quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Tina: HQ "Quero dormir!"


Compartilho uma história em que a Tina não consegue dormir na noite da véspera de uma prova importante de vestibular. Com 8 páginas, foi publicada em 'Mônica Nº 52' (Ed. Globo, 1991).

Capa de 'Mônica Nº 52' (Ed. Globo, 1991)

Nela, Tina está estudando para a prova até tarde, quando para para tomar banho e dormir. Depois do banho, ela vai para a cama, se revira de um lado par ao outro e não consegue dormir, mesmo estando cansada. Ela vai até a cozinha, toma um chá quente e volta para a cama.


Ela comenta que não tem motivo para se preocupar, a prova está fácil, logaritmo está na ponta da língua, História geral, Química e as fórmulas de Física e fica memorizando as fórmulas. Com isso, o sono não vem e reclama que tem que pensar em outra coisa e relaxar. Ela lê um livro e logo depois tenta dormir de novo. Fica se martelando que precisa dormir porque senão estará um caco amanhã na prova e como não consegue dar um berro, que acaba acordando a Vovoca no outro quarto.


Vovoca corre até o quarto da Tina e pergunta o que aconteceu e Tina, aos prantos, fala para ajudá-la, pois não consegue dormir. Vovoca diz que Tina está um pouco nervosa é para relaxar e se acalmar e pensar em coisas agradáveis como no namorado Jaime e no vestido que ela queria comprar. Tina volta para cama, lembra que havia brigado com o Jaime por ela se atrasado no encontro deles e que o vestido estava um absurdo de caro e aí que não consegue dormir mesmo. 


Tina telefona para Pipa as 2 da manhã, pedindo ajuda, já tentou de tudo. Pipa, sonolenta, pergunta se ela não experimentou fechar os olhos. Tina fala que a Pipa fala muito e queria que chateasse bastante falando para dar sono nela. Pipa desliga o telefone na cara e Tina reclama que ela é mal criada. As  da manhã ainda estava acordada, falando que está abandonada à própria sorte, que er ao fim e o narrador avisa que ainda tinha uma página.


No dia seguinte, Vovoca leva um café para a Tina, mas ela já estava de pé desde ontem e um caco, pois não conseguiu dormir. Ela faz a prova e depois vai para casa, falando que acha que se deu bem e que agora só quer saber de dormir até o sabe ro resultado. Só que no final, ela acaba não conseguindo dormir da mesma forma, já que o resultado da prova sai amanhã e preocupada de saber se foi bem ou mal na prova.



História muito legal com a Tina sem conseguir dormir preocupada com a prova da faculdade e acaba sem dormir da mesma forma preocupada com o resultado da prova.  Aborda o tema de insônia, um problema muito frequente no cotidiano das pessoas,  com muito bom humor. Procurou mostrar que preocupações e problemas causam insônia e com estudantes fazer uma prova ou saber o resultado da prova tira o sono de qualquer um. Mostrou também alternativas pra conseguir dormir bem, como tomar chá, esquecer dos problemas e lembrar de coisas boas, mas no caso da Tina a preocupação era tão grande que nada resolveu.

Engraçado ver a Tina se revirando na cama, tomando chá pra tentar dormir e até telefonar para Pipa para dar sono com os papos chatos dela. Foi praticamente um monólogo da Tina, pelo menos a metade da história foi só ela tentando dormir, depois que ainda presença da Vovoca e da Pipa. legal também a interação do narrador avisando que ainda tinha 1 página de história quando a Tina fala que era o fim.


A partir de 1991, as características da Tina mudaram. Enquanto que nos anos 80 ela apenas fazia papel de conciliadora, dar conselhos e resolver os problemas dos seus amigos, agora ela passou a ter histórias mais próprias, com temas mais ligados aos adolescentes e jovens até então, passou a ser a gostosona com todos os homens caindo a seus pés, além de ter seus próprios conflitos amorosos com seus namorados. Nos anos 80 até tinha uma vez ou outra homens dando em cima dela, mas bem raro e ela sempre dava fora neles por ser fiel ao Jaime. Ficou frequente mesmo histórias assim nos anos 90..


Falando nisso, nessa história teve a presença do Jaime, mesmo que só em pensamento brigando com a Tina, mas vê que era sinal que eles ainda eram namorados. Jaime ainda chegou a aparecer no final da história "Palavras Cruzadas" de 'Gibizinho da Tina Nº 2' de 1991 como namorado dela e depois disso ele passou a ficar no limbo do esquecimento e a Tina passou a ter um namorado diferente a cada história ou pretendentes a namorados conforme roteiros da shistórias para seguir o estilo gostosona. Legal também ver a Vovoca na história, a Tina não tinha mãe na época e a Vovoca exercia essa função maternal nas histórias dando um ar mais humorada. Só nos anos 2000 que a Tina passou a ter mãe nas histórias. 


Os traços sensacionais, com a Tina sensualíssima e detalhes nos enquadramentos dos quadrinhos bem diferentes. A partir de 1991 mudaram os traços dela, embora era bonita nos anos 80 com os cabelos curtos até os ombros, mas nos anos 90 a ordem era sensualizar a personagem para deixar gostosona mesmo e encaixar mais nos roteiros das histórias aí passaram a colocar a tina com com cabelos compridos, pernas e barriga de fora e bem sexy.  Na época pessoas de todas as idades liam gibis e queriam agradar também os adolescentes e até adultos que liam os gibis. Hoje em dia, até poderia aprovar o roteiro dessa história, apesar de insônia não ser um tema infantil, mas provavelmente traços assim não fariam atualmente. A palavra "Droga!" seria mudada hoje em dia, pois é proibida nos gibis atuais.

32 comentários:

  1. Deve ser a série de aventuras Caçadores de Enigmas em que a Turma da Tina tinha nos primeiros anos da Panini em 2007 e 2008, antes da Tina ganhar um gibi próprio. Aí faziam minisséries de 3 gibis com cada história. Eu não tenho nenhum gibi dessa série já que não me agradava ver os personagens desenhados daquele jeito.

    ResponderExcluir
  2. Coitada da Tina,por causa de tanta preocupação não conseguiu dormir.

    ResponderExcluir
  3. "mas provavelmente traços assim não fariam atualmente."

    Ou seja,deixariam de desenhar uma mulher com seu corpo NATURAL,como que pondo culpa nele pela sociedade estar muito erotizada.

    É a mesma conversa fiada da censura aos seios nus(de índias,por exemplo,sem conotação erótica),com a desculpa de "haver crianças vendo",sendo que seios foram feitos justamente para elas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente hoje eles colocariam uma outra camisola que não deixasse as pernas tão de fora, sem barriga pra fora e sem decote, mudariam as poses dela como as pernas cruzadas e seguiria o estilo de traços de PC atuais. Traços dessa histórias iriam reclamar de apelo sexual.

      Excluir
    2. Até que faz algum sentido,pois observo que,por exemplo,em personagens de super-heróis,as mulheres estão sempre de roupas curtas e pernas e braços de fora e decotes,enquanto os homens sarados vinham cobertos até o pescoço,e com raras exceções,seus uniformes são sem camisa.Mais raro ainda é o Dr. Manhattan,que vive nu!
      Ah,mas um caso excepcional é o de uma inimiga do Batman,chamada Bruno,a Nazista.

      Falando nisso,o canal SOCIEDADE DA VIRTUDE no YT faz justamente esses tipos de crítica,notadamente a personagem Majestosa!

      Excluir
    3. Tudo tem a ver também com o seu público alvo, mas infelizmente pro povo do politicamente correto mostrar mulheres em gibis infantis da Turma da Mônica é algo com apelo sexual e evitam isso.

      Excluir
    4. Mas seguimos questionando esses exageros e frescuras da turma do politicamente correto,aqueles pudicos hipócritas.

      Excluir
  4. História muito boa, felizmente essa revista da Mônica tenho aqui em minha coleção em ótimo estado. Gostava muito dos traços dessa época, uma das melhores fases da Tina, sem dúvida. Mas, pra mim,a personagem mais engraçada e divertida dste núcleo é a Pipa, sempre racho de rir com seu jeito desajeitado e inseguro, sem contar os ciumes e as brigas com o Zecao. Isso sempre rendeu otimas histórias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom esse gibi, sem dúvida. Eu também gostava mais da Pipa, era muito engraçada. Rolo também bem divertido.

      Excluir
  5. Ola tudo bem? Voce sabe qual revista que o Cebolinha se transforma em Monica? Alguma formula do Franjinha faz com que o Cebolinha aos poucos va ganhando a forma da Monica (diferente do filminho que ele vira o "Monico")

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não to lembrando dessa história agora. Se eu lembrar ou alguém souber responde aqui.

      Excluir
  6. Adorei os traços desta história, são muito bons, essa teve um trabalho criativo ótimo, vale a pena ter na coleção. Outra história com traços bons é aquele monólogo do Papai Noel que saiu na editora Abril.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, até porque sai do padrão do estilo deles, diferenciava bem. Tanto essa da Tina como do monólogo do Papai Noel são excelentes os traços

      Excluir
    2. você pretende voltar a falar dos personagens esquecidos? Só no núcleo da Tina tem vários.

      Excluir
    3. Algum dia quando der tempo de pesquisar. Sempre ficava faltando alguma coisa, já que não tenho todos os gibis.

      Excluir
  7. Nossa, que traço espetacular!!!! Saudades desse estilo de desenho...

    ResponderExcluir
  8. Falando nesse assunto de politicamente correto, Tio Pepo acho que nem anda aparecendo muito nos gibis, por causa da gordura dele (acho.) Eu acho que o motivo pra todos os funcionários da MSP terem se adquiridos a esses traços horríveis olhos dos personagens saídos de um filme de terror é culpa do Emerson Abreu, ele foi o primeiro a fazer isso, desde os anos 1990, só que assim os desenhistas iam corrigindo já que o Máuricio tinha juízo que esses traços nunca combinou com o núcleo dele. Em 2007 na Panimi o Maurício. foi deixando o Emerson ter libertação só que não abusando. De 2012/2013 até hoje todos os roteiristas e o Emerson exploram e usam e abusam desse traço, hoje em dia é difícil ter uma história da MSP sem esses traços. E mais uma coisa que eu não curta na história dele que os personagens devem seguir: ser burros e sarcasticos até Dona Cebola muda muito na história dele pra combinar com os tipos de personagens dele. Todo personagem tem que ser palhaço ou um completo idiota. Eu gosto de personagem nessas 2 personalidades, eu acho que não pode abusar em um que já tem, e inventar essa característica em um que não teve e abusar isso a história toda. Sinceramente o Emerson Abreu deveria inventar os seus próprios personagens, seu próprio estúdio, no universo do Mauricio. Então Marcos tem a mesma opnião sobre mim, faça um breve analização nas histórias do Emerson na NSP!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tio Pepo não aparece muito porque eles não ligam muito para o personagem. Não seria por gordura porque eles simplesmente vão desenhar mais magro como era, assim como eles estão emagrecendo outros personagens gordos, estão parecendo bem mais esbeltos.

      O Emerson gosta de deixar os personagens sarcásticos, inclusive as mães dos personagens. Ficam muito diferente da personalidade deles. A Dona cebola fica bem sarcástica nos roteiros dele e devia mais equilibrada. Acho melhor as características originais, pior são caretas.

      Excluir
    2. Fabiano, o Emerson faz um roteiro diferenciado que chama a atenção, problema é que descaracteriza muito os personagens, fora as caretas excessivas. Ele contribuiu com mudanças lá, mas também Mauricio e Marina aceitam as ideias, a última palavra são deles e aí eles têm culpa também.

      Isso do Pelezinho eu vi que ele apoiou a mudança nos traços porque achava que círculo rosa na boca aparentava que o personagem era um palhaço, que estava chamando os negros de palhaço, pior é gente que ainda apoiou a mudança, muitas curtidas só porque ele falou isso. E desnecessário esse comentário de pedir pra não comprarem gibis que não tem histórias dele, tá desmerecendo trabalho dos colegas dele da MSP.

      Excluir
    3. Emerson Abreu é um ponto fora da curva, uma aberração nos estúdios Maurício de Souza. O Emerson só sabe descaracterizar os personagens, com histórias mirabolantes, diálogos longos e cansativos e caretas horriveis, bem desnecessárias. Que o Emerson monte o seu próprio estúdio e invente seus personagens bem longe da MSP. Parei de assinar as revistas, principalmente por causa dos roteiros dele. O estilo dele não combina em nada com a Turma da Mônica.

      Excluir
    4. Ricardo, descaracteriza demais mesmo, eles viram outros personagens

      Excluir
  9. O Emerson ainda tem ego inflado, rapaz! Mas por exemplo, a Boneca Tenebrosa que é de 2001, é uma das melhores história dele, ele ainda não abusava. Sinceramente tem um roteirista que eu acho bom o trabalho dele nas histórias do Bidu que é o Paulo Back, que tem praticamente tudo que a MSP lançou, e que fez as análises das histórias da Coleção Histórica Turma da Mônica. Eu não sei como estão as histórias do Bidu, hoje com ele roteirizado, mas na época de 2014/2015/2016 tinha várias que eu chorava de tanto rir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, no início era diferente, os personagens não eram tão sarcásticos e roteiros eram melhores. Agora fica muito exagerado, principalmente as caretas. Gosto das histórias do Paulo Back, não são ruins.

      Excluir
  10. Olá, Marcos!!! Caso não saiba quem é o desenhista desta HQ, é ninguém mais, ninguém menos que ALUIR AMÂNCIO! ele foi o principal desenhista da Tina, nesse período. Além de ter esbanjando sensualidade na personagem, ele também usou e abusou de ângulos e enquadramentos bastante arrojados! Além da Tina, Aluir também desenhou outros personagens da MSP, como Chico Bento, Papa - Capim, A Turma Da Mata, Turma Do Penadinho, etc. Fora da MSP, Aluir atuou bastante na Editora Abril, aonde desenhou(geralmente, com roteiros de Marcelo Cassaro) as quadrinizações dos Super - Heróis das séries Tokusatsu Jaspion, Changeman, Maskman, Black Kamen Rider e Cybercops. Ele também desenhou Change Kids, uma versão infantil da equipe Super Sentai Esquadrão Relâmpago Changeman. Ele desenhou HQs do Zé Carioca(foi o único personagem Disney que ele desenhou), Senninha, a revista em quadrinhos do Faustão, e chegou a publicar pela Abril uma série própria : ANDREIA, A REPÓRTER,que teve apenas três números. Na Editora Globo, desenhou HQs da Xuxa. Atualmente, ele vive nos EUA, aonde trabalha com animação, nos estúdios da Warner Bros. Animation. Ele chegou a desenhar as HQs do Superman, baseadas na série animada. há algum tempo atrás, ele lançou uma Graphic Novel, PERIGO NO CIRCO SOMBRIO, publicado pela editora Zarabatana Books.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal! Não sabia disso. Se ele tivesse continuado na MSP, ia ter muitas histórias com desenhos maravilhosos como esse.

      Excluir
  11. Credo, nojento todo o apelo sexual e eu achando que era a partir da turma da Mônica jovem que é nojento e asqueroso. Tarados que amam essa sexualizacao vão dar qualquer argumento fajuto pra defender esse outro tarado que é o próprio autor. Nojoooooo

    ResponderExcluir