não vai dormir com medo do monstro pegá-lo e Cebolinha tenta dormir de novo, só que vira para um lado, para o outro e não consegue, cismado com a cortina


Cebolinha manda o Cascão ir lá ver e começa a confusão de quem vai. Cascão fala que não porque é visita, Cebolinha fala que foi o Cascão quem começou a história, Cascão diz que foi o Cebolinha quem o convidou para dormir no quarto cheio de monstros. 


Cebolinha rebate que não convidou e não tem monstros lá e Cascão pergunta por que ele não vai lá para ver. Cebolinha responde que não quer e Cascão falando que é medroso. Os dois começam a brigar, se atracando, xingando um e outro, brigam se rolando pelo quarto e param até na parede derrubando a cortina.


Eles ficam ao lado do volume na cortina e tampam os olhos, estranham o monstro não atacá-los de uma vez. Cebolinha abre um olho e quando puxa a cortina era só um joão-bobo que tinha esquecido lá. Eles dão gargalhadas, fingem que já sabiam de tudo e finalmente vão dormir mesmo.


No final, surgem vozes embaixo da cama e eram monstros falando que finalmente dormiram, pensavam que não iam ficar quietos e que agora podem dormir também, ou seja, realmente tinham monstros no quarto, só que não na cortina, e, sim, embaixo da cama.


História muito engraçada. Foi toda ambientada no quarto do Cebolinha com Cascão pensando que tinha monstro atrás da cortina lá no quarto. Muito legal ver o seu medo de encontrar um monstro lá e acordar o Cebolinha toda hora por casa disso até fazer acreditar também que tinha monstro lá. Bom ver tiradas como Cascão se convidar por conta própria para dormir com o Cebolinha, achar bom que as cobertas e o pijama do Cebolinha iam ficar com mal cheiro com ele lá, ele era versátil por ter medo de água e monstros ao mesmo tempo, entre outras.


O final ficou muito bom dos leitores descobrirem que realmente tinham monstros embaixo da cama sem os meninos saberem, alimentando a fantasia das crianças. Inspirada em fato de pais assustarem crianças inventando que tem monstros embaixo da cama e se não dormir os monstros vão pegá-las. Hoje considerada errada essa psicologia já que a criança ficaria com medo e aí que não dormiria mesmo. 


Tudo indica que foi escrita por Rosana Munhoz, tem todo jeito de ser dela, mas nada confirmado que seja realmente, As partes incorretas seriam as palavras "droga!" e "azar", que foram banidas nos gibis atuais, geralmente mudadas por bolas!" e "má sorte", respectivamente, além da briga feia dos meninos não ser bem vinda por causa de violência. Depois dessa, teve outra história envolvendo Cascão dormindo com o Cebolinha, em 'Gibizinho do Cebolinha Nº 9', de 1992, sendo que na ocasião com Cebolinha achar ruim dormir com o mal cheiro do Cascão.


Traços lindos e bem caprichados que davam gosto de ver. Quadrinhos dessa vez ficaram dispostos com com 6 quadros na página ao invés de 8, uns gostam assim, outros não por acharem que a história ocupa mais páginas do que deveria. Destaque também para alguns quadrinhos com iluminação diferente, mais escuros pra simbolizar que eles estão na escuridão total. Muito bom relembrar essa história há exatos 30 anos.

32 comentários:

  1. Valeu! Corrigi o texto, além da pressa, o teclado fica travando algumas letras aí deu erros faltantes de letras. Sim, desenhos maravilhosos e roteiro excelente também. Esse gibi é muito bacana, todas as histórias valem a pena, se um dia você encontrar em sebo pode comprar, vai gostar bastante. De fato não foi muito divulgado capa dele e conteúdo na internet.

    ResponderExcluir
  2. Na idade deles eu tinha medo era do bicho-papão,do qual meu pai falava!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, os pais gostavam de falar que se não dormir, se não obedecer, o bicho-papão vai pegar, gerando medo nas crianças. Hoje para o politicamente correto isso pode ser traumatizante, aí não aconselham essa psicologia.

      Excluir
  3. História inédita pra mim, totalmente excelente! Redundância muito proferida por Marco Bianchi e Paulo Bonfá nos áureos tempos da MTV Brasil. Cascão pentelhando e Cebolinha o tratando com casca e tudo, será que existe criança que não tem medo de escuro? Cascão fica se borrando e Cebolinha fica de boa, bem depois ele embarca na paranoia do sujão, conseguiu compensar a falta de fedor e não roncar aporrinhando de outra maneira o sono alheio. Muito boa, Marcos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sensacional, sem dúvida. Bom que, apear do Cascão sujinho, focaram no medo dele de monstros pra desenrolar a história e fazer o Cebolinha não dormir. O Cascão foi bem pentelho com Cebolinha rsrs. A maioria deve ter medo de escuro sim. Valeu por ter gostado do post.

      Excluir
    2. Marcos, logo no início o Cascão já toma uma patada, o Cebolinha tá coiceiro mesmo, bem feito pro sujão! Tenho que admitir que tô meio ressabiado, acho que um dos monstrinhos pegou o boneco e colocou atrás da cortina lá pro meio da historinha, o quadrão de abertura e o quarto quadrinho da quarta página, a cortina não aparece com a parte inferior abaulada ou convexa, cê reparou?

      Excluir
    3. Oh! Nunca reparei nesse detalhe, bem observado. Na certa um dos monstros colocaram o joão-bobo ali para ver se eles ficassem tranquilos e fossem dormir pra os monstros ficarem em paz e dormirem também. A parte que colocaram o joão-bobo lá pelo visto quando teve barulhos e batidas na janela e o Cascão não abre o olho pra ver.

      Excluir
    4. Deve ter sido por aí mesmo, fica a hipótese. A história "A ilha da baixaria" possui um erro gritante, os pés da Mônica aparecem com dedos, o direito tá com a ponta na água, mas o calcanhar entrega, a HQ não possui baixaria alguma, acho o título inadequado, conhece, Marcos?

      Excluir
    5. Conheço, muito legal essa, é de Mônica 72 de 1992. Não lembro dessa parte com erros nos dedos dos pés da Mônica. O título "A ilha da baixaria" pelo visto era pra deixar engraçado, curioso que no desenho animado mudaram o título para "A ilha misteriosa".

      Excluir
    6. Então virou animação, já vi o DVD, só vi a mídia nunca assisti, não sabia que o desenho animado era baseado na HQ. Se possuir a edição ou reedição, depois verifique, se não tiver tu acha no YouTube, é no quadrinho em que a Mônica entra na água, ela está pisando no raso, acho que quiseram descontar o que foi feito na HQ de abertura de Mônica Coca-Cola, o curioso é que ambas são ambientadas em praias.

      Excluir
    7. Beleza, depois vejo isso. E de curiosidade quando foi republicada na Panini, eles mudaram também o título para "A Ilha misteriosa" a exemplo do filme.

      Excluir
    8. Apesar de considerar o nome da HQ desconexo, alterações são uma forma maquiada de censura. Grato pela informação, Marcos!

      Excluir
    9. Verdade. Nada a ver essas alterações. Valeu!

      Excluir
  4. Essa história faz parte de minha infância, não pelo original que só consegui depois dos meus 20 anos, mas sim pelo almanaque que minha mãe comprou no fim dos anos 90 que curiosamente o Cebolinha tá em avião também, se não me engano recentemente republicou essa história na Panini.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, foi republicada primeiro no Almanaque do Cebolinha 43 de 1998, por coincidência a capa com ele estar em avião, com boa piada também. Pelo que eu vi na Panini foi republicada há puco no tempo, no Almanaque do Cebolinha 70 de 2018, provavelmente com alterações de pelo menos das palavras "azar" e droga!".

      Excluir
  5. E no final não era imaginação deles tinha realmente monstros no quarto do Cebolinha,eu adoro quando a história da turminha tem um pouco de terror.

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho essa história no Almanaque do Cebolinha #43! Lembro de gostar a primeira vez que li! O final inesperado!
    Muito bom o seu texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Encantadora essa história, todo mundo gosta assim que lê. Quando tem final inesperado melhor ainda, a gente nunca ia imaginar que tinha monstros debaixo da cama. Obrigado por ter gostado.

      Excluir
  7. Não sei se veem, mas devem saber da existência. Sei que alguns roteiristas leem como o Paulo Back.

    ResponderExcluir
  8. Historinhas simples mas bem elaboradas. Adoro essas historias quando eles resolvem dormir na casa dos amigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As simples eram as melhores, assim que era bom sem enrolação. Eu gostava também com eles dormindo na casas dos outros, eram engraçadas.

      Excluir
  9. Adorei a capa e o primeiro quadrinho desta história, ótimos traços.
    é Marcos, infelizmente ele lavou as mãos mesmo: https://www.instagram.com/p/B-PxVTAD5Ip/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem caprichados, principalmente o primeiro quadrinho.

      Uma pena ele ter lavado as mãos, podia muito bem ser outro personagem.

      Excluir
    2. e o pior é que quem critica isso no twitter é criticado em massa.

      Excluir
    3. Sinal que eles querem ver o Cascão lavando a mãos e tomando banho. Ideal era terem colocado o Alvinho primo do Cascão que gostava de limpeza como personagem popular, bem conhecido, aí ele podia ter aparecido nessa campanha. Podiam ter colocado até Do Contra na campanha no lugar dele, mas querem impacto pra chamar mais atenção.

      Excluir
  10. Um detalhe interessante é que tem um penico em baixo da cama do Cebolinha. Remanescente de um tempo em que nem todos tinham água encanada ou só um detalhe pra mostrar como o Cebolinha era novo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso nem é tanto por não ter água em casa. Colocava um penico debaixo da cama como preguiça de levantar pra ir até o banheiro, aí mijava lá no quarto mesmo.

      Excluir
  11. Os traços ficaram lindos, e só a arte da primeira página da história já vale a pena acompanhar.

    ResponderExcluir
  12. Verdade, só essa arte já foi um espetáculo.

    ResponderExcluir